Tomando se como base o pensamento mitológico

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( ) Os relatos míticos podem firmaros elos de aliança dos homens entre si e com o seu meio ambiente. 

( ) A mitologia grega, embora não se tenha desenvolvido nos mesmos esquemas lógico-racionais da filosofia posterior ocidental, não deixou de explicitar uma rica significação lógica, embutida em formas alegóricas de pensar.

( ) O pensamento mítico está muito ligado à magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteçam de um determinado modo. O mito pode nascer do desejo de poder dominar o mundo para afugentar o medo e a insegurança.

( ) Em todos os povos, o mito sempre teve (e ainda tem em muitas culturas) um papel muito importante ao transmitir o conhecimento de pais para filhos, ao garantir a segurança dos indivíduos e a continuidade dos valores sociais, unindo as pessoas de um mesmo grupo.

( ) O mito explica a origem do mundo racionalmente; é, portanto, uma compreensão reflexiva da realidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

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Tomando se como base o pensamento mitológico
Página 1CAPÍTULO: FILOSOFIA X MITOS.MÓDULO: FILOSOFIA, MITO E OS TIPOS DECONHECIMENTO.Questão - 01 - (UPE)Tomando-se como base o pensamento mitológico, coloque Vnas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.( ) O pensamento mítico narra não apenas a origem domundo, do homem, dos deuses, mas também de todos osacontecimentos primordiais, porque o homem se tornou aquiloque é hoje: um ser mortal, sexuado, organizado em sociedade,obrigado a trabalhar para viver e trabalhando de acordo comdeterminadas regras.( ) O mito é uma narrativa que comunica e transmite a tradiçãooral, que preserva a memória e garante a continuidade dacultura.( ) O pensamento mítico é uma forma espontânea de o homemsituar-se no mundo.( ) A narrativa do mito se apoia numa intuição sensível eexplica a realidade em sua concretude, conferindo ordem a ummundo de aparência caótica e desorganizada.( ) No período histórico do pensamento mítico, o mito fazparte da vida cotidiana, porém como uma instância dispensávelda reflexão sobre o existir do homem.Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.a) V – V – V – V – Fb) V – F – F – V – Vc) F – V – F – F – Vd) F – F – F – V – Ve) V – V – F– F – VQuestão - 02 - (UFRJ)A mitologia grega continua influenciando a cultura ocidentalmoderna. O mito de Prometeu é um exemplo. No contexto damitologia grega, Prometeu é considerado:a) o deus protetor do amor e divulgador da afetividade entreos mortais.b) o representante das forças do bem que acabaram com opoder de Zeus.c) o responsável pela propagação da justiça e do equilíbrioentre os homens.d) o fundador da cultura que, astuciosamente, roubou o fogopara entregá-lo aos homens.e) o deus da guerra e protetor dos guerreiros.Questão - 03 - (UEL - PR)Zeus ocupa o trono do Universo. Agora o mundo estáordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram.Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para aprisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E oshomens, o que acontece com eles? Quem são eles?VERNANT, Jean-Pierre. O Universo, os deuses, os homens. Trad. de RosaFreire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerandoque o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale aalternativa correta.a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicosde comprovação.b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimentológico-analítico para estabelecer suas verdades.c) As explicações míticas constroem-se de maneiraargumentativa e autocrítica.d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e domundo, e sua verdade independe de provas.e) A verdade do mito obedece a regras universais dopensamento racional, tais como a lei de não contradição.Questão - 04 - (UFRJ)Podemos resumidamente associar a filosofia aoaprimoramento do conhecimento em razão:a) somente do enriquecimento do vocabulário, o que auxilia noaprendizado.b) de este ser uma ínfima parte do que entendemos realmentepor filosofia.c) de ela requerer reflexão e