Como saber o tamanho do fone de ouvido

Música faz parte da vida de muita gente. Há quem não consiga trabalhar sem estar ouvindo algo, quem aproveite o transporte público para descobrir novos artistas ou quem não dispense um som para embalar os exercícios na academia --ou fora dela.

Mas nem só de música vive um fone de ouvido. Eles são uma mão na roda na hora de atender telefonemas, ouvir mensagens de áudio ou assistir Stories, vídeos do Facebook e séries da Netflix. Sem falar que os podcasts e as newsletters (que costumam vir com a opção "ouvir") também voltaram a ter espaço nos nossos corações.

O que pouca gente sabe é que escolher um fone de ouvido envolve mais coisa além da marca e do preço que você está disposto a pagar. Na verdade, o seu perfil de uso e o resultado esperado é o que mais importa na hora de escolher entre os tipos disponíveis no mercado.

Os fones de ouvido podem ser agrupados em quatro categorias:

  • earbuds: o tipo mais comum, que acompanha celulares e fica na entrada do canal auditivo, podendo ter alças para orelha ou não
  • intra-auriculares: se encaixam no canal auditivo por meio de borrachas
  • supra-auriculares: possuem arco sobre a cabeça e almofadas que se apoiam na orelha (há modelos que envolvem parte da orelha e outros que se apoiam totalmente sobre ela)
  • circoauriculares: também usam arcos sobre a cabeça, mas são capazes de envolver as orelhas por completo.

Diferentes modelos: earbuds, intra-auriculares, supra-auriculares e circoauriculares Imagem: UOL

Já falamos aqui que ter um fone de qualidade não é frescura. Mas, além disso, você deve prestar atenção ao modelo, já que cada uma das variações acima tem um uso recomendado.

Veja abaixo qual é o melhor para você

Sou exigente

Sabe aquela pessoa que quer silêncio absoluto na hora de ouvir uma música e, eventualmente, fica voltando trechos de melodias para captar cada detalhe? Então, certamente ela não vai querer que barulhos externos a incomodem na hora de curtir um som.

Para esse tipo de pessoa, fones do tipo intra-auriculares e circoauriculares são os mais recomendados, especialmente por serem os que melhor isolam o barulho externo, evitando assim que haja a necessidade de aumentar o volume do som para compensar os ruídos externos.

Caso você tenha um dinheiro a mais para investir, vale a pena procurar um modelo com redução de ruído ativa.

  • Este fone wireless quer superar o AirPods

Só malho com música

Tem pessoas que pegam o celular e o fone de ouvido antes mesmo de calçar o tênis para ir correr, praticar esportes ou partir para a academia.

Se você faz esse tipo, sabe o que é lidar com fones que caem da orelha enquanto você corre --ou, pior, que ficam danificados devido ao suor.

Nesse caso, o ideal é investir em fones esportivos, que, em geral, consistem em earbuds com alças para prender atrás da orelha. Os modelos intra-auriculares, por se prenderem ao canal auditivo, também podem ser uma boa pedida. Neste caso, opte por um que seja resistente ao suor.

E, como bônus, a escolha de um modelo Bluetooth também pode ajudar.

  • Fones sem fios viram colares que tocam

Sou antissocial (ou quero me concentrar)

Você vive de mau humor, detesta contato social e quer se isolar do mundo? Talvez você só queira isolar o barulho para se concentrar numa tarefa.

Neste caso, a recomendação é similar à feita para quem quer ouvir músicas nos mínimos detalhes: modelos intra-auriculares ou circoauriculares, que isolam o usuário do que está acontecendo ao redor.

Outra dica é investir em um modelo com redução de ruídos. Eles são mais caros, mas essa função adicional permite anular boa parte dos sons exteriores mesmo quando o fone não reproduz nenhuma música.

  • Fone sem fio troca de música com gestos da cabeça

Não posso perder contato com o mundo

Essa é uma situação bastante comum: você está no trabalho, quer ouvir música, mas precisa manter a atenção no que acontece ao redor, seja para responder outras pessoas ou atender ao telefone.

Neste caso, o caminho é usar um fone que não isole completamente o ambiente exterior. Os modelos mais indicados para isso são os tradicionais earbuds ou, então, os supra-auriculares, em especial os que não envolvam nenhuma parte da orelha.

