Relacione cada tecido ou estrutura com o folheto embrionário que lhe da origem

1) Evolução dos Folhetos Embrionários: (UFRgS/2011) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A _______ é o processo no qual os folhetos germinativos embrionários são formados.  Nos vertebrados, o folheto denominado _____________ originará o coração, os vasos e as células sanguíneas. a) clivagem – ectoderma b) gastrulação – mesoderma c) neurulação – endoderma d) clivagem – endoderma

e) gastrulação – ectoderma


2) (UERN/2012) Durante a vida de um animal, as divisões celulares são rigorosamente controladas, de modo a garantir o bom funcionamento do organismo. Entretanto, certas alterações genéticas podem danifcar o sistema de controle da divisão celular, levando à multiplicação descontrolada da célula, com potencialidade para formar um tumor. Os tumores malignos são classificados em dois grupos: sarcomas, que são originados de células do mesoderma, e carcinomas, provenientes de células originadas do ectoderma ou endoderma. Leucemia é caracterizada pela produção excessiva de células brancas 
anormais, superpovoando a medula óssea. A infiltração da medula óssea resulta na diminuição da produção e funcionamento de células sanguíneas normais. Dependendo do tipo, a doença pode se espalhar para os nódulos linfáticos, baço, fígado, sistema nervoso central e outros órgãos e tecidos, causando inchaço na área afetada. Esse tipo de câncer é proveniente de células originadas no seguinte folheto embrionário:

a) mesoderme.

b) ectoderme.

c) endoderme.

d) notocorda.

3) Evolução dos Folhetos Embrionários: (Pucrs 2014) Durante o desenvolvimento dos animais, um processo morfogênico chamado de gastrulação origina os tecidos embrionários, coletivamente chamados de folhetos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme. Com base nessa afirmativa, relacione os folhetos embrionários com alguns de seus derivados em vertebrados adultos.

( 1 ) ectoderme ( ) sistemas esquelético e motor

( 2 ) endoderme ( ) fígado

( 3 ) mesoderme ( ) sistema nervoso e glândula hipófise

( ) pâncreas e glândula tireoide

O correto preenchimento dos parênteses, de cima para baixo,

a) 1 – 2 – 3 – 1

b) 1 – 3 – 2 – 3

c) 2 – 1 – 3 – 3

d) 2 – 3 – 1 – 2

e) 3 – 2 – 1 – 2

4) (UFU) Existe(m) diferença(s) de origem embriológica (folhetos embrionários) entre as glândulas sebáceas, a pleura e o epitélio da bexiga urinária? Justifique sua resposta.

5) Evolução dos Folhetos Embrionários: (Puccamp) Concluída a fase de gástrula, submeteu-se um embrião de sapo a uma radiação mutagênica que atingiu somente as células ectodérmicas. Embora o desenvolvimento embrionário tenha prosseguido, o  animal poderá apresentar anomalias no sistema

a) ósseo.

b) digestório.

c) nervoso.

d) circulatório.

e) reprodutor.

Gastrulação, Neurulação e Organogênese Questões Resolvidas.

6) Evolução dos Folhetos Embrionários: (UFSCar) A epiderme e a derme derivam, respectivamente, da

a) endoderma e ectoderma.

b) mesoderma e ectoderma.

c) endoderma e mesoderma.

d) ectoderma e mesoderma.

e) ectoderma e endoderma.

7) (UFSM) A ocorrência de celoma dentre os invertebrados permitiu, em termos de evolução, o desenvolvimento, principalmente, dos sistemas

a) circulatório e reprodutivo.

b) digestivo e circulatório.

c) respiratório e nervoso.

d) nervoso e digestivo.

e) respiratório e circulatório.

8) Evolução dos Folhetos Embrionários: (UFRgS) Os folhetos embrionários, através de processos de desenvolvimento e diferenciação, darão origem a diferentes estruturas nos indivíduos adultos. Considere as afirmações abaixo relacionadas ao desenvolvimento embriológico.

I – A ectoderme origina a medula espinhal.

II – A mesoderme origina o tecido muscular e ósseo.

III – A endoderme origina o tecido urogenital.

Quais estão corretas?

a) Apenas I.

b) Apenas I e II.

c) Apenas I e III.

d) Apenas II e III.

e) I, II e III.

9) (UFOP) Sobre a organogênese em vertebrados, todas as alternativas a seguir estão corretas, exceto:

a) A ectoderme originará a epiderme e as estruturas associadas como pelos e unhas.

b) A endoderme originará as glândulas, como fígado e pâncreas.

c) A endoderme originará o sistema nervoso.

d) A ectoderme originará as mucosas da boca, nariz, ânus e o esmalte dos dentes.

10) Evolução dos Folhetos Embrionários: (UEPg/2012) Sobre embriologia animal, assinale o que for correto.

(01) A ectoderme dará origem à epiderme e seus anexos (pelos, glândulas, etc.), à derme e aos sistemas nervoso e muscular.

(02) Durante o estágio de nêurula, no dorso do embrião dos cordados, a ectoderme forma um sulco que se aprofunda, originando a notocorda que persiste até a vida adulta dando suporte ao tubo nervoso.