investigação, por não se ater a umensino resumido num manual. d. de ela pouco abranger oestudo das ideias.e) de ela negar os estudos dos antigos filósofos e ser a favorsomente das reflexões da era contemporânea.Questão - 05Leia o trecho a seguir.A filosofia é uma forma de saber raciocinador, que se ocupa docosmo, da linguagem (do logos), do sentido e dos limites doconhecimento científico, do significado de outras práticas e dapolítica. Nasce, desde logo, opondo-se ao pensamentomitológico. Para os pensadores positivistas do século XIX, essaoposição ao mito era tão surpreendente, o nascimento dafilosofia tão inesperado, que o nomearam “o milagre grego”.Hoje se percebe que as duas formas de pensamento seentremeiam, sem contudo se confundir. (...) Ninguém podenegar a beleza e o refinamento dessas narrações. Mas se nãohá corte abrupto entre elas e o pensamento grego, do pontode vista da travação das ideias, não cabe menosprezar outrasdiferenças...GIANNOTTI, J. A. Lições de filosofia primeira. São Paulo: Companhia dasLetras, 2011. p. 26.De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.a) O trecho deixa claro que, se a filosofia nasce em oposição aopensamento mitológico, então houve uma ruptura abruptaentre a mitologia e a filosofia.b) Se a mitologia e a filosofia se entremeiam, então suas ideiasse misturam.c) A passagem do mito para a filosofia ocorreu de formagradual, em que a primeira influenciou a segunda, a partir doPágina 2fato de que os homens, ao debaterem ideias, estavamrepresentando o entendimento humano, a razão.d. A partir do momento em que houve a ruptura entre amitologia e a filosofia, não há possibilidade de o mito terinfluência no pensamento filosófico.e. A partir do momento em que há debate de ideias, a mitologiafica totalmente para trás, dando lugar para a razão.Questão - 02 - (UFRJ)A filosofia é definida por aquilo que a ela falta – isto é, por umanorma transcendente que dela escapa, mas que, mesmo assim,de certo modo, a ela pertence, conforme está dito nas célebres(e mui platônicas) palavras de Pascal: “Não me procurarias, sejá me tivesses encontrado”.HADOT, Pierre. O que constitui a filosofia da Antiguidade. In: BLOOM, Harold.Onde encontrar a sabedoria? Rio de Janeiro: Objetiva. 2005. p. 72.De acordo com o exposto, assinale a alternativa que relacionaa filosofia ao conhecimento.a) A filosofia está sempre atrás de determinado conhecimento,mas, a partir do momento em que cessa essa procura, afilosofia está resolvida.b) Um ponto tratado há muito tempo por determinado filósofonão é mais examinado por outro filósofo em outra época.c) A filosofia é um eterno conhecer, é a busca incessante pelasabedoria.d) À filosofia não é possível conhecer algo que sejatranscendente.e) A filosofia está sempre procurando respostas, mas nunca asencontra no mundo material, sempre no transcendental.Questão - 07 - (UEG - GO)Mito é uma forma de ler e interpretar o mundo que existiu naGrécia até o século VI a.C. e tinha a finalidade de explicar o meioem que se vivia para afugentar o medo e a insegurança. Anarração de determinada história mítica é uma primeiraatribuição de sentido ao mundo, sobre o qual a afetividade e aimaginação exercem grande papel. Por isso, seu conceito éassociado, talvez de uma forma errônea, a mentira, ilusão,ídolo e lenda. Os pré-socráticos foram os primeiros a criticaremessa visão de mundo. Para eles, o mito não era garantia deconhecimento seguro. Sobre o significado da passagem do mitoà filosofia clássica, é correto afirmar:a) O mito desenvolve um papel sociopolítico na Grécia.b) Platão desenvolveu a mitologia grega.c) Houve uma mudança do saber mítico ao pensamentoracional.d) O mito, pela sua tradição e cultura, é mais importante que ologos.Questão - 08 - (UFRJ)Leia o trecho relacionando conhecimento com filosofia e, aseguir, marque a alternativa correta.A filosofia, embora ultrapassando largamente aquilo que deordinário se trata na teoria do conhecimento, conserva-sedentro e no âmbito do conhecimento como objeto. Isto é,enquanto a ciência e o conhecimento em geral, em que aciência constitui o setor organizado e sistematizado, têm porobjeto as feições e ocorrências do Universo que envolvem ohomem e de que ele também participa, o objeto da filosofia éprecisamente esse “conhecimento” de tais feições eocorrências. É assim conhecimento desse conhecimento.PRADO JR., Caio. O que é filosofia. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 18.a) A filosofia não tem como principal objetivo o conhecimentocomo objeto.b) Somente a ciência tem por objeto o conhecimento.c) Dizer que a filosofia se conserva no âmbito do conhecimentocomo objeto é algo sem sentido.d) É impossível haver conhecimento do próprio conhecimento.e) Para a filosofia, o conhecimento do conhecimento é seucampo de ação para a consideração das questões que nela sepropõe.Questão - 09 - (UFRJ)De acordo com a obra O mundo de Sofia (1995), de JosteinGaarder, um antigo filósofo disse a seguinte frase: A única coisade que precisamos para nos tornarmos bons filósofos é acapacidade de nos admiramos com as coisas.Depois de ler os itens a seguir, assinale a alternativa quecontém somente os corretos.I. Não basta para ser filósofo somente a admiração pelas coisas.II. A filosofia é resultado da capacidade do homem de seadmirar com as coisas.III. Admirar as coisas é o mesmo que se inquietar diante delas.IV. Admirar as coisas é tornar-se passivo diante delas.a) I e II são corretos.b) II é correto.c) III e IV são incorretos.d) II e III são corretos.e) II e IV são corretos.Questão – 10 - (UENP - PR)Mario Quintana, no poema As coisas, traduziu o sentimentocomum dos primeiros filósofos da seguinte maneira: O encantosobrenatural que há nas coisas da Natureza! [...] se nelas algote dá encanto ou medo, não me digas que seja feia ou má, é,acaso, singular. Os primeiros filósofos da Antiguidade clássicagrega se preocupavam com:a) a cosmologia, estudando a origem dos cosmos econtrapondo a tradição mitológica das narrativascosmogônicas e teogônicas.b) a política, discutindo as formas de organização da pólis eestabelecendo as regras da democracia.c) a ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores e da vidavirtuosa.d) a epistemologia, procurando estabelecer as origens e oslimites do conhecimento verdadeiro. e. a ontologia,construindo uma teoria do ser e do substrato da realidade.Questão - 11 - (UFU - MG)A atividade intelectual que se instalou na Grécia a partir doséculo VI a.C. está substancialmente ancorada num exercícioPágina 3especulativo-racional. De fato, “[...] não é mais uma atividademítica (porquanto o mito ainda lhe serve), mas filosófica; e issoquer dizer uma atividade regrada a partir de umcomportamento epistêmico de tipo próprio: empírico eracional”.SPINELLI, Miguel. Filósofos pré-socráticos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. p.32.Sobre a passagem da atividade mítica para a filosófica, naGrécia, assinale a alternativa correta.a) A mentalidade pré-filosófica grega é expressão típica de umintelecto primitivo, próprio de sociedades selvagens.b) A filosofia racionalizou o mito, mantendo-o como base dasua especulação teórica e adotando a sua metodologia.c) A narrativa mítico-religiosa representa um meio importantede difusão e manutenção de um saber prático fundamentalpara a vida cotidiana.d) A Ilíada e a Odisseia de Homero são expressões culturaistípicas de uma mentalidade filosófica elaborada, crítica eradical, baseada no logos.e) A filosofia desenvolvida na Grécia Antiga não sofreuinfluência de outras formas de conhecimento advindas dochamado mundo oriental antigo.Questão - 12 - (UNESP)Aedo e adivinho têm em comum um mesmo dom de“vidência”, privilégio que tiveram de pagar pelo preço dos seusolhos. Cegos para a luz, eles veem o invisível. O deus que osinspira mostra-lhes, em uma espécie de revelação, asrealidades que escapam ao olhar humano. Sua visão particularage sobre as partes do tempo inacessíveis às criaturas mortais:o que aconteceu outrora, o que ainda não é.Jean-Pierre Vernant. Mito e pensamento entre os gregos, 1990. Adaptado.O texto refere-se à cultura grega antiga e menciona, entreoutros aspectos:a) o papel exercido pelos poetas, responsáveis pelatransmissão oral das tradições, dos mitos e da memória.b) a prática da feitiçaria, estimulada especialmente nosperíodos