Como calcular a raiz quadrada da hipotenusa

Para descobrir o valor da hipotenusa, basta você colocar o valor dos catetos e a calculadora dará o valor da hipotenusa. Lembrando sempre de uma coisa muito importante, os valores dos catetos precisam estar na mesma unidade de medida.

O cálculo da hipotenusa é um dos cálculos trigonométricos mais importantes de um triângulo retângulo. Esse tipo de figura geométrica apresenta um cateto oposto, um cateto adjacente e uma hipotenusa. No caso do cálculo da hipotenusa, a finalidade é descobrir o comprimento da linha reta.

Neste post falaremos mais sobre como funciona o cálculo da hipotenusa e quais as suas principais característica. Para explicar o cálculo da hipotenusa nós falaremos um pouco sobre o Teorema de Pitágoras, que é uma das formas de se obter o comprimento da hipotenusa. Confira a seguir tudo que você precisa saber para descobrir o comprimento da hipotenusa através do Teorema de Pitágoras:

O que é uma hipotenusa?

A hipotenusa é a linha de maior comprimento dentro de um triângulo retângulo. Ela fica localizada sempre de forma oposta ao ângulo reto do triângulo, que é aquele que têm 90°. Sendo assim, identificá-la não é nenhum problema. O cálculo da hipotenusa consiste em identificar o seu comprimento.

Teorema de Pitágoras

De acordo com o teorema de Pitágoras, toda hipotenusa é constituída pela soma dos quadrados de cada cateto. Sendo assim, a fórmula mais conhecida para o cálculo da hipotenusa é a seguinte:

Vamos fazer o cálculo de um exemplo para vermos na prática como funciona o cálculo da hipotenusa pelo teorema de Pitágoras. Vamos considerar o seguinte triângulo retângulo para o cálculo:

Nesse exemplo, teremos o seguinte cálculo:

Para concluir, o cálculo consiste na soma dos quadrados de cada cateto. O resultado dessa soma é o mesmo que a raiz quadrada de x². Sendo assim, a raiz quadrada de 225 é o resultado final do x, que nesse caso é 15.

O cálculo da hipotenusa é muito simples e fácil se for feito através do teorema de Pitágoras. Contudo, essa não é a única forma de se calcular a hipotenusa. Mas é a mais simples e rápida.

Em nosso exemplo, c2 = 25. A raiz quadrada de 25 é 5 (5 × 5 = 25, de modo que √25 = 5). Isso significa que c = 5, o comprimento de nossa hipotenusa!

Como calcular um triângulo retângulo?

Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²).

Qual a fórmula para achar a altura de um triângulo retângulo?

O teorema de Pitágoras afirma que, para qualquer triângulo retângulo com catetos de medida a e b e uma hipotenusa de comprimento c, a2 + b2 = c. Podemos usar essa equação para descobrir a altura de nosso triângulo equilátero.

Como calcular o perímetro de um triângulo retângulo?

O perímetro de um polígono qualquer é o comprimento da soma de todos os seus lados. Então, para calcular o perímetro do triângulo retângulo, bastar somar os seus lados.

Como medir o perímetro de um triângulo?

O triângulo é um polígono que possui três lados e é uma figura plana com três segmentos de retas unidos em pontos que chamamos de vértices. Dessa forma, para calcularmos o perímetro do triângulo devemos usar a seguinte fórmula: P = l + l + l.

Como calcular a área de um triângulo irregular?

A área do triângulo pode ser calculada através das medidas da base e da altura da figura. Lembre-se que o triângulo é uma figura geométrica plana formada por três lados.

Como calcular a área de um terreno com medidas diferentes?

Cálculo bem fácil. Basta somar a frente e o fundo dividir por 2. Somar os lados e dividir por 2. Com ambos resultados basta multiplicar um pelo outro que vc vai obter a área em metros quadrados.

Como calcular metro quadrado de paredes diferentes?

Para calcular o metro quadrado de uma parede você deve multiplicar a altura por sua largura. Exemplo: Suponhamos que nossa parede tem as mesmas medidas do quarto acima, então temos 3 metros de altura por 4 metros de largura, multiplicando: 4 x 3 = 12m²; Assim como o quarto, encontramos 12 m².

