Estado brasileiro que faz fronteira com 3 países

Qual estado do Brasil faz divisa com o Chile?

Chile e Equador são os únicos países que não fazem fronteira com Brasil dentre os limites geográficos da América do Sul. Todos os outros tem as divisões determinadas por rios ou recortes naturais na paisagem. A maior distância em quilômetros é com a Bolívia, são 3.126 km. Já a menor são os 593 km com o Suriname.

Que Estado brasileiro faz fronteira com três países?

A Bolívia faz fronteira com mais três estados brasileiros, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, estando integralmente localizado ao oeste do Brasil….Fronteiras do Brasil.

País Comprimento (km)
Guiana 1.606
Paraguai 1.365
Peru 2.995
Suriname 593

Qual Estado brasileiro tem mais fronteiras?

II – A Bahia é o Estado que tem o maior número de divisas com outros estados.

Quais regiões brasileiras fazem fronteiras com outros países?

Fronteira terrestre

  • Ao norte: Suriname, Guiana, Venezuela e um território pertencente à França, a Guiana Francesa.
  • A noroeste: Colômbia.
  • A oeste: Peru e Bolívia.
  • A sudoeste: Paraguai e Argentina.
  • Ao sul: Uruguai.

Qual é a tríplice fronteira do Brasil?

Só o Brasil possui nove tríplices fronteiras; a Bolívia e o Peru cinco; a Argentina, quatro; o Paraguai e a Colômbia, três tríplices fronteiras cada um; o Chile, a Venezuela, a Guiana e o Suriname possuem duas cada um; Equador, Uruguai e Guiana Francesa têm apenas uma tríplice fronteira cada um.

Qual é o país que faz a maior fronteira com o Brasil?

c) Verdadeiro – O país que possui o maior trecho de fronteira com o Brasil é a Bolívia. A fronteira entre esses dois países se estende por 3.126 quilômetros.

Faz fronteira com três países?

A Tríplice Fronteira é o principal conjunto de fronteiras da América do Sul, é formada pela união dos limites territoriais e políticos de três países diferentes Brasil, Argentina e Paraguai.

Quantos países faz fronteira com Brasil?

O Brasil possui fronteiras com 10 dos 12 outros países da América do Sul, com extensão total de 16.885,7 km. Somente Chile e Equador não possuem fronteiras com nosso país.

Quantos países fazem fronteira com o Brasil?

O Brasil possui fronteiras com 10 dos 12 outros países da América do Sul, com extensão total de 16.885,7 km. Somente Chile e Equador não possuem fronteiras com nosso país.

Quando vai abrir Puerto Iguazú?

Fronteira entre Puerto Iguazú e Foz deve reabrir na segunda-feira, 27.

Quais são as tríplices?

A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.

Qual o país que faz fronteira com o Brasil?

Com uma fronteira marítima de 7.367 quilômetros, o Brasil tem limites terrestres com nove países da América do Sul: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, e com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, numa extensão da ordem de 16.886 quilômetros.

Que país possui a maior fronteira com o Brasil é o menor?

Suriname
Ao todo, 11 estados brasileiros fazem divisa com outros países. De acordo com os dados, a Bolívia é o país que apresenta o maior trecho de fronteira com o Brasil e o Suriname é o que apresenta a menor.

Qual a Tríplice Fronteira do Brasil?

A região de Foz do Iguaçu é conhecida como “Tríplice Fronteira” por apresentar uma característica geopolítica de fronteiras, que está presente em poucos lugares no mundo.

O Brasil é o maior país da América do Sul, com um território que se estende por cerca de 47% da porção centro-oriental do continente sul-americano. Banhado a leste pelo oceano Atlântico, o Brasil possui 23.102 km de fronteiras, sendo 15.735 km terrestres e 7.367 km marítimas.

Com uma área superior a 8.500.000 quilômetros quadrados, antes mesmo de ser uma nação soberana, nosso território começou a ser delimitado pelos tratados de Madri (1750) e Santo Ildefonso (1777), que estabeleciam a separação das terras espanholas e portuguesas na América.

A formação do atual território do Brasil, contudo, remonta ao século 14, início da chamada Era dos Descobrimentos, quando as monarquias ibéricas mostravam-se pioneiras nas grandes navegações.

Nossas fronteiras foram definidas com base nas características naturais da paisagem, como rios e lagos, ou em acidentes topográficos, como montanhas, serras e picos elevados. Somente nos lugares em que não havia possibilidade de se aplicar esse recurso demarcatório é que foram utilizadas as linhas geodésicas, que correspondem às linhas traçadas no terreno tendo como referências as coordenadas geográficas: paralelos e meridianos.

