Jogos populares e sua historia

Algumas brincadeiras são tão antigas que até os antigos reis de Roma devem ter entrado na roda. Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

1. Cabra-cega

Jogos populares e sua historia

Cuidado com a mão boba

Quando: 500 a.C.

Já deve ter um tempo que você não vê ninguém brincando de cabra-cega por aí. Mas, caso queira reviver a tradição, basta conseguir um pedaço de pano e reunir a turma: a cabra-cega da rodada deve ser vendada e tentar encontrar os companheiros de brincadeira; ao trombar em alguém, deve adivinhar quem é a pessoa – se acertar, esta passa a ser a cabra-cega. Acredita-se que brincadeira, que já foi popular entre a criançada, tenha sido originada durante a Dinastia Zhou, da China, perto do ano 500 a.C. Na Idade Média e na Era Vitoriana, era um divertimento aristocrático: na Casa dos Tudor (dinastia inglesa que reinou entre 1485 e 1603), jogos de cabra-cega eram opção para recreação.

2. Cara ou coroa

Jogos populares e sua historia

Quando: aproximadamente 300 a.C.

É verdade que este parece mais um pré-jogo do que uma brincadeira propriamente dita, mas prometemos não julgar caso você queira desafiar a probabilidade e instituir o I Campeonato de Cara ou Coroa. O jogo, que surgiu na Roma Antiga, era conhecido como navia aut caput, “cara ou navio”, em referência à moeda que trazia de um lado o rosto do deus da mitologia Janus e, do outro, uma embarcação. Além de ser usado para decidir quem escolhe o campo e quem começa com a bola antes de toda partida de futebol, o jogo já foi importante para resolver impasses maiores: nos EUA, em 1845, Asa Lovejoy e Francis Pettygrove jogaram a moedinha para saber quem escolheria o nome da nova cidade do estado de Oregon. Pettygrove levou a melhor e nomeou a cidade como Portland.

3. Joquempô

Jogos populares e sua historia

Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C.

Tesoura corta papel, papel cobre a pedra, pedra esmaga Lagarto, Lagarto envenena Spock, Spock esmaga tesoura, tesoura decapita Lagarto, Lagarto come papel, papel refuta Spock, Spock vaporiza pedra que, é claro, esmaga tesoura. Muito antes de Sheldon Cooper nos apresentar o jogo “Pedra, Papel, Tesoura, Lagarto, Spock” (criado por Sam Kass) em The Big Bang Theory, o joquempô já acumulava milênios de tradição. Os primeiros registros que se têm da brincadeira estão no livro chinês Wuzazu, escrito durante a Dinastia Han, entre os anos 206 a.C e 220 d.C. No século 17, o jogo com os elementos que conhecemos hoje já era popular na China e no Japão, e no século 20 já havia se espalhado pelo mundo.

Continua após a publicidade

4. Par ou ímpar

Jogos populares e sua historia

Quando: aproximadamente 200 a.C.

Um torneio de par ou ímpar não seria televisionado, é verdade, mas a sua origem mereceria uns minutinhos da programação. O jogo é uma variação da Morra, brincadeira criada na Roma Antiga e popular até o dia de hoje, principalmente na Itália. No jogo da antiguidade, os participantes costumavam se reunir em roda e mostrar entre 0 a 5 dedos de uma das mãos – o desafio era adivinhar a soma total da roda e ganhava quem gritasse o número mais rápido.

Bônus: O “Dois ou um” também deriva da Morra e é um bom método de eliminação (e para decidir  quem fica “na de fora”): todos devem mostrar, ao mesmo tempo, um ou dois dedos de uma das mãos. Os que colocarem um número diferente da maioria são eliminados e, no final, para decidir o ~ultimate champion~ basta recorrer ao par ou ímpar.

5. Jogo da Velha

Jogos populares e sua historia

Quando: 1 a.C.

Para se divertir no Império Romano, um dos jogos mais populares era o bom e velho Jogo da Velha: marcas das matrizes de três linhas e três colunas, que datam do ano 1 a.C., foram encontradas em diversos lugares de Roma. Mas acredita-se que o jogo, cujo objetivo é completar primeiro uma linha de três círculos ou xis em sequência, possa ter origem ainda mais distante. A educadora estunidense Claudia Zaslavsky aponta em seus estudos que o jogo poderia ter derivado de brincadeiras similares já presentes no Egito Antigo. O jogo de mais de 4000 anos foi pioneiro nos computadores: OXO, criado em 1952, foi um dos primeiros videogames desenvolvidos.

6. Amarelinha

Jogos populares e sua historia

Quando: século 17

Do 1 ao 10 para chegar ao céu. Caso você não se lembre, a amarelinha, jogo popular entre as crianças de antigamente, tinha regras simples. Depois de desenhar o percurso no chão (como na foto acima) jogava-se uma pedrinha na primeira casa e o objetivo era ir pulando até chegar à marca circular, evitando a casinha em que estava a pedra. Na volta, o desafio era se equilibrar para pegar a pedrinha. Acredita-se que amarelinha teria sido inventada pelos romanos – gravuras mostram crianças brincando de amarelinha nos pavilhões de mármore nas vias da Roma antiga. Mas as primeiras referências ao jogo de que se tem registro confirmado datam do século 17. No manuscrito Book of Games (“Livro de jogos”, em português), compilado entre os anos de 1635 e 1672, o estudioso inglês Francis Willughby já descrevia a brincadeira em que crianças pulavam sobre linhas no chão no percurso que simbolizava a trajetória do homem através da vida.

Os Jogos Populares são as brincadeiras populares ou brincadeiras de rua, que fazem parte das culturas locais e são criados pelas pessoas ao longo do tempo, e passadas de geração para geração.

Características dos Jogos Populares

Os Jogos populares possuem elementos flexíveis, que são definidos e alterados pelos próprios, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, industrializados ou caros.

Os Jogos Populares podem ter regras e características diferentes de acordo com o grupo ou localidade onde ele é praticado.

A prática dos Jogos Populares é realizada em ambiente amistoso, de forma livre, espontânea e prazerosa.

Qual o objetivo dos Jogos Populares?

O objetivo dos Jogos Populares é a ludicidade, ou seja, que todos os participante possam brincar, jogar se divertindo, onde a competição deve ficar sempre em segundo plano.

Quais são os Benefícios dos Jogos Populares?

Jogos populares e sua historia

São benefícios dos Jogos Populares para seus praticantes:

  • Melhora o entendimento das relações humanas e culturais da localidade;
  • Melhora a vida sociais, ou seja, socialização;
  • Desenvolvimento do espírito de colaboração;
  • Melhora o raciocínio para resolução de problemas;
  • Melhora a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Promovem o relaxamento e aliviam o estresse.

Tipos de Jogos Populares

  • Amarelinha;
  • Pião;
  • Cabo de guerra;
  • Pular Elástico;
  • Queimada;
  • Dança da corda;
  • Escravos de Jó;
  • Bobinho;
  • Brincadeira do Quente e Frio;
  • Dança das cadeiras;
  • Detetive;
  • Estátua;
  • Morto-vivo;
  • Bola de gude;
  • Esconde-esconde.

5 Exemplos de Jogos Populares

Jogo de Pique Corrente

No jogo do Pique Corrente, escolha quem irá ser o pegador enquanto o restante do grupo se afasta. O pegador precisa pegar no ombro ou braço dos outros participantes para eliminá-los da brincadeira.

Quando isso acontecer, os participantes dão as mãos e juntos devem tentar pegar os outros jogadores.

Conforme os pegadores vão tocando as outras pessoas, eles vão dando as mãos e a corrente vai ficando maior e encurralando os outros que conseguiram escapar.

Jogo de Bola de Gude

Para o jogo de Bola de Gude, desenhe um triângulo no chão e as bolinhas escolhidas pelos participantes devem ser posicionadas dentro deste triângulo (a quantidade pode ser determinada pelos jogadores).

Uma bolinha deve ser usada como a ‘atiradora’ para acertar as bolinhas do oponente.

Posicione a bola atiradora fora do triângulo e tente acertar as bolinhas do adversário. Para eliminá-las, o objeto precisa sair do triângulo. Quem conseguir tirar mais bolinhas da área demarcada, vence.

Jogo da “Amarelinha”

No jogo da “Amarelinha” as crianças devem desenhar o “céu”, depois os quadrados numerados de 1 até 10 e, no fim, o “inferno”.

Jogue a pedra na casa de n°1, siga pulando nas outras até chegar no inferno, onde a criança deve pular para não pisar. Siga fazendo isso até atingir a casa de n°10.

Jogo do “Quente ou Frio”

No jogo do Quente ou Frio uma pessoa deve esconder um objeto sem que os outros participantes vejam. Os jogadores devem tentar encontrar o objeto com a ajuda de ‘dicas’ dadas por quem o escondeu.

Conforme as crianças se aproximam do local que o item está escondido, o mediador da brincadeira deve falar ‘quente’. Se os participantes estiverem longe do local, ele diz ‘frio’. Ganha quem achar primeiro.

Jogo do Morto-Vivo

No jogo do Morto-vivo uma das crianças deve ser escolhida como líder, para reger a brincadeira. Os outros participantes devem ficar parados lado a lado, para seguir as ordens do ‘líder’.

Quando ele falar ‘morto’, todos devem se abaixar, já ao falar ‘vivo’, os participantes se levantam. Quem errar o comando citado, é eliminado. Para ficar mais divertido, o mediador pode falar rapidamente para confundir os participantes.

Mais conteúdo sobre Ed. Física Escola