O que estimula a formação de células de memória

As células T se desenvolvem a partir de células-tronco na medula óssea que se deslocaram para um órgão no tórax chamado timo. Lá, elas aprendem a distinguir antígenos próprios de não próprios para não atacar os tecidos próprios do corpo. Normalmente, somente as células T que aprendem a ignorar os antígenos próprios do organismo (antígenos próprios) amadurecem e deixam o timo.

As células T podem potencialmente reconhecer um número praticamente ilimitado de antígenos distintos.

As células T maduras são armazenadas nos órgãos linfoides secundários (linfonodos, baço, amígdalas, apêndice e placas de Peyer no intestino delgado). Estas células circulam na corrente sanguínea e no sistema linfático. Após elas se depararem com uma célula infectada ou anormal, elas são ativadas e buscam estas células em particular.

Em geral, para serem ativadas, as células T precisam da ajuda de outra célula imunológica, que quebra os antígenos em fragmentos (chamado processamento do antígeno Reconhecimento ) e, então, apresenta o antígeno da célula infectada ou anormal para a célula T. Em seguida, a célula T se multiplica e se especializa em diferentes tipos de células T. Esses tipos incluem

  • Células T killer (citotóxicas) aderem aos antígenos em células infectadas ou anormais (cancerígenas, por exemplo). As células T killer matam estas células fazendo furos em suas membranas e injetando enzimas nas células.

  • Células T auxiliares ajudam outras células imunológicas. Algumas células T auxiliares ajudam as células B a produzirem anticorpos contra antígenos estranhos. Outras ajudam a ativar as células T killer para matar células infectadas ou anormais, ou ainda ajudam a ativar os macrófagos, permitindo que eles ingiram células infectadas ou anormais de forma mais eficaz.

  • Células T supressoras (reguladoras) produzem substâncias que ajudam a encerrar a resposta imunológica ou por vezes, evitam que ocorram certas respostas prejudiciais.

Inicialmente, quando as células T se deparam com um antígeno, a maioria desempenha sua função, mas algumas se desenvolvem em células de memória, que lembram do antígeno e lhe respondem de forma mais vigorosa em um segundo encontro.

Teste seus conhecimentos em imunologia, respondendo aos exercícios sobre memória imunológica e conferindo o gabarito comentado.

Questão 1

A defesa do nosso corpo contra organismos invasores é garantida graças a uma série de órgãos, células e moléculas que constituem nosso sistema:

a) nervoso.

b) digestório.

c) imunológico.

d) cardiovascular.

e) locomotor.

Questão 2

No sistema imune, algumas células de defesa, ao terem contato com o antígeno, diferenciam-se em células de memória. Isso faz com que:

a) uma pessoa torne-se imune a qualquer doença para sempre.

b) a resposta imunológica primária seja efetiva.

c) a resposta secundária seja mais rápida.

d) nos curemos de qualquer doença.

e) nosso corpo produza anticorpos que serão estocados para uma nova infecção.

Questão 3

As células de memória são produzidas no nosso corpo em uma resposta imunitária conhecida como:

a) primária.

b) secundária.

c) terciária.

d) quartenária.

e) quinzenária.

Questão 4

Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são:

a) antitérmicos.

b) vacinas.

c) soros.

d) anti-inflamatórios.

e) antibióticos.

Questão 5

Quando entramos em contato com um antígeno pela primeira vez, desencadeamos uma resposta primária que leva à ativação dos linfócitos B e a diferenciação dessas células em:

a) plasmídeos e linfócitos T.

b) plasmídeos e macrófagos.

c) plasmócitos e células de memória.

d) plasmócitos e linfócitos T.

e) células de memória e plasmídeos.

Questão 6

(MACKENZIE) A busca por recursos que sejam eficientes na prevenção de doenças tem sido alvo de grandes investimentos, tanto científicos como industriais. A esse respeito são feitas as seguintes afirmações:

I. A eficiência das vacinas é devida a produção de células de memória que permanecem no organismo, podendo combater o agente causador de uma doença imediatamente.

II. Existem diferentes tipos de células no sistema imunitário, sendo que os macrófagos são capazes de fagocitar partículas estranhas e os linfócitos podem produzir anticorpos.

III. Anticorpos são células cuja função é identificar e destruir partículas estranhas.

Assinale:

a) se somente a afirmativa I for correta.

b) se somente as afirmativas I e III forem corretas.

c) se todas as afirmativas forem corretas.

d) se somente as afirmativas I e II forem corretas.

e) se somente as afirmativas II e III forem corretas.

Questão 7

As células de memória são produzidas após:

a) o organismo ter o primeiro contato com o antígeno.

b) o organismo ter o segundo contato com o antígeno.

c) o organismo ter se curado de uma infecção.

d) uma reinfecção pelo mesmo vírus.

e) todas as defesas do corpo terem se esgotado.

Questão 8

As células de memórias são formadas a partir da diferenciação de:

a) eosinófilos.

b) basófilos.

c) macrófagos.

d) monócitos.

e) linfócitos.

Questão 9

(Enem) A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento

a) antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.

b) vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.

c) soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.

d) antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.

e) soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.

