Como a ciencia estuda a natureza

As ciências naturais abarcam todas as disciplinas científicas que se dedicam ao estudo da natureza. Tratam dos aspectos físicos da realidade, ao contrário das ciências sociais, que estudam os fatores humanos.

Pode-se mencionar cinco grandes ciências naturais: a biologia, a física, a química, a geologia e a astronomia. A biologia estuda a origem, a evolução e as propriedades dos seres vivos. Posto isto, encarrega-se dos fenômenos associados aos organismos vivos. A medicina, a zoologia e a botânica fazem parte da biologia.

A biologia é a ciência que é composta por áreas que tem o objetivo de estudar os campos específicos da vida. E dela ainda há algumas ramificações, dentre as quais: a bioquímica, a ecologia e também a biologia molecular, conhecidas como subdisciplinas da biologia.

A física é a ciência natural que se centra nas propriedades e nas interações da matéria, na energia, no espaço e no tempo. Os componentes fundamentais do universo enquadram-se no seu campo de ação. A química, em contrapartida, enfoca-se na matéria: a sua composição, a sua estrutura, as suas propriedades e as alterações que esta sofre perante diferentes tipos de reações.

A geologia analisa o interior do globo terrestre (matéria, alterações, estruturas, etc.). A hidrologia, a meteorologia e a oceanografia são ciências que podem ser incluídas na geologia.

A astronomia, por sua vez, é a ciência dos corpos celestes. Os astrônomos estudam os planetas, as estrelas, os satélites e todos os corpos e fenômenos que se encontram mais além da fronteira terrestre.

Diferente das ciências naturais, os objetos de estudo das ciências humanas possuem intervenção do ser humano, tendo como foco as disciplinas que tem como objetivo o que compreende a produção do ser humano. A antropologia, a filosofia, a sociologia, entre outros, são campos de estudo que fazem parte das ciências humanas.

Fazendo um comparativo entre as ciências naturais e as ciências exatas, as exatas preocupam-se com os resultados no tocante ao quantitativo, tendo como base hipóteses, cálculos e fórmulas, elementos que podem comprovar algo por meio de demonstrações.

Por vezes, podemos encontrar o termo “ciências duras” ou “ciências moles” dentro da área das ciências naturais. Sendo que ciências duras dizem respeito aos subcampos que necessitam de dados experimentais e que podem ser quantificados, garantindo a precisão. Em contrapartida, as ciências moles tratam de definir os subcampos dentro das ciências naturais que necessitem de dados qualitativos.

Foi a partir do século XIX que a área da ciência recebeu maior relevância por parte dos profissionais e também das instituições. E isso contribuiu também para que surgisse o termo de “ciências naturais”.

Por fim, pode-se dizer que as ciências naturais estão relacionadas com tudo aquilo que a natureza oferece. O ser humano, enquanto corpo físico, é estudado pela biologia; no entanto, a sua dimensão social faz parte das ciências sociais (como a sociologia, por exemplo).

Quem se forma em ciências naturais poderá atuar ministrando aulas das disciplinas de meio ambiente e ciências, bem como poderá também realizar palestras sobre conscientização ambiental e também poderá atuar em ONGs, por exemplo.

Citação

Equipe editorial de Conceito.de. (5 de Fevereiro de 2012). Conceito de ciências naturais. Conceito.de. https://conceito.de/ciencias-naturais

Escrito por EAD CESMAC | Jun 21, 2021 3:00:00 AM

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias é uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

O Enem é diferente dos exames tradicionais, pois buscará verificar se você é capaz de aplicar a teoria na prática. Ou seja, relacionar o conteúdo visto em aula com situações do cotidiano.

Por exemplo, produção de alimentos, medicamentos, desequilíbrio ambiental e saneamento básico são questões pertinentes às Ciências da Natureza.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre a área

Neste artigo, você vai conferir:

A ciências da natureza engloba quais disciplinas?
Como funciona a prova de Ciências da Natureza do Enem?
Guia de conteúdo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências da Natureza: competências para o Enem
Exemplo de questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

A ciências da natureza engloba quais disciplinas?

A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias engloba três disciplinas:
  1. Biologia;
  2. Física;
  3. Química;

Em suma, a Ciências da Natureza estuda objetos, substâncias, espécies, sistemas, fenômenos e processos.

Como funciona a prova de Ciências da Natureza do Enem?

A prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem contempla 45 questões objetivas de múltipla escolha, valendo um total de 1000 pontos.

Geralmente, a prova de Ciências da Natureza é aplicada no segundo dia de Enem, juntamente com a prova de Matemática e suas Tecnologias, que também contempla 45 questões.

O tempo de duração da prova é de quatro horas e meia.

A prova do Enem é aplicada em dois domingos consecutivos e segue a seguinte ordem:

Primeiro dia

45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias;45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;Redação entre 7 e 30 linhas;

Tempo de duração da prova: cinco horas e trinta minutos.

Segundo dia

45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;45 questões de Matemática e suas Tecnologias;

Tempo de duração da prova: quatro horas e meia.

Guia de conteúdo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Em sua Matriz de Referência, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela aplicação do Enem, cita os conteúdos que são considerados que podem “cair” no Enem na chamada Matriz de Referência. 

