Como doar sangue pela primeira vez

Acitretina: aguarde três anos após o término do tratamento

Analgésico (ex: dipirona, paracetamol, etc.): não impede a doação, a menos que a doença de base impeça.

Anorexígeno (ex: femproporex, anfepramona, sibutramina): aguarde sete dias após o fim do tratamento.

Ansiolítico ou sonífero (ex: benzodiazepínicos, como Lorax, Olcadil, Rivotril, Valium): não impede a doação, exceto se a dose for elevada.

Antiácido (ex: ranitina, omeprazol, pantoprazol, etc.): não impede a doação, a menos que a doença de base impeça.

Antiagregante plaquetário (ex: clopidogrel, ticlopidina, etc.): depende da doença para a qual foi indicado. Caso a doença de base não impeça a doação, aguarde 14 dias após o fim do tratamento.

Antiarrítmico (ex: amiodarona): impede a doação enquanto estiver em uso.

Antiasmático (ex: salbutamol, terbutalina, formoterol, salmeterol, Atrovent, Berotec, etc.): aguarde sete dias após o fim do tratamento. Atenção! Pessoas com asma leve só podem doar se tiverem menos de uma crise por trimestre e sem necessidade de uso regular de medicamento.

Antibiótico (ex: amoxicilina, clavulin, cefaclor, cefazolina, ciprofloxacina, levofloxacina, etc.): aguarde 15 dias após o fim do tratamento e fim dos sintomas.

Anticoagulante (ex: heparina, varfarina, etc.): depende da doença para a qual foi indicado. Caso a doença de base não impeça a doação, aguarde 10 dias após o fim do tratamento.

Anticolesterolinêmico (ex: fibratos, estatinas como sinvastatina, rosuvastatina, etc.): não impede a doação a menos que esteja sendo usado para hipercolesterolemia familiar.

Anticoncepcional: não impede a doação.

Anticonvulsivante (ex: Gardenal, Hidantal, Tagretol, Depakene, carbamazebina, valproato, etc.): impede a doação enquanto estiver em uso. Aguarde sete dias após o fim do tratamento. Atenção! Pessoas com histórico de convulsões só podem doar sangue após três anos sem crises e sem medicamentos.

Antidepressivo (ex: fluoxetina, sertralina, amitriptilina, Donaren, venlafaxina, etc.): não impede a doação.

Antidiarreico (ex: loperamida, Imosec, etc.): depende da doença para a qual foi indicado.

Antiemético (ex: metoclopramida, Plasil, Dramin, etc.): depende da doença para a qual foi indicado.

Antienxaqueca (ex: Topiramato, etc): aguarde 48h após o fim do tratamento.

Antifúngico (ex: fluconazol, cetoconazol, etc.): aguarde sete dias após o fim do tratamento.

Antifúngico tópico (ex: pomada de isoconazol, cetoconazol, etc.): não impede a doação a menos que a doença de base impeça, ou se a região afetada for próxima à área de punção venosa (dobra do braço).

Anti-hipertensivo de ação central, beta ou alfabloqueador (ex: metildopa, clonidina, reserpina, propanolol, atenolol, caverdilol, Prazosina, etc.): impede a doação por 48h após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Anti-hipertensivo inibidor de enzima conversora de angiotensina; antagonista de angiotensina; bloqueador de canais de cálcio (ex: captopril, enalapril, anlodipino, candesartan, olmesartan, losartana, nifedipina, anlodipina, etc.): não impede a doação.

Anti-hipertensivo vasodilatador (ex: hidralazina, minoxidil, etc.): impede a doação por cinco dias após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Anti-histamínico (ex: loratadina, dexclorfeniramina, Fenergan, etc.): aguarde pelo menos sete dias após o fim do tratamento e o fim dos sintomas.

Anti-inflamatório (ex: AAS, Cataflan, cetoprofeno, ibuprofeno, Melhoral, meloxicam, nimesulida, piroxicam): não impedem a doação de sangue total, mas impede a doação de plaquetas por aférese.

Antipsicótico (ex: haloperidol, clorpromazina, quetiapina, etc.): impede a doação por sete dias após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Carbonato de lítio: impede a doação por sete dias após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Cigarro: aguarde duas horas após o uso.

Corticosteróide (dexametasona, prednisona, etc.): depende da doença para a qual foi indicado. Caso a doença de base não impeça a doação, aguarde 48h após o fim do tratamento.

