Como é feito a comparação balística

Esse exame (comparação balística) depende da apreensão do projétil que atingiu a vítima e da arma do suspeito para permitir que seja feito outro disparo e, assim, a comparação dos dois projéteis que transitaram... pelo cano da arma.

Quanto tempo fica o resíduo de pólvora na mão?

Diferente da afirmação do delegado, o cientista forense Sergio Hernández afirma que o exame residuográfico é um dos “mais sensíveis” em todo processo pericial e deve ser realizado em até seis horas após o fato em pessoas vivas, segundo o procedimento operacional padrão da perícia criminal.

O que é exame de comparação balística?

O exame que talvez seja o mais importante nesta área é a comparação balística ou confronto balístico, o qual estuda o projetil e estojo envolvidos no crime, procurando esclarecer qual arma realizou os disparos.

O que é o exame residuográfico?

Apesar de não ser 100% confiável, o exame residuográfico procura vestígios de metais, como chumbo e cobre, nas mãos, roupas etc. de uma pessoa. A presença desses resíduos pode indicar o uso recente de uma arma de fogo por parte da pessoa examinada.

Como calcular o lançamento de um projétil?

Para calcular o lançamento oblíquo no sentido vertical, utiliza-se a fórmula da Equação de Torricelli:

  1. v2 = v02 + 2 . a . Δs. Onde, v: velocidade final. ...
  2. H = v02 . sen2θ/2 . g. Onde: ...
  3. S = S0 + V . t. Onde, S: posição. ...
  4. A = v . cosθ . t. Onde, ...
  5. A = v2. sen2θ/g. Veja também: Fórmulas de Física. Exercícios de Vestibular com Gabarito.

Qual a diferença entre lançamento oblíquo e lançamento vertical?

Lançamento Oblíquo: o objeto realiza uma trajetória em forma de parábola e portanto, no sentido vertical e horizontal. Lançamento Vertical: o objeto é lançado no sentido vertical e descreve uma trajetória retilínea.

Como calcular o alcance máximo?

Alcance máximo x t = v0cosθ. t , podemos determinar o alcance a partir do valor da velocidade de lançamento e do ângulo. Sabemos que o tempo de subida ( ts ) é igual ao tempo de queda (tq), logo o tempo total desde o lançamento até a queda é tt = 2. ts.

O que é alcance máximo?

O alcance máximo é a distância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0. A velocidade instantânea é dada pela soma vetorial das velocidades horizontal e vertical, ou seja, .

Como calcular o tempo de uma distância percorrida?

Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km). Por exemplo: Na viagem até São José dos Campos, você percorrerá uma velocidade média de 80 km/h pela rodovia e a distância total de São Paulo é de 100 km.

Tem o intuito de realizar exame em armas de fogo,bem como saber o tipo de munição,conhecido como "bala" e também o efeito que é provocado.Em uma cena de crime é possível descobrir se uma determinada arma ,realmente disparou um específico projétil .Para isso é realizado um teste comparativo ,com o uso de um microscópio eletrônico, que analisa pequenos detalhes ,peculiares, de cada arma, como se fosse uma "impressão digital" da arma, a cada disparo, quando projétil passa pelo é cano é demarcado,riscado em seu sentido longitudinal, assim é possível realizar a comparação(confronto microbalístico). [1][2] Para isso é fundamental importância a preservação do local de uma cena de crime,para que a policia técnica possa coletar provas comoːcapsulas de cartuchos para elucidar o ato criminoso.

Como é feito a comparação balística

Disparo de arma de fogo

Ciência forense

  1. «Laboratório de Balística desvenda os segredos das armas de fogo». Consultado em 1 de setembro de 2016 
  2. Chemello, Emiliano (2007). «Ciência Forense: balística» (PDF). Ciência Forense: balística. Consultado em 28 de setembro de 2016 

  Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teste_de_balística&oldid=46839848"


Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6937

Título: O exame pericial de comparação balística como prova nos crimes com emprego de arma de fogo – um enfoque jurisprudencial
Autor(es): Manenti, Paula Tomé
Orientador(es): Souza, Anamara de
Palavras-chave: Perícia criminal
Prova pericial
Balística forense
Comparação balística
Confronto balístico
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito da Universidade do Extremo Sul Catarinense, como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Direito.
Resumo: A criminalística tem como objetivo precisar fatos importantes na elucidação de crimes, utilizando-se de conhecimentos técnicos e científicos, gerando a prova pericial. Dentre elas, a balística forense é uma das mais esclarecedoras nos crimes com emprego de arma de fogo, tendo em vista o grande número de homicídios no Brasil. O exame que talvez seja o mais importante nesta área é a comparação balística ou confronto balístico, o qual estuda o projetil e estojo envolvidos no crime, procurando esclarecer qual arma realizou os disparos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a indispensabilidade do exame de comparação balística, especialmente no desfecho dos crimes com emprego de arma de fogo. No primeiro capítulo analisa-se a prova com doutrinadores no Processo Penal brasileiro, desde o próprio conceito, bem como, teorias e tipos. Já, no segundo capítulo, passa-se ao estudo da prova pericial especificamente e, neste viés, a balística forense. Por fim, no terceiro capítulo, apresenta-se o exame pericial de comparação balística ou confronto balístico e a indispensabilidade como prova nos crimes com emprego de arma de fogo, passando-se, em seguida, aos entendimentos jurisprudenciais sobre o tema.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/6937
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (DIR)

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

O exame pericial de comparação balística tem o intuito de precisar a conexão entre o cano de uma arma de fogo e um projétil ou estojos por ela expelidos.

O projétil, como elemento principal na identificação das armas de fogo, ao se deslocar pelo interior do cano raiado, recebe as impressões dos cheios e das raias do cano. As pequenas irregularidades das superfícies produzirão microdeformações no projétil, visíveis ao microscópio sob a forma de um fino estriamento.

Essas marcas específicas permitem ao Perito Criminal, com a ajuda do microcomparador balístico, realizar exames e concluir se aquele projétil de arma de fogo foi expelido pela arma suspeita. De posse dos resultados e em cotejo com os demais vestígios recolhidos, o Perito Criminal pode analisar a forma que a arma foi utilizada em uma infração penal.

Como é feito a comparação balística

Como é feito a comparação balística