O que um bebe de 5 meses faz

Com 5 meses de idade, o desenvolvimento do bebé é notável. Nesta fase, o seu próprio corpo e o mundo são verdadeiros desafios para os sentidos.

Como já se consegue manter algum tempo sentado com apoio, descobre um novo mundo de possibilidades para explorar os seus brinquedos. A forma com vê o que o rodeia também muda. A grande mobilidade motora abre-lhe novos e deslumbrantes horizontes. Em pouco tempo, consegue virar-se sozinho e começa a mover-se de um lado para o outro.

Cada vez mais ativo e desperto, exige a companhia dos pais e passa muito tempo a brincar. Adora estar com os pais ou com outros cuidadores e está recetivo a todo o tipo de estímulos e brincadeiras. Música, brinquedos coloridos, livros, atividade física, cantar, dançar, são algumas das atividades que o ajudam a desenvolver os seu sistemas nervoso e motor.

AS EMOÇÕES E AS RELAÇÕES SOCIAIS

  • Demonstra a sua felicidade quando vê as pessoas de quem mais gosta, emitindo sons e gesticulando braços e pernas em sinal de prazer;
  • Verbaliza, gesticula, chora, sorri e ri para comunicar e não só para satisfazer uma necessidade de sobrevivência;
  • Começa a demonstrar sentimentos de medo quando ouve barulhos altos ou inesperados;
  • Estranha pessoas que não vê frequentemente;
  • Distingue uma voz calma de uma voz irada.

LINGUAGEM E APRENDIZAGEM

  • A capacidade de atenção está a aumentar e já fica a fazer a mesma coisa por mais tempo;
  • Usa o seu corpo, movimentos e sons, para chamar a atenção sobre si.

COMPETÊNCIAS MOTORAS

  • Adora brincar com o seu próprio corpo;
  • Leva as mãos à boca e agarra os pés;
  • Permanece algum tempo sentado, com apoio;
  • Deitado de cabeça para baixo, apoia-se nas mãos e levanta a cabeça bem erguida;
  • Tem cada vez mais força nos membros.

Sinais de alarme

  • Não controla a cabeça;
  • Mãos persistentemente fechadas;
  • Membros rígidos em repouso;
  • Pobreza de movimentos;
  • Não faz contacto ocular;
  • Não fixa nem segue objetos;
  • Fica sobressaltado ao menor ruído;
  • Não sorri;
  • Chora e grita quando se lhe toca.

Artigo seguinte

  • O que faz um bebé de 6 meses?

LEIA TAMBÉM

Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso de desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia. Se tiver alguma dúvida sobre o desenvolvimento do seu bebé deve consultar um pediatra.

Teads fallback - Discover inRead by Teads!

O que um bebe de 5 meses faz

O bebê com 5 meses já levanta os braços para ser tirado do berço ou para ir para o colo de quem quer, reage quando alguém quer tirar o seu brinquedo, reconhece as expressões de medo, desagrado e zanga, e começa a demonstrar também os seus sentimentos através das expressões faciais. Além disso, já é capaz de levantar a cabeça e os ombros quando deitado e de apoiar-se com as mãos, tentando arrastar, rolar e brincar com os chocalhos ou brinquedos que estejam à mão. 

Nesta fase é muito importante brincar e conversar com o bebê, sendo muito importante incentivar e fortalecer a presença do pai, para que os dois comecem a criar uma ligação. 

Peso do bebê com 5 meses

Esta tabela indica o peso ideal do bebê para esta idade, no entanto, o peso pode variar ligeiramente:

Meninos Meninas
Peso 6,95 g 6,7 g
Estatura 63 cm 63 cm
Perímetro cefálico 42 cm 41 cm
Perímetro torácico 41,5 cm 40,5 cm
Ganho de peso mensal 600 g 600 g

Em geral, os bebês nessa fase do desenvolvimento mantêm um padrão de aumento de peso de 600 g por mês. Se o peso estiver muito acima do indicado, é possível que o bebê esteja com excesso de peso e nesse caso deve conversar com o pediatra.

Como é o sono do bebê

O sono do bebê com 5 meses dura entre 7 a 8 horas por noite, sem ele acordar. Um conselho que pode ser útil é manter o bebê acordado por mais tempo durante o dia para que ele consiga dormir melhor no período da noite, criando uma rotina e colocando o bebê para dormir às nove da noite, por exemplo.

Como é o desenvolvimento do bebê com 5 meses

O bebê com 5 meses já começa a aperfeiçoar a linguagem e usa as vogais A, E, U e as consoantes D e B, vocalizando para ele mesmo ou para os seus brinquedos. Nesta altura, corre uma modificação dos sons que o bebê emite e podem ocorrer gargalhadas.

Alguns bebês rejeitam as pessoas que eles não estão acostumados a ver e começam a perceber o seu próprio nome, respondendo quando lhe chamam e estando conscientes e atentos ao ambiente que os rodeia. 

Nesta fase, é comum já conseguir rolar de um lado para o outro e se apoiar nas mãos, gritar por companhia, balbuciando para interromper a conversa dos outros e chamar atenção para si. Além disso, começa a fase de experimentar os objetos e leva-los à boca, havendo alguns bebês que gostam também de colocar os pés na boca. 

Quais as brincadeiras mais adequadas

Um exemplo de uma brincadeira pode ser cobrir uma lanterna com um pedaço de plástico colorido, acendendo-a e fazendo com ela movimentos na parede ao mesmo tempo que se conversa com o bebê sobre as características da luz, como bonita, brilhante ou divertida. Através desta brincadeira, ao seguir o percurso da luz, o bebê estabelece ligações importantes no cérebro, ativando a visão e neurônios relacionados com os movimentos.

