O que e metafísica verdades implícitas moral estudo da ética Conhecimento epistemológico Intuição

A metafísica é a base da Filosofia e também o ramo responsável pelo estudo da existência do ser.

Por meio da metafísica se procura uma interpretação do mundo, sobre a natureza, a constituição e estruturas básicas da realidade.

O que é?

A palavra metafísica vem do grego e o prefixo “meta” significa “além de”. O primeiro filósofo a tratar sobre o assunto, de maneira sistemática, foi Aristóteles.

Aliás, ele mesmo chamou esta ideia de “filosofia primeira”, por entender que ela seria o alicerce da reflexão filosófica. Desta forma, o termo metafísica não foi cunhado por ele e sim por um dos seus discípulos que organizou a sua obra.

Além da “filosofia primeira”, Aristóteles investigava a “ciência do ser enquanto ser”. Por isso, ele estava interessado em questionar o que faz a matéria ser diferente e ao mesmo tempo particular.

Aristóteles

Ao contrário de Platão, Aristóteles pensava que os princípios da realidade não estão no mundo inteligível e sim no nosso mundo, o sensível. A realidade está submetida ao tempo e ao espaço.

Aristóteles afirmava que quatro causas condicionam a existência dos seres:

  1. Causa material: o corpo está composto de matéria. como sangue, pele, músculos, ossos, etc.
  2. Forma: se por um lado temos matéria, também temos uma forma. Uma cabeça, dois braços, duas pernas etc. Assim, esta forma nos transforma em seres singulares que se diferenciam dos demais.
  3. Eficiente: por que existimos? A primeira resposta é porque alguém nos fez. Isto seria uma resposta do campo da “causa eficiente”: existimos porque fomos criados.
  4. Final: existimos para algo. Esta resposta transcende a anterior porque estamos diante de uma finalidade, de uma meta. Todos os seres foram criados para um fim. O campo da filosofia que o estuda se chama “teleologia”.

Kant

É comum ouvirmos que Kant (1724-1804) teria matado a metafísica. No entanto, o que Kant quis dizer é que o ser humano não é capaz de responder a certas questões metafísicas como a existência de Deus e da alma, por exemplo.

Kant vai buscar valorizar a razão. Se não posso encontrar provas racionais, não devo me ocupar dessas questões ou ao menos não pertencem ao campo da razão.

Assim, Kant vai mudar as perguntas. Ao invés de se perguntar o que é verdade, ele se questionará como é possível que exista a verdade.

Kant expôs seu pensamento na obra "A Fundamentação da Metafísica dos Costumes", escrita em 1785.

Resumo

A história da metafísica é dividida em três períodos:

  1. Primeiro período: começa com Platão e Aristóteles (entre os séculos IV e III a.C.) e termina em David Hume (séc. XVIII). Nesta fase, se entendia a metafísica como uma reflexão do ser na sua acepção mais geral. Um dos grandes estudiosos desta época será Tomás de Aquino que vai recuperar a filosofia aristotélica e aplicá-la em seus estudos teológicos.
  2. Segundo período: se inicia com Immanuel Kant, no decorrer do século XVIII, e termina no século XX com Edmund Husserl e seus estudos sobre a fenomenologia. Kant vai prosseguir os estudos de Hume apontando o primado da razão sobre as questões transcendentais que levantava a metafísica.
  3. Terceiro período: é o período que começa na segunda década do século XX até os dias atuais. Corresponde aos estudos da metafísica contemporânea. Surgem as críticas mais negacionistas da metafísica com a recuperação do materialismo e criação do positivismo. Por outro lado, no final do século XX temos a ressurgimento da metafísica através das correntes esotéricas.

Ontologia

A área da filosofia que trata da natureza do ser, que é a realidade e a existência das coisas, e das questões metafísicas em geral é denominada ontologia.

No sentido filosófico tem várias definições e alguns autores a consideram como o estudo da metafísica contemporânea.

O vocábulo resulta da união das palavras gregas ontos (ser) e logos (palavra).

Ética

Ética é um conjunto de sistemas morais que afetam a forma com as pessoas tomam decisões. Pode ser definida como uma filosofia moral.

O termo Ética é originário da palavra grega ethos, que significa hábitos, costumes ou caráter.

A ética é abordada em diferentes segmentos da sociedade, como religião, política, filosofia e cultura.

Enquanto a metafísica estuda o ser enquanto ser, a ética se ocupa da causa e efeito. Para Aristóteles, a ética é fundamentada pela metafísica.

Epistemologia

A epistemologia é o estudo da origem e da aquisição do conhecimento.Por isso existe uma área específica para conferir a validade do conhecimento da metafísica.

Atualmente, a epistemologia moderna é baseada em dois pontos fundamentais: o empirismo e o racionalismo.

Positivismo

O positivismo é a principal corrente em oposição à metafísica. O pensamento positivista sustenta que o objetivo da ciência é a lógica. Não são consideradas as emoções e pensamentos.