A recomendação também vale, por exemplo, para quem anda de bicicleta pelas ruas, já que, por questões de segurança, o ideal é que o som externo não seja isolado. Neste caso, também, o ideal é que não se utilize um volume alto, especialmente se os fones forem do tipo que deixam o som vazar.

  • Como curtir o YouTube enquanto usa outras funções do celular

Minhas orelhas doem

Quem nunca ficou com dor nas orelhas depois de usar fones por um tempo? São muitos formatos e tamanhos de orelhas e nem sempre um fone se adapta a todas. 

Se você quer conforto, fique longe dos modelos supra-auriculares, já que eles tendem a "amassar" a sua orelha. Fones circoauriculares costumam ser os mais confortáveis, por serem bem acolchoados. Mas há modelos de earbuds e intra-auriculares que oferecem um alto grau de conforto para longas sessões de música ou filmes, por terem um design muito bem pensado para isso. É o caso, por exemplo, dos fones que acompanham os celulares top de linha. Em todos os casos, o ideal é testar modelos distintos até achar um que você possa chamar de seu.

  • Fone que transmite som pelos ossos funciona?

Quero ficar estiloso

Você acha que ouvir música não é apenas um hobby, mas, sim, um estilo de vida? Então, nada mais justo do que incorporar os fones de ouvido ao seu estilo de se vestir.

Nesse caso, a ideia é que o dispositivo fique à mostra, na cabeça ou no pescoço mesmo. Se for essa a ideia, parta para os fones supra-auriculares, que possuem modelos de diversas cores e estilos distintos capazes de completar o seu visual.

Você pode combinar a imponência com qualidade do som, conforto e isolamento de ambiente, mas aí, prepare o bolso.

Tamanhos, Medidas e Dimensões

Quais as medidas do(a) "Fone de Ouvido Samsung EHS60 Branco P2"?

Confira abaixo!

largura

altura

Como saber o tamanho do fone de ouvido

Fone de Ouvido com Controle e Microfone Preto K760P Kimaster

Extensão do Cabo

Dimensões do Produto - Cm (AxLxP)

largura

altura

Como saber o tamanho do fone de ouvido

Fone de Ouvido com Controle Microfone Dourado K760d Kimaster

Extensão do Cabo

Dimensões do Produto - Cm (AxLxP)

Aqui, uma tabela com todos os tamanhos:

Produto Medida Dimensões
Fone de Ouvido com Controle e Microfone Preto K760P KimasterExtensão do Cabo 1,20m
Dimensões do Produto - Cm (AxLxP) 1,20m
Fone de Ouvido com Controle Microfone Dourado K760d KimasterExtensão do Cabo 1,20m
Dimensões do Produto - Cm (AxLxP) 16 X 10 X 3cm

Arraste a tabela para os lados < - >

Como saber o tamanho do fone de ouvido

Escolher um fone de ouvido é uma tarefa complicada para vários consumidores. Com o crescimento do mercado temos dezenas de opções de várias marcas, e sem o conhecimento necessário é fácil escolher um modelo errado e se arrepender pouco tempo depois.

Para te ajudar a escolher o melhor fone de ouvido, nós preparamos um guia completo. Vamos te mostrar os tipos de fones que existem atualmente, as melhores marcas, principais dados de ficha técnica. E, no fim, ainda vamos dar algumas dicas para você fazer a melhor decisão na hora de comprar.

Tipos de fone de ouvido

Como saber o tamanho do fone de ouvido

Entenda a diferença entre os vários tipos de fones de ouvido (Foto: Shutterstock)

O primeiro passo para escolher um bom fone de ouvido é entender quais são os tipos disponíveis. Atualmente, temos quatro categorias diferentes. São elas: auriculares e intra-auriculares, supra-auriculares (também chamados de headphones), over-ear e os headsets. Veja abaixo as diferenças.

Fone auricular (ear-buds) e intra-auricular (in-ear)

Os fones de ouvido dessa categoria são encaixados dentro do ouvido (Foto: Shutterstock)

Esses são aqueles fones de ouvido que ficam encaixados dentro da orelha. Geralmente, são os mais comuns no mercado. Os modelos auriculares se encaixam, mas não entram completamente. Enquanto isso, o intra-auricular entra mais a fundo no canal auditivo. Consequentemente, isso diminui a entrada de ruídos externos.

Muitos usuários reclamam de dores no ouvido após horas de uso. Essa acaba sendo a principal desvantagem desses modelos. No entanto, várias empresas estão adotando a estratégia de, nos modelos intra-auriculares, enviarem borrachas ponteiras de diferentes tamanhos para que o acessório fique com melhor ergonomia na orelha.

Os headphones ficam por cima da orelha, e apesar do som mais potente, não contam com bom isolamento de ruídos (Foto: Shutterstock)

Os fones de ouvido on-ear são maiores e ficam por cima da orelha. Eles tendem a oferecer um som mais potente. Geralmente, são mais confortáveis que os anteriores. Entretanto, não possuem um isolamento de ruídos tão bom.

A desvantagem deles é que são modelos grandes e “exagerados” esteticamente. Se você busca ser mais discreto em algum ambiente, nem sempre eles são a escolha ideal.

Os fones de ouvido over-ear cobrem toda a orelha e têm um melhor isolamento de ruídos (Foto: Shutterstock)

Os fones de ouvido over-ear são do mesmo estilo, mas com uma diferença importante: aqui eles cobrem toda a orelha. AS conchas são maiores, por isso a orelha do usuário fica completamente dentro dela, o que além de dar uma imersão maior no som, também isola mais os ruídos externos.

A desvantagem é a mesma dos anteriores, estando relacionado a extravagância. Apesar disso, já é normal ver pessoas usando fones desse estilo no metrô, ônibus, justamente porque eles isolam mais os barulhos do dia a dia.

Os headsets são mais usados por gamers e possuem microfone embutido (Foto: Shutterstock)

Os headsets são uma variação dos modelos anteriores, e se caracterizam por terem um microfone embutido. Geralmente os headsets são mais voltados para o público gamer, por isso possuem recursos mais úteis para eles, como melhor qualidade de microfone, graves potentes e funções extras, como detalhes em luz RGB.

Fone de ouvido sem fio ou com fio?

Os fones de ouvido TWS são ótimas opções intra-auriculares ou auriculares sem fio (Foto: Shutterstock)

Todos os modelos citados anteriormente possuem versões com fio e sem fio, então qual escolher? Bem, aqui o fator predominante é a preferência de cada comprador, já que um fone de ouvido não tem mais ou menos qualidade simplesmente por ter ou não o fio.

A escolha está mais determinada ao fator praticidade. Por exemplo, com um fone bluetooth você não precisa se preocupar com fios embaraçados, ou mesmo com eles incomodando na hora de praticar uma corrida.

Ao mesmo tempo, você precisa ficar ligado no fator bateria, caso contrário seu acessório pode parar de funcionar no meio do seu dia, ou na metade do treino, por exemplo. Outro ponto importante é que os fones de ouvido sem fio são mais caros que os modelos com fio.

Entendendo as especificações técnicas de um fone de ouvido

Entenda as principais especificações técnicas de um fone de ouvido (Foto: Shutterstock)

Tamanho do alto-falante (driver)

Com tamanho dado em milímetros (mm), um alto-falante maior consegue gerar mais graves na teoria. Porém, na prática, isso é afetado por outros pontos do fone, então não leve apenas o tamanho do alto-falante como parâmetro para determinar se um fone é mais ou menos potente que o outro, principalmente em relação aos graves.

Sensibilidade e Impedância

A sensibilidade diz o quão sensível é um fone de acordo com o sinal que ele recebe, enquanto a impedância mostra o quão resistente é o fone em relação a esse sinal. São dados que, quando combinados, determinam o volume geral de um fone de ouvido, mas não necessariamente indicam qualidade,

Assim como o tamanho do alto-falante, essas especificações precisam ser somadas a outras para determinar se um fone é bom ou ruim.

Resposta de frequência

A resposta de frequência está relacionada às frequências que um fone de ouvido consegue “cobrir”, sejam elas agudas ou graves. Quanto maior for essa, na teoria, mais detalhes ele reproduz, mas ter uma alta resposta de frequência não significa qualidade.

É importante ressaltar que a maneira como as fabricantes trabalham seus fones dentro dessa resposta de frequência é mais importante do que a medida em si. O ouvido humano consegue escutar entre 20 Hz e 20 kHz, mas já temos muitos fones que cobrem mais do que isso. No entanto, pouco se perceberá mais “detalhes” no áudio dependendo da forma como a fabricante trabalha a medida.

Cancelamento ativo de ruídos

Comum principalmente em headphones, o cancelamento ativo de ruídos é uma função que usa microfones externos e processamento de software para captar o barulho ao seu redor e gerar ondas sonoras opostas às captadas, o que fisicamente gera um “cancelamento” do som.

Parece mágica, mas tudo está sendo feito ali na hora com um processador integrado ao circuito do seu fone. Dessa forma, se você busca escapar dos barulhos externos ao ambiente em que você mais passa o seu tempo, escolher fones de ouvido com cancelamento ativo de ruído é uma boa.

Plugues

Por último, temos os plugues dos fones. Geralmente, o mais popular é o P3, que tem 3,5 mm e unifica o áudio e o microfone. Ou seja, apenas com um plug o usuário consegue usar as duas funções do dispositivos.

Em caso de headsets, é normal ver os plugs P2, iguais aos anteriores, mas possuem um polo a menos, por isso é necessário um plug para o áudio e outro para o fone. São mais usados em computadores.

Também temos os plugues USB, esses presentes em headsets que possuam iluminação LED, placa de som ou mesmo o recurso de áudio Surround 7.1.

Marcas de fones de ouvido

Veja algumas das melhores marcas de fone de ouvido que vendem direto no Brasil (Foto: Shutterstock)

Felizmente, o mercado de fones já está muito grande no Brasil. Por isso, temos dezenas de fabricantes atuando com diversos modelos, seja para quem busca um modelo comum, fone de ouvido sem fio, headphone, headset, entre outros.

Cada marca possui suas próprias características em seus produtos, por isso é quase impossível dizer qual é a melhor. Dessa forma, vamos deixar abaixo uma lista com algumas das fabricantes confiáveis que possuem excelentes fones de ouvido à venda no Brasil.

  • JBL
  • Sennheiser
  • AKG
  • Bose
  • Audio Technica
  • Edifier
  • Xiaomi
  • Samsung
  • Apple
  • Sony
  • Motorola
  • Philips

Dicas para escolher o seu fone de ouvido

Veja algumas dicas para escolher o melhor fone de ouvido de acordo com suas preferências (Foto: Shutterstock)

O primeiro passo é definir qual o tipo de fone de ouvido você precisa. Vai usar no escritório? Os headphones ou headsets podem ser ótimas escolhas, pois isolam bem o áudio e possuem microfone para eventuais reuniões online. Precisa de um fone para usar enquanto volta do trabalho? Os headphones também se encaixam aqui. Mas, se você deseja algo mais discreto, pode ir pelos auriculares ou intra-auriculares.

O segundo passo é definir se deseja um fone de ouvido sem fio ou com fio. SE você quer modernidade e está de saco cheio de fios embaraçando e prendendo na sua roupa, escolha um fone Bluetooth, atualmente é possível encontrar vários baratos. Se não quer se preocupar em carregar o fone de ouvido, a opção com fio é melhor, pois estará sempre pronta para uso.

Fones de ouvido sem fio são excelentes para exercícios físicos, desde que tenham proteção contra suor (Foto: Shutterstock)

Terceiro passo: defina funções prioritárias para você. Deseja um microfone melhor? Cancelamento ativo de ruídos? Quer que o fone seja compatível com assistentes de voz? Tenha Surround 7.1? Fica mais fácil fazer um filtro entre os vários modelos do mercado já tendo em mente as funções que você deseja além do básico de um fone.

O quarto e último passo é fazer uma boa pesquisa, olhando reviews e opiniões de quem já comprou. Devido à pandemia a maior parte das pessoas compra os fones de ouvido online, e dessa forma é difícil saber se o fone é confortável ou tem um bom áudio apenas pela ficha técnica, então procurar por opiniões de quem já usou o acessório é a melhor saída para fazer uma boa compra.

Sobre preço, vale a pena ficar de olho em nossas ferramentas, como o Alerta de Preço e o Histórico de Preços. Eles vão te ajudar a fazer a escolha mais assertiva, ou seja, comprar pelo melhor valor e no melhor momento.

Se você quer uma ajudinha para escolher os fones de ouvido, dê uma olhada nas nossas sugestões. Temos as indicações dos melhores , fones de ouvido voltados para corrida e também uma seleção com bons modelos de