Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia


Marque a alternativa que corresponde a um dos antecedentes intelectuais da Sociologia



Nessa aula você irá estudar quais fatores históricos contribuíram para o surgimento da sociologia.

Ao final da aula, resolva os exercícios e deixe os seus comentários, bem como suas dúvidas.

AGORA COMPLEMENTE SEUS ESTUDOS COM AS QUESTÕES ABAIXO


(Gabarito ao final)


1. (Ufpr 2012)  “O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. As transformações econômicas, políticas e culturais que se aceleram a partir dessa época colocarão problemas inéditos para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu.”

(FERNANDES, Florestan. A herança intelectual da Sociologia. In: FORACHI, M. M.; MARTINS, J. S. Sociologia e Sociedade: Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977. p. 11.)


Que realidades daquela época passaram a constituir um problema e um objeto da Sociologia?

__________

2. (Uem 2012)  Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

01) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.   

02) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.   

04) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista.   

08) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   

16) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.   

___________

3. (Uncisal 2011)  A história da sociologia começa com Augusto Comte, mas ele se beneficiou dos conhecimentos acumulados, previamente, por outros pensadores. Quais foram os pensadores que colaboraram com Comte na formulação da sociologia?

a) Bourdieu, Weber, Marx.   

b) Durkheim, Mannheim, Montesquieu.   

c) Condorcet, Descartes, Bourdieu.   

d) Montesquieu, Condorcet, Saint-Simon.   

e) Montesquieu, Bourdieu, Jean-Paul Sartre.   

___________

4. (Uenp 2011)  Sobre os fatos que estiveram relacionados com a origem da sociologia, assinale a alternativa correta.

a) Revolução Russa e I Guerra Mundial.   

b) Revolução Industrial e Revolução Francesa.   

c) Revolução Chinesa e Revolução Iraniana.   

d) Revolução dos Cravos e Revolução Gloriosa.   

e) Revolução Verde e Revolução Federalista

__________

5. (Upe 2011) Dentre os principais autores que articularam a Sociologia em sua fase inicial de desenvolvimento, está correto citar os nomes de

a) Karl Marx e Michel Foucault.   

b) Augusto Comte e Émile Durkheime.   

c) Max Weber e Augusto Comte.   

d) Descartes e Aristóteles.   

e) Émile Durkheime e Platão.

_________

Qual foi esse autor?

a) Karl Marx.   

b) Max Weber.   

c) Émile Durkheim.   

d) Augusto Comte.   

e) Jean Jacques Rousseau

_________

7. (Uem 2011)  “(...) Por um lado, a Sociologia nasceu na sociedade industrial; apareceu e adquiriu importância como consequência da industrialização. Mas, por outro lado, a ‘sociedade industrial’ é a filha mimada da Sociologia, seu próprio conceito pode ser considerado um produto da moderna ciência social.”

DAHRENDORF, Ralph. Sociologia e sociedade industrial. In: FORACCHI, Marialice Mencarini; MARTINS, José de Souza. Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos,

1977, p.118-119.

Considerando o fragmento de texto acima, a constituição da perspectiva sociológica e a análise da sociedade capitalista, assinale o que for correto.

01) A Sociologia tem por objetivo solucionar os problemas sociais resultantes da constituição da sociedade industrial, capitalista e moderna.   

02) A Sociologia gerou mecanismos de compreensão da sociedade industrial que possibilitaram investigar as mudanças de posição social dos indivíduos.   

04) O advento da sociedade industrial explicita o caráter mutável e histórico das relações sociais, que é enfatizado pela moderna ciência social da época.   

08) A consolidação da sociedade industrial independe do desenvolvimento científico e da afirmação da ciência como ferramenta de interpretação do mundo.   

16) No século XVIII, identificamos um processo de transformação social que foi propício ao surgimento da Sociologia como disciplina científica. Por seu turno, a Sociologia, ao interpretar essa época, terminou por criá-la.

__________  

8. (Uem 2011)  Sobre os fatores relacionados ao surgimento da Sociologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) A Revolução Científica, iniciada no século XVI, ao propor a substituição da razão teológica pelo conhecimento derivado de evidências empiricamente observáveis, contribuiu para que a organização social deixasse de ser entendida como um dado natural ou desígnio divino e passasse a ser objeto de questionamentos.   

02) A Sociologia surge no contexto das Revoluções Democráticas do século XVIII como um instrumento de recomposição da ordem monárquica abalada pela crítica à legitimidade teológica das lideranças políticas.   