Leia mais:

Full PDF PackageDownload Full PDF Package

This Paper

A short summary of this paper

37 Full PDFs related to this paper

Download

PDF Pack

Metafísica é uma palavra com origem no grego e que significa "o que está para além da física". É uma área da filosofia que busca o conhecimento da essência das coisas.

O fundamento comum de tudo o que existe, a alma, Deus, a finalidade da existência e o ser enquanto ser, por exemplo, são objetos de estudo da metafísica.

Algumas das perguntas comumente associadas à filosofia como "o que somos?", "de onde viemos?", "para aonde vamos?", são perguntas da metafísica.

O termo metafísica foi consagrado por Andrônico de Rodes a partir da classificação e ordenação dos livros aristotélicos. Os que eram referidos à ciência dos primeiros princípios e primeiras causas não possuíam classificação e, assim, foram colocados depois ("para além") dos escritos de física.

A metafísica são os estudos da natureza que estão para além de tudo o que é físico, daquilo que não é material. Por esse motivo, hoje em dia, muitas vezes a metafísica é um termo utilizado para se referir ao esoterismo. Já os adjetivos metafísico e metafísica são utilizados pelo senso comum como sinônimo de algo inacessível, que não pode ser compreendido.

A metafísica na Filosofia

Ao longo da história, a metafísica assume diversos significados distintos. A ideia surge na filosofia de Platão, se referindo ao seu "mundo das ideias", à verdade, que daria origem a tudo o que conhecemos.

Para Aristóteles, a metafísica é, simultaneamente, ontologia e teologia, enquanto se ocupa do ser supremo na hierarquia dos seres. Esse ser supremo seria a causa de tudo aquilo que existe, o primeiro motor imóvel que pôs o universo em movimento.

A tradição escolástica, na Idade Média, identificou a metafísica com a teologia, ainda que tenha distinguido-as pelos métodos usados. Para explicar Deus, a metafísica recorre à razão enquanto a teologia se baseia na revelação divina.

Na Idade Moderna, ocorre uma separação entre a concepção aristotélica e a platônica. A metafísica como ontologia se converte em teoria do conhecimento e teoria da ciência (epistemologia); como ciência do transcendental, se converte em teoria da religião e das concepções do mundo.

Immanuel Kant, já no século XVIII, que se interrogou sobre a possibilidade da metafísica como ciência. Sua obra A Fundamentação da Metafísica dos Costumes aborda a moralidade humana como um problema da razão.

No século XIX, a metafísica é identificada à pura especulação perante o caráter positivo das ciências. A partir de Heidegger e Jaspers, os pensadores interessados na problemática do ser se esforçaram por elaborar uma noção de metafísica factível e atual.

Veja também:

  • Ontologia
  • Teologia
  • Epistemologia

O que e metafísica verdades implícitas moral estudo da ética Conhecimento epistemológico Intuição

