A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo

A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo

pela emoção e pela exploração do universo privado. 11. (UEL) Analise a figura e leia o texto a seguir. Para Edgar Degas, o artista não é um simples receptor, uma tela sobre a qual se projeta uma imagem, ele é um ser empenhado em captar a realidade, em se apropriar do espaço. Em seus quadros, alguns temas se repetem: os gestos rítmicos das bailarinas e as mulheres executando movimentos cotidianos, como pentear-se ou banhar-se. (Adaptado de: ARGAN, J. C. História da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.104-109.) Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir. I. Os impressionistas eram unânimes em relação à compreensão da sensação visual como fenômeno mental. II. Monet promovia a dissolução visual do mundo em suas telas e Degas voltou-se para um desenho que estrutura a ação no espaço. III. Degas recorreu, sem preconceitos, à fotografia, e isso é perceptível em seus desenhos e pinturas, sobretudo pelos enquadramentos. IV. Em Mulher penteando seu cabelo, nota-se a pose complexa, o movimento suspenso capturado em uma etapa do esforço físico e a tensão formulada por linhas e manchas. Assinale a alternativa correta. A. Somente as afirmativas I e II são corretas. B. Somente as afirmativas I e IV são corretas. C. Somente as afirmativas III e IV são corretas. D. Somente as afirmativas I, II e III são corretas. E. Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. 12. (UEL) Observe a figura e leia os textos a seguir. O impressionismo substituiu o enfoque conceitual da natureza pelo enfoque perceptual, baseado na experiência de fato. (Adaptado de: DENVIR, B., 1974. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você cha mamos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.249.) Os pintores neoimpressionistas são aqueles que instauraram e, depois de 1886, desenvolveram a técnica de divisão, empregando como meio de expressão a mistura óptica de tons e tintas. Para estes pintores, o ritmo, a medida, o contraste foram conduzidos a esta técnica, atendendo ao seu desejo de um máximo de luminosidade, coloração e harmonia. (Adaptado de: SIGNAC, P., 1899. apud MORAIS, F. Arte é o que eu e você cham amos arte. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.250.) A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo e o Neoimpressionismo, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. ( ) Exploração de novos parâmetros e concepções a partir das descobertas sobre a fotografia, a óptica, a física e o funcionamento da visão. ( ) Enfoque perceptual que destaca os elementos visuais, como ponto, luz e cor, baseado na experiência visual. ( ) Ênfase nos padrões acadêmicos dos salões oficiais e preferência pela representação naturalista da figura humana. ( ) Recusa dos hábitos de ateliê, como iluminar modelos e começar com o desenho de contornos para depois passar ao claro-escuro e à cor, dando preferência ao trabalho ao ar livre. ( ) Recusa da pesquisa sobre a percepção óptica quanto à decomposição da luz em componentes cromáticos. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. A. V, V, F, V, F. B. V, F, V, F, V. C. V, F, F, F, V. D. F, V, F, V, F. E. F, F, V, F, V. 13. (UFMS) Sobre o Impressionismo, assinale a alternativa correta A. O movimento Impressionista foi representado por Litchtenstein, Edward Hopper e Andy Warhol, artistas franceses do início do século XX. B. O movimento Impressionista, chamado de “arte de sensação rápida”, foi assim identificado por suas obras de construções de móbiles. C. Com o advento da fotografia, o movimento Impressionista teve que reinventar os modelos de pintura da época, tendo como grandes nomes: Monet, Manet, Renoir, Sisley e Degas. D. No movimento Impressionista, a utilização do recurso da impressão serigráfica foi o mais empregado pelos artistas do período. E. A pintura Impressionista tinha como característica a cor chapada e sem luminosidade direcional, composta por formas geométricas e orgânicas. 14. (UEM) O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França no final do século XIX. A respeito deste movimento assinale a(s) alternativas correta(s). A. A pintura impressionista postulava uma nova concepção do espaço, sem o uso da “perspectiva científica” renascentista. B. Os impressionistas tiveram um sucesso imediato, tendo os pintores deste movimento recebido vários prêmios da Academia Francesa de Belas Artes. C. Uma explicação para o uso do termo impressionista é o fato de, durante muitos anos, os pintores deste movimento terem representado apenas crepúsculos. D. Um dos pintores impressionistas mais conhecidos é Claude Monet. E. O uso dos pigmentos e a pintura ao ar livre são duas características marcantes do Impressionismo. 15. (UESP) A cultura não ficou ausente das mudanças trazidas pela modernidade. Surgiu uma sensibilidade diferente, dos tempos do neoclassicismo, que causou admiração e polêmicas. Na arte do século XIX, por exemplo, os impressionistas: A. procuraram construir novas concepções estéticas, recusadas pelos conservadores e pelos salões de exposição oficiais. B. seguiram o realismo da pintura de Gustave Coubert, colocando novas cores e cenas expressivas da vida cotidiana. C. firmaram uma ruptura com os padrões tradicionais, mas foram bem aceitos pelos críticos franceses D. negaram o uso de técnicas atualizadas, retomando padrões renascentistas, mas com inovação na escolha das paisagens. E. tiveram em Manet seu representante principal, o qual foi muito elogiado, na época, pela sua ousadia. 16. (UFU) No final do século XVIII e durante o século XIX, a cultura europeia sofreu importantes transformações, sobretudo no campo da pintura e da literatura. A respeito deste contexto, podemos afirmar que I - o Romantismo, marcado pela emoção, pelo sentimento e pela individualidade, criticava as regras acadêmicas e propunha a liberdade de expressão e a espontaneidade, nele se destacando o poeta inglês Lord Byron e o romancista e poeta francês Victor Hugo. II - o Realismo pretendia realizar uma volta ao classissismo e ao barroco, retratando a imponência das fábricas, a riqueza das cidades e o progresso da civilização, por meio do avanço tecnológico, nele se destacando os pintores Pablo Picasso e Eugene Delacroix. III - os seguidores do Impressionismo defendiam uma reprodução da realidade conforme as impressões recolhidas pelos sentidos, enfatizando o uso da luz e das cores, nele se destacando os pintores Monet e Renoir. IV- o Naturalismo, cujos maiores representantes foram Charles Dickens e Dostoievski, promovia a identidade nacional e a valorização da cultura burguesa, em contraposição ao multiculturalismo pregado pelos realistas. Assinale a alternativa correta. A. Apenas I e III são corretas. B. Apenas I e IV são corretas. C. Apenas III e IV são corretas. D. Apenas II e III são corretas. 17. (UFSM) Leia atentamente o texto a seguir: O que provocou esta revolução da mancha de cor? Não o sabemos e o próprio Manet decerto não lhe previu as implicações. Tudo leva a crer que ele sentiu a urgência de criar um novo estilo como resposta ao desafio da fotografia. O “lápis da natureza”, inventado um quarto de século antes, confirmara a verdade objetiva da perspectiva renascentista, mas estabelecera um nível de representação exata a que nenhuma imagem feita à mão poderia aspirar. Era preciso salvar a pintura da competição com a máquina fotográfica. (JANSON, 1996, p. 356). Refletindo sobre a relação entre a invenção da fotografia e a pintura moderna, analise as afirmações. I. Os artistas sentem-se impelidos a buscar novas possibilidades, voltando-se menos para a observação da natureza e mais para elementos da própria pintura: cores, formas, composições etc. II. Apesar dos esforços dos