Uma alternativa à lanterna são cartões coloridos feitos com cartolina ou mesmo pintados com tinta guache, pois o bebê nesta idade tem um interesse especial pelas cores que faz parte dos desenvolvimento da sua inteligência.

Como deve ser a alimentação

A alimentação deve ser feita exclusivamente com leite materno, até aos 6 meses, preferencialmente. Quando se alimenta o bebê com leite em pó, pode-se manter o aleitamento artificial até aos 6 meses, porém deve-se oferecer água entre as mamadas, especialmente em tempos secos e no verão.

Porém se o médico orientar ou achar necessário, podem ser dados ao bebê alimentos com rico valor nutritivo como gema de ovo ou caldo de feijão, existindo também a possibilidade de introduzir alguns alimentos como fruta cozida ou crua triturada, papa sem glúten ou creme de legumes simples. Estas opções são especialmente importantes para bebês que demonstram não apreciar o leite, ou que não estejam se desenvolvendo como esperado.

INFORMAÇÃO DO AUTOR

O que um bebe de 5 meses faz

Drª. Beatriz Beltrame

PEDIATRA

Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.

O que um bebe de 5 meses faz

O que um bebe de 5 meses faz

Mamãe chegou ao 5 º mês de vida do seu bebê! Olhando agora para ele vai perceber o quanto seus traços mudaram e como está esperto, risonho e brincalhão.

A cada mês que passa novos desafios e novas conquistas são adquiridas não é mesmo. Esse mês não é diferente.

Tenho muita coisa importante para te contar, então fica aqui até o fim!

Eu acredito no poder do conhecimento e através dele nos tornamos mães empoderadas, por isso é tão importante está a pá o que acontece, principalmente quando diz respeito aos nossos filhos. 

Esse mês seu bebê está cheio de brincadeiras e gracinhas e usa desse artifício para chamar sua atenção. Sabia que através disso e da forma como você responde o cérebro do seu pequenino gera novas e importantes conexões? Por isso sempre o responda com atenção e de forma alegre.

A Comunicação está cada vez mais divertida e com um repertório maior, além de balbuciar, imitar os sons, e fazer alguns grunhidos, algumas sílabas podem surgir, como gu, au, pa, dá, entre outras. Continue estimulando cada vez mais a conversa.

Nessa idade seu bebê já entende alguns sons, como o barulho do carro, o cachorro latindo ou gato miando.

As brincadeiras e “baguncinhas” são uma delícia e contribui para o desenvolvimento psíquico e social. Seu bebê está mais risonho que nunca, embora ainda estranhe algumas pessoas, na maioria das vezes ele reponde com um sorriso.

 Agora também é comum ele chorar quando os pais se afastam, isso faz parte do aprendizado que ele e a mãe são indivíduos separados, mas pode gerar uma certa ansiedade para o bebê.

 A coordenação do pequeno também teve grande avanço, além de pegar e segurar os brinquedos e objetos, também os explora. Toca, observa e até trocando de uma mão para a outra.

Esse é um ótimo momento para estimular seu bebê a tentar pegar os brinquedos e rolar, quando estiver deitado no tapete ou colchão de atividades. Deixe o brinquedo fora do seu alcance, para que ele vá até onde está.

Seu bebê não sairá engatinhando, pois é muito novinho, mas acredite ele irá até o brinquedo!

Agora com o corpo mais firme e com controle maior do seu tronco, seu bebê já consegue ficar longos períodos sentado, com apoio é claro. Isso contribui para fortalecer ainda mais sua musculatura, visto que no próximo mês ele já deve sentar-se sozinho ou com pouco apoio.

Esse mês é esperado que seu bebê comece a rolar, então cuidado mamãe, não o deixe sozinho em cima da cama, sofá ou cadeirinhas, para evitar possíveis quedas.

Que tal estimular ainda mais o desenvolvimento do seu bebê?

  • Converse, cante e brinque muito com seu bebê.
  • Responda sempre com entusiasmo, quando você responde com alegria o cérebro do seu bebê se desenvolve.
  • Nomeie pessoas e objetos, isso vai estimular a falar novas sílabas.
  • Deixe-o mais tempo sentado.
  • Coloque os brinquedos fora de seu alcance, para que ele possa ir até eles.

Quando devo ligar o sinal de alerta?

  • Se seu bebê chora excessivamente, sem motivo aparente (fome, dor, tédio).
  • Se ele não faz ou mantém contato visual.
  • Não sorrir ou demonstra estar feliz ou triste.
  • Não balbucia.
  • Não vira a cabeça em direção a pessoas ou objetos com os olhos.
  • Não fica sentado mesmo com apoio.
  • Não segura e nem tem controle sobre a cabeça.
  • Não tenta alcançar objetos e brinquedos.
  • Não segura objetos.
  • Perdeu alguma habilidade que tinha adquirido nos últimos meses.

Mamãe é muito importante comunicar ao pediatra, caso note algum sinal de atraso no desenvolvimento do seu bebê. É certo que cada criança possui seu tempo, umas irão atingir os marcos dentro do esperado e outra um pouco depois. Porém os marcos de desenvolvimento não devem ser ignorados.

Em caso de bebê prematuro é importante levar em consideração a idade corrigida.

Estamos amando tê-la aqui! Nos encontramos logo mais, com mais novidades sobre seu bebê.

Até a próxima, grande abraço!