A importância dos jogos populares na Educação Física

Os jogos populares são de extrema importância na vida das crianças, promovendo uma vivência motora saudável. ... Portanto, para promover resultados positivos na evolução da coordenação motora global e demais fatores relacionados, é essencial o apoio da escola e atuação de professores de Educação Física.

Quais são as brincadeiras do Brasil?

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.

Quais são as brincadeiras que existem?

Veja 10 brincadeiras antigas para ensinar a seus filhos

  1. Brincadeira de Roda. Com origem em tradições folclóricas, muitas brincadeiras antigas como as cantigas de roda já fizeram parte da infância de muitas crianças brasileiras. ...
  2. Amarelinha. ...
  3. Peteca. ...
  4. Passa-anel. ...
  5. Pião. ...
  6. Cinco Marias. ...
  7. O Mestre Mandou. ...
  8. Pular Corda.

As brincadeiras folclóricas, também conhecidas como brincadeiras de rua ou tradicionais, são jogos que nasceram da cultura popular. ... Nascidas na cultura popular, elas não possuem regras fixas, de modo que suas regras podem ser criadas ou modificadas pelos grupos.

O que torna uma brincadeira cultural?

O universo da brincadeira, com suas atitudes, regras e significações partilhadas entre aqueles que brincam e as transmitem de geração em geração, constitui a cultura lúdica aberta e em constante renovação e movimento.

O que contribui para a cultura Ludica de um indivíduo?

Assim sendo podemos estabelecer que a cultura lúdica acontece a partir da interação social, do contato direto ou indireto, seja com os jogos, brincadeiras, brinquedo/objeto ou mesmo com os indivíduos que dela participam que segundo Brougére (2002), tem suas raízes na interação entre a mãe e o bebê.

Quais brincadeiras que você conhece que só é possível brincar com outra pessoa?

Quem sou eu?: essa brincadeira pode ser uma boa para um grupo de crianças já alfabetizadas. Em roda, cada criança deve escolher o nome de uma pessoa famosa, personagem de filme ou desenho, e escrever em um papel. Cada papel será grudado na testa da pessoa ao lado, sem que ela veja.

Quais dimensões o brincar é o Interagir implica?

O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

O que diz a Bncc sobre o brincar na educação infantil?

A BNCC atribui à brincadeira um papel essencial na educação infantil, como já sugere as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). ... A brincadeira figura nela como um dos direitos de aprendizagem e de desenvolvimento, ao lado do direito de conviver, participar, explorar, comunicar, conhecer-se.

Como o brincar auxilia no desenvolvimento infantil?

Ao brincar, a criança desperta sua curiosidade, ampliando os seus conhecimentos e as suas habilidades. Ela se desenvolve, nos aspectos físicos, sociais, culturais, afeitos, emocionais e cognitivos. A brincadeira estimula a criança a se conhecer e auxilia a perceber quais seus limites e potencialidades.

O que diz a LDB sobre o brincar?

O objetivo da Educação Infantil, segundo a LDB 9394/96, é desenvolver o educando de forma integral. ... Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil têm como objetivo desenvolver várias competências no educando ao mesmo tempo, trabalhando o aluno num todo e não de forma fragmentada.

Quais as duas finalidades que o artigo 22 da LDB expressa?

Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

Para que servem as brincadeiras?

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.

Quais são os benefícios dos jogos e brincadeiras?

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Esta proposta de atividade de Educação Física é destinada aos estudantes do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

VOCÊ SABIA QUE O ATO DE JOGAR É TÃO ANTIGO QUANTO A PRÓPRIA HISTÓRIA DOS SERES HUMANOS? ENTÃO, OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS POPULARES FAZEM PARTE DA CULTURA E SÃO CRIADOS PELAS PESSOAS AO LONGO DO TEMPO PASSANDO DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO E TRABALHAM A SOCIALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO E  CRIATIVIDADE, CONTÉM REGRAS QUE OS JOGADORES PODEM COMBINAR E RECOMBINAR DURANTE A PRÁTICA, É UMA ATIVIDADE QUE PODE ESTIMULAR TANTO A COMPETIÇÃO QUANTO A COOPERAÇÃO E PODE SER JOGADO INDIVIDUALMENTE OU EM GRUPO.

