Como escrever objetivos de pesquisa

Revisão por Emerson Machado

Jornalista

Objetivo geral e objetivos específicos são elementos fundamentais para a realização de trabalhos acadêmicos, como o TCC.

O objetivo geral deve resumir e apresentar a ideia central de um trabalho, descrevendo também a sua finalidade. Os objetivos específicos darão uma maior delimitação ao tema, além de detalhar os processos necessários para a realização do trabalho.

Objetivos gerais Objetivos específicos
Função Resumir e apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Apresenta de forma mais detalhada os resultados que se pretende alcançar através da pesquisa.
Sentido Mais amplo. Mais detalhado.
Elementos Deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema. Deve descrever as etapas da pesquisa na sequência de execução. Também deve relacionar o objeto do trabalho com suas particularidades, auxiliando a delimitação.

Objetivo geral

O objetivo geral deve apresentar a ideia central de um trabalho acadêmico. Assim, deve descrever de forma sucinta e objetiva a finalidade pela qual você está realizando o estudo e qual meta busca ser atingida.

Ele deve conter a hipótese ou o problema que será investigado no trabalho, assim como a delimitação do tema.

Nele, o sujeito pode explicar o que procura obter com o estudo. Além de realizar uma proposta que solucione um problema que queira resolver, explorar uma oportunidade, propor a análise de uma solução, entre outros.

Exemplo de objetivo geral

"Verificar se existe relação entre o aumento do acesso à internet com a diminuição do uso da televisão na região sudeste do Brasil."

Nesse caso, a finalidade do trabalho seria "verificar se existe relação entre o aumento do acesso à internet com a diminuição do uso da televisão”. A delimitação seria “na região sudeste do Brasil”.

Objetivo específico

Os objetivos específicos se relacionam diretamente com os objetivo gerais. Isto porque detalham os processos necessários para a sua realização. Dessa forma, os objetivos específicos servem como um guia do conteúdo que será abordado no trabalho.

Os objetivos específicos devem apresentar de forma mais detalhada as ideias do projeto. Assim, relacionar o objeto estudado com suas particularidades e identificar mais propriamente quais são os resultados desejados.

Em continuação ao exemplo anterior, os objetivos específicos poderiam ser:

  • Analisar o aumento ao acesso à internet no último ano;
  • Analisar o número de televisores nos lares da região sudeste brasileira;
  • Verificar uso da televisão nos lares da região sudeste;
  • Comparar o padrão de aumento do acesso à Internet com uma diminuição do uso de televisores.

Veja também a diferença entre:

Revisão por Emerson Machado

Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.

Como você já está familiarizado (a) com a noção conceitual que se aplica aos objetivos da pesquisa científica, sendo tal ocorrência retratada por meio do texto “Objetivos da pesquisa científica” (fazer link do texto depois de publicado, a título de relacionamento de ideias), minuciosamente enfatizaremos, por meio de alguns exemplos, os objetivos gerais e osobjetivos específicos.

Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta. Assim sendo, no intuito de evidenciá-los, aproveitaremos o problema já formulado no texto anterior (Objetivos da pesquisa científica), de forma a esmiuçá-lo:

Temos aqui o problema: Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?

Com base nele, formularemos o objetivo geral, podendo ser assim expresso:

Devemos nos lembrar de que os objetivos gerais devem ser diferentes dos específicos, haja vista que aqueles se manifestam num sentido mais amplo.

Os objetivos específicosapresentam, de forma pormenorizada, detalhada, as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada. Dessa maneira, servimo-nos de algumas sugestões que perfeitamente se aplicam a eles, tendo como base os objetivos gerais, acima ressaltados:

* Verificar a relação entre professores e alunos no colégio “fulano de tal”;

* Identificar o nível de interesse dos alunos;

* Reconhecer as prioridades estabelecidas pelos alunos;

* Analisar o círculo de convivência dos alunos extraclasse;

* Apresentar os motivos que conduzem os alunos à evasão escolar.

Além disso, os objetivos, determinados com a devida coerência, tendem a prender a atenção do leitor, mantendo-o em sintonia com o desenrolar de todo o trabalho. Outro aspecto dos objetivos se refere à objetividade e à precisão neles expressas, como se pode verificar nas palavras de Gil (2006, p. 264), que ressalta que discussões, reflexões e debate de ideias ficam destinados a seu devido lugar, ou seja, na revisão da literatura. 

