O que a sociologia estuda e qual sua importancia

É a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

A sociologia é a parte das ciências humanas que estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições. Enquanto o indivíduo na sua singularidade é estudado pela psicologia, a sociologia tem uma base teórico-metodológica voltada para o estudo dos fenômenos sociais, tentando explicá-los e analisando os seres humanos em suas relações de interdependência. Compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia.

Os resultados da pesquisa sociológica não são de interesse apenas de sociólogos(as). Cobrindo todas as áreas do convívio humano — desde as relações na família até a organização das grandes empresas, o papel da política na sociedade ou o comportamento religioso —, a sociologia pode vir a interessar, em diferentes graus de intensidade, a diversas outras áreas do saber. Entretanto, os maiores interessados na produção e sistematização do conhecimento sociológico atualmente são o Estado, normalmente o principal financiador da pesquisa desta disciplina científica, e a sociedade civil organizada (movimentos sociais por exemplo).

Assim como toda ciência, a sociologia pretende explicar a totalidade do seu universo de pesquisa. Ainda que esta tarefa não seja objetivamente alcançável, é tarefa da sociologia transformar as malhas da rede com a qual ela capta a realidade social cada vez mais estreitas. Por essa razão, o conhecimento sociológico, através dos seus conceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compreensão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações sociais e, consequentemente, de si mesmas como seres inevitavelmente sociais.

A sociologia ocupa-se, ao mesmo tempo, das observações do que é repetitivo nas relações sociais para daí formular generalizações teóricas; e também se interessa por eventos únicos sujeitos à inferência sociológica (como, por exemplo, o surgimento do capitalismo ou a gênese do Estado Moderno), procurando explicá-los no seu significado e importância singulares).

A sociologia surgiu como uma disciplina a partir de fins do século XVIII, na forma de resposta acadêmica para um desafio de modernidade: se o mundo está ficando mais integrado, a experiência de pessoas do mundo é crescentemente atomizada e dispersada. Sociólogos não só esperavam entender o que unia os grupos sociais, mas também desenvolver um "antídoto" para a desintegração social.

Hoje os sociólogos pesquisam macroestruturas inerentes à organização da sociedade, como raça ou etnicidade, classe e gênero, além de instituições como a família; processos sociais que representam divergência, ou desarranjos, nestas estruturas, inclusive crime e divórcio; e microprocessos como relações interpessoais.

A sociologia pesquisa também as estruturas de força e de poder do Estado e de seus membros, e a forma como o poder se estrutura através de microrrelações de forças. Um dos aspectos que tem sido alvo dos estudos da sociologia, e também da antropologia, é a forma como os indivíduos constituintes da sociedade podem ser manipulados para a manutenção da ordem social e do monopólio da força física legitimada.[1]

Sociólogos fazem uso frequente de técnicas quantitativas de pesquisa social (como a estatística) para descrever padrões generalizados nas relações sociais. Isto ajuda a desenvolver modelos que possam entender mudanças sociais e como os indivíduos responderão a essas mudanças. Em alguns campos de estudo da sociologia, as técnicas qualitativas — como entrevistas dirigidas, discussões em grupo e métodos etnográficos — permitem um melhor entendimento dos processos sociais de acordo com o objetivo explicativo.

Os cursos de técnicas quantitativas/qualitativas servem, normalmente, a objetivos explicativos distintos ou dependem da natureza do objeto explicado por certa pesquisa sociológica: o uso das técnicas quantitativas é associado às pesquisas macrossociológicas; as qualitativas, às pesquisas microssociológicas. Entretanto, o uso de ambas as técnicas de coleta de dados pode ser complementar, uma vez que os estudos microssociológicos podem estar associados ou ajudarem no melhor entendimento de problemas macrossociológicos.

SOCIOLOGIA Por: Redação | Categoria: Educação | 03-05-2019 16:31 | 58357

O que a sociologia estuda e qual sua importancia

O que a sociologia estuda e qual sua importancia
Foto: Reprodução

Por Carlinhos Rodrigues

Em todas as épocas e épocas humanas, desde que espécies eretas e inquietas surgiram no planeta, os homens têm vivido com outros de sua espécie em algo chamado sociedades. Antes do surgimento da sociologia, o estudo da sociedade era realizado de maneira não científica e a sociedade nunca fora a preocupação central de qualquer ciência. É através do estudo da sociologia que o estudo verdadeiramente científico da sociedade tem sido possível. Só a sociologia estuda as relações sociais, a própria sociedade. A sociologia está interessada nas relações sociais não porque sejam econômicas ou políticas ou religiosas ou legais, mas porque são ao mesmo tempo sociais. A sociologia estuda como as relações se combinam, como elas constroem sistemas menores ou maiores e como elas respondem a mudanças e necessidades ou demandas em mudança. Portanto, o estudo da sociologia é essencialmente analítico.

A sociologia, por causa de sua influência em muitos dos problemas do mundo atual, assumiu uma importância tão grande que é considerada a melhor abordagem para todas as ciências sociais. Giddings apontou corretamente: “A sociologia nos diz como nos tornar o que queremos ser”.

A sociologia estuda a sociedade de maneira científica
Antes do surgimento da sociologia, não havia tentativa sistemática e científica de estudar a sociedade humana com todas as suas complexidades. A sociologia tornou possível estudar a sociedade de maneira científica. Esse conhecimento científico sobre a sociedade humana é necessário para se obter progresso em vários campos.

