Crie um algoritmo que leia um número diferente de zero e diga se este número e positivo ou negativo

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    de organização da lógica de solução do problema computacional de forma estruturada. 1.2. Conteúdo Programático 1. Noções de lógica a. Lógica b. Lógica de programação 2. Algoritmo a. Formas de representação de um algoritmo i. Descrição Narrativa ii. Fluxograma iii. Pseudocódigo e/ou Portugol 3. Tipos de dados a. Inteiro b. Real c. Literal d. Lógico 4. Variável 5. Operadores a. Atribuição b. Aritméticos c. Relacionais d. Lógicos 6. Comandos de Entrada e Saída 7. Estruturas de Controle a. Estrutura seqüencial b. Estrutura condicional i. Condicional simples ii. Condicional composta iii. Seleção múltipla c. Estrutura de repetição i. Repetição com teste no início ii. Repetição com teste no final iii. Repetição com variável de controle 1.3. Plano de avaliação As notas serão baseadas em avaliações individuais da disciplina (A1 e A2), pela prova interdisciplinar (PI) e por um conjunto de produções realizadas em grupo ou de forma individual em classe ou extra-classe (P). A média bimestral será calculada da seguinte forma: M1 = A1 + P1 ND = A2 + P2 Sendo que: A1 (8,0) e P1 (2,0) A2 (8,0) e P2 (2,0) PI (10,0) M2 = ND*0,7 + PI *0,3 A média do semestre será calculada da seguinte forma: MS = (M1 + 2 * M2)/3 Para os alunos que ficarem de exame, a media final será composta da seguinte forma: MF = (MS + Exame)/2 1.4. Bibliografias Autor Título Edição /Vol Local/Editora Ano Classificação Farrer, H, Becker, C.G., Faria, E.C Algoritmos Estruturados 3a LTC

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    notação de fluxograma que leia n números inteiros e determine se cada um deles é um número da seqüência de Fibonacci ou não e, ao final, apresente a seguinte mensagem: “Dos ..n.... números testados, ..x.... pertenciam a seqüência de Fibonacci”. Elabore também um teste de mesa do algoritmo. 2. Você esta fazendo uma pesquisa entre os habitantes de uma pequena vila. Escreva um algoritmo que colete os dados de idade, sexo (M/F) e salário de todos as pessoas que desejam participar da…

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    2ª Lista de Exercícios Fluxograma – Algorítimo e Lógica de Programação Disciplina: Algorítimo e Lógica de Programação Professor: Leandro Costa de Oliveira Turma TADS 1AN 1.Ler 80 números e ao final informar quantos número(s) est(á)ão no intervalo entre 10 (inclusive) e 150 (inclusive). 2. Faça um algoritmo que receba a idade de 75 pessoas e mostre mensagem informando “maior de idade” e “menor de idade” para cada pessoa. Considere a idade a partir de 18 anos como…

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    .....................................................4 Quanto a estrutura de tipos..........................................................................................................4 Quanto ao grau de abstração.......................................................................................................5 Quanto à geração.........................................................................................................................5…

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    Prompt de comando. Ela não utiliza interface gráfica do Windows. Este documento tem o objetivo de ensinar passo-a-passo como iniciar o desenvolvimento de uma aplicação de linha de comando usando o Dev-C++. 1. Inicie o Dev-C++ clicando no ícone Dev-C++ do Menu Iniciar. Ao iniciar o programa, ele abrirá uma tela parecida com a exibida na Figura 1. Feche a tela com a Dica do dia clicando no X. Figura 1 - Tela Inicial do Dev-C++ 2. Crie um novo arquivo fonte pressionando o botão Arquivo –…

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    estrutura de repetição utilizada, pois elas funcionam de modo diferente. • O VisuAlg implementa três estruturas de repetição usuais nas linguagens de programação: – os laços condicionados enquanto...faca e repita...ate; – o laço contado para...ate...faca. 2 ESTRUTURA DE REPETIÇÃO: enquanto...faca • Esta estrutura repete uma sequência de comandos enquanto uma determinada condição (especificada através de uma expressão lógica) for satisfeita, ou seja, verdadeira; • A condição é avaliada…

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    Laboratório – 2º Semestre de 2012 2. Orientações sobre essa apostila 3. Instruções para Elaboração/Entrega dos roteiros 4. Distribuição de pontos 5. Referência Bibliográfica 6. Roteiros: Roteiro 1 - Como iniciar uma aplicação de console no Dev-C++ Roteiro 2 - Estrutura Sequencial em C/C++ Roteiro 3 - Estrutura Condicional em C/C++ Roteiro 4 - Estrutura de Repetição em C/C++ Roteiro 5 - Vetor em C/C++ Roteiro 6 - Matriz em C/C++ 7. Listas de Exercícios: Lista 1 - Estrutura Sequencial em…

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    1 LISTA 2 – Desenvolvimento de Algoritmos (Pseudocódigo) 1. (Fácil) Faça um algoritmo para ler: o número da conta do cliente, o saldo, o débito e o crédito. Após ler os valores calcular e escrever o saldo atual (saldo atual = saldo - débito + crédito). Também testar se o saldo atual é maior ou igual a zero escrever a mensagem 'Saldo Positivo', senão escrever a mensagem 'Saldo Negativo'. 2. (Médio) Escreva um algoritmo que receba três números inteiros e retorne uma destas três…

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    definida com base na entrada atual e nos passos anteriores. * As instruções devem ser executáveis * Cada instrução deve ser possível de ser executada, com os recursos previstos disponíveis. * O algoritmo deve ser finito * O algoritmo deve ter um número finito de passos. * Caso haja repetições, deve haver uma condição que determine o seu término. * Entrada- um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é quantidades que lhe são fornecidas antes do…

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    principal é realizar a tarefa de processamento de dados, isto é, receber dados por um dispositivo de entrada (por exemplo, teclado, mouse, scanner, entre outros), realizar operações com esses dados e gerar uma resposta que será expressa em um dispositivo de saída (por exemplo, impressora, monitor de vídeo, entre outros). Portanto, um computador possui duas partes diferentes que trabalham juntas: o hardware, composto pelas partes físicas, e o software, composto pelos programas.…

Nesta aula vamos praticar o uso dos operadores relacionais e da estrutura de decisão com um exercício em Fluxograma: Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero em Fluxograma.

Crie um algoritmo que leia um número diferente de zero e diga se este número e positivo ou negativo
Exercício 6: Ler um número e dizer se é negativo, positivo ou igual a zero.

Para resolver este exercício precisamos de duas estruturas de decisão. Na primeira estrutura verificamos se o número digitado é menor que zero. Caso o teste seja verdadeiro, imprimimos na tela que o número é negativo e finalizamos nosso algoritmo.

Contudo, o primeiro teste pode ser falso e neste caso ainda não podemos afirmar nada sobre o número. Chegamos então ao nosso segundo teste. Neste teste é verificado se o número é maior que zero. Se o teste for verdadeiro, imprimirmos na tela que o número é positivo e finalizamos o algoritmo. Caso contrário, agora sim podemos afirmar que o número é exatamente igual a zero e finalizar o algoritmo.