Como a população brasileira esta dividida

A pirâmide etária brasileira serve para nos fornecer informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Como a população brasileira esta dividida

.

Envelhecimento da população

A pirâmide acima mostra que o envelhecimento da população brasileira aumentou em 2019, se comparado a 2012. Esta mudança pode ser observada pela menor porcentagem encontrada em 2019 nos grupos etários mais jovens (base da pirâmide), ao mesmo tempo em que houve aumento nas porcentagens dos grupos de idade que ficam no topo da pirâmide.

A distribuição da população residente do País por grupos etários mostrou a tendência de queda da proporção de pessoas abaixo de 30 anos de idade: em 2012 essa estimativa era de 47,7%, passando para 42,3% em 2019. Os grupos que compreendiam pessoas de 0 a 17 anos totalizavam 24,2%; os grupos de 18 a 24 anos e de 25 a 29 anos de idade correspondiam, respectivamente, a 10,8% e 7,3% da população residente.

A população acima de 30 anos de idade registrou um crescimento em 2019, atingindo 57,7%- estimativa maior que a de 2012 (52,4%). Os grupos de 30 a 39 anos, correspondiam a 15,8% da população residente. Já os grupos de 40 a 49 anos, 13,8%,  50 a 59 anos, 12,4%  e 60 a 64 anos, 4,9%. A parcela de pessoas com 65 anos ou mais de idade representava 10,8% da população.

Em 1940, a expectativa de vida ao nascer no Brasil era de 45,5 anos. Esta expectativa vem subindo desde então, e chegou a 76,3 anos, em 2018. Enquanto a expectativa de vida dos homens é de 72,8 anos, a das mulheres chega a 79,9 anos. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade para 2018, divulgadas pelo IBGE.

Homens com perfil mais jovem

A pirâmide também nos permite observar que a população masculina apresentou padrão mais jovem que a feminina: na faixa etária até 24 anos, os homens totalizavam, em 2019, 17,8%, enquanto as mulheres, 17,2%. Por outro lado, a proporção de mulheres era superior a dos homens em todos os grupos de idade a partir dos 25 anos: 34,6% e 30,4%, respectivamente.

Também notamos que, nos grupos de idade a partir dos 80 anos, a proporção de mulheres supera bastante a de homens.

Como a população brasileira esta dividida

Como a população brasileira esta dividida
PNAD Contínua 2019 - Características gerais dos domicílios e dos moradores

Como a população brasileira esta dividida
IBGE Explica • Expectativa de Vida no Brasil

Como a população brasileira esta dividida
IBGE Explica-- Fecundidade no Brasil

Descrição

Este tema compreende os seguintes:

Características gerais da população
Compreende as informações sobre tamanho e estrutura (por idade e sexo), cor ou raça, distribuição da população, densidade e urbanização.

Componentes da dinâmica demográfica e estatísticas vitais
Compreende as informações sobre os níveis e características da fecundidade, migração e mortalidade da população, bem como sobre os nascimentos e óbitos.

Família
Compreende informações sobre as estruturas familiares e das unidades domésticas, seus padrões de organização (famílias reconstituídas, casais do mesmo sexo, casais que moram separados, crianças com dupla residência, famílias monoparentais e pessoas que moram sozinhas) e os ciclos de vida familiar (considerando a presença de crianças e jovens em diferentes faixas etárias, idosos e participação dos adultos membros no mercado de trabalho).

Nupcialidade
Compreende informações sobre os modelos de formação e dissolução dos arranjos conjugais, casamentos e divórcios, e as transformações econômicas e culturais que impactam sobre a nupcialidade da população brasileira.

Grupos populacionais específicos
Compreende as estatísticas agrupadas por segmentos específicos da população a partir dos grupos geracionais (crianças, adolescentes, jovens, idosos), étnico raciais (indígenas, quilombolas, entre outros) ou regionais. Compreende também pessoas com deficiência.

A população brasileira, no início da década de 2010, ultrapassou os 190 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Desde o século XX, o número de habitantes do nosso país cresceu mais de 10 vezes! Mas quais são as características gerais dessa população?

Do total de pessoas que vivem no Brasil, 51,8% (um pouco mais da metade) são mulheres e 48,5% são homens. A estimativa é que existam no país seis milhões de mulheres a mais que os homens. A diferença, no entanto, é que a maior parte dos homens tem idade entre 25 e 39 anos, enquanto, entre as mulheres, a maioria está com idade entre 40 e 59 anos.