A determinação dos nossos limites territoriais - tanto os que separam internamente os estados, quanto os que marcam a separação do Brasil de seus vizinhos - é definida pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1944. A partir de 1991, com a modernização da tecnologia, os limites passaram a ser determinados por satélites de posicionamento, com a criação do GPS (Sistema de Posicionamento Global).

Os definidores das fronteiras brasileiras são: rios = 50%; serras = 25%; lagos = 5%; linhas geodésicas = 20%.

Fronteira terrestre

A fronteira terrestre representa cerca de 68% de toda a extensão dos limites territoriais brasileiros, colocando o Brasil em contato com dez outras nações sul-americanas. Com exceção do Chile e do Equador, todos os países da América do Sul fazem fronteira com o Brasil:

A segunda região em destaque é a Região Sul, com uma extensão fronteiriça de quase 2.500 km no continente, tendo como estado que mais se destaca o Rio Grande do Sul. A terceira é a Região Centro-Oeste, sendo o estado de maior extensão fronteiriça o Mato Grosso do Sul.

Fronteira marítima

A fronteira marítima estende-se da foz do rio Oiapoque, no cabo Orange, na divisa do Amapá com a Guiana Francesa, ao norte, até o arroio Chuí, na divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai, ao sul.

A linha costeira do Brasil tem uma extensão de 7.367 km, constituída principalmente de praias de mar aberto, e corresponde a 32% de toda a extensão fronteiriça nacional, o que representa um fator propício ao desenvolvimento econômico, pois a grande diversidade de paisagens litorâneas favorece a instalação de portos, o desenvolvimento da pesca e a exploração de recursos energéticos encontrados nas profundezas marinhas, como petróleo e gás natural.

Com exceção da Região Centro-Oeste, todas as outras regiões têm fronteiras no Atlântico; sendo a Região Nordeste a que tem maior extensão litorânea. O estado brasileiro com o litoral mais extenso é a Bahia, e o que possui menor extensão litorânea é o Piauí. A segunda região de maior extensão litorânea é a Região Sudeste.

Para tratar dos assuntos de limites internacionais, o Ministério das Relações Exteriores mantém na Secretaria de Estado (em Brasília) a Divisão de Fronteiras (DF), que coordena as atividades de duas Comissões Técnicas:

- a Primeira Comissão Brasileira Demarcadora de Limites (PCDL), sediada em Belém (Pará), encarregada das atividades nas fronteiras do Brasil com Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa; e

- a Segunda Comissão Brasileira Demarcadora de Limites (SCDL), sediada no Rio de Janeiro, encarregada das atividades nas fronteiras do Brasil com o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia.

Veja errata.

O Brasil apresenta fronteiras terrestres com 9 países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guiana.

O país também apresenta limites com o Departamento Ultramarino Francês da Guiana, que é conhecido como Guiana Francesa. Portanto, apenas Chile e Equador não possuem fronteiras com o território brasileiro.

Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, publicada no Diário Oficial da União nº 94, de 19 de maio de 2020, o Brasil apresenta extensão territorial de 8.510.295,914 km2. Isso representa cerca de 47% da porção centro-oriental da América do Sul.

A extensão das fronteiras terrestres brasileiras é a terceira maior do mundo, atrás apenas de China e Rússia. Trata-se de 1,4 milhão de km² de área total em mais de 15 mil km de comprimento e 150 km de largura de faixa. A costa brasileira apresenta uma fronteira marítima de 7.367 Km2 com o Oceano Atlântico.

Segundo o IBGE, dos 5 568 municípios brasileiros cerca de 588 fazem fronteira com outros países. Confira a seguir os territórios da América do Sul e com quais estados brasileiros se limitam.

  • Argentina: 1.261,3 km de fronteira entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Bolívia: 3.423,2 km de fronteira entre Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Colômbia: 1.644,2 km de fronteira com Amazonas.
  • Guiana: 1.605,8 km de fronteira entre Roraima e Pará.
  • Guiana Francesa: 730,0 km de fronteira com Amapá.
  • Paraguai: 1.365,4 km de fronteira entre Paraná e Mato Grosso do Sul.
  • Peru: 2.995,3 km de fronteira entre Acre e Amazonas.
  • Suriname: 593,0 km de fronteira entre Amapá e Pará.
  • Uruguai: 1.068,1 km de fronteira com Rio Grande do Sul.
  • Venezuela: 2.199,0 km de fronteira entre Amazonas e Roraima.