Essas são algumas sugestões que podem se aplicar à formulação dos objetivos, tanto gerais como específicos, ficando a depender do pesquisador formular outras tantas, levando em consideração os interesses e as inclinações determinados mediante a própria pesquisa.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

O vocábulo “objetivo”, tomado em seu sentido genérico, denota pretensão, intencionalidade – finalidades sempre propostas quando se deseja buscar, descobrir e realizar qualquer ação.

No sentido de delimitá-lo, sobretudo remetendo ao universo da pesquisa científica, dá-se a entender que desde o momento em que o pesquisador se propõe a realizá-la, ele tem objetivos definidos. Nesse sentido, torna-se imprescindível compreender que todas as ações de um projeto de pesquisa mantêm entre si uma estreita ligação, ou seja, em outras palavras, é o mesmo que dizer que uma é continuação da outra. Explicitando melhor, temos que um dos momentos primeiros é a escolha do tema. Dessa forma, suponhamos que você decida pesquisar acerca de algum assunto, por exemplo:

* Evasão escolar.

Partindo dessa temática, você terá de elaborar um questionamento, o qual funcionará como uma mola propulsora que o (a) conduzirá a fazer descobertas acerca de tal assunto. Assim, partirá para a formulação do problema, resultando em algo semelhante a:

- Quais os motivos da evasão escolar no colégio “fulano de tal”?

Pronto! Partindo da situação-problema ora instaurada, chega o momento de demarcar os objetivos a serem alcançados mediante essa busca.

Um fator que prepondera, aliás, em todos os passos por você desempenhados, é ser claro e objetivo em tudo que faz, sendo que esta clareza tem tudo a ver com a linguagem a ser utilizada. Assim, norteados pela precisão, objetividade e clareza, elementos indispensáveis, os objetivos serão demarcados em gerais e específicos. Os gerais, analisados em seu sentido literal, apresentam-se como fruto de uma visão mais abrangente do tema a ser pesquisado. Já os específicos, como o próprio nome diz, resultam de uma concepção mais detalhada, pormenorizada, que se tem do fato em questão, caracterizando-se como mais restritos e concretos, pelo fato de se relacionarem de maneira direta com a essência do tema, particularizando situações.

Ambos, do ponto de vista técnico, deverão ser expressos por meio de verbos no infinitivo, tais como: analisar, descrever, relatar, propor, entre outros. Partindo dessa premissa e, sobretudo, tendo em vista que os objetivos não devem representar somente as intenções do pesquisador, mas também a possibilidade de se obter metas, resultados e finalidades que a pesquisa deseja atingir, constatemos abaixo uma listagem de verbos que se adéquam à delimitação desses:

Sugestões de formas verbais

Como escrever objetivos de pesquisa

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Saber a diferença entre objetivo geral e objetivo específico é fundamental na hora de pensar no escopo da pesquisa.

Publicado em 03 de junho de 2017. | Atualizado por Beatriz Coelho em 10 de fevereiro de 2022.

Talvez você tenha escutado a clássica frase: “os objetivos do seu TCC estão muito abrangentes“. Ou então talvez você tenha começado a fazer seu trabalho agora e não sabe nem por onde começar.

Nas duas hipóteses, nós podemos te ajudar.

Os objetivos gerais e específicos são componentes essenciais de um trabalho acadêmico.

São eles que indicam o direcionamento da pesquisa. Ou seja, para onde a pesquisa vai se encaminhar.

Com certeza, devem estar surgindo diversas dúvidas na sua cabeça:

Quais verbos devo usar? Quantos objetivos específicos devo ter? Qual é a diferença entre objetivo geral e objetivo específico? Qual é a diferença entre objetivo geral e problema de pesquisa?

Eu estou aqui para respondê-las. Vem comigo 🙂

O que é o objetivo geral?

O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico.

Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é?

Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa. Isso descreve e delimita qual é o escopo do trabalho.

Por isso, o objetivo geral deve expressar qual é a delimitação do tema.