🌱  BIOLOGIA
  • Moléculas, células e tecidos;
  • Hereditariedade e diversidade da vida;
  • Identidade dos seres vivos;
  • Ecologia e ciências ambientais;
  • Origem e evolução da vida;
  • Qualidade de vida das populações humanas;

🌠 FÍSICA

  • Conhecimentos básicos e fundamentais sobre a disciplina;
  • Noções de ordem de grandeza;
  • Notação Científica;
  • Sistema Internacional de Unidades;
  • O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração;
  • Energia, trabalho e potência;
  • A Mecânica e o funcionamento do Universo;
  • Fenômenos Elétricos e Magnéticos;
  • Oscilações, ondas, óptica e radiação;
  • O calor e os fenômenos térmicos.

🧪 QUÍMICA

  • Transformações Químicas;
  • Representação das transformações químicas - Fórmulas químicas;
  • Balanceamento de equações químicas;
  • Materiais, suas propriedades e usos;
  • Água;
  • Ácidos, Bases, Sais e Óxidos: definição, classificação, propriedades, formulação e nomenclatura;
  • Transformações Químicas e Energia;
  • Dinâmica das Transformações Químicas;
  • Transformação Química e Equilíbrio;
  • Compostos de Carbono;
  • Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente (Química no cotidiano. Química na agricultura e na saúde. Química nos alimentos. Química e ambiente);
  • Energias Químicas no Cotidiano (Petróleo, gás natural e carvão. Madeira e hulha. Biomassa. Biocombustíveis).

Ciências da Natureza: competências para o Enem

Como falamos na introdução, a prova do Enem tem como objetivo estimular que o candidato relacione o conteúdo aprendido em sala de aula com situações do cotidiano. Assim, são esperadas algumas competências dos candidatos na realização das provas.

Confira as competências ligadas à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Competência de área 1 – Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elasassociadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade.

Competência de área 2 – Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas

às ciências naturais em diferentes contextos.

Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou

conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.

Competência de área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Competência de área 5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Competência de área 6 – Apropriar-se de conhecimentos da física para, em

situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

Competência de área 7 – Apropriar-se de conhecimentos da química para, em

situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas;

Competência de área 8 – Apropriar-se de conhecimentos da biologia para, em


situações problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico tecnológicas.

Exemplo de questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Para você observar como funciona a prova do Enem de Ciências da Natureza e suas Tecnologias , vamos trazer algumas questões da edição de 2020.

2º Dia - Caderno 8 – Rosa – Aplicação Regular

👉 BIOLOGIA

(Questão 104) Instituições acadêmicas e de pesquisa no mundo estão inserindo genes em genomas de plantas que possam codificar produtos de interesse farmacológico. No Brasil, está sendo desenvolvida uma variedade de soja com um viricida ou microbicida capaz de prevenir a contaminação pelo vírus causador da aids. Essa leguminosa está sendo induzida a produzir a enzima cianovirina-N, que tem eficiência comprovada contra o vírus. (OLIVEIRA, M. Remédio na planta. Pesquisa Fapesp, n. 206, abr. 2013.)

A técnica para gerar essa leguminosa é um exemplo de:

a) hibridismo.b) transgenia.c) conjugação.d) terapia gênica.

e) melhoramento genético.

CONFERIR RESPOSTA letra B

👉 FÍSICA

(Questão 102) Nos desenhos animados, com frequência se vê um personagem correndo na direção de um abismo, mas, ao invés de cair, ele continua andando no vazio e só quando percebe que não há nada sob seus pés é que ele para de andar e cai verticalmente. No entanto, para observar uma trajetória de queda num experimento real, pode-se lançar uma bolinha, com velocidade constante (V0), sobre a superfície de uma mesa e verificar o seu movimento de queda até o chão.

Qual figura melhor representa a trajetória de queda da bolinha?

CONFERIR RESPOSTA letra D

👉 QUÍMICA

(QUESTÃO 106) 

O crescimento da frota de veículos em circulação no mundo tem levado à busca e desenvolvimento de tecnologias que permitam minimizar emissões de poluentes atmosféricos. O uso de veículos elétricos é uma das propostas mais propagandeadas por serem de emissão zero. Podemos comparar a emissão de carbono na forma de CO2 (massa molar igual a 44 g mol–1) para os dois tipos de carros (a combustão e elétrico). Considere que os veículos tradicionais a combustão, movidos a etanol (massa molar igual a 46 g mol–1), emitem uma média de 2,6 mol de CO2 por quilômetro rodado, e os elétricos emitem o equivalente a 0,45 mol de CO2 por quilômetro rodado (considerando as emissões na geração e transmissão da eletricidade). A reação e combustão do etanol pode ser representada pela equação química:

C2H5OH (l) + 3 O2 (g) → 2 CO2 (g) + 3 H2O (g)

Foram analisadas as emissões de CO2 envolvidas em dois veículos, um movido a etanol e outro elétrico, em um mesmo trajeto de 1 000 km. (CHIARADIA, C. A. Estudo da viabilidade da implantação de frotas de veículos elétricos e híbridos elétricos no atual cenário econômico, político, energético e ambiental brasileiro. Guaratinguetá: Unesp, 2015 (adaptado).