O que é bom para inchaço na barriga

A barriga inchada é um problema bastante comum e desconfortável, motivo pelo qual muitas pessoas procuram o remédio ideal.

Mas esse problema na verdade é um sintoma de algumas condições de saúde, ou mesmo da má alimentação.

Continua Depois da Publicidade

Assim, a seguir vamos conhecer os remédios mais comuns para tratar o inchaço na barriga, além de conhecer algumas dicas para evitar o problema.

Possíveis causas para o inchaço da barriga

A sua barriga pode estar inchada por diversos motivos, e a seguir vamos conhecer os mais comuns:

1. Gases

A maioria das pessoas associa a barriga inchada com gases, que é algo que ocorre com frequência, principalmente quando alguns fatores estão envolvidos. São eles:

  • Ingestão de bebidas gaseificadas, como refrigerantes;
  • Ingestão de comidas gordurosas em grandes quantidades;
  • Intolerância à lactose;
  • Intolerância à frutose, que pode causar, em algumas pessoas, sintomas semelhantes ao da intolerância à lactose;
  • Doença celíaca ou intolerância ao glúten.

Muitos desses distúrbios citados causam diversos problemas gástricos, como diarreia, dor abdominal e acúmulo de gases.

2. Retenção de líquidos

A retenção de líquidos é outra causa comum do inchaço, mas nesse caso, ele tende a ser mais generalizado. Ele pode ocorrer como um sintoma de algumas doenças ou distúrbios de saúde ou como resultado da alimentação.

Continua Depois da Publicidade

Os causadores mais comuns são:

  • Consumo excessivo de sódio, seja o sal de mesa ou o que é adicionado em alimentos industrializados;
  • Uso exagerado de álcool;
  • Consumo exagerado de carboidratos simples;
  • Tensão pré-menstrual ou outras alterações hormonais;
  • Doenças nos rins, fígado ou cardiovasculares;
  • Uso de alguns medicamentos, como corticoides.

3. Ingestão muito rápida de alimentos

O estômago é um compartimento do organismo flexível que pode acomodar toda a comida que você come. Mas ainda assim, comer demais pode fazer com que você fique inchado, especialmente se os alimentos ingeridos apresentarem um teor alto de sódio e gorduras.

Além disso, quando o consumo de alimentos é feito muito rapidamente, é comum a ingestão de ar, que se acumula e causa dor e sensação de inchaço.

4. Constipação

Problemas como prisão de ventre podem causar o aumento do volume do abdômen, trazendo a sensação de inchaço.

5. Ganho de peso

Ao ganhar peso, é normal que a gordura se acumule no abdômen e isso pode trazer a sensação de inchaço. Se isso te incomoda ou te coloca em risco de desenvolver algum problema de saúde, informe- se sobre meios de perder peso mantendo a saúde.

6. Ascite

A ascite, conhecida também como barriga d’água, é uma condição que leva ao acúmulo de líquido na região abdominal, e normalmente está associada às doenças no fígado, nos rins ou que afetam o sistema cardiovascular. 

Continua Depois da Publicidade

O seu tratamento, então, vai depender da causa, e muitas vezes envolve a drenagem do líquido.

Normalmente, as pessoas não tomam nenhum remédio para a barriga inchada e vão apenas administrando a situação, por não ser nada grave.

Mas em alguns casos o problema causa outros incômodos, como dor abdominal, e algumas pessoas optam pelo uso de remédios, sejam eles caseiros ou de farmácia.

A seguir, veremos os mais comumente usados:

1. Simeticona

A simeticona é o medicamento antigases mais usado, e pode ser encontrado na forma de comprimido, cápsula gel ou em gotas. Ele atua na eliminação de gases, estimulando as bolhas de gás a se fundir dentro do organismo, formando bolhas maiores que são mais facilmente eliminadas ou rompidas. 

Assim, se o seu problema tem a ver com gases, esse medicamento pode ajudar e não precisa de prescrição médica.

Continua Depois da Publicidade

2. Simeticona Plus

Conhecido também pelo nome comercial de Simeco Plus, esse medicamento é uma associação de simeticona, hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio, e é indicado para aliviar alguns dos sintomas dos gases, além de combater a azia e a queimação. 

3. Lactase e outras enzimas digestivas

Para casos nos quais a barriga inchada é causada por alguma intolerância alimentar, o médico pode recomendar o uso de alguma enzima digestiva, que irá facilitar o processo de digestão e evitar o aparecimento do problema.

A mais famosa é a lactase, usada em casos de intolerância à lactose. Mas existem outras, que são específicas para outras condições de saúde.

4. Sal de frutas

O sal de frutas, como o Sonrisal e o Eno, é composto de sais como bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Ele é um antiácido usado para azia e má digestão e que também pode ajudar a reduzir o inchaço na barriga quando tal desconforto está associado a problemas digestivos.

O uso de probióticos pode facilitar a digestão e ajudar a manter a saúde intestinal, contribuindo assim para a prevenção dos gases e de outros problemas digestivos.