Ao todo, 11 estados brasileiros fazem divisa com outros países. De acordo com os dados, a Bolívia é o país que apresenta o maior trecho de fronteira com o Brasil e o Suriname é o que apresenta a menor.

As disposições sobre a faixa de fronteira do país estão estabelecidas pela Lei nº 6.634, de 2 de maio de 1979, e sobre o mar territorial constam na Lei Nº 8.617, de 4 de janeiro de 1993.

A fiscalização das fronteiras é responsabilidade da Polícia Federal. Entre suas ações destacam-se vigilância da entrada e saída de pessoas, meios de transporte e investigações para combate ao crime. A Receita Federal é responsável pela fiscalização e controle aduaneiro.

Os principais problemas observados nas fronteiras são: imigração ilegal, contrabando, principalmente de produtos falsificados, tráfico de drogas e armas, entre outros. Infelizmente, o policiamento para patrulhar a região de fronteira do Brasil é abaixo do necessário em relação à sua extensão.

Saiba mais sobre o território brasileiro.

Território brasileiro e formação das fronteiras

O Tratado de Tordesilhas, em 1494, foi a primeira divisão conceitual do território entre Portugal e Espanha para separar as terras que seriam exploradas. O tratado de Madri, em 1750, foi um dos acordos que formalizou essa divisão levando em consideração a exploração e o povoamento da nação colonizadora. No século XIX a diplomacia brasileira trabalhou para concluir as delimitações do território.

Grande parte das fronteiras terrestres brasileiras estabeleceram-se no Império. Os limites entre Brasil e Uruguai foram estabelecidos em 1851. Em 1859 definiu-se a fronteira do país com a Venezuela e em 1867 foi a vez da Bolívia. Os limites entre Brasil e Paraguai foram firmados com o Tratado de Paz, em 1872, ao término da Guerra do Paraguai.

Existiram ainda muitas disputas territoriais, como é o caso da porção onde se localiza o Amapá e que foi reivindicado pela França, sendo resolvida em 1900 com a delimitação da fronteira com a Guiana Francesa. O território do Acre pertencia à Bolívia, mas foi ocupado por seringueiros vindos de outras partes do Brasil. Os limites entre os dois países só foram estabelecidos em 1903 com o Tratado de Petrópolis.

Questões fronteiriças entre o Brasil e os outros países da América do Sul, como Venezuela, Suriname, Colômbia e Peru, ainda foram discutidas no período entre 1904 e 1909.

Leia também sobre a formação do território brasileiro.

Como são demarcadas as fronteiras?

A definição de uma fronteira política baseia-se na realização de acordos entre representantes dos territórios envolvidos. Entretanto, muitas surgiram a partir de conflitos e disputas. Após isso, a cartografia da fronteira é elaborada com a delimitação acordada. Por fim, a demarcação é realizada com a inserção de marcos para concretização física da fronteira.

Hoje no país existem duas Comissões Brasileiras Demarcadoras de Limites que trabalham em conjunto com órgãos de outros países para realização de demarcação, inspeção, caracterização e manutenção das fronteiras. A primeira comissão é responsável pelas fronteiras com Peru, Colômbia, Venezuela, Suriname e Guianas. Já a segunda trabalha nas fronteiras com Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Veja também: Mapa político do Brasil

Exercícios sobre limites e fronteiras

Questão 1

Cite pelo menos um exemplo de território fronteiriço com o Brasil ao:

a) Norte b) Sul c) Oeste d) Noroeste

e) Sudoeste

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta:

a) Norte: Suriname, Venezuela, Guiana e Guiana Francesa b) Sul: Uruguai c) Oeste: Peru e Bolívia d) Noroeste: Colômbia

e) Sudoeste: Argentina e Paraguai

Questão 2

O território brasileiro é banhado por qual oceano?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta correta: Oceano Atlântico.

Quais os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta: Chile e Equador.

Questão 4

Qual a diferença entre limite e fronteira?

Esconder RespostaVer Resposta

Resposta: Limites e fronteiras possuem abrangências diferentes. Limite é um termo utilizado para uma definição precisa e evidente da linha de divisão de um terreno. Já a fronteira é algo mais dinâmico e estende-se à uma faixa ou região.

Complemente seus estudos lendo sobre: