O que é ação de graças

O que é ação de graças
O Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day em inglês), é uma data comemorativa onde as pessoas se reunem para agradecer (dar graças) a Deus pelas bênçãos recebidas durante o ano. Nos Estados Unidos e Canadá esta data é um dos feriados mais importantes do ano.Neste dia, é normal realizar longas viagens para encontrar os parentes. As famílias se juntam para jantar, onde geralmente se serve arroz, peru, batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, e outros pratos tradicionais.As igrejas costumam realizar cultos especiais de gratidão a Deus, e as instituições de caridade servem jantares de Ação de Graças aos necessitados, órfãos, idosos e doentes. No Brasil e nos Estados Unidos a data é celebrada na quarta quinta-feira de Novembro. No Canadá, na segunda segunda-feira de Outubro.

Origem do Dia de Ação de Graças

O Dia de Ação de Graças surgiu em Plymouth, Massachusetts, nos Estados Unidos. Em 1621, depois de anos difíceis para a agricultura, os colonos tiveram uma boa colheita de milho. Para marcar a ocasião, o governador da vila organizou uma festa em gratidão a Deus. Desde então a festa se tornou uma tradição, até que, em 1863, o presidente Abraham Lincoln oficializou a quarta quinta-feira de Novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças.

Curiosidades sobre o Dia de Ação de Graças

  • Em alguns locais, o Dia de Ação de Graças também é marcado pela realização de desfiles e eventos esportivos.

  • A sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças ficou conhecida como Black Friday (Sexta-Feira Negra). Várias lojas fazem promoções e oferecem descontos em seus produtos.

  • Devido o peru ser o prato principal do dia, o feriado também é chamado de Turkey Day (Dia do Peru).

  • No Brasil, a data é lembrada especialmente por famílias de origem norte-americana, cursos de idiomas, universidades confessionais e cristãos protestantes, especialmente luteranos, presbiterianos, batistas e metodistas.

A expressão “ação de graças” significa um agradecimento a Deus. Geralmente essa expressão é usada na Bíblia para indicar uma atitude de alguém em reconhecimento ao favor do Senhor derramado sobre sua vida.

Mas apesar de “ação de graças” ser uma expressão muito popular no mundo inteiro, não são todas as pessoas que compreendem o seu verdadeiro significado. As pessoas até podem se mostrar agradecidas em diversas situações, mas para que haja uma verdadeira ação de graças, as pessoas precisam ter uma compressão apropriada do ser de Deus e de sua obra conforme revelados na Escritura.

A verdade é que todos deveriam dar ação de graças ao Senhor. Porém, os homens caídos rejeitam a verdade de Deus pela mentira; eles trocam a glória que pertence a Deus por “imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis” (Romanos 1:23). Por isso Deus os entregou aos seus próprios desejos pecaminosos.

Diante dessa realidade, é fácil perceber que somente o cristão verdadeiro é que pode expressar sua gratidão ao Senhor da maneira correta. Primeiro, ele reconhece que Deus é o único Criador de todas as coisas (Gênesis 1). Segundo, ele entende que Deus não somente é o Criador, mas também o Sustentador da criação. Todo ser que existe neste mundo deve sua existência ao Deus Todo-Poderoso (cf. Atos 17:28). Terceiro, ele enxerga Deus como o Provedor da salvação, e recebe o dom da vida eterna mediante a fé na pessoa e obra de Cristo.

A ação de graças na Bíblia

Na Bíblia, há várias ocorrências de ações de graças ao Senhor. Inclusive, nos tempos do Antigo Testamento havia uma oferta especial de ação de graças na liturgia do povo de Israel — geralmente identificada como uma oferta pacífica (Levítico 7:12-15). Além disso, no calendário religioso de Israel, também havia certas festividades que expressavam a gratidão do povo de Deus pelas bênçãos e provisões divinas (cf. Êxodo 23; 34:22,23; Levítico 23; Números 29; Deuteronômio 16; etc.).