Sociologia lança mais luz sobre a natureza social do homem
A sociologia mergulha profundamente na natureza social do homem. Ela nos diz por que o homem é um animal social, por que ele vive em um grupo, comunidades e sociedades. Examina a relação entre indivíduo e sociedade, o impacto da sociedade no homem e outros assuntos.

Sociologia aumenta o poder da ação social
A ciência da sociedade ajuda o indivíduo a compreender a si mesmo, suas capacidades, talentos e limitações. Isso permite que ele se ajuste ao ambiente. O conhecimento da sociedade, grupos sociais, instituições sociais, associações, suas funções etc. nos ajuda a levar uma vida social efetiva.

Sociologia estuda o papel das instituições no desenvolvimento dos indivíduos
É através da sociologia que o estudo científico das grandes instituições sociais e a relação do indivíduo com cada um estão sendo feitas. O lar e a família, a escola e a educação, a igreja e a religião, o estado e o governo, a indústria e o trabalho, a comunidade e a associação, são instituições por meio das quais a sociedade funciona. A sociologia estuda essas instituições e seu papel no desenvolvimento do indivíduo e sugere medidas adequadas para fortalecê-las, a fim de capacitá-las a servir melhor ao indivíduo.

O estudo da sociologia é indispensável para a compreensão e planejamento da sociedade
A sociedade é um fenômeno complexo com uma infinidade de complexidades. É impossível entender e resolver seus numerosos problemas sem apoio da sociologia. É justamente dito que não podemos entender e consertar a sociedade sem qualquer conhecimento de seu mecanismo e construção. Sem a investigação realizada pela sociologia, nenhum planejamento social efetivo seria possível. Ajuda-nos a determinar os meios mais eficientes para alcançar as metas acordadas. Uma certa quantidade de conhecimento sobre a sociedade é necessária antes que qualquer política social possa ser realizada.

A sociologia é de grande importância na solução de problemas sociais
O mundo atual está sofrendo de muitos problemas que podem ser resolvidos através do estudo científico da sociedade. É tarefa da sociologia estudar os problemas sociais através dos métodos de pesquisa científica e descobrir soluções para eles. O estudo científico das questões humanas fornecerá, em última análise, o conjunto de conhecimentos e princípios que nos permitirão controlar as condições da vida social e melhorá-las.

A sociologia chamou nossa atenção para o valor intrínseco e a dignidade do homem
A sociologia tem sido fundamental para mudar nossa atitude em relação aos seres humanos. Em uma sociedade especializada, somos todos limitados quanto à quantidade de toda a organização e cultura que podemos experimentar diretamente. Nós dificilmente podemos conhecer as pessoas de outras áreas intimamente. Para ter uma visão e apreciação dos motivos pelos quais os outros vivem e as condições sob as quais eles existem, o conhecimento da sociologia é essencial.

A sociologia mudou nossa perspectiva em relação aos problemas do crime
É através do estudo da sociologia que toda a nossa visão sobre vários aspectos do crime mudou. Os criminosos são agora tratados como seres humanos que sofrem de deficiências mentais e esforços são feitos para reabilitá-los como membros úteis da sociedade.

A sociologia tem feito grande contribuição para enriquecer a cultura humana
A cultura humana tornou-se mais rica pela contribuição da sociologia. O fenômeno social é agora entendido à luz do conhecimento científico e da investigação. De acordo com Lowie, a maioria de nós nutre a ilusão confortável de que nosso modo de fazer as coisas é o único sensato, se não apenas possível. A sociologia nos deu treinamento para ter uma abordagem racional de questões sobre si mesmo, a religião, os costumes, a moral e as instituições. Além disso, nos ensinou a sermos objetivos, críticos e desapaixonados. Permite ao homem ter uma melhor compreensão de si mesmo e dos outros. Pelo estudo comparativo de sociedades e grupos que não a sua existência, sua vida se torna mais rica e completa do que seria de outra forma. A sociologia também impressiona a necessidade de superar estreitos preconceitos pessoais, ambições e ódio de classe.

A sociologia é de grande importância na solução de problemas internacionais
O progresso feito pelas ciências físicas aproximou as nações do mundo umas às outras. Mas no campo social o mundo foi deixado para trás pelo progresso revolucionário da ciência. O mundo está dividido politicamente, causando estresse e conflitos. Os homens não conseguiram trazer a paz. A sociologia pode nos ajudar a entender as causas e tensões subjacentes.

O valor da sociologia reside no fato de que nos mantém atualizados em situações modernas
Contribui para tornar bons cidadãos e encontrar soluções para os problemas da comunidade. Acrescenta ao conhecimento da sociedade. Ajuda o indivíduo a encontrar sua relação com a sociedade. O estudo dos fenômenos sociais e das formas e meios de promover o que Giddens chama de adequação social é uma das necessidades mais urgentes da sociedade moderna. A sociologia tem um forte apelo a todos os tipos de mente através de sua influência direta em muitos dos problemas iniciais do mundo atual.

O estudo da sociedade ajudou os governos a promover o bem-estar das comunidades tribais e marginalizadas
As comunidades tribais e marginalizadas enfrentam muitos problemas socioeconô-micos e culturais. Estudos conduzidos por sociólogos e antropólogos sobre sociedades e problemas tribais ajudaram os governos a empreender medidas e programas de bem-estar social para fins de bem-estar social.