de seca ou de infertilidade da terra.c) o caráter monoteísta da sociedade, que impedia a difusãodos cultos aos deuses da tradição clássica.d) a forma como a história era escrita e lida entre os povos dapenínsula Balcânica.e) o esforço de diferenciar as cidades-estados e reforçar oisolamento e a autonomia em que viviam.Questão - 13 - (UFRJ)Leia o texto a seguir.Na manhã de 4 de novembro, um garoto da vila vê algoestranho. O primeiro sinal de uma cripta. A primeira tumba realintacta descoberta no Egito. Mas, enquanto os operáriospreparam suas máquinas, alguns questionam se osarqueólogos não estão violando algo sagrado. Nas ruas doCairo, rumores são espalhados. Tudo começa com um canário.O pássaro de (Howard) Carter foi adotado pelos operários paraatrair sorte, mas no dia em que Carter e seu rico financiador, olorde Carnavon, abrem a tumba, o pássaro é encontrado semvida. Morto, pelo que dizem, por uma naja, o símbolo dosfaraós. Um comentarista do London Times diz “A maldição dofaraó se confirmou”. Seis semanas após a abertura oficial dacatacumba, lorde Carnavon é encontrado morto em seu quartode hotel. Dizem que, na mesma hora, Cairo inteira ficou semenergia. Em seguida, um por um, outros envolvidos naescavação começaram a morrer. O irmão de Carnavon, porenvenenamento (...).Mistérios do Egito – O enigma de Tutancâmon. National Geographic. Log OnEditora Multimídia. 2011.A descrição trata da maldição do faraó Tutancâmon, uma lendamitológica que diz que todos que mexessem com sua tumbacorreriam risco de morrer. Assinale a alternativa que contémos itens corretos.I. Por ser um mito, com certeza a morte de todos queparticiparam da escavação naquela época ocorreu em funçãoda maldição.II. Se a maldição é lenda, não é provado cientificamente que asmortes ocorreram em função da escavação.III. O jornal, ao publicar a manchete da confirmação damaldição, garantiu a veracidade do ocorrido.IV. Essa lenda contém uma mistura de religião, “ciência”,organização social e sobrenatural, o que mostra que amitologia tem a capacidade de promover uma verdade criada,não comprovada.a) Somente I e II estão corretos.b) Somente II e III estão corretos.c) Somente III e IV estão corretos.d) Somente I e IV estão corretos.e) Somente II e IV estão corretos.Questão - 14 - (UNCISAL)Segundo Marilena Chauí, a resposta à pergunta “O que éfilosofia?” poderia ser: a decisão de não aceitar como óbvias eevidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores,os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamaisaceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.Após ler com atenção essa definição, assinale a alternativacorreta.a) A filosofia identifica-se inteiramente com o senso comum.b) As reflexões filosóficas apresentam o mesmo nívelqualitativo das reflexões cotidianas.c) Filosofar significa apresentar um ponto de vista crítico sobrea realidade.d) A filosofia deve, necessariamente, apresentar um ponto devista místico ou religioso sobre a realidade.e) Todo filósofo é necessariamente ateu.Questão - 15 - (UPE)A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo quenos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco apouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal,à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.Página 4CHAUI, Marilena. Convite à filosofia, 1996, p. 14.Sobre isso, é correto afirmar que a filosofiaa) pode ser entendida como aspiração ao conhecimentosensível, lógico e assistemático da realidade natural e humana.b) é tão somente uma forma consciente e acrítica de pensar ede agir.c) é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo,produzindo um entendimento de seu significado e formulandouma concepção específica desse mundo.d) designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade doconhecimento sensitivo, desenvolvido pelo homem.e) como forma consciente e crítica de compreender o mundo ea realidade, não se confunde, de maneira alguma, com o fatode estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridoscom base no ‘senso comum’.Questão - 16 - (UNIOSTE - PR)Ao estudarmos o nascimento da filosofia, constatamos que elaé um fato grego. A filosofia