Como calcular metro quadrado de parede para revestimento?

O cálculo para o revestimento de paredes também é simples. Para fazê-lo, você deve multiplicar a largura de cada parede pela altura do ambiente. Após, você subtrai a área de paredes ou portas que existem, afinal, essas áreas não receberão o revestimento.

Como calcular o metro quadrado de uma parede para azulejo?

Diferente do processo de como calcular metro quadrado para piso, para cálculos de metro quadrado de azulejo considera-se a soma das paredes do ambiente multiplicado pela altura do pé direito. Neste caso, as aberturas (portas e janelas) não são calculadas, já que não precisarão do revestimento do azulejo nessas partes.

Como calcular o metro quadrado de uma parede para pintura?

m² = altura x largura da área a ser pintada. R = rendimento m²/galão. Uma das paredes mede 8,64 m de comprimento e 3 m de altura. 8,64m x 3m = 25,92 m² = área da parede a ser pintada.

Como calcular a raiz quadrada da hipotenusa

Ouça em voz altaPausarA razão entre os lados desse triângulo é igual a 1:1:√2, o que significa que o comprimento dos catetos é igual, sendo a hipotenusa igual ao comprimento de um cateto vezes a raiz quadrada do comprimento conjunto de ambos.

Como calcular a raiz quadrada do teorema de Pitágoras?

Resposta

  1. a=√3. b) b²=1²+(√3)² b²=1+3. b²=4. b=√4.
  2. b=2. c) c²=1²+2² c²=1+4. c²=5.
  3. c=√5. d) d²=1²+(√5)² d²=1+5. d²=6.

Onde se aplica o teorema de Pitágoras?

Ouça em voz altaPausarO teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos. Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).

Como calcular hipotenusa é catetos?

Ouça em voz altaPausarO teorema de Pitágoras relaciona as medidas dos lados de um triângulo retângulo da seguinte maneira: Em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

Como calcular a raiz quadrada de um número?

Ouça em voz altaPausarDeterminar a raiz quadrada consiste em calcular o número que, elevado ao quadrado, gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 25 corresponde ao número 5, pois 5² é igual a 25.

O que é Teorema de Pitágoras exemplos?

Ouça em voz altaPausarEste teorema é aplicado aos comprimentos dos lados do triângulo retângulo – triângulo que possui um ângulo reto, isto é, que mede 90°. ... O Teorema de Pitágoras diz que: “O quadrado da medida da hipotenusa é igual a soma dos quadrados das medidas dos catetos”.

Qual a importância do teorema de Pitágoras atualmente de um exemplo de aplicação?

Ouça em voz altaPausarO teorema de Pitágoras apresenta importantes aplicações para solucionar problemas em situações reais. ... É possível descobrir, por meio desse teorema, a medida de um dos lados de um triângulo retângulo conhecendo as outras duas medidas.

Quem foi Pitágoras e cite exemplos de aplicações de seu teorema?

Ouça em voz altaPausarPitágoras foi um exímio geômetra, deixando como principal contribuição para a Matemática a descoberta da relação de igualdade entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos no interior de um triângulo retângulo, o que ficou conhecido como teorema de Pitágoras.

Como calcular a raiz de um quadrado?

  • Como dissemos na etapa anterior, em matemática, se calcularmos a raiz quadrada de um quadrado, voltamos ao número original. Isto se deve ao fato de o quadrado e a raiz quadrada serem operações inversas. Elas se desfazem entre si, se "qualificam".

Como se desfazem o quadrado e a raiz quadrada?

  • Isto se deve ao fato de o quadrado e a raiz quadrada serem operações inversas. Elas se desfazem entre si, se "qualificam". Assim, se queremos o valor de "c" e não de c², a raiz de "c" equivale ao quadrado e, ao calcular a raiz de 25, obteremos como resultado que o valor de "c" corresponde a 5.

Como calcular os quadrados?

  • O seguinte passo é calcular os quadrados. Ainda não conhecemos o valor de "c". Acabamos de saber que c² = 25 e devemos lembrar que a raiz quadrada de x² é x. Como dissemos na etapa anterior, em matemática, se calcularmos a raiz quadrada de um quadrado, voltamos ao número original.