Exemplo de objetivo geral

Exemplo 1

Em primeiro lugar, pense no blog da Mettzer, por exemplo, qual é o objetivo geral desses conteúdos?

“Auxiliar estudantes com suas pesquisas e trabalhos acadêmicos”.

Quem lê esse objetivo logo vai entender do que se trata o blog.

  • A finalidade do blog: auxiliar estudantes
  • A delimitação: em pesquisas e trabalhos acadêmicos

No seu TCC isso também deve acontecer. Ao ler o objetivo geral da sua pesquisa já se deve compreender do que ela trata.

Exemplo 2

Outro exemplo de um objetivo geral de uma tese na área da saúde:

“Analisar a influência da mudança climática em casos de gripe no litoral paulista”

Desta forma, temos:

  •  A finalidade do trabalho: analisar a influência da mudança climática em casos de gripe
  • A delimitação da pesquisa: no litoral paulista

Exemplo 3

O terceiro exemplo refere-se a uma dissertação cujo objetivo geral é:

“Verificar se existe relação entre a redução de consumo de carne na cidade de Florianópolis e o aumento de conscientização ambiental”

  • Finalidade do trabalho: Verificar se existe relação entre a redução de consumo de carne e o aumento de conscientização ambiental
  • Delimitação da pesquisa: na cidade de Florianópolis

Você pode fazer esse mesmo exercício. Olhe para o objetivo geral da sua pesquisa e identifique a finalidade do trabalho e a delimitação da pesquisa.

Diferença entre objetivo geral e problema de pesquisa

É natural confundir o objetivo geral com o problema de pesquisa.

O problema de pesquisa é sempre feito no formato de uma pergunta. De maneira resumida, é a questão que deverá ser respondida através da pesquisa.

Vamos voltar ao exemplo número 3. O problema de pesquisa seria:

A redução do consume de carne na cidade de Florianópolis possui relação com o aumento da conscientização ambiental?

No exemplo do blog da Mettzer. O nosso problema de pesquisa seria:

De que forma a Mettzer pode auxiliar os estudantes em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos?

Então, os nossos conteúdos são uma das formas que nós podemos ajudar estudantes. Outra forma de ajudar é a partir do editor de texto, para fazer a formatação de forma automática.

O que é objetivo específico?

Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa.

Por esse motivo, os objetivos específicos costumam ser mais de um e, portanto, descritos no plural.

Perceba que os objetivos específicos apresentam as ideias do pesquisa de forma mais detalhada.

Neste sentido eles são os como da sua pesquisa. São os detalhamentos do objetivo geral.

Além do mais, servem para aprofundar o objeto do trabalho, contribuindo também para a delimitação do tema.

Para facilitar a compreensão dos objetivos específicos, você pode imaginá-los como os passos necessários para se atingir o objetivo geral.

Em outras palavras, eles devem descrever as etapas da pesquisa em sequência de execução para alcançar ao objetivo central.

Como escrever objetivos de pesquisa

Exemplos de objetivos específicos

Vamos voltar aos nossos exemplos anteriores.

Se o objetivo geral do nosso blog é auxiliar estudantes em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos, cada um de nossos posts tem um objetivo específico.

Esse post que você tá lendo, por exemplo, tem o objetivo específico de auxiliar estudantes a delimitarem o objetivo geral e os objetivos específicos de seus trabalhos acadêmicos.

Da mesma forma, no exemplo da pesquisa em saúde, os objetivos específicos são:

  • Identificar os vetores do vírus da gripe;
  • Verificar a variação do número de casos de gripe ao longo do ano;
  • Analisar a frequência de variações do clima no litoral paulista;
  • Comparar o padrão de aumento de casos de gripe com a ocorrência de alterações no clima.

No exemplo 3, os objetivos específicos podem ser:

  • Analisar a redução do consumo de carne em Florianópolis
  • Analisar o aumento da conscientização ambiental em Florianópolis
  • Comparar a redução do consumo de carne com a conscientização ambiental em Florianópolis

Desta forma, os objetivos específicos se relacionam diretamente ao objetivo geral, já que identificam o processo e servem como um guia do conteúdo abordado ao longo do trabalho acadêmico.

Verbos para objetivos específicos e geral

Um aspecto bastante importante dos objetivos geral e dos objetivos específicos é a linguagem da escrita.