CURSO DE EXTENSÃO CURSO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO 01 - EXERCÍCIO - ORIGENS DA FILOSOFIA: CONCEITUAÇÃO, OBJETO E MÉTODO ___________________________________Questão 01/05 O método do pensamento filosófico requer um conjunto de habilidades e de alguns hábitos intelectuais distintivos que podemos chamar de: a) Hábitos filosóficos da mente. b) Hábitos culturais e da sociedade. c) Hábitos sociais. d) Hábitos estéticos. e) Hábitos éticos. ___________________________________Questão 02/05 Podemos considerar que uma pessoa possui intenções filosóficas quando: a) Tem vontade e aptidão para realizar a leitura de textos filosóficos. b) É capaz de formular leis gerais para as experiências do cotidiano. c) Empenha seu esforço intelectual no questionamento e na interpretação dos enunciados d) Analisa os argumentos de seus interlocutores com a finalidade de convencer sobre suas convicções. e) Se isola da sociedade para tentar encontrar explicações para os mistérios da vida. ___________________________________Questão 03/05 Quando se está alegando ou defendendo uma ideia, utiliza-se a argumentação. Sendo assim, quais são os conceitos associados à argumentação? a) Axiologia e ética. b) Valores e lógica. c) Conclusão e estética. d) Ética e estética. e) Conclusão e premissa. ___________________________________Questão 04/05 O que significa justificação? a) Alegar. b) Mostrar seu ponto de vista único. c) Ter ética e moral. d) Clarificar. e) Racionalizar. ___________________________________Questão 05/05 Sobre o ensino de filosofia, assinale a alternativa correta. a) O ensino da filosofia tem apenas a função de repassar conteúdos sobre a história da filosofia. b) A ética e a política são as linhas fundamentais do ensino da filosofia, na atualidade. c) É através do ensino da filosofia que o conhecimento filosófico adquire espaço relevante no mundo atual. d) O ensino da filosofia esclarece e justificativa os fenômenos relacionados à transcendência humana. e) A defesa do estado laico e o combate à intolerância religiosa é a principal bandeira do ensino de filosofia na atualidade. 02 - EXERCÍCIO - SENSO COMUM E CONHECIMENTO CIENTÍFICO ___________________________________Questão 01/05 O que é conhecimento sintético a priori? a) Conhecimento universal e necessário. b) Senso comum. c) Relativismo. d) Toda mudança tem uma causa. e) Analítico. ___________________________________Questão 02/05 O que é metafísica? a) Conhecimento epistemológico. b) Estudo da ética. c) Intuição. d) Verdades implícitas. e) Moral. ___________________________________Questão 03/05 Qual a relação dos conceitos de "a priori" e senso comum? a) Comprovação e análise pela ciência. b) Conhecimento prévio. c) Sentimentos. d) Premissa. e) Faculdades cognitivas. ___________________________________Questão 04/05 O que são perspectivas, na teoria de Kant? a) Visão coletiva. b) Visão metafísica. c) Visão moral. d) Visão ética. e) Visão individual. ___________________________________Questão 05/05 O que são faculdades ativas? a) Faculdade acadêmica. b) Entendimento. c) Intuição. d) Perspectivas. e) Juízo sintético "a priori". 03 - EXERCÍCIO - A CONDIÇÃO HUMANA ___________________________________Questão 01/05 Para Kant, o que é a razão empiricamente condicionada? a) A razão agindo a serviço de desejos não racionais. b) Condicionar atitudes racionais. c) Razão empírica e a priori. d) Antagonismo social. e) É a filosofia moral. ___________________________________Questão 02/05 O que são inclinações naturais das pessoas? a) São atitudes baseadas na racionalidade humana. b) São ações voltadas a fundamentar a moral e a ética. c) São atitudes praticadas nas “regras a serem seguidas”. d) São os deveres que a conduta humana deve seguir. e) Inclinações são as associações de reverência que a conduta do homem segue. ___________________________________Questão 03/05 Qual o conceito de metafísica dos costumes? a) Abordagem cognitiva da moral. b) Tomada de decisão cognitiva moral. c) Dignidade humana. d) Ética e moral e) Princípios morais válidos a priori para todo o ser racional. ___________________________________Questão 04/05 Qual o valor fundamental para Kant nas relações de conduta do homem? a) Valores morais. b) Valores éticos. c) Relações materiais. d) A dignidade humana. e) São as doutrinas das virtudes. ___________________________________Questão 05/05 O que significa, na teoria de Kant, a antropologia prática? a) Praticar o racionalismo. b) Estudo empírico da natureza humana. c) Estudo do homem moderno. d) Estudo das práticas da vida moderna. e) Valorizar as práticas do cotidiano. 04 – EXERCÍCIO - A FILOSOFIA, A FORMAÇÃO DO EDUCADOR E AS PRÁTICAS EDUCATIVAS ___________________________________Questão 01/05 O que é reflexão? a) É um repensar, retomar. b) É um pensar ético. c) É um pensamento crítico. d) É um pensar radical. e) É um feedback. ___________________________________Questão 02/05 Qual é o objetivo da filosofia da educação? a) Refletir além da técnica. b) É promover reflexões, utilizando os recursos disponíveis. c) Tratar os problemas que a realidade educacional apresenta. d) Atuar com prática moral e ética. e) Utilizar-se apenas de fontes bibliográficas. ___________________________________Questão 03/05 Quais as características da reflexão filosófica? a) São duas: racionalidade e argumentação. b) São três: radicalidade, rigor e a globalidade. c) Apenas uma: cognitiva. d) São duas: racional e cognitiva. e) São duas: teoria e prática. ___________________________________Questão 04/05 Como deve ser a prática educativa do educador? a) Acompanhar de modo reflexivo e crítico a atividade educacional. b) Respeitar a coletividade e a individualidade meramente nos trabalhos em grupos. c) Valorizar somente os alunos que são esforçados. d) O professor deixar de dialogar sobre sua ideologia de vida. e) O professor deixar de respeitar os sentimentos dos alunos. ___________________________________Questão 05/05 O que é a ideologia do educador? a) Analisar somente os problemas existentes na sala de aula. b) É quando o educador busca soluções para os problemas na escola. c) É quando o educador organiza as disciplinas de forma dialética. d) Sua visão de mundo. e) É quando o educador tem a visão "ideal de educação". 05 – EXERCÍCIO - NOÇÃO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: MITO DA CAVERNA ___________________________________Questão 01/05 No mito da caverna, Platão utiliza alguns exemplos que simbolizam o mundo sensível, o mundo inteligível e a divisão entre eles. Qual opção a seguir NÃO se caracteriza desta forma? a) As sombras. b) O sol. c) O muro. d) Objetos verdadeiros que faziam as sombras. e) Libertação das algemas. ___________________________________Questão 02/05 O que expressa a concepção política de Platão no mito da caverna? a) O retorno à caverna. b) A libertação das algemas. c) A visão do sol e da luz. d) A visão das sombras. e) A visão das estátuas. ___________________________________Questão 03/05 Para Platão, as coisas percebidas pelos homens são só imagens, sombras projetadas

O que e metafísica verdades implícitas moral estudo da ética Conhecimento epistemológico Intuição
O que e metafísica verdades implícitas moral estudo da ética Conhecimento epistemológico Intuição
O que e metafísica verdades implícitas moral estudo da ética Conhecimento epistemológico Intuição