possui certas características econcepções sobre o que sejam a realidade, a razão, alinguagem, a ação, as técnicas, completamente diferentes dasde outros povos e culturas. A seguir, temos traços definidoresda filosofia. Marque a alternativa que não corresponde aopensamento grego.a) Aceitação de explicações preestabelecidasb) Tendência à racionalidadec) Capacidade de generalizaçãod) Tendência à argumentação e ao debateQuestão - 17 - (UEG - GO)Costuma-se considerar a filosofia um tipo de conhecimento-investigação que surge naquele momento em queabandonamos nossas certezas cotidianas, histórica esocialmente herdadas, e de nada dispomos para substituir noscertezas abaladas. O mundo, a história, a sociedade e nósmesmos tornamo-nos estranhos, levando-nos ao espanto e aperguntar o porquê e o para quê de nossas ideias, valores eações. Dessa forma, a filosofiaa) preocupa-se em se afastar das questões cotidianas, tratandoapenas dos grandes temas da humanidade, sendo produzidasomente por grandes pensadores e eruditos.b) procura oferecer ao homem certezas e verdades queorientem o comportamento teórico e prático, evitando assim adúvida e as angústias próprias da existência humana.c) volta-se preferencialmente para momentos de crise nopensamento, na linguagem e na ação, colocando a exigência deuma nova fundamentação para nosso comportamento teóricoe prático.d) surge na Grécia do séc. VII a.C., com o objetivo de consolidardogmas, crenças e valores impostos por uma sociedadeautoritária que desconhecia o poder da razão na resolução dosconflitos.Questão - 18 - (UEM - PR)Para referir-se à palavra e à linguagem, os gregos possuíamduas palavras: mythos e logos. Diferentemente do mythos,logos é uma síntese de três ideias: fala/palavra,pensamento/ideia e realidade/ser. Logos é a palavra racionalem que se exprime o pensamento que conhece o real. Édiscurso (ou seja, argumento e prova), pensamento (ou seja,raciocínio e demonstração) e realidade (ou seja, as coisas e osnexos e as ligações universais e necessárias entre os seres). [...]Essa dupla dimensão da linguagem (como mythos e logos)explica por que, na sociedade ocidental, podemos comunicar-nos e interpretar o mundo sempre em dois registros contráriose opostos: o da palavra solene, mágica, religiosa, artística e oda palavra leiga, científica, técnica, puramente racional econceitual.CHAUI, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 187-188.Considerando o texto, assinale a alternativa correta.a) O mythos é uma linguagem que não comunica saberes econhecimentos.b) As coisas próprias do domínio religioso são inefáveis, ou seja,não podem ser pronunciadas e ditas pela linguagem humana.c) O mythos não possui o mesmo poder de convencimento e depersuasão que o logos.d) O logos é apenas o exercício da razão, e nunca suaenunciação para os seres humanos.e) O logos é muito mais do que a palavra, é a expressão dasqualidades essenciais do ser, a possibilidade de conhecer ascoisas nos seus fundamentos primeiros.Questão - 19 - (UFMG)Dizer que as indagações filosóficas são sistemáticas significadizer que a Filosofia trabalha com enunciados precisos erigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados,opera com conceitos ou ideias obtidos por procedimentos dedemonstração e prova, exige a fundamentação racional do queé enunciado e pensado.CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 21.Assinale o que for correto.01) A concepção de mundo de um povo, de uma cultura, deuma civilização com seu conjunto de ideias, de valores e depráticas pelas quais uma sociedade apreende e compreende omundo e a si mesma deve ser considerada como filosofia.02) Pela fé, a religião aceita princípios indemonstráveis e atémesmo aqueles que podem ser considerados irracionais pelopensamento, enquanto a filosofia não admiteindemonstrabilidade e irracionalidade de coisa alguma. Pelocontrário, o pensamento filosófico procura explicar ecompreender mesmo o que parece ser irracional einquestionável.04) Como fundamento teórico e crítico, a filosofia ocupa-secom os princípios, as causas e as condições do conhecimento

que pretende ser racional e verdadeiro, com a origem, a...