O ideal é sempre utilizar verbos no infinitivo no início do enunciado dos objetivos. Ou seja: verbos que terminem: ar, er ou ir. Isso porque os verbos no infinitivo facilitam a compreensão da finalidade do trabalho.

Para escolher os verbos dos seus objetivos, pode-se usar a Taxonomia de Bloom. A partir dessa estrutura, organiza-se de forma hierárquica as possibilidades de intenção de aprendizagem. Por isso, os processos são cumulativos.

Nesse contexto, pode-se classificar os verbos para objetivos específicos e geral em:

Verbos de Conhecimento

Referem-se ao processo de definir, reconhecer ou identificar a partir de aprendizagens anteriores.

Associar; calcular; citar; classificar; definir; descrever; distinguir; enumerar; especificar; enunciar; estabelecer; exemplificar; expressar; identificar; indicar; medir; mostrar; nomear; registrar; relacionar; relatar; selecionar.

Verbos de Compreensão

Referem-se ao processo de entender o conceito e ser capaz de explicá-lo com as próprias palavras.

Concluir; descrever; distinguir; deduzir; demonstrar; discutir; explicar; identificar; ilustrar; inferir; interpretar; localizar – relatar; revisar.
Verbos de Aplicação: Aplicar; estruturar; ilustrar; interpretar; organizar; relacionar.

Verbos de Aplicação

Referem-se à habilidade de aplicar a informação em situações práticas e concretas.

Aplicar; Demonstrar; Dramatizar; Empregar; Ilustrar; Interpretar; Praticar; Traçar; Usar;

Verbos de Análise

Referem-se ao processo de estruturar o conceito estabelecendo relações entre as partes constituintes.

Analisar; classificar; categorizar; combinar; comparar; comprovar; contrastar; correlacionar; diferenciar; discutir; detectar; descobrir; discriminar; examinar; experimentar; identificar; investigar; provar; selecionar.

Verbos de Síntese

Referem-se à pesquisa e relação entre informações de várias fontes para formar uma nova. E, nesse processo, estabelecer padrões.

Combinar; compor; criar; comprovar; deduzir; desenvolver; documentar; explicar; organizar; planejar; relacionar.

Verbos de Avaliação

Refere-se ao julgamento de valor a partir de critérios estabelecidos – internos e externos.

Avaliar; concluir; constatar; criticar; interpretar; julgar; justificar; padronizar; relacionar; selecionar; validar; valorizar.

Formatação automática nas normas da ABNT

Você já sabe que, independentemente do tipo de trabalho acadêmico, você vai precisar seguir as normas da ABNT.

Mas não precisa se preocupar com isso. Você pode contar com a ajuda do Mettzer, um editor de texto que formata seu trabalho nas normas da ABNT de forma automática.

Não perca mais tempo configurando manualmente cada vírgula ou espaçamento do seu trabalho acadêmico!

Faça um teste gratuito e descubra uma forma otimizada de fazer pesquisa!

Como escrever objetivos de pesquisa

O que é objetivo geral da pesquisa?

O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico.

Qual é a diferença entre o objetivo geral e o problema de pesquisa?

O problema de pesquisa é sempre uma pergunta. É a pergunta que deve ser respondida com sua pesquisa. O objetivo geral é a ideia central do trabalho, de forma afirmativa.

O que são os objetivos específicos?

Os objetivos específicos descrevem os resultados que se pretender alcançar a partir da pesquisa. Por isso, são sempre descritos no plural. Eles são o “como” da sua pesquisa e o detalhamento do objetivo geral.

Quais verbos devo usar para objetivos específicos e geral?

– Verbos de conhecimento: apontar, definir, enunciar, inscrever, marcar, relatar – Verbos de compreensão: descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, identificar – Verbos de aplicação: aplicar, demonstrar, dramatizar, ilustrar, praticar, traçar – Verbos de análise: analisar, calcular, classificar, debater, diferenciar, examinar – Verbos de síntese: articular, compor, criar, dirigir, reunir, organizar, propor, esquematizar

– Verbos de avaliação: avaliar, eliminar, escolher, julgar, ordenar, selecionar, validar, valorizar