Questão 10

A vacinação promove a indução de uma resposta imune ____________, levando à formação de ______________ e células de _____________, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno. Marque a alternativa que apresenta os termos que completam, respectivamente, os espaços:

a) primária, anticorpos e memória.

b) primária, linfócitos T e defesa.

c) secundária, anticorpos e memória.

d) secundária, linfócitos T e defesa.

e) secundária, macrófagos e memória.

Questão 11

(Enem) O vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) causa o aparecimento de verrugas e infecção persistente, sendo o principal fator ambiental do câncer de colo de útero nas mulheres. O vírus pode entrar pela pele ou por mucosas do corpo, o qual desenvolve anticorpos contra a ameaça, embora em alguns casos a defesa natural do organismo não seja suficiente. Foi desenvolvida uma vacina contra o HPV, que reduz em até 90% as verrugas e 85,6% dos casos de infecção persistente em comparação com pessoas não vacinadas.

Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 12 jun. 2011.

O benefício da utilização dessa vacina é que pessoas vacinadas, em comparação com as não vacinadas, apresentam diferentes respostas ao vírus HPV em decorrência da:

a) alta concentração de macrófagos.

b) elevada taxa de anticorpos específicos anti-HPV circulantes.

c) aumento na produção de hemácias após a infecção por vírus HPV.

d) rapidez na produção de altas concentrações de linfócitos matadores.

e) presença de células de memória que atuam na resposta secundária.

Questão 12

(IFMT) Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV

Um tipo específico de câncer tem aumentado: o câncer de garganta relacionado ao Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitido pelo sexo oral. Por isso, cientistas defenderam, em artigo no British Medical Journal, a inclusão dos meninos nos programas de vacinação. Os países que já adotaram políticas de imunização contra o HPV priorizaram a vacinação de meninas para evitar o câncer de colo de útero, o segundo mais frequente entre mulheres.

(Estudo Defende Vacinar Meninos Contra HPV. O Estado de São Paulo. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/busca/ESTUDO%20DEFENDE%20VACINAR%20MENINOS%20CONTRA%20HP V>. Acesso em: 23 mar. 2010.)

Com relação às vacinas, marque a alternativa correta.

a) É um tipo de imunização passiva nos meninos e ativa nas meninas.

b) A resposta imune ao uso de vacinas depende direta e exclusivamente dos macrófagos.

c) Tem sua melhor indicação em pacientes que já manifestam os sintomas da doença. No caso do texto, das meninas com câncer de colo de útero e dos meninos com câncer de garganta.

d) Nos meninos, a vacinação é indicada, pois confere imunidade permanente em todos os casos de câncer.

e) São sintetizadas com fragmento do agente causador (antígenos), com a finalidade de induzir no receptor a produção de anticorpos.

Resposta - Questão 1

Alternativa “c”. O sistema imunológico, também denominado de sistema imunitário, corresponde a uma série de elementos que interagem de modo a garantir a defesa do nosso corpo.

Resposta - Questão 2

Alternativa “c”. Ao produzir células de memória, o organismo é capaz de responder mais eficientemente no caso de um novo contato com o antígeno. Isso se deve à ativação de células de memória que promovem uma maior produção de anticorpos.

Resposta - Questão 3

Alternativa “a”. No primeiro contato com o antígeno, nosso corpo já produz células de memória e também anticorpos contra ele. Essa primeira reação é conhecida como resposta primária.

Resposta - Questão 4

Alternativa “b”. As vacinas são capazes de estimular nosso corpo a produzir anticorpos e células de defesa, uma vez que são formadas por antígenos mortos ou atenuados.

Resposta - Questão 5

Alternativa “c”. Os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos, que são responsáveis pela produção de anticorpos e células de memória, as quais promovem uma resposta mais eficiente quando o corpo for exposto novamente àquele antígeno.

Resposta - Questão 6

Alternativa “d”. A afirmativa III está incorreta, pois anticorpos não são células, mas  proteínas relacionadas com a defesa do nosso organismo.

Resposta - Questão 7

Alternativa “a”. As células de memória são formadas após o primeiro contato com um antígeno (resposta primária).

Resposta - Questão 8

Alternativa “e”. Após a exposição ao antígeno, os linfócitos B diferenciam-se em plasmócitos e células de memória.

Resposta - Questão 9

Alternativa “b”. A febre amarela é uma doença que apresenta vacina, sendo essa uma importante forma de prevenção. Soros podem ser usados no tratamento após a picada de uma cobra. Já os antibióticos são usados no tratamento de doenças bacterianas.

Resposta - Questão 10

Alternativa “a”. A vacinação promove a indução de uma resposta imune primária, levando à formação de anticorpos e células de memória, garantindo, desse modo, uma resposta rápida e intensa, caso o corpo seja exposto novamente a esse antígeno.

Resposta - Questão 11

Alternativa “e”. Quando utilizamos uma vacina, somos expostos ao antígeno, o que desencadeia uma resposta do sistema imunológico. Células de memória são formadas e, quando formos expostos novamente ao mesmo antígeno, rapidamente nosso corpo responde à ameaça.

Resposta - Questão 12

Alternativa “e”. As vacinas são responsáveis por estimular o sistema imune por meio da utilização de antígenos, os quais induzem uma resposta imune primária e memória imunológica.