A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo

(UEL/2017) Analise a figura e leia o texto a seguir.

  • Deseja receber os Calendários e Informações Importantes? Clique Aqui!
  • Buscando um Cartão de Crédito sem Anuidade? Veja esta sugestão

A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo

Para Edgar Degas, o artista não é um simples receptor, uma tela sobre a qual se projeta uma imagem, ele é um ser empenhado em captar a realidade, em se apropriar do espaço. Em seus quadros, alguns temas se repetem: os gestos rítmicos das bailarinas e as mulheres executando movimentos cotidianos, como pentear-se ou banhar-se.
(Adaptado de: ARGAN, J. C. História da Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. p.104-109.) Com base na figura, no texto e nos conhecimentos sobre o Impressionismo, considere as afirmativas a seguir. I. Os impressionistas eram unânimes em relação à compreensão da sensação visual como fenômeno mental. II. Monet promovia a dissolução visual do mundo em suas telas e Degas voltou-se para um desenho que estrutura a ação no espaço. III. Degas recorreu, sem preconceitos, à fotografia, e isso é perceptível em seus desenhos e pinturas, sobretudo pelos enquadramentos. IV. Em Mulher penteando seu cabelo, nota-se a pose complexa, o movimento suspenso capturado em uma etapa do esforço físico e a tensão formulada por linhas e manchas. Assinale a alternativa correta. A) Somente as afirmativas I e II são corretas. B) Somente as afirmativas I e IV são corretas. C) Somente as afirmativas III e IV são corretas. D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESOLUÇÃO: Apenas a afirmativa I está incorreta. Monet compreendia a visualidade como sensação, como um fenômeno da percepção visual, enquanto Degas discordava, pois compreendia a sensação visual como fato mental (comentário da banca elaboradora de provas da UEL).

Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
– Questão comentada sobre cubismo, da Unifesp 2018

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo
A partir da figura, dos textos, e dos conhecimentos sobre o que caracteriza o Impressionismo
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX