Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

Leia atentamente o texto a seguir: “Pela vasta planura que se estende a perder de vista, se erriçam os troncos ermos e nus com os esgalhos rijos e encarquilhados, que figuram o vasto ossuário da antiga floresta. O capim, que outrora cobria a superfície da torra do verde alcatifa, roído até à raiz pelo dente faminto do animal e triturado pela pata do gado, ficou reduzido a uma cinza espessa que o menor bafejo do vento levanta em nuvens pardacentas. O sol ardentíssimo côa através do mormaço da terra abrasada uns raios baços que vestem de mortalha lívida e poenta os esqueletos das árvores, enfileirados uns após outros como uma lúgubre procissão de mortos. Apenas ao longe se destaca a folhagem de uma oiticica, de um juazeiro ou de outra árvore vivaz do sertão, que elevando a sua copa virente por sobre aquela devastação profunda, parece o derradeiro arranco da seiva da terra exausta a remontar ao céu”.

Alencar, José de. O Sertanejo. 4ed. Ática. p.13.

Considerando a ecologia das caatingas os seus demais aspectos, analise as afirmações.

I. No Brasil, a caatinga é o principal bioma da região Nordeste, ocupando uma área correspondente a 11% do território nacional. Atualmente, em virtude do aquecimento global e dos processos relacionados a desertificação no Brasil e em vários países da África setentrional, este bioma ocupa uma área global menor que 2,71 milhões de km2.

II. O texto da questão faz referência à vegetação xerófila da caatinga, que por ser altamente adaptada, assume um aspecto seco, retorcido e sem folhas durante a estação do verão, onde há escassez das chuvas, regenerando-se com as chuvas durante a estação do inverno.

III. Dados do Ministério do Meio Ambiente, apontam que este bioma tem sido desmatado de forma acelerada nos últimos anos, para o consumo de lenha nativa, explorada de forma ilegal e insustentável, para fins domésticos e indústrias, além do sobrepastoreio e da conversão de pastagens para agricultura.

IV. O juazeiro e a oiticica são espécies arbóreas nativas da caatinga, que ocorrem mesmo nas áreas onde existem limitações hídricas e de solos, permanecendo com suas folhagens nos períodos de estio.

Está correto o que se afirma somente em

A água é uma condição básica para a vida no planeta Terra. Mantém a biodiversidade e impulsiona os ciclos biogeoquímicos, por exemplo. Como tem, também, importância para a economia dos continentes, ela precisa ser melhor gerenciada. Sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em escala global, analise os itens a seguir:1- Esses problemas podem ser muito bem sintetizados no conjunto de situações que resultam do crescimento populacional, da intensa urbanização e da contaminação de recursos hídricos superficiais e subterrâneos. 2- O aumento da população e a urbanização provocam uma intensa pressão de usos múltiplos dos recursos hídricos e impactos na qualidade da água. 3- A infraestrutura de baixa qualidade ou incompleta ocasiona distribuição ineficiente da água tratada e perdas de boa parte dela. 4- É necessário ampliar, em escala global, a mobilização pública no processo de decisão e desenvolver a capacidade de informação eficiente para melhorar a educação relacionada à água. 5- Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados, são de natureza complexa, dinâmicos e demandam conhecimento multidisciplinar.  Estão CORRETOS


Page 2

Leia o texto a seguir para responder a questão.

Texto

Nem aqui, nem lá: os efeitos da transnacionalidade sobre os migrantes*

    Ao se mudar para um novo país, um imigrante enfrenta as dificuldades da distância de amigos e de familiares e, a curto prazo, sofre adversidades no processo de integração. Por mais que uma rede de contatos se forme aos poucos, com a distância, os obstáculos são enfrentados sozinhos, e enquanto o migrante estiver fora de seu país de origem, vai passar por uma situação comumente conhecida como “nem aqui, nem lá.”

    Nem aqui, pois dificilmente o imigrante ficará 100% integrado, sempre levando consigo a cultura e os costumes do país de origem. E nem lá, pois, enquanto estiver afastado, estará distante de seu país de residência habitual, perdendo acontecimentos importantes e querendo estar próximo dos entes queridos. Assim é a vida de todos que escolhem ou que precisam continuar suas vidas longe de seus países de origem.

    Quer seja um imigrante, quer seja um refugiado, os momentos difíceis são os mesmos no que diz respeito à cultura, aos entes queridos e aos momentos para se dividir. Estar com alguém do mesmo país ameniza as dificuldades, e com a tecnologia fica relativamente possível estar mais próximo, mas ainda assim, estar em outro país, longe dos costumes e da vida habitual, mexe com todos aqueles que emigram.

    Como nação, as pessoas geralmente dividem um sentimento de identidade e de pertencimento, envolvendo uma consciência nacional. O Brasil, tendo sempre sido um país que acolheu e acolhe diversas nacionalidades, fez da heterogeneidade algo natural.

    No entanto, para que essa identidade coletiva seja formada, geralmente há um conjunto de dialetos, de línguas, de religião nacional, de cidadania, de serviço militar, de sistema educacional, hinos e bandeiras que precisam ser usados como ferramentas para criar algo mais homogêneo. É preciso olhar para a sociedade que está recebendo e perceber suas características. Mas como os imigrantes podem perceber as mudanças que estão ocorrendo no processo migratório? É uma dinâmica que muitas vezes leva ao “nem aqui, nem lá”. Através da assimilação, os imigrantes aos poucos deixariam de lado sua cultura do país de origem e se tornariam parte do país que os recebeu. Com a integração, no entanto, ambas as culturas se acomodam: os recém-chegados se adaptam gradualmente, mas há também transformações no país que decide hospedar.

    Desse modo, o “nem aqui, nem lá”, um efeito da transnacionalidade, é um processo simultâneo que mexe com os imigrantes nos países de destino e seu envolvimento com a sociedade local. O que pode minimizar esse choque são comunidades que promovam a incorporação desses imigrantes, para que haja esforços mútuos das nacionalidades envolvidas e essas saiam ganhando com um ambiente mais diverso e plural.

    Ao mesmo tempo, a transnacionalidade permite que esses indivíduos mantenham identidades múltiplas, contatos e afiliações. Esse fenômeno tem efeitos positivos e negativos, tanto para aqueles que se mudam para outro país, como para os que ficam. Como impactos negativos, pode ser mencionado que geralmente pessoas transnacionais têm que lidar com um sentimento de não pertencimento, quando inicialmente é difícil se estabelecer em um lugar onde eles tentam fazer parecer como um lar. Além disso, alguns expatriados podem viver numa “bolha nacional” fora de seu país de origem, não dispostos a integrar, nem de aprender a língua ou fazer alguns esforços para se adaptar à nova cultura. Como pontos positivos, os transnacionais têm a possibilidade de enviar remessas e de dividir conhecimentos e experiências culturais com os que ficaram para trás.

    Migrantes transnacionais têm que lidar com desafios diferentes quando se movem. Embora pudesse ser dito que seja mais fácil migrar agora por conta da tecnologia e lugares mais heterogêneos, ainda é difícil passar por um processo de integração, algo que depende dos esforços dos imigrantes, pois a integração é uma via de mão dupla, que pode ser amenizada quando a população local é mais aberta ao diverso e ao acolhimento.

*Migrante: o que muda de lugar, de região ou de país. (DICIONÁRIO ON LINE). Disponível em: www.dicio.com.br/migrante/. Acesso em: 30 jan. 2020 (adaptado).

01. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (UEL-PR) Aziz Ab’Sáber identificou seis domínios morfoclimáticos e fitogeográfcos no Brasil – Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatingas, Araucárias e Pradarias – que apresentam fortes processos de atuação humana, modificando o espaço e inserindo outras práticas, principalmente a agrícola, nessas áreas, quebrando a harmonia presente. O mapa a seguir apresenta a localização desses domínios.

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

(AB’SÁBER, A. N. Os Domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. p. 17.)

