O que representa os números 1, 2, 3 é 4

Um número é um conceito matemático para a representação de medida, ordem ou quantidade. Os números de ordem (primeiro, segundo, terceiro...) são designados por ordinais e os de quantidade (1, 2, 3...) são chamados de cardinais. Números de medida ou quantidade são expressos na base decimal pelos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, podendo ter uma parte inteira (antes da vírgula) e uma parte decimal (após a vírgula). Por exemplo, o número 2,37 tem 2 como parte inteira e 0,37 como parte decimal.

Em Matemática, os números são classificados como naturais (1, 2, 3,...), inteiros (...-2, -1, 0, 1, 2,...), racionais (contêm os inteiros e as suas frações ou razões), reais (contêm os racionais e outros que não podem ser expressos através de uma fração, por exemplo √2 ou π) e ainda os números complexos (contêm os números reais e raízes negativas).

Significado dos números

Ao longo da história, os números foram incorporando significados, de acordo com a cultura. Vejamos agora alguns significados dos números de 1 a 10:

Números Significados
1 (um) Começo, princípio. Representa o Criador em algumas religiões monoteístas.
2 (dois) Representa dualidade, oposição, como o bem e o mal ou os dois elementos do movimento dialético (tese e antítese).
3 (três) Associado ao equilíbrio: o triângulo, os 3 Poderes, a Santíssima Trindade, etc. É o número perfeito para o filósofo Pitágoras.
4 (quatro) Associado à racionalidade e à estabilidade. É o número do quadrado e da cruz.
5 (cinco) Associado à harmonia e ao equilíbrio, é o número dos sentidos e dos dedos das mãos e dos pés.
6 (seis) Associado à perfeição e à harmonia. É o número de pontas da Estrela de Davi e o dia da semana em que os homens foram criados (Bíblia).
7 (sete) Associado à totalidade e à renovação, o 7 é importante em diversas religiões, como o catolicismo, o judaísmo e o espiritismo.
8 (oito) Número da sorte, do sucesso e da prosperidade na cultura chinesa. El deitado representa o infinito.
9 (nove) Associado ao esforço (9 meses de gestação).
10 (dez) O 10 é importante em muitas sociedades (é a nota mais alta num concurso, a camisa mais importante do futebol, etc.). É muito presente na Bíblia: os 10 Mandamentos, as 10 pragas, o dízimo, etc.

Veja também:

Você já ouviu falar dos Números Naturais? Eles são utilizados a todo o momento em nosso dia a dia e, muitas vezes, nem percebemos. Quer ver só? Pense nas respostas para as seguintes perguntas: Quantos anos você tem? Qual é o seu número de telefone? Quantos títulos o Brasil ganhou na Copa do Mundo? Para todas essas perguntas, precisamos dos números naturais para expressar a resposta!

Os números naturais são utilizados em uma contagem, para estabelecer uma ordem, um código ou fazer uma medida. A sequência formada pelos números naturais e empregada em todas as situações é: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11... Nós podemos utilizar o símbolo

O que representa os números 1, 2, 3 é 4
 para representar esse conjunto numérico:

O que representa os números 1, 2, 3 é 4
 = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8...}

Observe que o conjunto dos números naturais começa com o número zero, mas não tem um número final, por isso dizemos que os naturais são infinitos! A partir desse conjunto, podemos estabelecer diversos outros conjuntos infinitos, vejamos alguns:

Conjunto dos números naturais sem o zero:

O que representa os números 1, 2, 3 é 4
* = {1, 2, 3, 4, 5, 6...}

Conjunto dos números naturais pares = {0, 2, 4, 6, 8, 10...}

Conjunto dos números naturais ímpares = {1, 3, 5, 7, 9, 11...}

Conjunto dos números naturais primos = {2, 3, 5, 7, 11, 13...}

Ao estabelecer uma relação entre dois ou mais números, acabamos ordenando-os. Os números que compõem o conjunto dos números naturais estão ordenados, e alguns termos podem ser utilizados para descrever essa ordem:

Antecessor:

Dizemos que o antecessor de um número é aquele que é imediatamente anterior a ele. Por exemplo, o número 3 é antecessor de 4; 2 é antecessor de 3; 1 é antecessor de 2; 0 é antecessor de 1 e o 0 não possui um antecessor natural.