Corticosteróide tópico (pomadas): depende da doença para o qual foi indicado.

Danazol: aguarde seis meses após o fim do tratamento.

Droga ilícita (ex: LSD, ectasy, cocaína, etc.): impede a doação por 12 meses após suspensão do uso.

Droga ilícita injetável: impede a doação de sangue em definitivo.

Dutasterida: aguarde seis meses após o término do tratamento.

Etretionato: impede a doação de sangue em definitivo.

Finasterida (Proscar): aguarde um mês após o término do tratamento.

Fitoterápico e homeopatia: impede a doação por 24h após o uso.

Hipoglicemiante oral (ex: metformin, Glifage, glicazida, Invokana, Jardiance, Fortiga) ou injetável (ex: Byetta, Bydureon, liraglutida, lixisenatido, saxagliptina): não impede a doação.

Hormônio do crescimento hipofisário humano (não recombinante): impede a doação de sangue em definitivo.

Homeopatia: impede a doação por 24h após o uso.

Hormônio do crescimento recombinante (ex: Genotropin, Homotrop, Norditropin, Saizen, Somatrop): não impede a doação.

Hormônio feminino (estrogênio): não impede a doação.

Imunobiológico (ex: teriflunomida, metrotexato, infliximab, etc.): impede a doação de sangue em definitivo.

Insulina: impede a doação de sangue em definitivo pela doença de base.

Isotretinoína (Roacutan): aguarde um mês após o término do tratamento.

Maconha: aguarde 12 horas após o uso.

Minoxidil tópico para tratamento de alopecia: não impede a doação,

Opióide (ex: morfina, tramadol, Tylex, Dolantina, metadona): depende da doença para a qual foi indicado.

Narguilé: aguarde 12 horas após o uso.

Ritalina, Venvanse: impede a doação por quatro dias após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Sonífero (ex: benzodiazepínicos, como Lorax, Olcadil, Rivotril, Valium): não impede a doação, exceto se a dose for elevada.

Termogênico: impede a doação por 48h após o uso.

Testosterona: aguarde seis meses após o fim do tratamento.

Venvanse: impede a doação por quatro dias após o uso. Não suspenda medicamentos de uso contínuo sem orientação médica, pode haver riscos para sua saúde.

Vermicida (ex: albendazol, Anita, mebendazol, etc.): aguarde sete dias após o fim do tratamento.

Você sabia que, em geral, uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas1? E o que não falta é gente precisando dessas contribuições: por ano, são realizadas no mundo cerca de 234 milhões de cirurgias2 de grande porte, que podem envolver transfusões de sangue. Além dos casos em que o sangue é utilizado integralmente, o material coletado também pode ser separado e receber diferentes aplicações: as plaquetas são usadas em tratamentos contra o câncer e o plasma auxilia na recuperação de pacientes que sofreram queimaduras, por exemplo.

Se você tem alguma dúvida sobre como doar sangue, confira nossas 10 dicas para uma doação segura. Antes de lê-las, porém, é preciso saber que, para doar, a pessoa precisa pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e hidratado3, além de outros pré-requisitos do Ministério da Saúde. Normalmente, são retirados 450 ml de cada doador, num processo seguro e relativamente indolor (há apenas aquela picadinha da agulha). Essa quantidade de sangue é rapidamente recuperada pelo organismo: o plasma é reposto em 24 horas e as hemácias, de quatro a seis semanas. Com algumas medidas simples e cuidados na alimentação, você garante que seu sangue atenda aos requisitos dos órgãos de saúde e ajuda seu corpo na tarefa de reposição.

Antes de doar sangue

1. Tenha uma boa noite de sono
É importante estar bem-disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no dia anterior.

2. Alimente-se bem
Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado, e frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

3. Evite comidas gordurosas
A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele acabará descartado. Para que isso não ocorra, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.3

4. Beba líquidos
Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

5. Seja sincero
Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.

Depois de doar sangue

1. Não tenha pressa
Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.4

2. Reabasteça seu corpo
Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

3. Não fume
Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

4. Evite bebidas alcoólicas
O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

5. Pegue leve
Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!

Referências

1Governo do Brasil https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/11/salve-vidas-torne-se-doador-de-sangue-regular
2Biblioteca Virtual em Saúde http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_cirurgias_seguras_guia.pdf
3Fundação Pró-Sangue http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
4Banco de Sangue de São Paulo http://www.bssp.com.br/orientacoes