No Antigo Testamento ainda podemos encontrar diversos salmos de ações de graças (Salmos 18; 66; 138; etc.). Esses salmos registram a gratidão do salmista por ter sido ouvido pelo Senhor e socorrido com benevolência e misericórdia no tempo de sua angústia. Inclusive, esse tipo de salmo de ação de graças serve de modelo para o cristão de hoje expressar o seu agradecimento a Deus.

Já no Novo Testamento, os crentes são chamados a uma vida caracterizada pela ação de graças ao Senhor. A maioria das pessoas possui uma habilidade natural para pedir, e nem todas elas se atentam à importância de agradecer. Mas os redimidos devem se ocupar em agradecer ao Senhor continuamente.

O cristão deve dar ação de graças ao Senhor

O povo de Deus é conclamado a em tudo dar graças, porque essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus (1 Tessalonicenses 5:18). Essa é uma recomendação muito séria, porque implica no fato de que quando o cristão é negligente em render ação de graças, ele acaba desobedecendo a vontade de Deus.

Nesse sentido, as orações dos crentes devem sempre expressar sua gratidão ao Senhor (Filipenses 4:6; Colossenses 4:2). Inclusive, o apóstolo Paulo explica que as bênçãos da salvação e a resposta de Deus às nossas orações, possuem o propósito de transbordar as ações de graças para a glória de Deus (2 Coríntios 4:15; cf. Efésios 1:12). O mesmo apóstolo ainda ensina que até mesmo pela ministração dos nossos recursos em favor de outros necessitados, Deus é glorificado através de ações de graças (2 Coríntios 9:11,12).

Por fim, as ações de graças não caracterizam somente a vida da Igreja nesta terra. Na verdade, a vida eterna ao lado de Deus na bem-aventurança celestial, será uma vida marcada pela adoração e pelo agradecimento ao Senhor por suas grandes obras e seus atos redentores (cf. Apocalipse 4:11; 7:12; 11:17).

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

O Dia de Ação de Graças é uma das celebrações mais marcantes da cultura estadunidense. Além dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day também é celebrado no Canadá e nas ilhas do Caribe, representando um momento de gratidão, orações e festas.

O feriado ocorre no período anterior às festas natalinas, sendo uma forma de as pessoas relembrarem e agradecerem as coisas boas do ano que passou. O dia também carrega um outro sentido, que remete às origens da colonização da América do Norte.

Continue conosco e conheça mais sobre a história da celebração do Dia de Ação de Graças. Boa leitura!

Como é celebrado o Dia de Ação de Graças?

O Thanksgiving Day marca o início das festividades de Natal em praticamente toda a América do Norte e representa um momento muito importante em todo o continente. Nos Estados Unidos, a celebração ocorre na última quinta-feira do mês de novembro e, no Canadá, o feriado é celebrado sempre na segunda semana de outubro.

A festa funciona como um tipo de comemoração pelos bons acontecimentos que ocorreram ao longo do ano. Assim, as pessoas se reúnem geralmente em um jantar farto e com pratos diversificados, como batatas, purês, tortas, maçãs, pães, entre outros alimentos. O peru, por exemplo, é sempre recheado e servido à mesa como o prato principal do Dia de Ação de Graças.

Além do jantar, também são servidas as sobremesas, como o pumpkin pie (ou a torta de abóbora), que é um dos pratos mais típicos da celebração. O Thanksgiving Day ainda se destaca pelos desfiles nas ruas em algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Detroit e Chicago.

As apresentações de rua contam com personagens do mundo infantil, como Mickey Mouse, Snoopy e Bob Esponja, que embalam o público em uma festa com bastante música. Além disso, o Dia de Ação de Graças também é celebrado na Casa Branca, num evento em que o presidente deve capturar um peru do sexo masculino e encaminhá-lo para uma reserva, instituição ou fazenda. Essa curiosa tradição é chamada de Turkey Pardon na língua inglesa.

