Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento

Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, através das tecnologias da informação, toda a sociedade sofre com mudanças de paradigmas. No contexto organizacional, não é diferente, apagões de talentos, altos níveis de turnover, competitividade mercadológica nunca antes vista, estes acontecimentos ganharam foco nas rodas de discussões empresariais contemporâneas.

As organizações notaram que não adianta ter estruturas físicas grandiosas, sistemas de gestão certificados, se não tiverem pessoas motivadas e comprometidas com o sucesso da organização. Em detrimento disto, as organizações veem olhando para o setor de Recursos Humanos com outro olhar, um olhar estratégico, voltado não mais a “recursos humanos”, mas sim a Gestão de Pessoas. A própria nomenclatura, Recursos Humanos, está caindo em desuso, pois faz referência as pessoas como sendo recursos e não com parte atuante e proativa no sucesso da empresa, aos poucos o terno Gestão de Pessoas veem tomando seus lugar.

Com todas estas mudanças de paradigmas em torno da Gestão de Pessoas, as empresas tem adotado uma nova ferramenta de gestão e avaliação que reflete este novo contexto. A Gestão por Competências.

Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento

Por ser um tema que vem sendo cada vez mais discutido, a gestão por competência, já possui uma vasta literatura, dentre estas podemos citar Dutra (2002), que nos esclarece que o conceito de competência foi estruturado e proposto pela primeira vez por David McClelland, em 1973, quando buscava uma ferramenta mais efetiva de escolha de pessoas para as organizações, que não fosse, o tradicionais testes de inteligências praticados na época.

Dentre as várias definições existentes, acerca de gestão por competências, a mais disseminada e conhecida seja a de Durand (1998), que seguindo as chaves do aprendizado de Pestalozzi¹, construiu um conceito baseado em três dimensões ou perspectivas – conhecimento, habilidade e atitudes – conhecido como “CHA”.

Conforme Leme (2005, p18), citado por Smaneoto e Cassol (2014), conhecimento e habilidade refere-se a competências técnicas, já a atitude, é uma competência comportamental. Em uma linguagem rustica, pode-se definir conhecimento, como sendo as informações técnicas e aprendizados adquiridos através do estudo ao longo da vida, habilidade é a forma como se aplica o conhecimento acumulado, de forma pratica e produtiva. Já as atitudes, são desencadeadas a partir da execução das habilidades e conhecimentos acumulados, sendo um atributo comportamental de difícil mensuração e muito cobiçado entre as organizações.

Brandão e Guimarães (2001), oferece uma intrigante comparação, muito bem orientada e fundamentada, acerca da gestão de competências e a gestão de desempenho. Neste trabalho, é discutido as distinções e singularidades das duas ferramentas de avaliação, de forma clara e objetiva. Ao final, é vislumbrando o que hoje já é praticado por muitas organizações, a combinação entre avaliação de desempenho e avaliação por competências.

Ao se optar por avaliação de desempenho a organização estará dando um peso maior a avaliar o trabalho em si, os resultados de como ele está contribuindo para a empresa. Entretanto, se optar pela avaliação por competências ou gestão por competências, a organização estará pesando, com maior singularidade, as competências inerentes ao cargo.

Dada a singularidade mercadológica e coorporativa que presenciamos, em que cada pessoas passa a desempenhar um papel fundamental para o sucesso ou fracasso da empresa, a combinação entre gestão por desempenho e gestão por competência torna-se cada vez mais utilizada pelas empresa, não só para acompanhar os resultados das pessoas em relação ao trabalho, com também, para motiva-las e mantê-las na empresa, como capital intelectual da e catalizadora de bons resultados. Os desafios que cercam a Gestão de Pessoas são muitos, mas enquanto existirem desafios, existiram pessoas para encara-los e resolve-los.

¹Henri Pestalozzi (1746-1827), padogogo suíço, Idealizou a educação como o desenvolvimento natural, espontâneo e harmônico das capacidades humanas que se revelam na tríplice atividade da cabeça, das mãos e do coração (head, hand e heart), isto é na vida intelectual, técnica e moral do indivíduo. Ver LARROYO, Francisco. História geral da pedagogia. São Paulo : Mestre Jou, 1974.

César Ricardo Aragão Barreto
Gestor de Pessoas / Gestor de Projetos

Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
(7)

Qual comparação comparando gestão por competência e gestão do conhecimento
Loading...

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • 3378 palavras | 14 páginas

    BSC 70 LISTA DE QUADROS Quadro 01 - Definição de competência 15 Quadro 02 - Conceitos de aprendizagem organizacional 27 Quadro 03 - Comparação entre competency e competence 36 Quadro 04 - Competências profissionais 56 Quadro 05 - Indicadores de Competências Gerenciais 64 Quadro 06 - Indicadores de desempenho da área de RH 67 Quadro 07 - Indicadores de melhoria do desempenho organizacional como resultado do treinamento 72 Quadro 08 - Melhores práticas de excelência 82 Quadro 09 - Principais objetivos da Gestão por Competências 84 Quadro 10 - Contribuições da Gestão por Competências 85 10 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 11 2 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 15 2.1 CONCEITO DE COMPETÊNCIA 15 2.2 CONCEITO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 16 2.2.1 Críticas da gestão por competências 22 2.3 GESTÃO DO CONHECIMENTO 25 3 EVOLUÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO ORGANIZACIONAL 32 3.1 HISTÓRICO E EVOLUÇÃO 34 4 PRINCIPAIS MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 40 4.1 COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS 41 4.2 COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS 43 4.3 COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS 46 4.4 MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 48 4.4.1 Modelo Iceberg 48 4.4.2 Modelo Árvore das Competências 50 4.4.3 Modelo Casa das Competências 51 4.4.4 Modelo Pirâmide das Competências 53 4.4.5 Modelo de Competência como Fonte de Valor 55 4.4.6 Modelo de Desenvolvimento de Competências Gerenciais 57 4.5 MENSURAÇÃO DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 60 4.5.1 Avaliação de desempenho 60 4.5.2…

