Loading Preview Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Aqui estão diversas questões nas quais são utilizados textos de Hannah Arendt, reforçando a importância de estudá-la.
a) o poder b) a administração c) a liberdade d) a igualdade e) o bem Resposta: c 2. (SEDUC-RJ/2013) Hannah Arendt, em “A Condição Humana”, aponta que os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas enquanto homens, são: a) ação e discurso b) arte e linguagem c) liberdade e expressão d) trabalho e discurso e) ação e liberdade Resposta: a 3. (SEDF/2017)
Considerando o que diz Hannah Arendt nesse texto, assim como a filosofia política contemporânea, julgue os próximos item: Nas sociedades democráticas, o papel do Estado é extinguir os conflitos para construir uma sociedade igualitária. a) certo b) errado No mundo contemporâneo, o trabalho, se não atende aos esquemas de exploração, rompe com os determinismos que podem ser visualizados nas leis naturais. a) certo b) errado O neoliberalismo, em sua estrutura, guia-se pelas regras do livre mercado, pelo estado minimalista e pela abolição de reservas de mercado. a) certo b) errado Em uma perspectiva ideológica, o liberalismo entende a democracia como regime político que se utiliza da lei e da ordem para garantir os interesses e as liberdades individuais. a) certo b) errado Resposta: errado – certo – certo – certo 4. (POLITEC-MT/2017) De acordo com a filósofa Hannah Arendt, o totalitarismo é uma forma de governo essencialmente diferente de outras formas de opressão política conhecidas, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Considerando as características e as expressões históricas do totalitarismo no século XX, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O totalitarismo procura reforçar a distinção entre esfera pública e esfera privada. b) Nazismo e stalinismo são dois exemplos históricos de regimes totalitários. c) A propaganda é um meio importante para a difusão da ideologia oficial nos governos totalitários. d) terror é um princípio fundamental da ação política totalitária. Resposta: a 5. (COPASA/2014) Um tema contemporâneo que faz parte das nossas reflexões é a cidade como espaço cívico. Segundo Otília Arantes (1993), a principal inspiração de revalorização da vida pública vem de Hannah Arendt que foi buscar na polis grega o modelo a partir do qual é possível julgar as transformações modernas da esfera pública. A transição do antigo para o moderno desfez essa distribuição harmoniosa das funções sociais, alargando indefinidamente o território privado conforme se implantava a propriedade burguesa. Essa prática não só debilitou como propiciou o declínio do caráter público da liberdade. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA que Hannah Arendt dá para o “privado”: Questão 1 Hannah Arendt, em “A Condição Humana”, aponta que os modos pelos quais os seres humanos se manifestam uns aos outros, não como meros objetos físicos, mas enquanto homens, são: ação e discurso. Resposta certa! arte e linguagem. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. liberdade e expressão. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. trabalho e discurso. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. ação e liberdade. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 2 TEXTO I ARISTÓTELES. A política. São Paulo: Martins Fontes, 2002. TEXTO II ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense, 1995. Associados a contextos históricos distintos, os fragmentos convergem para uma particularidade do ser humano, caracterizada por uma condição naturalmente propensa à: articulação coletiva. Resposta certa! atividade contemplativa. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. produção econômica. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. criação artística. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. crença religiosa. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 3 Essa atmosfera de loucura e irrealidade, criada pela aparente ausência de propósitos, é a verdadeira cortina de ferro que esconde dos olhos do mundo todas as formas de campos de concentração. Vistos de fora, os campos e o que neles acontece só podem ser descritos com imagens extraterrenas, como se a vida fosse neles separada das finalidades deste mundo. Mais que o arame farpado, é a irrealidade dos detentos que ele confina que provoca uma crueldade tão incrível que termina levando à aceitação do extermínio como solução perfeitamente normal. ARENDT, H. Origens do totalitarismo. São Paulo: Cia. das Letras, 1989 (adaptado). A partir da análise da autora, no encontro das temporalidades históricas, evidencia-se uma crítica à naturalização do(a) segregação humana, que fundamenta os projetos biopolíticos. Resposta certa! ideário nacional, que legitima as desigualdades sociais Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. alienação ideológica, que justifica as ações individuais. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. cosmologia religiosa, que sustenta as tradições hierárquicas. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. enquadramento cultural, que favorece os comportamentos punitivos. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 4 De acordo com a filósofa Hannah Arendt, o totalitarismo é uma forma de governo essencialmente diferente de outras formas de opressão política conhecidas, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Considerando as características e as expressões históricas do totalitarismo no século XX, assinale a afirmativa INCORRETA. O totalitarismo procura reforçar a distinção entre esfera pública e esfera privada. Resposta certa! Nazismo e stalinismo são dois exemplos históricos de regimes totalitários. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A propaganda é um meio importante para a difusão da ideologia oficial nos governos totalitários. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Terror é um princípio fundamental da ação política totalitária. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. No totalitarismo o discurso do líder é importante tanto no que diz quanto no que não diz. A mentira é uma ferramenta fundamental na narrativa totalitária Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 5 Parece-me bastante significativo que a questão muito discutida sobre se o homem deve ser “ajustado” à máquina ou se a máquina deve ser ajustada à natureza do homem nunca tenha sido levantada a respeito dos meros instrumentos e ferramentas. E a razão disto é que todas as ferramentas da manufatura permanecem a serviço da mão, ao passo que as máquinas realmente exigem que o trabalhador as sirva, ajuste o ritmo natural do seu corpo ao movimento mecânico delas. ARENDT, H. Trabalho, Obra e Ação. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 7. São Paulo: EdUSP, 2005 (fragmento). Com base no texto, as principais consequências da substituição da ferramenta manual pela máquina são o adestramento do corpo e a perda da autonomia do trabalhador. Resposta certa! a reformulação dos modos de produção e o engajamento político do trabalhador. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. o aperfeiçoamento da produção manufatureira criativa e a rejeição do trabalho repetitivo. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. a flexibilização do controle ideológico e a manutenção da liberdade do trabalhador. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. o abandono da produção manufatureira e o aperfeiçoamento da máquina. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 6 Durante o século XX, a filósofa Hannah Arendt afirmou que existe uma antiga resposta para a pergunta sobre o sentido da política tão simples e concludente, que poderia dispensar outras respostas por completo. De acordo com o que explana Hannah Arendt em O que é política?, esse sentido da política é: a liberdade Resposta certa! o poder Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. a administração Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. a igualdade Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. o bem Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 7 Subjaz na propaganda tanto política quanto comercial a ideia de que as massas podem ser conquistadas, dominadas e conduzidas, e, por isso, toda e qualquer propaganda tem um traço de coerção. Nesse sentido, a filósofa Hanna Arendt diz que “não apenas a propaganda política, mas toda a moderna publicidade de massa contém um elemento de coerção”. AGUIAR, O. A. Veracidade e propaganda em Hannah Arendt. In: Cadernos de Ética e Filosofia Política 10. São Paulo: EdUSP, 2007 (adaptado). À luz do texto, qual a implicação da publicidade de massa para a democracia contemporânea? O declínio do debate político na esfera pública. Resposta certa! O fortalecimento da sociedade civil. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A transparência política das ações do Estado. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A dissociação entre os domínios retóricos e a política. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. O combate às práticas de distorção de informações. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 8 As histórias, resultado da ação e do discurso, revelam um agente, mas este agente não é autor nem produtor. Alguém a iniciou e dela é o sujeito, na dupla acepção da palavra, mas ninguém é seu autor. ARENDT, Hannah. A condição humana. Apud SÁTIRO, A.; WUENSCH, A. M. Pensando melhor – iniciação ao filosofar. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 24. A filósofa alemã Hannah Arendt foi uma das mais refinadas pensadoras contemporâneas, refletindo sobre eventos como a ascensão do nazismo, o Holocausto, o papel histórico das massas etc. No trecho citado, ela reflete sobre a importância da ação e do discurso como fomentadores do que chama de “negócios humanos”. Nesse sentido, Arendt defende o seguinte ponto de vista: o agente de uma nova ação sempre age sob a influência de teias preexistentes de ações anteriores. Resposta certa! a condição humana atual não está condicionada por ações anteriores, já que cada um é autor de sua existência. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. a necessidade do ser humano de ser autor e produtor de ações históricas lhe tira a responsabilidade sobre elas. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. o produtor de novos discursos sempre precisa levar em conta discursos anteriores para criar o seu. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 9 LEIA, abaixo, o comentário que a filósofa Hannah Arendt fez sobre as ações do comandante do Reich, Adolf Karl Eichmann, acusado de crimes contra o povo judeu: “Os feitos eram monstruosos, mas o executante (…) era ordinário, comum, e nem demoníaco nem monstruoso.” Hannah Arendt, A vida do espírito.In: Eduardo Jardim de Moraes e Newton Bignotto, Hannah Arendt: diálogos, reflexões e memórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, p.138. Assinale a alternativa em que o fator cultural presente nas ações comentadas explica CORRETAMENTE o fenômeno histórico acima mencionado: A banalidade na execução de crimes contra a humanidade se deve à burocratização do genocídio, implementada pela cúpula nazista, para liberar as pessoas de preocupações com a moral comum e com as leis. Resposta certa! A execução de atos criminosos com requintes de crueldade, ordenada pelas autoridades, foi praticada por pessoas comuns, afetadas principalmente pela falta de alimento e de emprego. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A participação da juventude hitlerista no processo de construção do nacionalismo reforçou o senso político de oposição aos regimes socialistas autoritários. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A experiência nazista é um exemplo de fortalecimento da sociedade pelo Estado, criador de símbolos e valores culturais, que reforçam os princípios autoritários de governo. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 10 Um tema contemporâneo que faz parte das nossas reflexões é a cidade como espaço cívico. Segundo Otília Arantes (1993), a principal inspiração de revalorização da vida pública vem de Hannah Arendt que foi buscar na polis grega o modelo a partir do qual é possível julgar as transformações modernas da esfera pública. A transição do antigo para o moderno desfez essa distribuição harmoniosa das funções sociais, alargando indefinidamente o território privado conforme se implantava a propriedade burguesa. Essa prática não só debilitou como propiciou o declínio do caráter público da liberdade. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA que Hannah Arendt dá para o “privado”: É o que não aparece, é o reino do obscuro, do irrelevante, da mais aguda limitação. Resposta certa! É o cerceamento da coletividade, absoluto e restrito. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. É o direito de usar, gozar e dispor de uma coisa, a princípio de modo absoluto, exclusivo e perpétuo. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. É o que permanece em função de poucos, totalitário. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. Questão 11 O julgamento de Eichemann no Tribunal de Nuremberg tornou-se um exemplo do tribunal Militar Internacional, criado na cidade alemã do mesmo nome, para julgar os principais criminosos da Segunda Guerra Mundial. As querelas envolvendo as defesas e acusações dos réus foram expressas numa das obras-primas do século XX da filósofa política Hannah Arendt: Eichmann em Jerusalém. Os argumentos de Arendt são expressos no axioma A banalidade do mal. Resposta certa! A singularidade do mal. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A raridade do bem. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. A excepcionalidade do bem. Ops, não é essa a resposta. Tente outra opção. |