Hoje em dia, o Thanksgiving Day, além de ser um momento de agradecimento e reunião entre os familiares, ainda é um feriado que relembra e comemora a colonização da América, que se tornou oficial apenas no ano 1863, no governo de Abraham Lincoln.

Qual é a origem do Thanksgiving Day?

De acordo com registros históricos, o Dia de Ação de Graças ocorreu pela primeira vez nos Estados Unidos no ano 1621, em Plymouth, Massachusetts. A festa foi organizada por peregrinos e fundadores da vila para comemorar o fim do período do inverno e, também, como forma de celebrar a boa colheita de milho.

Mesmo que o Thanksgiving Day seja atualmente festejado com uma diversidade de pratos e comidas típicas, em sua origem os pratos assados e cozidos eram feitos à base de milho. Desde 1621, o feriado acontece no outono do Hemisfério Norte e representa um momento importante para todo o continente norte-americano.

No Canadá, a festa surgiu em 1578, sendo considerada, além da ocasião de agradecimento, uma data de celebração pela chegada do inglês Martin Frobisher em terra firme. Em ambos os países, o feriado tem o mesmo intuito de expressar gratidão pela fartura obtida das colheitas agrícolas.

O Dia de Ação de Graças não se associa com nenhuma religião e, por isso, tem se popularizado com o passar dos anos, sendo comemorado praticamente por toda a população norte-americana, independentemente das crenças e diferenças. O feriado ainda é marcado pela Black Friday, um evento que ocorre logo após o Thanksgiving Day, no qual as lojas e os departamentos de compras oferecem descontos vantajosos para os consumidores.

No Brasil, também existe o Dia Nacional de Ação de Graças que é, inclusive, instituído por meio da lei n.º 781/49. Além disso, existe o decreto n.º 57.298/65 que regulamenta as comemorações no país. Mesmo assim, a data não tem expressão significativa entre os brasileiros e, geralmente, as festas ocorrem apenas entre famílias norte-americanas residentes no Brasil e em algumas igrejas protestantes.

Qual é a importância de conhecer o contexto histórico e cultural dos costumes estrangeiros?

Para compreender qualquer cultura, além de contar com habilidades linguísticas, também é fundamental entender os processos históricos e os significados das tradições. Assim, é muito importante se informar e buscar informações para ir além do superficial.

Ao aprender um segundo idioma, por exemplo, é imprescindível integrar aspectos culturais e históricos ao processo de aprendizagem da língua. Muitas vezes, apenas saber interpretar, escrever ou ler em inglês pode não ser suficiente para realmente entender a pronúncia e as expressões do dia a dia, dentre outras variações que o idioma apresenta em determinada cultura ou região.

Nesse caso, estudar em uma boa escola de idiomas é uma opção interessante para quem deseja se aprofundar e conhecer mais sobre a história e a cultura da língua inglesa. A instituição, nesse caso, deve oferecer acompanhamento pedagógico e manter os alunos sempre atualizados para que ocorra o intercâmbio cultural.

Isso ainda é fundamental para ter acesso a bons materiais didáticos, a professores competentes e experientes e a abordagens diferenciadas de ensino que priorizem a troca e a imersão cultural. Com o tempo de prática e estudos e com o devido apoio da escola e dos educadores, o aluno conseguirá desenvolver a fluência e atingir um sotaque mais próximo daquele das pessoas nativas da língua.

Inclusive, transpor o sotaque, sobretudo o brasileiro, é o primeiro passo para aperfeiçoar o processo de conversação e conseguir se comunicar de forma mais eficiente, clara e compreensível com os estrangeiros. Então, desenvolver essas habilidades linguísticas é o primeiro passar para falar o idioma de forma cada vez mais fluente.

A celebração do Dia de Ação de Graças é uma data comemorada no continente norte-americano, marcada pela gratidão e por atos de comunhão nas famílias americanas. Conhecer as origens e os aspectos culturais dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa é uma etapa essencial para quem está estudando inglês e deseja melhorar seu relacionamento com os estrangeiros e seus mais variados costumes.

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça, agora, 5 festas populares da Inglaterra!