Onde a fé e comparada ao grão de mostarda

Por Pr Alex Oliveira

Há algum tempo atrás li no blog Mulheres Sábias, da Rô, um artigo sobre a exegese errada de determinada passagem bíblica. Existem algumas interpretações equivocadas das sagradas escrituras; e algumas delas se tornam históricas. Tal é a situação da “fé do tamanho do grão de mostarda”.

O que direi a seguir, é baseado nas palavras do Pr Luciano Subirá (benção de Deus).

Comecemos por ler alguns textos. Mateus 17.20 diz: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

Outra passagem bíblica semelhante à anterior, Lucas 17.6 “E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te daqui; e planta-te no mar; e ela vos obedeceria”.

Pois bem… O que é dito no senso comum? É que, se tivermos uma Fé do tamanho do grão de mostarda, poderíamos realizar o impossível. Está correto isto? Não!

Não porque, primeiro: Não é bem isto que o texto diz; e você sabe: uma vírgula ou palavra mal colocada pode mudar o sentido do texto ou da frase. O que o texto diz é: “Se tiverdes fé COMO…”. Este COMO faz toda a diferença!! Quando eu falo que temos que ter “Fé do tamanho”; eu estou afirmando; ou seja, deve ser assim! Já quando eu digo que temos que ter “Fé igual”; eu estou dando uma margem para interpretação maior que a anterior. Porém, quando eu digo, e, o texto bíblico diz, que temos que ter “Fé COMO”; estou dizendo que a nossa FÉ tem que ser comparada ao grão de mostarda.

A grande questão é: O que acontece com o grão de mostarda? Graças ao Senhor, a própria bíblia responde.

Antes de irmos ao texto elucidativo, tracemos junto um raciocínio. Releia o texto de Mateus 17.20. E eu lhe pergunto, qual foi uma das coisas que o Senhor Jesus mais criticou nos seus DISCÍPULOS? Não foi justamente a falta ou a pequena, magra, fraca fé deles?

E faço outra pergunta: Se Jesus quisesse dizer, como diz o dito popular, que o importante é ter uma fé do tamanho de um grão de mostarda (Pequena); porque cargas d’águas ele tanto criticou os discípulos por terem uma fé pequena?

Portanto, Ele não quis dizer o que dizem por aí que Ele disse (rs!). O apóstolo Paulo em quase todas as suas epístolas manifestou a oração e o desejo de que a Fé dos cristãos/discípulos crescesse e fosse firme. (Cf. Cl 2.15; Hb 10.22; 1 Co 16.13; Cl 1.23; Rm 10.17; Rm 4.20). Pedro também. (1 Pe 5.9).

Por fim, mais uma pergunta: Se, nós cristãos, andamos  e vivemos pela fé; como podemos e precisamos ter uma fé pequena somente, visto que a Fé é imprescindível para a sobrevivência de todo cristão? (2 Co 5.7; Romanos 1.17). O homem de pouca fé é comparado por Jesus àquele que duvida (Mateus 14.31).  E aquele que dúvida é como as ondas do mar, como Tiago diz: Levado de um canto a outro!! Não tem firmeza, não tem, ou tem pouca intimidade com Deus e com sua palavra.

Se ainda assim não se deu por convencido; deixemos, então, a própria bíblia falar mais claramente; Leia Lucas 17.5. Os discípulos aproximam-se do Mestre Jesus e lhe pedem: “Acrescenta-nos a Fé”; E Jesus lhes responde (versus 6): “Se tivésseis fé como um grão de mostarda…”. Jesus deus a dica: Vejam o que acontece com o grão de mostarda – assim deve ser a fé de vocês!

Voltemos, então, a grande questão: O que acontece a esse grão? A resposta está em Lucas mesmo, cap. 13.18,19: “É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu”.

Sem entrar muito no mérito da questão: Do que são essas aves; A questão é que, embora seja a menor de todas as sementes (Marcos 4.31), o grão de mostarda (a Fé) quando plantado em nossos corações deve crescer, crescer e crescer até se tornar uma Fé madura, fruto da intimidade com Deus, em Cristo Jesus. A questão não é tanto a fé grande e estática! Nem tampouco uma fé que Crê cegamente em si mesma, ou que “determina” tudo; mas, uma Fé que, como eu disse, cresce em intimidade com Deus e com sua palavra ; é uma Fé que cresce mesmo ninguém dando nada por ela; mesmo em meio as dificuldades. E tem mais, a Fé madura sabe que ela é submissa a SOBERANIA de Deus.

Se você reparar na trajetoria dos discípulos/apóstolos, você poderá traçar o ANTES  e o DEPOIS, ou seja o divisor de águas na vida deles. E verás que a fé deles amadureceu com o tempo e com as experiências que foram tendo ao longo da caminhada. O maior exemplo é o apóstolo Pedro.    

Por fim! A fé que foi alvo de maiores elogios foi a fé de estrangeiros, como a do Centurião Romano ou a Mulher Cananeia. (Mateus Mateus 8.5-10 e 15.28).

Portanto, a Fé que move montanhas, ou seja, que faz o impossível tornar-se possível, é: “A Fé que é como o grão de mostarda”; é a Fé que cresce em intimidade com Deus.