6. Carvão ativado

O carvão ativado pode ser encontrado nas farmácias na forma de comprimidos ou em pó, e ajuda na retirada de gases e toxinas presentes no organismo. Além disso, ele praticamente não apresenta efeitos colaterais e é totalmente eliminado nas fezes.

7. Bicarbonato de sódio

Essa substância possui um efeito antiácido no estômago, o que pode diminuir o desconforto e o inchaço abdominal.

8. Diuréticos

Os medicamento diuréticos, como a furosemida, podem ser prescritos por um médico para tratar o acúmulo excessivo de líquidos, quando ele julgar necessário. 

E, embora esses remédios ajudem os rins a eliminar mais fluidos, reduzindo o inchaço, eles não devem ser usados sem prescrição médica, pois podem causar efeitos colaterais graves.

Dicas e cuidados

Como muitos alimentos podem ser os responsáveis pelo inchaço, como nos casos de alergia ou intolerância alimentar, é interessante manter um diário alimentar. Assim fica mais fácil descobrir os alimentos que estão causando o problema e eliminá-los da dieta.

Outra dica é o uso de probióticos naturais, como os da família dos Lactobacillus, que ajudam a equilibrar a sua flora intestinal, facilitando o processo digestivo e reduzindo o inchaço na barriga. 

Por fim, se nenhuma das dicas dadas nesse artigo aliviar o inchaço na barriga, ou se ele vier acompanhado de outros sintomas, o ideal é procurar um médico, que irá avaliar o seu caso e diagnosticar a causa.

Vídeo: Barriga inchada – O que fazer?

Confira mais dicas nos vídeos das nossas nutricionistas que aparecem logo abaixo.

Você já tomou algum remédio para barriga inchada? Qual deles? Por que motivo você estava sentindo o inchaço? Comente abaixo!

3.8 de 5 (24 Votes)

Se tem o abdómen inchado, provavelmente já percebeu que apenas controlar a ingestão de gorduras e de doces não resolve completamente o problema. 

Isto porque, não é só o excesso de peso que deixa a barriga grande, mas também a produção excessiva da gases, a retenção de líquidos e o mal funcionamento do intestino, como destaca a publicação especializada Medical Daily.

Gases

Segundo especialistas, o inchaço é um processo natural do corpo. Num estado normal, por exemplo, cerca de 1 litro do estômago e do intestino é preenchido por gases.

No estômago esse ar é o resultado do trabalho da microflora, composta por bactérias que ajudam no processo digestivo. Quando mais difícil é a digestão de um alimento, mais gases serão produzidos nesse processo.

No entanto, é possível controlar a produção de gases apenas com a adoção de alguns truques. 

Como acabar com a barriga inchada:

1. Água morna com limão

Ainda de estômago vazio, esprema um limão um copo com água morna e beba entre 15 a 30 minutos antes pequeno-almoço. 

A mistura ajuda a normalizar o ácido gástrico, alivia os sintomas de azia e previne arrotos e a formação de gás intestinal, sem contar que o limão é rico em vitamina C.

2. Não coloque leite no café

Embora o próprio café seja nocivo para o estômago, o grande vilão neste caso é o leite, que estimula a produção de ácido gástrico e aumenta por sua vez a acidez do estômago.

Na hora do desjejum, opte por iogurtes ou kefir. Ambos contam com probióticos que ajudam as bactérias do estômago no processo digestivo.

3. Não beba enquanto come

Além de encherem o estômago, bebidas açucaradas, como sumos, refrigerantes e bebidas alcoólicas; e até mesmo a água que ingere junto com a refeição dilui o ácido gástrico e a concentração de enzimas responsáveis pela digestão.

Isso faz com que o alimento fique em processo de digestão por muito mais tempo, fazendo com que ocorra igualmente uma maior fermentação. A consequência é o aumento da formação de gases e do próprio inchaço abdominal.

4. Nada de bebidas alcoólicas de estômago vazio

Assim como no caso do leite, bebidas alcoólicas estimulam a produção de ácido gástrico. Se não tiver o com o que ser digerido no estômago, esse excesso de ácido prejudica as paredes do próprio órgão.

5. Beba chá de gengibre diariamente

O chá de gengibre ajuda a emagrece e combate o inchaço. Também acalma o estômago e reduz a formação de gases, além de promover a ótima atividade intestinal. 

6. Não coma depressa

Quando estamos com pressa ou quando estamos a comer e a conversar, é normal mastigar mal os alimentos. Além de atrapalhar na digestão, tal faz com que engula muito ar, aumentando a formação de gases no estômago.

7. Controle a ingestão de fibras

Alimentos com fibra são ótimos para o intestino, ajudam a manter a saciedade por mais tempo, mas como tudo na vida, se consumidos em excesso, acabam por não ser assim tão benéficos

O excesso de fibras, por exemplo, provoca a formação de gases, que dificultam o funcionamento do intestino. 

8. Evite alimentos gordurosos

Além de engordarem, alimentos gordurosos ou com excesso de açúcar, são pesados e difíceis de digerir.

E, como já foi referido, quanto mais difícil o alimento é de ser digerido, mais gases o estômago produz devido à fermentação.

Seja sempre o primeiro a saber.Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.

Descarregue a nossa App gratuita.

O que é bom para inchaço na barriga