Por que brasilia tem formato de avião

O projeto do urbanista Lúcio Costa ganhou forma de avião, necessária para o planejamento de suas ruas, avenidas, quadras e superquadras, em siglas que, em um primeiro momento, assustam os visitantes, mas que mostraram a facilidade de encontrar endereços através de letras e números.

O que significa Brasília pertence ao Distrito Federal?

Então foi-se desenvolvida numa área de 50 mil km², num canto do atual estado de Goiás, um lugar chamado de Distrito Federal. ... Porque em Brasília, é a capital federal, e lá há a sede do Governo do Distrito Federal, lá no Palácio do Buriti, e a sede do Governo Federal, no Palácio do Planalto.

Por que Brasília foi construída em formato de avião?

O Plano Piloto da cidade de Brasília, no Distrito Federal, foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da cidade é popularmente comparado ao de um avião.

Porque o nome Plano Piloto?

Inspirado pelo sinal da Cruz e popularmente conhecido ao de um avião, Lúcio Costa criou o projeto da capital federal para ser comparada a uma borboleta. O nome Plano Piloto, originalmente atribuído ao projeto urbanístico da cidade, passou a designar toda a área construída.

Como está a cidade de Brasília atualmente?

Inaugurada no dia 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília tem, atualmente, incluindo o conjunto das suas regiões administrativas – que formam o Distrito Federal – uma população estimada em 2,6 milhões de pessoas, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e ...

Qual a capital que está a oeste de Brasília?

Cuiabá, no Mato Grosso.

Qual era a capital federal antes de Brasília?

Rio de Janeiro

Quanto custa uma Brasília?

R$ b>preço à vista.

O Plano Piloto da cidade de Brasília, no Distrito Federal, foi projetado por Lucio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da cidade é popularmente comparado ao de um avião. O projeto urbanístico de Brasília foi projetado por Lúcio Costa, vencedor do concurso de 1957 para o plano da Nova Capital, e teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz. No entanto, o formato da área é popularmente comparado ao de um avião. ... Este é o corpo principal do "avião" que forma da cidade. O projeto da cidade tem o formato de uma borboleta e não de um avião. O significado de Brasília. Quando Brasília foi projetada, representava o desejo de futuro do país. Esse foi o motivo que levou Lúcio Costa a imaginar a planta da cidade com o formato de um avião, simbolizando o progresso. O objetivo do arquiteto era formar dois grandes eixos de deslocamento dentro da cidade: o "eixão", que seria o corpo do avião, e suas asas, sul e norte. Porém, segundo o próprio arquiteto, a intenção era que a cidade tivesse um formato de cruz, lembrando o movimento do sinal da cruz que religiosos fazem. brasilia tem esse formato de avião por causa do Juscelino Kubitscheck gover de 1956 que criou este formato para os visitantes acharem os lugares mais fáceis, como ruas condominios, edificios etc! Brasília (AFI: /bɾaˈziljɐ/ ou AFI: /bɾaˈziʎɐ/) é a capital federal do Brasil e a sede de governo do Distrito Federal. A capital está localizada na região Centro-Oeste do país, ao longo da região geográfica conhecida como Planalto Central. Quando falavam nisso, ele dizia: “Mais parece uma borboleta”. Não é que ele tenha se inspirado numa borboleta, era uma forma carinhosa, delicada, de ele se referir a Brasília”, analisa Coutinho. a principal mão de obra, foram feita por nordestinos. Ele representa a cruz de Brasília, composta por quatro flechas divergentes que remetem aos quatro pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste. O símbolo também faz alusão ao cruzamento entre o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário. O objetivo do arquiteto era formar dois grandes eixos de deslocamento dentro da cidade: o "eixão", que seria o corpo do avião, e suas asas, sul e norte. Porém, segundo o próprio arquiteto, a intenção era que a cidade tivesse um formato de cruz, lembrando o movimento do sinal da cruz que religiosos fazem. Ela pertence ao Distrito Federal e não possui prefeito. Brasília é uma das 31 regiões administrativas que existem no Distrito Federal, assim como Planaltina, Taguatinga, Gama, Águas Claras, etc. ... Plano Piloto e Brasília são a mesma coisa, uma região administrativa do Distrito Federal. De acordo com o cartógrafo, o formato da capital foi projetado para lembrar uma borboleta. A confusão incomodava e tirava o sono do arquiteto Lucio Costa, jura Lassance: “O Lucio se irritava copiosamente quando falavam que o Plano tinha formato de avião”.