  • 3771 palavras | 16 páginas

    AULA 1: Desafios para o Gestor Contemporâneo Passo 2 • Defina o conceito e os papéis do gestor organizacional: O Gestor possui muitas funções em uma empresa, deve atuar com atenção e responsabilidade no seu papel, precisa ser ético e fazer seguidores na organização também traçar os passos que a organização deve tomar, precisa trabalhar em função de atingir os objetivos da empresa, precisa gerar recursos para que a empresa seja auto suficiente e eficaz . O Gestor tem o papel de passar…

  • 945 palavras | 4 páginas

    Gestão de Recursos Humanos: O novo conceito de gestão de pessoas e do conhecimento coloca em evidência o fato de que o processo produtivo das organizações somente se realiza com a participação conjunta de diversos parceiros, cada qual contribuindo com algum recurso. Geralmente, as organizações procuravam privilegiar os parceiros mais importantes, tais como, acionistas e investidores. Porém, esta visão vem sendo substituída pelo conceito que os empregados são os parceiros mais íntimos da…

  • 414 palavras | 2 páginas

    ter clara a definição de Gestão do Conhecimento. Para tanto, consultar duas bibliografias, na biblioteca do Polo de Apoio Presencial, e elaborar uma ideia inicial sobre o conceito de Gestão do Conhecimento. 2 Fazer uma comparação entre as definições de GC encontradas nas bibliografias pesquisadas e citar exemplos de GC aplicada nas empresas. Indicar suas fontes de consulta, conforme normas da ABNT. PASSO 2 INDIVIDUAL Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento na Natura…

  • 3822 palavras | 16 páginas

    resolver uma tarefa pela troca colaborativa de ideias e pela construção do conhecimento. Responda às questões propostas no Fórum Geral e interaja com seus colegas. Lembre-se: isso contribuirá para a elaboração da tarefa a ser entregue ao tutor. Para realizar o download do conteúdo a seguir, clique em "Download PDF”. IMPORTANTE: A atividade – que é de elaboração coletiva e vale 3,0 pontos – deverá ser postada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) somente na aula-tema 7 e será…

  • 962 palavras | 4 páginas

    que você defina o conceito de Gestão do Conhecimento (GC), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda as dimensões e verifique o que as organizações estão fazendo para efetivar as dimensões da GC. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 Reunir-se com sua equipe e, primeiramente, procurar ter clara a definição de Gestão do Conhecimento. Para tanto, consultar duas bibliografias na biblioteca e elaborar uma ideia inicial sobre o…

  • 1930 palavras | 8 páginas

    CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA – IESB DULCILEIDE SILVA COELHO FRANCISCA DA CRUZ LIMA THIAGO OLIVEIRA DE MOURA CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Empresa Cobrafix Ltda. Brasília 2014DULCILEIDE SILVA COELHO FRANCISCA DA CRUZ LIMA THIAGO OLIVEIRA DE MOURA CONSULTORIA EM GESTÃO DE CARGOS E SALÁRIOS Empresa Cobrafix Ltda. Trabalho realizado para a disciplina de Projeto Integrador do Centro Universitário Instituto…

  • 294 palavras | 2 páginas

    sustentáve l, DEVE-SE Equilibrar oINTERESSE de Todos os envolvidos Fazendo com Opaco como PESSOAS acreditem na possibilidade de se mudar Seu Ambiente e disponibilizar ritmo de para o Aprendizado. Com ESSA nova ManeiraPensar de Nasce uma Gestão doConhecimento. Nas ETAPAS desenvolvidas Pelo Grupo, Vamos enfatizar Como INSERIR um GC Como diferencial Competitivo, Sem se mudar uma Estrutura JÁ EXISTENTE Este Relatório TEM POR Finalidade apresentar o Conceito de Gestão do Conhecimento,…

  • 1179 palavras | 5 páginas

    dimensões da Gestão do Conhecimento (GC) sob os pontos de vista: conceitual, prático e por meio de benchmarking de líderes que serão pesquisados, para ampliar seu conhecimento sobre o tema. Espera-se que, ao final, você esteja apto a utilizar corretamente as diversas dimensões da Gestão do Conhecimento e a compreender a sua importância para o sucesso das empresas. A equipe produzirá um texto autoral abordando o conceito de Gestão do Conhecimento e enfatizando assuntos como Gestão e…

  • 2114 palavras | 9 páginas

    RICARDO DE OLIVEIRA (RA - 6747355227) JOSÉ CLAUDIO DA CRUZ CAMARGO (RA 6505241480) ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GESTÃO DO CONHECIMENTO Rio Claro / SP Junho / 2013 ALESSANDRA VALDIVINA (RA 6904401642) WAGNER RICARDO DE OLIVEIRA (RA - 6747355227) JOSÉ CLAUDIO DA CRUZ CAMARGO (RA 6505241480) ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA GESTÃO DO CONHECIMENTO Atividade Prática Supervisionada apresentado como trabalho acadêmico da disciplina de…