O que é pix banco do brasil

Em breve, os clientes do Banco do Brasil (BB) que comprarem um produto ou serviço poderão iniciar o pagamento no site ou no aplicativo da empresa privada e concluí-lo na conta corrente. A instituição financeira tornou-se o primeiro banco no país habilitado para oferecer o iniciador de transação de pagamentos (ITP) a seus clientes. Inicialmente, a novidade estará disponível para transferências via Pix.

Até agora, o consumidor que compra bens e serviços em sites precisa emitir boleto bancário, digitar os dados do cartão de crédito ou copiar o código do Pix e colá-lo no aplicativo do banco. Com o ITP, o processo será mais simples.

O novo recurso permite que o cliente comece o pagamento no site ou aplicativo da empresa vendedora do produto ou do serviço. Em seguida, será diretamente encaminhado ao ambiente digital do banco, sem a necessidade de fechar o site do comércio e abrir o aplicativo do banco, concluindo o pagamento após sua identificação e seu consentimento.

De acordo com o Banco do Brasil, o Pix foi escolhido para ser o primeiro meio de pagamento integrado ao ITP por causa da alta adesão. Atualmente, o sistema de pagamentos instantâneo, que funciona 24 horas, concentra 30% do total de transações bancárias no Brasil, ultrapassando as transações via DOC, TED e boleto bancário.

Para as empresas, o ITP traz ganhos de eficiência e reduz custos com a administração de serviços de pagamento. Para o cliente, o novo sistema torna mais rápido o processo de pagamento e reduz as desistências.

Em breve, o Banco do Brasil começará a oferecer o serviço às empresas. A tecnologia está sendo testada em forma de projeto-piloto.

A adesão do Pix à tecnologia de iniciação de pagamentos foi possível após o início da terceira fase do open banking, em 29 de outubro. O compartilhamento de informações sobre o Pix abre caminho para que as transferências, no futuro, sejam feitas fora dos aplicativos das instituições financeiras.

Segurança

Segundo o BB, o iniciador de transação de pagamentos representa uma tecnologia segura porque todo o processo é supervisionado pelo Banco Central. Somente instituições homologadas pela autarquia podem operar a tecnologia. Os pagamentos são concluídos no banco onde o cliente tem conta.

Outras possibilidades de utilização do ITP estão em estudo. De acordo com o Banco do Brasil, em breve será possível usar o serviço para contratar um serviço, pagar uma obrigação ou mesmo pôr dinheiro na conta.

Cartões Itaú: Qual é o Melhor Itaucard e Credicard em ${currentYear}?

Cartão de Crédito: Compare Opções, Veja Benefícios e Solicite

Como Declarar Imposto de Renda em 2022? Veja passo a passo!

Taxa Selic: O que é, Para que Serve e Como Afeta seu Dinheiro?

Conheça os 8 melhores cartões de crédito black de 2022

Análise de crédito: O Que é e Como Funciona? Descubra Agora!

Como Saber se a Nota é Falsa? Veja o Que Fazer se Achar Uma!

5 Melhores Cartões de Crédito com Cashback de 2022

Como Ganhar Dinheiro na Internet? 7 Formas Seguras e Comprovadas

7 Melhores Cartões de Crédito para Acumular Milhas em 2022

Quais os Custos De Investir No Mercado de Ações? Veja Agora

Planejamento Financeiro Pessoal: 4 dicas fáceis para criar o seu

O que considerar ao escolher um banco digital?

Como ganhar dinheiro como afiliado digital?

Como Pagar Boleto? Passo a Passo Online Pelo Celular

Qual o código do Banco do Brasil para TED e DOC?

O que é Santander Van Gogh?

O sistema de pagamentos instantâneo brasileiro já é uma realidade: o Pix veio e conquistou seu espaço com inovações e facilidades que já eram uma necessidade do mercado há anos.

Em poucos meses, o Pix já ultrapassou os antigos meios de transferência e promete continuar ganhando notoriedade com sua disponibilidade 24/7, tarifas com baixo custo e transferência imediata entre instituições diferentes.

E se você tem uma conta no Banco do Brasil, seja poupança ou conta-corrente, já pode utilizar o Pix para realizar transações e pagamentos.

Continue acompanhando e descubra como funciona o Pix Banco do Brasil.

Conteúdo:

Como funciona o Pix Banco do Brasil?

Quem é cliente do Banco do Brasil já pode utilizar o Pix, com transações financeiras a qualquer hora do dia, o ano inteiro, e para qualquer banco ou fintech.

Os diferenciais do Pix no Banco do Brasil são:

Tanto o cadastro quanto o uso do serviço podem ser feitos diretamente pelo celular.

Como funciona o Pix Banco do Brasil para empresas?

Se você possui uma empresa, também poderá usar o Pix em seus negócios para o pagamento de contas, salários dos funcionários, fornecedores e até impostos.