Dividindo a população por cor, 47,7% das pessoas declaram-se brancas, 43,1% declaram-se pardas e 7,6% declaram-se negras. Estes dados são do Censo Demográfico de 2010 e, se comparados ao censo demográfico de 2000, representam um aumento da população negra e parda, além de uma diminuição das pessoas que se declaram como brancas.

Como a população brasileira esta dividida

O Brasil é um país com uma grande diversidade étnica

A Região mais populosa do Brasil é a Sudeste, com 42% do número total de pessoas; em segundo lugar fica a região Nordeste, com 27%; em terceiro fica a região Sul, com 14%; em quarto, a região norte, com 8%, e, por último, o centro-oeste, com 7%.

O estado mais populoso é São Paulo, com mais de 41 milhões de habitantes, seguido por Minas Gerais, que conta com quase 20 milhões e, em terceiro lugar, o Rio de Janeiro, com 16 milhões. O estado que possui o menor número de pessoas é Roraima, com menos de 500 mil.

Entre os municípios, a liderança fica com a cidade de São Paulo, com quase 12 milhões, e a lanterna fica com a pequena cidade de Borá, no interior paulista, com pouco mais que 800 pessoas.

Como a população brasileira esta dividida

São Paulo, a cidade mais habitada do país

Com a análise dos dados demográficos disponibilizados pelo Censo Demográfico do IBGE é possível concluir que a população brasileira é, em sua maioria, urbana. Pouco mais de 84% dos brasileiros vivem nas cidades, e menos de 16% dos brasileiros vivem no campo.

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia

Há muita gente no Brasil! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE –, a população do Brasil está estimada, para 2014, em mais de 202 milhões de pessoas. Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 27 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja, tem espaço para todo mundo!

O grande problema é que a população brasileira distribui-se irregularmente pelo nosso território. E o que isso quer dizer? Isso significa que algumas regiões concentram mais pessoas, enquanto em outras há mais espaço sobrando, até porque precisamos de lugares em que a natureza esteja mais preservada, livre de cidades, grandes fazendas e outras atividades humanas.

Se observarmos o mapa a seguir, podemos notar como ocorre a distribuição da população brasileira:

Como a população brasileira esta dividida

Mapa da distribuição da população brasileira pelo território ¹

Como podemos ver, a distribuição da população brasileira é muito limitada às zonas litorâneas do país. Isso se deve a motivos históricos e geográficos, que vêm desde os tempos de colonização até os períodos posteriores. Por exemplo: a grande concentração econômica e política do Brasil no Sudeste brasileiro, sobretudo nos séculos XVIII e XIX, fez com que a maior parte dos habitantes do país se concentrasse nessa região.

Em números gerais, a distribuição da população brasileira efetua-se da seguinte forma, de acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010:

Sudeste: como já dissemos, é a região mais populosa do Brasil, com mais de 80 milhões de habitantes, com 42% da população brasileira e 87 habitantes para cada quilômetro quadrado. É muita gente no mesmo lugar! Para se ter uma ideia, se consideramos a cidade de São Paulo e a sua região metropolitana, temos mais habitantes (19 milhões) do que o Centro-Oeste inteiro!

Nordeste: é a segunda região mais populosa, com quase 54 milhões de pessoas e 27,7% da população do nosso país. Ao todo, são mais de 34 pessoas para cada quilômetro quadrado.

Sul: a terceira região mais populosa do Brasil, com 27 milhões de habitantes. Como a sua área é menor entre as regiões brasileiras, a sua densidade populacional (habitantes por quilômetro quadrado) é de 47,8 hab/km².

Norte: é a quarta mais populosa, ganhando somente do Centro-Oeste brasileiro. Sua população é de 16 milhões de pessoas, mas podemos dizer que essa é a região mais “vazia” do país, pois é a maior e apresenta muito espaço sobrando... Ao todo, sua densidade demográfica é de quatro habitantes para cada quilômetro!

Centro-Oeste: é a última colocada e possui 14,5 milhões de pessoas, com uma densidade demográfica de 8,6 hab/km². Mesmo assim, temos grandes cidades nessa região, sendo Brasília e Goiânia as maiores delas.

_______________________

¹ Fonte do mapa: Archella & Thréry, 2008 / Wikimedia Commons

Por Rodolfo Alves Pena

Graduado em Geografia