A importância dos jogos populares na Educação Física

DISPONÍVEL EM https://br.pinterest.com/pin/564427765803921615/ ACESSO EM 18,02.2022

SABENDO DISSO, VAMOS AS QUESTÕES ABAIXO:

QUESTÃO 1

ESTÁTUA

QUEM AÍ GOSTA DE DANÇAR? NO JOGO DA ESTÁTUA É PRECISO DANÇAR E PARAR QUANDO A MÚSICA ACABAR.AS CRIANÇAS SE POSICIONAM DE FORMA ALEATÓRIA E DANÇAM AO SOM DA MÚSICA, MAS QUANDO A MESMA FOR PARADA, OS PARTICIPANTES NÃO PODEM SE MEXER MAIS. DEPOIS DISSO, QUEM COORDENA A BRINCADEIRA TEM QUE PASSAR PELOS PARTICIPANTES AVALIANDO QUEM PERMANECE IMÓVEL COMO UMA ESTÁTUA. ESSA PESSOA PODE APENAS PASSAR ENTRE OS PARTICIPANTES OU FALAR COM ELES E FAZER CARETAS TENTANDO FAZER COM QUE ELES SE MEXAM. QUEM SE MEXER, SAI DO JOGO. GANHA QUEM FICAR PARA O FIM.

A importância dos jogos populares na Educação Física

DISPONÍVEL EM <https://br.pinterest.com/pin/125678645841562484/> ACESSO EM 18,02.2022

QUESTÃO 2

QUENTE OU FRIO

CRIANÇAS ESSE JOGO PODE TER COMO OBJETIVO ACHAR UM OBJETO OU UM PARTICIPANTE. À MEDIDA QUE UMA CRIANÇA SE APROXIMA DO LOCAL ONDE O OBJETO OU O PARTICIPANTE FOI ESCONDIDO, O COMANDANTE DIZ “QUENTE”, MAS AO CONTRÁRIO, QUANTO MAIS DISTANTE, DIZ “FRIO”. O COMANDANTE PODE AJUDAR AINDA MAIS DIZENDO QUE “ESTÁ ESQUENTANDO” OU “ESTÁ TÃO FRIO QUE CONGELA”. QUEM ENCONTRAR O OBJETO OU PARTICIPANTE, PASSA A COMANDAR DA PRÓXIMA VEZ.

QUESTÃO 3

ESPELHO

FORMEM DUPLAS CRIANÇAS E ESCOLHAM UM JURADO. O OBJETIVO É TENTAR IMITAR OS GESTOS DA OUTRA COMO SE FOSSE UM ESPELHO. O JURADO DEVE ESCOLHER O PAR QUE FEZ A MELHOR IMITAÇÃO, ESSE SERÁ O GANHADOR.

QUESTÃO 4

DEPOIS DE SE DIVERTIR MUITO COM SUA FAMÍLIA E AMIGOS, AGORA ESCREVA EM SEU CADERNO ALGUMAS PALAVRAS SOBRE O QUE VOCÊ SENTIU OU AS COISAS QUE MAIS GOSTOU DURANTE OS JOGOS.

A importância dos jogos populares na Educação Física

SAIBA MAIS

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E ENTENDE UM POUCO MAIS SOBRE BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-educacao-fisica-1o-ano/

Componente curricularEducação Física
Habilidades (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. 
(EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas. 
Referências Base  Nacional  Comum  Curricular  (BNCC)  da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, 2017. DC-GO Ampliado 2018/2019.DARIDO, Suraya Cristina. Práticas corporais: educação física: 1º , 2º e 3º ano: manual do professor. et AL 1 ed. – São Paulo:: Moderna, 2018. Darido, Suraya Cristina: para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola / Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira de Souza Júnior. – Campinas, SP: Parpirus, 2007. Kishimoto, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: RJ, 14ªed, 2007.