Sucessor:

Se o antecessor é o que vem antes, o sucessor de um número é aquele que vem imediatamente depois. Temos que 1 é sucessor de 0; 2 é sucessor de 1; 3 é sucessor de 2; 4 é sucessor de 3 e assim por diante.

Consecutivos:

Dizemos que determinados números são consecutivos se não faltar nenhum número entre eles. Por exemplo: 1, 2 e 3 são consecutivos, 4 e 5 são consecutivos e 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17 são consecutivos.

Podemos ainda fazer comparações entre os números naturais. Para isso, utilizaremos os seguintes símbolos:

= (igual)

> (maior que)

Vejamos algumas comparações entre alguns números naturais:

2 = 2 (dois igual a dois)

5 (cinco menor que sete)

1 > 0 (um maior que zero)

3 (três menor que oito)

10 > 5 (dez maior que cinco)

11 (onze menor que dezessete)

12 > 1 (doze maior que um)

Por Amanda Gonçalves Graduada em Matemática

Aproveite pra conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Vamos conhecer a ordem dos números? O sistema numérico que geralmente usamos é o sistema decimal. Com ele, os números são agrupados de 10 em 10 e, assim, são agrupados 10 algorismos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Os algorismos são os símbolos matemáticos que usamos para representar os números. Com o agrupamento dos números de 10 em 10, surgiu a necessidade de classificá-los.

• 10 unidades = 1 dezena

• 10 dezenas = 1 centena

• 10 centenas =  1 unidade de milhar

Leia também: Par ou ímpar?

O que representa os números 1, 2, 3 é 4
Todos os números podem ser formados a partir desses 10 algarismos.

Assim, para cada grupo de 1, 10 e 100, temos uma ordem, e essa ordem é lida da direita para a esquerda. Veja o exemplo do número 423 a seguir:

Observe que esse número possui três algorismos e cada um deles se posiciona em uma ordem: 4 (centena), 2 (dezena), 3 (unidade). Para que se compreenda a ordem dos números, observe o quadro abaixo:

Observe que os números 4.188.43 e 1149 estão na tabela obedecendo à ordem de cada um. Quando os números são separados, fica mais claro identificar em qual ordem cada um deles se encontra. O material dourado é um recurso que nos ajuda a compreender a ordem dos números visualmente. Observe:

  • O número 1 representa uma unidade. Se tivermos 3 cubinhos, teremos 3 unidades.
  • O número 10, indicado pela barra a seguir, representa a dezena e contém 10 unidades.
  • A placa a seguir representa o número 100 e indica que temos uma centena.
  • O cubo a seguir representa o número 1000 e indica que temos uma unidade de milhar.
O que representa os números 1, 2, 3 é 4
Podemos perceber que cada número está representando uma ordem e é classificado de acordo com essa ordem. Assim, é mais fácil fazer a leitura do número e identificar qual o seu valor.

Veja também: Qual o valor de um algarismo? 

O que representa os números 1, 2, 3 é 4
Conhecer a ordem dos números é muito importante para podermos contar certinho.

Atividade

1) Faça a decomposição dos números abaixo seguindo o modelo.

2.533 = 2 – milhar, 5 – centena, 3 – dezena, 3 – unidade

a) 2874

b) 225

c) 89

d) 7213

Resposta

a) 2- milhar, 8- centena, 7- dezena, 4- unidade.

b) 2- centena, 2- dezena, 5- unidade.

c) 8-dezena, 9- unidade.

d) 7- milhar, 2- centena, 1- dezena, 3- unidade

Desafio

Vamos praticar o conhecimento sobre a ordem dos números? Imprima a tabela abaixo e os classifique alguns números para que você possa conferir a ordem dos números sempre que tiver dúvida.

Para baixar em PDF e imprimir, clique aqui.