04) A Revolução Industrial acarretou uma série de problemas sociais, sendo a maioria decorrente da significativa concentração da população nas cidades ao redor das nascentes indústrias. A necessidade de compreensão dessa nova experiência urbana impulsionou decisivamente o surgimento da Sociologia.   

08) A Reforma Protestante, com a crítica ao dogma católico e a defesa da razão técnica, favoreceu a proposição de uma ciência objetiva da sociedade.   

16) As Revoluções Democráticas do século XVIII, ao questionarem as monarquias baseadas em princípios teocráticos, atribuíram aos homens a tarefa de construir sua própria ordem social, segundo seus anseios e necessidades. Com isso, favoreceram o surgimento de uma ciência da sociedade que teria a função de apontar caminhos para a resolução dos problemas sociais.   

______________

9. (Uem 2010)  “Na verdade, a sociologia, desde o seu início, sempre foi algo mais do que uma mera tentativa de reflexão sobre a sociedade moderna. Suas explicações sempre contiveram intenções práticas, um forte desejo de interferir no rumo desta civilização. Se o pensamento científico sempre guarda uma correspondência com a vida social, na sociologia esta influência é particularmente marcante.”

(MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982, p. 8).

Tendo como referência o texto acima e seus conhecimentos sobre o surgimento da sociologia, assinale o que for correto.

01) A análise da sociedade moderna se deu a partir de um debate harmonioso e consensual entre diferentes pensadores.   

02) A sociologia tem uma dimensão política, e seus conceitos e suas teorias contribuem para manter ou alterar as relações de poder existentes na sociedade.   

04) As duas Revoluções do século XVIII, a Industrial e a Francesa, são marcos importantes para pensar a instalação definitiva da sociedade capitalista.   

08) As consequências da rápida industrialização e urbanização do capitalismo (prostituição, suicídio, alcoolismo, infanticídio, criminalidade, violência, epidemias etc.) não são objetos de reflexão sociológica.   

16) As explicações sociológicas devem buscar a neutralidade científica, evitando interferir nos rumos escolhidos por determinados grupos sociais.

____________

10. (Ufpa 2010)  Acreditava-se nos primórdios da Sociologia, como aliás com relação às Ciências Sociais de uma maneira geral, ser possível atingir a mesma neutralidade e objetividade que se imaginava poder atingir nas ciências naturais. Por isso essa nova ciência da sociedade recebeu inicialmente o nome de Física Social e só posteriormente passou a ser denominada de Sociologia. Entre as alternativas abaixo, a única que não expressa uma perspectiva desse momento inicial da Sociologia é:

a) Os métodos das Ciências Naturais poderiam e deveriam ser aplicados aos estudos sobre a sociedade.   

b) Havia a necessidade de desenvolver técnicas racionais para controlar os conflitos criados pelas sucessivas crises do século XIX.   

c) A única fonte legítima da Ciência seria a experiência externa. O testemunho da consciência e as experiências subjetivas, como fonte de observação científica, não tinham valor.   

d) Acreditava-se que seria necessário compreender e controlar racionalmente a natureza com o objetivo de encontrar mecanismos capazes de promover a preservação do meio ambiente, pois já se previa que os danos ambientais causados pela aplicação da tecnologia na esfera da produção podem causar sérias consequências às gerações futuras.   

e) O fundamento inicial da Sociologia era o método positivo, alicerçado em um conjunto hierarquizado de ciências. Na larga base dessas ciências encontrava-se a Matemática e, em seu vértice, a Sociologia.     

___________

GABARITO

1) A sociologia se relaciona ao processo de modernização. Esse processo é caracterizado pelo surgimento de uma sociedade urbana, industrial, racionalista, capitalista e laica. Isso gerou um novo sistema de estratificação social e modificou as relações sociais, que passaram a ser objeto de estudo da sociologia.

2) 01 + 02 + 08 = 11

3) D

4) B

5) B

6) C

7) 02 + 04 + 16 = 22

8) 01 + 04 + 16 = 21

9) 02 + 04 = 06.

10) D

.

Você gostaria de complementar alguma coisa ao 

conteúdo?


Page 2

Início Antecedentes Históricos ao Surgimento da Sociologia O Surgimento da Sociologia - Auguste Comte Sociologia do Trabalho Indivíduo e Sociedade Estratificação Social Cultura e Diversidade Os Movimentos Sociais Estado e Política Estado e Dominação Democracia e Participação