O Banco do Brasil oferece o Pix para empresas, no entanto, as transações podem ser tarifadas.

Segundo o Banco Central, os bancos podem cobrar tarifas para pessoas jurídicas, ficando a critério da instituição decidir pela cobrança e seu valor.

E, no caso do Banco do Brasil, é cobrada uma taxa para pagamentos e recebimentos.

Saiba mais sobre as tarifas do Pix nesse artigo completo.

Como cadastrar o Pix Banco do Brasil?

O cadastro do Pix no BB é feito pelo aplicativo, disponível para iOS e Android.

Abaixo você confere o passo a passo para cadastrar sua chave Pix no Banco do Brasil:

  1. Pelo aplicativo do Banco do Brasil, faça o login com seus dados;
  2. Acesse o menu Pix;
  3. Toque em “Cadastrar Chave”;
  4. Escolha entre CPF, e-mail ou número de celular para sua chave Pix, e toque em “Avançar”;
  5. Selecione para qual conta deseja atrelar a chave (poupança ou conta-corrente) e avance;
  6. Por fim, se tiver optado pelo e-mail ou número de celular, digite o código de confirmação enviado;
  7. Pronto! Você já pode começar a usar o Pix.

Saiba mais sobre como funciona o Pix.

Como fazer Pix Banco do Brasil?

Agora que você já tem uma Chave Pix, saiba como efetuar um Pix no Banco do Brasil:

  1. Após efetuar o login no app do Banco do Brasil, acesse o menu Pix;
  2. Selecione como o pagamento será efetuado: se for por Chave Pix, “Pagar com Pix”, ou “Ler QR code” caso tenha um QR code para escanear;
  3. Escolha o tipo de Chave Pix e insira no campo apresentado;
  4. Digite o valor a ser transferido e avance;
  5. Confira os dados do recebedor e confirme;
  6. Pronto!

Um comprovante será exibido e você poderá enviar ao destinatário.

Qual a diferença do Pix no Banco do Brasil e em uma fintech?

O Pix está disponível para a maior parte das instituições financeiras e de pagamentos do país, sendo bancos, fintechs ou até carteiras digitais. Mas você sabe qual a diferença entre elas? Afinal, existe uma melhor opção para o empreendedor?

Agilidade, acessibilidade e simplicidade

As fintechs são empreendimentos financeiros em modelo de startup, atuando no mercado financeiro e de pagamentos. Oferecem mais agilidade, acessibilidade e simplicidade em sistemas modernos e mais humanizados.

Com o Asaas, por exemplo, você terá todas essas facilidades em uma conta digital com tudo o que você precisa para gerenciar seu negócio.

Processos ágeis e inteiramente digitais

Enquanto os bancos tradicionais estão focados no gerenciamento de risco, as fintechs estão mais focadas na experiência geral dos clientes. Ou seja, você se sentirá mais satisfeito com o atendimento, terá tarifas menores ou até nulas e os processos são bem mais rápidos e fáceis.

Logo, as características do Pix em uma fintech não seriam diferentes. Como os canais são inteiramente digitais e o Pix veio para digitalizar processos de pagamento, pode-se dizer que os sistemas estão em sincronia.

Especialmente para empresas, o processo de gerar cobranças em QR code, por exemplo, torna-se mais simples e natural. Além disso, ao contrário dos bancos tradicionais, o Pix para pessoa jurídica continua tendo tarifas muito mais baixas.

Você já conhece o Pix do Asaas?

No Asaas, você pode gerar as cobranças do seu jeito para a sua empresa, com todas as novidades que uma fintech oferece.

Confira abaixo as vantagens do Pix no Asaas:

Cobre por QR code

Personalize suas cobranças usando o QR code com data de vencimento, juros por atraso e até descontos, como em um boleto bancário. Com ele seu cliente precisa apenas apontar a câmera do celular para efetuar o pagamento.

Por meio do QR Code, com o Asaas é possível unir boleto e Pix em uma só cobrança. O sistema permite a emissão de boletos com QR Code, aumentando as possibilidades de pagamento e as chances de recebimento instantâneo.

Pague menos

Além da comodidade do Pix para você e seus clientes, no Asaas você paga apenas R$ 0,99 por pagamento recebido nos 3 primeiros meses. Após o período promocional, o Pix custa apenas R$ 1,99 por transação recebida.

Pagamento instantâneo

Com o Pix, você recebe em poucos segundos. A compensação é mais rápida que os tradicionais cartão de débito e crédito.

Melhor para os seus negócios

Se sua empresa vende produtos ou serviços, o Pix do Asaas agiliza o processo de pagamento, permitindo que tenha mais tempo para cuidar do gerenciamento da sua loja.

E aí, está esperando o que para adotar o Pix em sua empresa?

Agora que você já sabe Como funciona o Pix Banco do Brasil, descubra o que é Pix saque e Pix troco!