1a Questão (Ref.:201805694495) Acerto: 0,0 / 0,2 Tadeu é um famoso cientista. Ele constrói robôs para facilitar a vida de pacientes terminais. Seu foco agora é construir um robô que possa falar e expressar emoções faciais para servir de acompanhante destes pacientes. Correlacionando com a teoria de Husserl, pode-se afirmar que: Conforme a fenomenologia, Tadeu deve tomar cuidado para não tornar o robô muito humanizado. Tadeu é livre para criar o que quiser independente da ética profissional envolvida na questão de pacientes terminais. Toda vivência é fenomenal, no sentido de ter a capacidade de criar impacto social. As expressões faciais não são reconhecidas e, portanto, não podem ser utilizadas em robôs. De acordo com a intencionalidade estamos sempre voltados para algo, que no caso de Tadeu é a construção de robôs. 2a Questão (Ref.:201805694531) Acerto: 0,2 / 0,2 O positivismo pode ser caracterizado como Um saber que tenta orientar suas ações tendo como base os modos de produção da sociedade capitalista Uma epistemologia que destaca as relações de força presentes na sociedade Uma epistemologia que defende a autonomia do sujeito Uma corrente teórica que procura analisar a história sempre a partir de um ponto de vista crítico Um saber que compreende a ciência como reguladora da sociedade através das normas e das leis 3a Questão (Ref.:201805694432) Acerto: 0,0 / 0,2 Ítalo sempre fez de tudo para agradar aos outros, mas há pouco tempo ele começou a fazer psicoterapia existencial humanista. O terapeuta usa um modo de interação diferente, buscando extrair dele sua própria verdade através de perguntas. De acordo com o existencialismo, o terapeuta está utilizando: A indagação estruturada O estímulo-resposta A associação livre O diálogo maiêutico O experimento social 4a Questão (Ref.:201805694610) Acerto: 0,2 / 0,2 A ideia de intencionalidade da consciência esteve presente no pensamento de Brentano, por meio da: Redução eidética. Introspecção Consciência Absoluta. Epoché Psicologia do Ato. 5a Questão (Ref.:201805694713) Acerto: 0,2 / 0,2 São características gerais do movimento humanista na psicologia: O determinismo e a análise fenomenológica A busca da verdade fundamentada nas causas materiais e a análise existencial destas causas. A análise das causas ambientais do comportamento e da personalidade dos sujeitos. A ênfase na importância do significado subjetivo das experiências e no processo de escolha dos sujeitos. A imparcialidade do psicoterapeuta que torna-se espectador dos fenômenos naturais ocorridos no processo terapêutico. 6a Questão (Ref.:201805694728) Acerto: 0,0 / 0,2 Sobre existencialismo e fenomenologia, pode-se afirmar (assinale a opção correta): Nascem com os mesmos propósitos: trabalhar com a singularidade do ser humano O Existencialismo nasce com Husserl Nascem com propósitos diferentes, a fenomenologia preocupada com o conhecimento geral e o existencialismo preocupado com a singularidade Fenomenologia e existencialismo são a mesma filosofia e não faz sentido abordá-los de forma distinta A Fenomenologia nasce com Kierkegaard 7a Questão (Ref.:201805694502) Acerto: 0,2 / 0,2 Quem foi o primeiro representante da Filosofia Existencial. Brentano Sartre Kierkegaard Hiedegger Husserl 8a Questão (Ref.:201805694821) Acerto: 0,2 / 0,2 A palavra ontologia significa. Assinale a alternativa CORRETA ontologia significa morte do ser ontologia significa dispositivo do ser ontologia significa estudo do ser ontologia significa vida do ser ontologia significa limitação do ser 9a Questão (Ref.:201805694724) Acerto: 0,0 / 0,2 Há uma corrente filosófica que afirma que o homem é livre para fazer suas escolhas e sempre, necessariamente, estará realizando escolhas, pois é "condenado a ser livre". Essa corrente filosófica é: Humanismo Psicologia da Gestalt Fenomenologia Gestalt Terapia Existencialismo 10a Questão (Ref.:201805694742) Acerto: 0,0 / 0,2 A fenomenologia é uma corrente filosófica idealizada por E. Husserl. Esta corrente se debruça a discutir uma forma de se obter o conhecimento. A fenomenologia tem como principais conceitos: Narcismos e pulsão, históricismo e linguagem. Percepção e memória, linguagem e cognitivismo. Linguagem e trasncendência, inconsciente e consciência coletiva Comportamento e históricismo, linguagem e subjetividade. Consciência e intencionalidade; redução eidética e fenomenológica, reducação às coisas mesmas.
Lista de 10 exercícios de Filosofia com gabarito sobre o tema Existencialismo com questões de Vestibulares. Você pode conferir as videoaulas, conteúdo de teoria, e mais questões sobre o tema aqui. Trocar de Tema Filosofia Antiga Filosofia Medieval Filosofia Moderna I Filosofia Moderna II Aristóteles Helenismo Introdução à Filosofia Platão Pré-Socráticos Sócrates Sofista Empirismo Britânico Galileu Galilei Iluminismo Kant Maquiavel Montesquieu Racionalismo Rousseau Escola de Frankfurt I Escola de Frankfurt II Escola de Existencialismo I Escola de Existencialismo II Pós-Modernidade (Foucault e Bauman) Estética Ética Política Trocar de Disciplina Matemática História Geografia e Atualidades Sociologia e Filosofia Biologia Física Química Linguagens
01. (UPE) Atente ao texto a seguir referente à concepção filosófica da liberdade humana: Sartre afirma que estamos condenados à liberdade. É ela que define a humanidade dos humanos, sem escapatória. Para o filósofo, é a escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser e de seu mundo. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 361. Adaptado) A autora salienta acima o enfoque filosófico da liberdade no pensamento de Jean-Paul Sartre. Sobre esse enfoque, é CORRETO afirmar que tais ideias estão alinhadas à concepção
02. (UFU) Considere o seguinte trecho, extraído da obra A náusea, do escritor e filósofo francês Jean Paul Sartre (1889-1980). “O essencial é a contingência. O que quero dizer é que, por definição, a existência não é a necessidade. Existir é simplesmente estar presente; os entes aparecem, deixam que os encontremos, mas nunca podemos deduzi-los. Creio que há pessoas que compreenderam isso. Só que tentaram superar essa contingência inventando um ser necessário e causa de si próprio. Ora, nenhum ser necessário pode explicar a existência: a contingência não é uma ilusão, uma aparência que se pode dissipar; é o absoluto, por conseguinte, a gratuidade perfeita.” SARTRE, Jean Paul. A Náusea. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1986. Tradução de Rita Braga, citado por: MARCONDES, Danilo Marcondes. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000.
03. (ENEM 2020) Em A morte de Ivan llitch, Tolstoi descreve com detalhes repulsivos o terror de encarar a morte iminente. Ilitch adoece depois de um pequeno acidente e logo compreende que se encaminha para o fim de modo impossível de parar. “Nas profundezas de seu coração, ele sabia estar morrendo, mas em vez de se acostumar com a ideia, simplesmente não o fazia e não conseguia compreendê-la”. KAZEZ. J O peso das coisas filosofia para o bem-viver. Rio de Janeiro: Tinta Negra. 2004. O texto descreve a experiência do personagem de Tolstoi diante de um aspecto incontornável de nossas vidas. Esse aspecto foi um tema central na tradição filosófica
04. (UPE) Se a filosofia deve ser, ao mesmo tempo, totalização do saber, método, ideia reguladora, arma ofensiva e comunidade de linguagem; se essa ‘visão do mundo’ é também um instrumento que trabalha as sociedades carcomidas; se essa concepção singular de um homem ou de um grupo de homens torna-se a cultura e, por vezes, a natureza de toda uma classe, fica bem claro que as épocas de criação filosófica são raras. SARTRE, Jean Paul. Questão de Método. São Paulo: Difel, 1979. A ideia filosófica de Sartre, no texto acima, considera como o mais alto grau de conhecimento:
05. (UFU) Quero ensinar aos homens o sentido do seu ser: o qual é o super-homem [Übermensch], o raio vindo da negra nuvem homem. NIETZSCHE, F. Assim falou Zaratustra. Tradução de Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 21. No fragmento, o filósofo propõe algo que possa fazer com que as pessoas ultrapassem as convenções sociais que tornam os homens submissos à moral do escravo e ao espírito de rebanho. Assinale a alternativa que expressa a tarefa a ser realizada para a superação da submissão humana.
06. (Enem 2016) Ser ou não ser — eis a questão. Morrer — dormir — Dormir! Talvez sonhar. Aí está o obstáculo! Os sonhos que hão de vir no sono da morte Quando tivermos escapado ao tumulto vital Que dá à desventura uma vida tão longa. SHAKESPEARE, W. Hamlet, Porto Alegre: L&PM, 2007. Este solilóquio pode ser considerado um precursor do existencialismo ao enfatizar a tensão entre
07. (UFU) A respeito da filosofia existencialista de Jean-Paul Sartre, é correto afirmar que:
08. (IFPR) Jean Paul Sartre explica em “O existencialismo é um Humanismo”:
09. (UFSM) O filósofo alemão Ludwig Feuerbach (1804-1872) afirmou a tese materialista de que o “homem é aquilo que come”. Uma concepção semelhante foi defendida posteriormente por Karl Marx.Qual(is) da(s) asserção(ões) a seguir expressa(m) corretamente essa ideia materialista no pensamento de Marx? I - A exploração do trabalhador pelos donos dos meios de produção é mantida pela consciência de classe. II - A classe dominante tem como fim último a tomada do poder através da ação do proletariado. III - As relações econômicas determinam a consciência do homem como ser social. Está(ão) correta(s)
10. (UFU) Mas se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço do existencialismo é o de pôr todo homem no domínio do que ele é e de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens. [...] Assim, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, porque ela envolve toda a humanidade. SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Trad. Vergílio Ferreira. Lisboa: Presença, 1970. Apud ARANHA, M. L. de Arruda e MARTINS, M. H. Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. Conforme o texto, é correto afirmar que, para o existencialismo,
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