Enem 2022 a comparação entre o anuncio

O Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O BNI estabelece quais são as questões aprovadas para fazerem parte das provas do Enem. Segundo relatos de servidores ao Globo, não há questões disponíveis para o exame de 2022.

Ao todo, o exame é composto por 180 questões, mas é necessário ter ao menos duas provas por ano, caso haja reaplicação. Por conta da pandemia, não foram feitos novos itens em 2020 e 2021. Isso pode explicar o porquê da crise sanitária do coronavírus não ter aparecido nas últimas edições, já que na última vez que questões foram adicionadas no banco ainda não conhecíamos o vírus.

Segundo apuração do Estadão, o Enem não deve ter agora mais de 200 questões. 

Esse fato também pode justificar o exame não ter sido tão “a cara do governo”, como o presidente Bolsonaro afirmou que seria. Em contramão da fala dele, a prova trouxe questões sobre luta de classes e desigualdade de gênero, por exemplo.

Por ser um processo demorado, que inclui a criação de um edital e a contratação de profissionais externos do Inep, não foi possível criar novos itens para a prova desse ano.

Continua após a publicidade

Polêmicas envolvendo o Banco de Itens

Na sexta-feira (19), a revista Piauí denunciou interferência que o então presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues, fez na prova aplicada no ano de 2019. Junto com outras três pessoas por ele designadas e munidos com carimbos com os dizeres “sim” e “não”, o grupo vetou 66 questões do exame que já estava pronto. 

No documento que a Piauí teve acesso, funcionários do Inep pediam a reabilitação de 38 questões e concordavam com a eliminação de 28 delas. Ainda que não seja possível ter acesso às questões na íntegra, pois ainda fazem parte do banco, é possível identificar o itens que incomodaram o tribunal ideológico daquele ano. As perguntas censuradas envolviam Chico Buarque, quadrinhos de Mafalda e Laerte, poemas de Ferreira Gullar e Paulo Leminski, feminismo, Madonna, relações internacionais, ditadura militar, entre outros assuntos.

Censura no Enem 2021

De acordo com o relato de servidores nesse mês, o diretor da avaliação da educação básica, Anderson Oliveira, que faz o meio de campo entre a equipe técnica que elabora o Enem e o presidente Danilo Dupas, teria lido as questões de uma primeira versão da prova e solicitado a exclusão de mais de duas dezenas delas. Com a exclusão das questões na primeira versão, servidores contam que foi necessário refazer a prova duas vezes para tentar manter a capacidade do exame.

Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

-AA+A

Questão

elitização da carreira científica.

qualificação da atividade doméstica.

ambição de indústrias patrocinadoras.

manutenção de estereótipos de gênero.

equiparação de papéis nas relações familiares.

Você precisa de uma conta no Me Salva! para responder exercícios.

Enem 2022 a comparação entre o anuncio

Enem 2020 - Júlio Gome/LeiaJáImagens/Arquivo


Todos os anos, muitas dúvidas cercam os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As preocupações com a prova giram em torno de quantidade de questões, tempo de aplicação, objetos que podem ser levados para os locais de realização do exame, assim como os próprios conteúdos que estarão presentes nos quesitos.

Neste ano, além de todas as dúvidas existentes, o anúncio do novo Enem deixou os candidatos ansiosos e confusos sobre como será a edição de 2022 do exame. Segundo o Ministério da Educação, o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio será aplicado a partir de 2024.

Quantidade de questões e datas de aplicação

Sendo assim, até então, o Enem 2022 seguirá os mesmos formatos já conhecido pelos estudantes. A prova irá conter 180 questões, divididas entre as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, além de uma redação.

Os quesitos são aplicados em dois dias de avaliação, em dois domingos consecutivos, cada um com 90 questões. No primeiro dia, os estudantes realizam as provas de Linguagens, Ciências Humanas e a produção textual. No segundo dia, por sua vez, são respondidos os quesitos de matemática e Ciências Humanas.

O Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, em todo o Brasil. O período de inscrições para as provas ainda não foi confirmado pelo MEC nem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pela aplicação do Enem.

Pedidos de isenção e justificativa de ausência

Os estudantes puderam solicitar o pedido de isenção para a edição de 2022 do Enem, assim como a justificativa de ausência, por meio da Página do Participante, até o dia 15 de abril. O resultado da justificativa será liberado na próxima sexta-feira (22). Os recursos poderão ser aplicados entre 25 e 29 deste mês. O resultado final estará disponível em 6 de maio.

De acordo com o edital, a solicitação de isenção da taxa pode ser feita pelo participante que estivesse no último ano do ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino da rede pública, ou ter concluído a última etapa da educação básica em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, além de possuir renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Também puderam realizar a solicitação estudantes ou concluintes que se declaram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, ser membro de família de baixa renda e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

  • Tech

    Ao Vai Cair No Enem, professores das disciplinas cobradas no exame pontuaram os conteúdos que ainda podem ser estudados nos meses que o antecedem

  • Tech

    Fiquem atentos, boas referências podem ser encontradas nos longas que geralmente se assisti nos momentos de descanso e lazer

  • Tech

    A ansiedade e rotinas extenuantes podem gerar cansaço excessivo, problemas de saúde e prejudicar o aprendizado

  • Tech

    Resultados estão na Página do Participante, do Inep

  • Tech

    O Vai Cair No Enem reúne as principais datas dos vestibulares mais procurados do Brasil

  • Tech

    Em locais abertos, todos os estados brasileiros já flexibilizaram a utilização da máscara

  • Tech

    Segundo os editais da prova, publicados nesta sexta-feira, as candidaturas poderão ser realizadas entre os dias 10 e 21 de maio

  • Tech

    Provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro

  • Tech

    A divulgação com o nome dos aprovados estava prevista, inicialmente, para o dia 15 de abril

  • Tech

    Listagem conterá nomes dos ingressantes do primeiro e segundo semestres