Mesmo tendo ficado popularmente acordado entre a maioria de que o desenho é de um avião, para alguns brasilienses o formato do Plano Piloto de Brasília ainda ganha interpretações diferentes. Um dos principais motivos é que o cartógrafo, Adalberto Lassance, que participou do desenvolvimento dos projetos de construção da cidade em 1958 afirmou na época que o formato da Capital foi projetado para lembrar uma borboleta. Segundo ele, Lúcio Costa se irritava quando alguém dizia que o Plano Piloto tinha formato de avião e que a comparação acontecia porque os eixos Sul e Norte são muito acentuados. 

Por que brasilia tem formato de avião
Por que brasilia tem formato de avião

Reprodução: Google Earth e Google Imagens

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Lassance, surgiram outras personalidades confirmando a intenção de Lúcio Costa. Em uma entrevista para a Rádio Nacional AM Jarbas Marques, diretor do Patrimônio Histórico e Cultural, afirmou que Lúcio Costa defendia que o projeto de Brasília era mesmo uma Borboleta reafirmando a fala de Lassance de que “as duas asas são bem mais largas que uma asa de avião”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas seja qual for a verdadeira versão, a visão do traçado da Capital Federal em todas elas: asas. E isso dá para a cidade uma característica única que rende até lindos itens como bolsas, camisetas, canecas, copos… e, se você for apaixonado por Brasília encontra tudo isso no site da BSB Memo com 10% OFF usando o código JBr

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avião, borboleta, pássaro ou cruz? Alguns brasilienses podem discordar nas interpretações, mas todos concordam que Brasília é linda! 

Akhetaton foi erguida em pouco mais de quatro anos, bem como a capital brasileira. A Ermida Dom Bosco e o Templo de Philae foram levantadas em homenagem a seus “profetas” – Dom Bosco, no caso de Brasília – e em áreas próximas à água.

Por que brasilia tem formato de avião
Fachada do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília (Marcelo Brandt/G1)

Outro ponto em comum com a cidade egípcia eram as pirâmides. Na capital, o Teatro Nacional, o Templo da Boa Vontade e o antigo prédio da Companhia Energética de Brasília (CEB) na Asa Norte, já demolido, são exemplos.

Por que brasilia tem formato de avião

“Assim como no Antigo Egito existia uma pirâmide de degraus destinada à guarda de energia cósmica e ao controle da energia vital dos que a ela iam, em Brasília, há uma pirâmide escalonada, a pirâmide da CEB (foto), construída para controlar e supervisionar o sistema de energia elétrica da cidade, coincidentemente, e não intencionalmente, nas mesmas dimensões da de Sakara.” Por fim, tanto Juscelino Kubitschek quanto o faraó Akhenaton, nome por trás do território egípcio, morreram 16 anos após fundar as respectivas cidades. O ex-presidente em um acidente de carro; o líder do Egito, assassinado. No livro “Meu caminho para Brasília”, JK citou o “antepassado” ao se questionar “se essa admiração por Ahkenaton, surgida na mocidade, não constituiu a chama, distante e de certo modo romântica, que acendeu e alimentou meu ideal, realizado na maturidade, de construir no Planalto Central, Brasília”.

Por que brasilia tem formato de avião
Pedra fundamental de Brasília, erguida próxima a Planaltina nos anos 1950 (Arquivo Público do DF)

Para o professor de história do UniCeub Deusdethi Júnior, as coincidências são apenas isso: coincidências. “Quem sou para dizer que a relação entre as cidades é mito ou verdade? Mas, do ponto de vista da história, essa ideia não tem verificação. E, por isso, não pode ser válida. Do ponto de vista esotérico, sim, tem algum valor.” Deusdethi diz “não condenar nem validar” o trabalho que relacionou Brasília e Akhetaton, mas explicou que coincidências “são frutos da forma escolhida de pensarmos sobre determinados fenômenos”. Mito ou verdade? Cabe à credulidade de cada um julgar.