Como comparar o comprovante com o deposito

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Você pode consultar o comprovante de uma transação diretamente em seu extrato da conta. Para facilitar a busca, você pode usar os filtros por data, podendo consultar via app ou site qualquer período da sua conta digital em intervalos em tela de até 120 dias. Além disso, também é possível filtrar por tipo de transação: Pix, pagamento de contas, vendas ou outros. 

Como visualizar comprovante via app:

  1. Acesse o app PagBank e clique em Extrato, na parte inferior da tela;
  2. Localize e toque na transação desejada e selecione o botão Ver Comprovante. Se quiser, você também pode clicar em Compartilhar.

Dica extra: no app você pode copiar o PIN/Código dos serviços de recarga como Uber, iFood e Sky.

Como visualizar comprovante via  site:

  1. Acesse sua conta pelo site do PagSeguro;
  2. No menu lateral, acesse Extratos e Relatórios;
  3. Vá até Extrato da Conta e localize a transação desejada;
  4. Clique no botão Salvar Comprovante.

Hoje em dia o pagamento através de depósitos bancários tem sido cada vez mais frequente, isso porque o tempo está cada vez mais corrido, e ninguém quer perder tempo indo às empresas fazer pagamentos. E para facilitar este serviço, existe a opção de fazer um depósito Identificado, que garante que o nome do depositante seja informado a quem recebeu o valor em conta.

O que é Depósito Identificado? É uma forma de identificar o depositante, que será informado no extrato de quem recebeu o depósito. A identificação pode ser feita pelo nome do depositante ou através de números. Este serviço facilita os pagamentos, tanto para quem recebe quanto para quem paga.

Continua após a publicidade

A empresa pode escolher a forma de depósito (só em dinheiro, só em cheque ou os dois). O serviço também pode ser uado por pessoas físicas, mas a maioria dos usuários são empresas, que fazem e recebem muitos pagamentos através de transferências bancárias e precisam de maior controle das transações.

Como Fazer um Depósito Identificado?

Fazer um Depósito Identificado é muito fácil. Basta informar a sua necessidade ao caixa do banco. O serviço é gratuito em boa parte dos casos. Se você possui uma conta corrente, poderá ser identificado através dela, mas se não tiver, pode ser identificado através do seu nome.

Antes de fazer um DI, verifique como é feito o serviço no seu banco, pois alguns detalhes podem mudar de uma instituição para outra.

Por exemplo, no Bradesco é possível fazer um Depósito Identificado sendo pessoa física ou jurídica, mas se for uma conta empresarial será cobrada uma taxa. Nesse caso, o cliente poderá fazer o depósito tanto na boca do caixa, como em caixas eletrônicos ou até mesmo na internet.

Como comparar o comprovante com o deposito
Saiba como fazer um Depósito Identificado

Vantagens do Depósito Identificado no Banco do Brasil

Como dissemos, cada banco tem as suas regras. No Banco do Brasil, um dos maiores bancos públicos do país, o cliente tem a vantagem de receber os seus depósitos nos caixas eletrônicos. Quem é cliente do Banco do Brasil pode fazer Depósito Identificado em caixas eletrônicos, pela internet e através do Gerenciador Financeiro. Nesse mesmo gerenciador, é possível acompanhar a movimentação dos depósitos, facilitando a administração financeira. A não utilização da compensação faz os custos serem reduzidos. O serviço ainda permite definir data limite do depósito e valor a ser creditado.

Para a empresa, isso significa a redução dos custos operacionais. A validação automática pelo sistema, dos códigos identificadores passíveis de serem utilizados pelos depositantes, é outra grande vantagem. Por meio dos canais de autoatendimento, o pagamento pode ser feito 24 horas por dia.

As vantagens acima foram explicadas para as empresas que recebem por Depósito Identificado. Mas e os cliente que pagam para estas empresas? Quais são as suas vantagens?

Para quem vai pagar, a vantagem é a quantidade de agências do BB espalhadas por todo o país, trazendo comodidade e rapidez para as suas transações. E não tem cobrança de taxa para o Depósito Identificado.

Você sabia que é possível acompanhar o andamento de um depósito feito por meio de um envelope no caixa eletrônico? O Banco do Brasil disponibiliza essa ferramenta para que você tenha certeza que tudo deu certo. O objetivo é que o depositante fique mais seguro ao fazer a transação. Afinal, o comprovante de depósito atesta apenas a certeza de que a operação foi feita e não de que a quantia chegou corretamente até o destinatário.

Para isso, existem alguns passos a serem dados, além de muitos cuidados a serem tomados ao fazer um depósito por envelope no caixa eletrônico, seja no Banco do Brasil ou qualquer outra instituição. Fique atento às dicas.

Continua após a publicidade

Como consultar o envelope

O Banco do Brasil criou um sistema online para consultar um envelope depositado no caixa eletrônico. Nele, é possível verificar se a quantia já caiu na conta destinada, se houve algum erro e qual a justificativa para ele. Caso algo de errado tenha acontecido, o depositante deve entrar em contato com a agência onde fez o procedimento para achar uma solução.

No sistema, o cliente tem a possibilidade de pesquisar o histórico da transação por meio da identificação do depósito. Para fazer a consulta, basta acessar a seguinte página do Banco.

Como comparar o comprovante com o deposito
Os dados do envelope nos campos para saber sobre o depósito do dinheiro ou cheque

Tudo que você precisa fazer é digitar o número da agência onde se localiza o terminal em que foi feito o depósito, o número de identificação do envelope e um código de segurança. Feito isso, será mostrado se o depósito ainda está em andamento, se foi concluído e se os valores já estão disponíveis na conta do beneficiário.

Você só não pode se esquecer de anotar o número do envelope antes de colocá-lo no caixa eletrônico para não correr riscos com a impressão do comprovante. Guardar o comprovante também é extremamente importante para cobrar eventuais erros ocorridos por parte do banco.

Prazos de compensação

Antes de se desesperar por um depósito que foi feito, mas ainda não caiu na conta de alguém, lembre-se dos prazos para compensação dos valores. O tempo é diferente do que ao fazer uma transação no guichê de atendimento.No caso de depósitos feitos em dinheiro por meio de envelopes, feitos até as 16 horas, o valor deve cair na conta do beneficiário até o fim do dia útil seguinte. Já no que diz respeito aos depósitos em cheques, feitos até as 16h, o prazo é de 72 horas úteis para cair na conta.

Isso acontece porque o banco funciona somente até as 16 horas, apesar de os caixas eletrônicos continuarem funcionando. Caso a transação seja feita depois desse horário, deve-se contar o prazo a partir das 10h do dia útil seguinte, que é quando o banco é aberto novamente.

© Wise Payments Limited 2022

A Wise é autorizada pela Financial Conduct Authority, sob as Regulações de Dinheiro Eletrônico de 2011, com o número de registro 900507, para a emissão de dinheiro eletrônico.