Um ramo fértil de angiosperma em que há folhas modificadas em estruturas reprodutivas é chamado

Show
  • liviassiqueira
  • 16/04/2022
  • Biologia
  • 43

BIOLOGIA Prof NildoDia: 26/05CAP: 5 - REPRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ANGIOSPERMASObserve os termos e complete corretamente as frases.a, endospermab. flor c. grão de polend. óvulo e. tubo polinico1. A estrutura tubular denominadaresulta do desenvolvimento do gametofito masculino2. Um ramo fértil de angiosperma, em que há folhas modificadas em estruturas reprodutivas, é chamado3. O tecido triploide que nutre o embrião das angiosperma é o(a)4. Na maioria das angiospermas, o fruto é uma estrutura formada a partir do desenvolvimento:a) Do ovário;b) Do óvulo fecundado;c) Do zigoto;d) Da parede do epicarpo;5. O endosperma da semente de angiospermas contém:a) Material genético de cada genitor em quantidades iguais.b) Somente material genético materno.c) Somente material genético paterno.

d) Maior quantidade de material genético materno.​

Os estróbilos, também conhecidos como cones, são estruturas geralmente confundidas com flores, porém não devem ser assim nomeadas. Encontrados principalmente em gimnospermas, os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas.

→ Como é um estróbilo?

Os estróbilos, encontrados em muitas licófitas e na maioria das gimnospermas, são estruturas formadas por grupos de esporofilos (folhas modificadas que possuem esporângios) ou escamas portadoras de óvulos. Os esporângios responsáveis pela produção de pólen são denominados microsporângios, e as folhas que os sustentam são chamadas de microsporófilos. Os esporângios que produzem óvulos, por sua vez, são chamados de megasporângios, e as folhas que os sustentam chamam-se megasporófilos.

→ Estróbilos de Pinus

Os estróbilos possuem características distintas, dependendo da espécie estudada. Em Pinus, os estróbilos masculinos, ou microsporangiados (produzem pólen), são pequenos, com cerca de 1 cm a 2 cm de comprimento, e apresentam microsporófilos membranáceos dispostos espiraladamente no cone.

Os estróbilos femininos, ou megasporangiados (ovulados), de Pinus são maiores e mais complexos e possuem escamas com óvulos, dispostas espiraladamente em volta do eixo do estróbilo. Na época da reprodução, as escamas desse estróbilo ficam bem separadas, garantindo que os grãos de pólen alcancem a proximidade dos óvulos, germinem e produzam o tubo polínico, que é responsável por levar o gameta masculino até o feminino. São esses estróbilos que abrigarão a semente após a fertilização.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estróbilos estão localizados na porção final de ramos caulinares. Quando observamos a disposição dos estróbilos em Pinus, verificamos que os estróbilos masculinos situam-se em ramos mais baixos da árvore, e os estróbilos femininos estão presentes nos ramos superiores. Em alguns pinheiros, podemos perceber que estróbilos masculinos e femininos estão no mesmo ramo, com os femininos posicionados mais próximos ao ápice.

Essa localização diferenciada dos estróbilos na planta evita a autofecundação. Isso ocorre porque o vento geralmente não leva o pólen diretamente para essa estrutura, assim, a fecundação dos estróbilos ovulados é feita por pólen oriundo de outras árvores.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A que grupo pertencem plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes?

Como se denomina um ramo fértil de angiosperma em que há folhas especializadas na formação de estruturas reprodutivas?

Qual é a estrutura originada pelos gametófitos masculinos de gimnospermas e angiospermas e diretamente responsável pela fecundação?

Que estrutura resulta do desenvolvimento do megásporo das angiospermas e corresponde ao gametófito feminino?

Qual é a característica típica de angiospermas, mas não de gimnospermas?

A fecundação nas plantas angiospermas ocorre

Na fecundação das angiospermas, os dois gametas que descem pelo tubo polínico fundem-se a células do saco embrionário, em um processo conhecido como dupla fecundação. Nesse processo, um dos gametas funde-se à oosfera, originando

O zigoto, enquanto o outro se funde a dois núcleos polares, originando o endosperma.

Em que plantas que cresceram em espessura, qual é o tecido que evita a perda d'água nos caules?

Qual é o tecido especializado em fazer com que a água e os sais minerais absorvidos pelas raízes cheguem até as folhas?

Que tecido reveste folhas e caules jovens?

Qual é o tecido que reveste caules e raízes com estrutura secundária?

Qual é o meristema secundário que origina o revestimento de caules e raízes com crescimento secundário?

A sequência de tecidos dérmicos no tronco de uma árvore, de fora para dentro, é

Súber, felogênio e feloderma.

Tecidos especializados na sustentação esquelética do corpo das plantas são

Colênquima e esclerênquima.

Os tecidos mais abundantes no corpo de qualquer planta são constituídos por células vivas, com paredes relativamente finas e que podem desempenhar funções como: fazer fotossíntese, armazenar reservas nutritivas etc. Esses tecidos são os chamados

O transporte de água e de sais minerais (seiva bruta) ocorre por meio de vasos contínuos que se estendem desde as raízes até as folhas. Assinale a alternativa que indica corretamente as células constituintes desses vasos, em gimnospermas e nas angiospermas

Gimnospermas AngiospermasApenas traqueídes Traqueídes e elementos de vaso

O transporte de substâncias orgânicas das folhas e dos órgãos de reserva para todas as demais células de uma panta angiosperma ocorre por tubos constituídos por células denominadas

Tubos crivados e células crivadas.

Meristema apical da riz e meristema apical do caule.

O meristema primário e o meristema secundário de uma planta eudicotiledônea estão relacionados

Com o crescimento em extensão e com crescimento e em espessura, respectivamente.

As regiões de uma raiz, a partir da extremidade, são

Coifa, zona meristemática, zona de distensão e zona pilífera.

Qual é o tecido que origina as raízes secundárias de uma planta eudicotiledônea ?

Que estrutura origina o meristema apical dos ramos laterais de eudicotiledôneas?