Liste alguns argumentos que comprovem a importância da litosfera para a sociedade

A litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a transformação de bens de consumo. ... O solo é a porção superficial da litosfera, formado por elementos inorgânicos, gerados no processo de intemperismo e orgânicos.

O que podemos chamar de Hidrosfera é qual é a sua função?

A Hidrosfera – do grego hidro, que significa água – é a porção da esfera terrestre composta por água nos estados sólido, líquido e gasoso. Faz parte dessa camada, portanto, tanto os rios e os mares quanto as geleiras e a umidade do ar.

O que é a hidrosfera quais são as águas que a formam?

A hidrosfera é uma das mais importantes porções da biosfera e do sistema terrestre, pois envolve tudo aquilo que é composto por água. A hidrosfera corresponde a toda composição de água da Terra, envolvendo lagos, rios, mares, oceanos, águas subterrâneas, umidade de ar e outros elementos.

Qual é o nome da ciência que estuda a ocorrência de tributação e movimentação da água no planeta Terra?

Resposta. A resposta é, Ciclo hidrológico.

O que vem a ser Hidrografia?

Hidrografia é uma parte da geografia física que classifica e estuda as águas do planeta Terra. O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra, abrange portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios.

Qual é a fração que a água ocupa no nosso planeta?

Cerca de 71% da superfície terrestre é coberta por água em estado líquido (Considerando apenas a superfície da Terra). Desse total, aproximadamente 97,3% é formado por água salgada, e somente 2,7% é formado por água doce.

Quais são os reservatórios de água do planeta Terra?

A totalidade de água presente no planeta está distribuída por diferentes reservatórios naturais: Oceanos, Solo (lençóis freáticos), Atmosfera, Rios e Lagos. A água no seu estado puro, possui características que a distinguem dos outros líquidos: é incolor, inodora e insípida, ou seja, não tem cor, cheiro ou sabor.

Onde se encontra a maior quantidade de água doce no planeta?

O lago Baikal, na Sibéria (Rússia), é lago de água doce com maior volume de água do mundo, com 23000 quilómetros cúbicos, cerca de 20% de toda a água que não está retida em forma de gelo.

Qual é a quantidade de água doce no mundo?

De toda a água existente no planeta, 97,5% equivale a água salgada e, portanto, apenas 2,5% representa a água doce.

A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre. A diferença entre ambas está apenas no tipo de classificação da composição da Terra: enquanto a litosfera é uma das divisões que segmentam o planeta também em astenosfera, mesosfera e endosfera, a crosta terrestre precede as camadas chamadas de manto e núcleo.

A composição mineralógica da litosfera é, predominantemente, o silício, o alumínio e magnésio. Já as rochas são divididas em sedimentares (que se formam pelo processo de sedimentação), ígneas ou vulcânicas (que se originam da solidificação da lava ou do magma) e metamórficas (que surgem da transformação físico-química de outras rochas preexistentes).

A espessura dessa camada varia de região para região, sendo que, nas zonas oceânicas, sua profundidade oscila entre 5 e 15 km; nas zonas continentais, entre 20 e 70 km. Ao todo, o seu volume contempla cerca de 2,7% de toda a estrutura interna do nosso planeta.

É importante ressaltar que essa estrutura, assim como as demais composições do planeta, possui um caráter dinâmico, estando em um processo contínuo de transformação. Uma dessas evidências é a fissão que existe na camada sólida do planeta, que se divide em várias placas tectônicas, que se movimentam e interagem entre si, propiciando transformações no relevo.

Na verdade, as ações do tectonismo estão englobadas em um conjunto de fatores que propicia a dinamicidade das estruturas terrestres, fazendo parte daquilo que se denomina por agentes endógenos ou internos de transformação do relevo. Além da movimentação das placas, também são citados as ações do vulcanismo e alguns efeitos dessas atividades, como os terremotos, tsunamis e formações de cadeias montanhosas.

Por outro lado, há também a dinâmica ocasionada por fatores que se encontram acima da superfície, sendo por isso chamados de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo. Entre os principais exemplos, temos a ação do clima, dos ventos, da água e dos seres vivos. Esses agentes atuam na modelagem e na redefinição das feições externas da litosfera.

A importância da compreensão sobre o comportamento e a dinâmica da litosfera está no fato de ela ser o local de atuação direta das atividades humanas, sendo transformadora e transformada por tais práticas. É sobre essa camada que o homem constrói e reconstrói o seu espaço geográfico, retira os minerais, pratica o uso e exploração dos solos, entre outros inúmeros elementos.

Por esse motivo, existe um ramo do saber especificamente voltado para a compreensão da listosfera, a Geomorfologia, uma intersecção entre Geografia e Geologia que se preocupa em descrever e compreender os fenômenos superficiais do sistema físico do planeta.

A litosfera é um suporte para a atividade humana, pois é onde se desenvolve várias atividades como a extração de recursos naturais e a transformação de bens de consumo. A dinâmica do planeta modifica constantemente as camadas da litosfera, onde rochas e minerais são destruídos em um processo ininterrupto e lento assim determina as características geológicas de cada região. Os minerais e rochas são formados por combinações de elementos químicos devido a diversas condições (resfriamento do material magnético, altas pressões e temperaturas na crosta e no manto).

A mineração é realizada em jazidas e é uma atividade que mais causa impacto no ambiente pois é necessário retirar a cobertura vegetal revolvendo camadas profundas da superfície e são usados produtos químicos muito poluentes. A mineração é responsavel pela geração de muitos empregos, pode trazer consequências sociais indesejadas sem planejamento e quando não há nenhum cuidado com a segurança dos trabalhadores pode gerar mortes e baixa qualidade de vida. Com a atividade minerosa, a mata nativa é destruida, o processo erosivo se intensifica, as águas dos rios são poluidas com mercúrio e etc.

O solo é a porção superficial da litosfera, formado por elementos inorgânicos, gerados no processo de intemperismo e orgânicos. São vários os fatores que definem o tipo de solo de cada região como a profundidade, podem ser classificadas de acordo com a textura ou o tamanho das partículas minerais, a capacidade de infiltração. Os solos podem ser classificados como muito férteis, pouco férteis e moderadamente férteis. O relevo da região também é um fator que influi no uso do solo.

Os fatores naturais que condicionam a ocorrência de deslisamentos:

Características particulares do solo e das rochas;

Relevo;

Clima;

Cortes e aterros;

Desmatamento;

Lançamento de água servida em superfícies;

Construções;

Acúmulo de lixo e entulho.