(04) Durante a gastrulação são observados os primeiros tecidos embrionários: a ectoderme, a endoderme e a mesoderme.

(08) As células iniciais do embrião são denominadas de blastômeros. Após sucessivas clivagens dessas células, o embrião adquire a forma de uma estrutura maciça de células, a mórula.

(16) Na fase de blástula, ocorre o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior da estrutura, a blastocela, e a camada de células que a delimita é a blastoderme.

🔵 >>> Confira todos os nossos exercícios sobre Embriologia.

Gabarito com todas as respostas das questões sobre a Evolução dos Folhetos Embrionários:

1- b;

2- a;

3- e;

4- Sim. As glândulas sebáceas originam-se do ectoderma embrionário. A pleura forma-se a partir do mesoderma e o epitélio de revestimento interno da bexiga urinária, do endoderma.

5- c;

6- d;

7- e;

8- b;

9- c; 04, 08 e 16 estão corretas.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Administração, 15.08.2019 03:20, tai2242

Aabordagem tradicional da política de qualidade consiste em verificar os resultados dos trabalhos depois de realizados. deming e juran, desenvolveram uma abordagem mais abrangente para obter a excelência total. qual é esta abordagem?

Total de respostas: 1

Folhetos Embrionários ou folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) são camadas de células que dão origem aos órgãos e tecidos dos seres vivos.

Surgem na fase de embrião, mais precisamente durante a gastrulação, ou seja, entre a terceira e oitava semanas de gestação no caso dos humanos.

Na sequência, no processo da organogênese são formados os órgãos.

É a camada das células que se localiza mais no exterior. Ela é a responsável pela formação da epiderme e anexos epidérmicos (unha, pelo) do sistema nervoso e das cavidades (boca, nariz, ânus).

Endoderma

Localizada mais no interior das células, é a endoderme que forma o sistema respiratório e alguns órgãos do sistema digestório - o fígado e o pâncreas.

Mesoderma

É o folheto intermediário, ou seja, aquele que se localiza entre a ectoderma e a endoderma.

A mesoderme origina a derme, os ossos e os músculos, bem como os sistemas circulatório e reprodutor.

Relacione cada tecido ou estrutura com o folheto embrionário que lhe da origem
Relacione cada tecido ou estrutura com o folheto embrionário que lhe da origem

O que são Diblásticos e Triblásticos?

Os seres vivos podem ser classificados de acordo com os folhetos embrionários que apresentam na sua formação.

São chamados de diblásticos os animais que apresentam apenas dois folhetos: endoderma e ectoderma. São exemplos os cnidários (corais e medusas).

Os triblásticos, por sua vez, têm os três folhetos embrionários na sua composição: ectoderma, endoderma e mesoderma. São exemplos: os anelídeos (minhocas, sanguessugas) e os platelmintos (solitárias e tênias).

Os animais triblásticos podem ser celomados, acelomados ou pseudocelomados.

Saiba mais em Celoma.

E Anexos Embrionários?

Anexos embrionários ou estruturas extra embrionárias são órgãos e membranas que surgem dos folhetos embrionários mas que não são parte constituinte do embrião. São eles: alantoide, âmnio, cório e vesícula vitelina.

Acresce, ainda, a placenta e o cordão umbilical, mas esses são característicos apenas nos mamíferos.

Conheça as etapas do embrião humano em Desenvolvimento Embrionário Humano.

A embriogênese é o processo em que ocorre o desenvolvimento do zigoto para formar um novo indivíduo. Pode ser dividida em três fases principais: a segmentação, a gastrulação e a organogênese. É na fase de gastrulação que ocorre a formação dos folhetos germinativos, também chamados de folhetos embrionários.

Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.

Podemos classificar os animais em diblásticos e triblásticos de acordo com o número de folhetos. Os animais diblásticos são aqueles que apresentam apenas dois, a ectoderma e a endoderma. Já os animais triblásticos são aqueles que apresentam três folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Os cnidários são exemplos de animais diblásticos e os cordados são exemplos de animais triblásticos.

Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas. Ele formará também as glândulas mamárias, a hipófise, as meninges, entre outros.

Mesoderma é o folheto germinativo intermediário (meso = meio), fica entre o ectoderma e o endoderma. Dará origem a cartilagens, ossos, músculos, sistema cardiovascular (coração, vasos sanguíneos e o próprio sangue), ovários, testículos, sistema urinário (rins, bexiga e vias urinárias), entre outros órgãos.

O mesoderma desenvolve-se na fase de nêurula e preenche todos os espaços entre o ectoderma e o endoderma.  De acordo com sua localização, podemos classificar o mesoderma em: epímero (localizado no dorso do embrião), mesômero (localizado na lateral do embrião) e hipômero (localizado na região ventral do embrião).

Por fim, temos o endoderma, folheto mais interno (endo = dentro). Ele dará origem ao revestimento epitelial dos tratos gastrointestinal e respiratório, glândulas salivares, epitélio da bexiga e parte da uretra, glândulas tireoide e paratireoide, timo, fígado e pâncreas.

Como dito anteriormente, esses folhetos surgem na fase de gástrula. No estágio de nêurula, eles iniciam a formação dos diferentes tecidos e órgãos.

Por Vanessa dos Santos

Graduada em Biologia