De 0 a 10, qual a nota que você dá para você mesmo na sua dedicação ao estudo da Bíblia? Dê uma nota sincera, hein! Eu posso "adivinhar" que a nota que você deu indica que você poderia estar MUITO MELHOR e crescendo mais do que está hoje, não é? Muitos irmãos têm desistido de um estudo mais aprofundado da Bíblia por falta de tempo ou mesmo por ter muita dificuldade de entender a Bíblia, já que a Bíblia é bem grande (1189 capítulos) e tem textos que exigem muito estudo. Mas existe um grupo de pessoas que NÃO ACEITA uma nota baixa quando o assunto é a Bíblia e que tem se ajuntado para vencer tudo isso e se tornar cada dia mais sábios na Palavra do Senhor! Quer fazer parte desse grupo? Sou professor de Bíblia há 20 anos e posso te ensinar a Bíblia toda, começando de Gênesis, em vídeo-aulas, ai mesmo na sua casa, de seu celular, Tablet ou computador! Vou ainda te ajudar em todas as suas dúvidas, com contato diretamente comigo pelo ZAP, serei seu professor particular de Bíblia! Vamos juntos melhorar sua nota no entendimento da Bíblia hoje mesmo? Acesse o link a seguir sem compromisso! clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Você Pergunta: quando Jesus fala sobre a fé “do tamanho de um grão de mostarda” me confunde um pouco. Ele está falando sobre o tamanho da fé, sobre a existência dela, ou sobre outra coisa? Gostaria de compreender com mais profundidade por que Jesus usou essa comparação e qual o significado dela com maior profundidade.

Caro leitor, Jesus amava usar parábolas, figuras de linguagem, poesia para passar suas mensagens, lições e até repreensões. Hoje vamos analisar juntos a famosa comparação com o grão de mostarda e entender a profundidade a que se refere esse ensino.

Inscreva-se em nosso canal (clique): https://m.youtube.com/andresanchez

(1) Esse ensino de Jesus se dá em meio a um contexto de um ensino sobre perdão. Jesus está falando sobre pessoas que causam escândalos (Lucas 17:1), mas que podem pedir perdão por eles. Mas Jesus não está falando de algo tão simples. Ele cita um caso extremo:

“Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe” (Lucas 17:4).

Imagine receber sete ofensas no mesmo dia? Certamente isso afetaria a capacidade de perdoar, pois isso seria considerado uma grave ofensa e até haveria certa desconfiança de um arrependimento sincero!

Mas Jesus está ensinando aqui que o perdão deve ser uma prática constante em nossa vida! Mesmo em casos mais extremos! Não deveria haver um julgamento do arrependimento, mas uma aceitação dele.

(2) Não era de se admirar que diante desse ensino os discípulos (e certamente cada um de nós) achasse uma tarefa muito complicada perdoar alguém que ofende tanto. É por isso que os discípulos dizem ao Mestre:

“Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé” (Lucas 17:5).

Eles achavam que somente Deus poderia dar-lhes essa capacidade com um tipo de “fé maior”, ou uma “fé gigantesca”, que, naquele momento, não fazia parte de suas vidas. Eles pensavam que não estavam capacitados para praticar o ensino de Jesus. Mas a resposta de Jesus surpreende:

(3) “Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá” (Lucas 17:6).

A resposta de Cristo vai na contramão do que pensavam os apóstolos! O ensino de Jesus mostra que não era necessário a presença de uma “grande fé” (segundo eles pensavam) para perdoar daquela maneira.

Quando ele usa a figura da semente de mostarda está falando de uma das menores sementes que temos na natureza. A comparação indica algo que, apesar de ser visto como pequeno, realiza sua função, produz os efeitos esperados.

No caso, a semente, apesar de parecer insignificante, gerava a planta e frutos (resultado)!

(4) Logo, Jesus está falando da presença da fé verdadeira em suas vidas. Se ela está presente, então, o cenário de obediência a Deus está preparado para que o servo do Senhor faça a vontade Dele!

Nós seres humanos, muitas vezes, damos a desculpa de que não temos as condições de realizar a vontade de Deus, pois falta algo. Aqui, para eles, faltava “mais fé”.

Mas Jesus mostra a Eles que qualquer “tamanho de fé” pode realizar grandes coisas quando essa fé é aquela fé genuína e é colocada no grande Deus e em fazer a Sua vontade (em prática). Esse é o significado de ter uma fé como um grão de mostarda!

(5) Portanto, Jesus, de forma poética, os instiga a pensar em seu relacionamento com Deus! Em outras palavras, Jesus diz mais ou menos o seguinte: “Vocês têm fé no Deus verdadeiro?

Se sim, então, vocês são capazes de cumprir a vontade Dele! Nada mais é preciso do que isso! Esse pensamento de que vocês precisam de uma capacitação maior, sobrenatural, uma ferramenta de grandes proporções, não é correto.

O que vocês precisam é colocar a fé que vocês já têm, e que é suficientemente poderosa para realizar grandes coisas, em prática”!

Você acha isso impressionante? Percebe que está acontecendo diante de nossos olhos? Sim, sinais dos FINAIS DOS TEMPOS acontecendo em nossos dias! É por isso que Deus nos deixou o livro de Apocalipse! Ele quer que conheçamos bem as profecias para nos prepararmos para esses dias! MAS O LIVRO DE APOCALIPSE É BEM COMPLICADO DE ENTENDER, NÃO É MESMO? E se eu te ajudar a entender Apocalipse INTEIRO? A boa notícia é que sou professor de Bíblia há cerca de 20 anos e acabei de lançar um comentário em vídeo-aulas de todos os 404 versículos de Apocalipse, frase por frase, palavra por palavra! Por isso, quero te convidar a conhecer um pouco mais a respeito desse projeto único, onde além de estudar cada verso de Apocalipse, EU ainda vou tirar suas dúvidas pelo ZAP! Quer ver como funciona? QUERO SABER MAIS sobre Apocalipse - Versiculo por Versículo (clique)…