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a definição de domínio morfoclimático e fitogeográfico para Ab’Sáber.a) Um conjunto complexo de elementos e fatores químicos, biológicos e sociais que interagem entre si com reflexos recíprocos afetando, de forma direta e muitas vezes visível, os seres vivos.b) Um conjunto de vegetais adaptado às condições desfavoráveis do clima, que impõe ritmo às funções fisiológicas, através da perda das folhas em determinadas espécies que estão associadas a um conjunto maior.c) Um conjunto de vegetais presente sob determinada temperatura que influi de forma decisiva na existência e distribuição dos seres vivos, assim como na formação dos ecossistemas densos presentes no Brasil.d) Um conjunto espacial que se caracteriza pela heterogeneidade de seus componentes, de suas estruturas, fusões e relações que, integrados, formam o sistema do ambiente físico, químico, onde há exploração humana progressiva e regressiva.

e) Um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centenas de milhares de quilômetros quadrados de área – caracterizado por um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.

02. (Fuvest-SP) O mapa a seguir representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico.

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

FERROVIA TRANSOCÊANICA Revista Agro DBO. São Paulo, junho de 2015.

Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:a) Chapadões Florestados, Cerrados, Caatingas, Pantanal, Andes Equatoriais.b) Mares de Morros, Pantanal, Chaco Central, Andes Equatoriais.c) Chapadões Florestados, Chaco Central, Cerrados, Punas.d) Mares de Morros, Cerrados, Amazônico, Andes Equatoriais.

e) Mares de Morros, Cerrados, Caatingas, Amazônico, Punas.

03. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Puccamp-SP) No globo terrestre há um elevado número de combinações entre o relevo, o clima e a vegetação que produzem domínios morfoclimáticos diferenciados, muitos dos quais existentes no Brasil. Observe o mapa abaixo.

Domínios Morfoclimáticos

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

(Aziz Nacib Ab’Sáber)

Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o domínio destacado com a letra X.a) A presença de planícies e depressões caracteriza este domínio que apresenta clima subtropical e vegetação campestre utilizada desde o período colonial por criadores de gado bovino e ovino.b) O domínio apresenta diversos planaltos, clima subtropical e formação vegetal de araucárias largamente utilizadas durante o século XIX por imigrantes que faziam suas casas e móveis com essa madeira.c) O domínio das coxilhas se estende por grande extensão. Ali, o relevo apresenta suaves ondulações; a vegetação é marcada por pradarias, em fase de extinção, o que compromete a biodiversidade local.d) As feições do domínio são diferentes: o relevo é pouco ondulado no leste e mais movimentado no oeste. Sua singularidade é dada pelo clima subtropical e a vegetação herbácea, própria para a pecuária.

e) Planaltos e depressões ocupam o espaço do domínio que apresenta clima tropical de altitude e conta com uma vegetação heterogênea que tem sido sistematicamente devastada pelo agronegócio.

04. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unioeste-PR) observe o mapa abaixo e em seguida responda:

Estude também sobre:  Exercícios sobre Migrações e Indicadores Sociais

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

O mapa acima apresenta uma regionalização com base em autores da literatura brasileira e suas respectivas obras. Vários dos autores citados na nota do mapa descreveram em suas obras características físicas da região. Com base nessas regiões, levando-se em consideração suas características fisiográficas e a regionalização do espaço brasileiro, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A regionalização apresentada no mapa acima diferencia-se daquela organizada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, que organizou o Brasil nas chamadas regiões geoeconômicas ou complexos regionais, a qual não seguia as fronteiras das unidades da federação, considerando sobretudo a formação histórica e econômica do País.( ) A área da Campanha Gaúcha – onde se passa a história da série literária de Érico Veríssimo – pode ser associada ao bioma denominado Campos Sulinos, cujas características principais são vastas extensões de  campos limpos, com uma vegetação rasteira constituída por gramíneas que atingem cerca de 60 cm de altura. Essa vegetação desenvolve-se em função das características do solo e climáticas e é amplamente usada para pecuária.( ) O chamado Sertão do Cariri, área onde se desenvolve o romance de Ariano Suassuna, pode ser associado com o bioma denominado Caatinga, a vegetação é xerófita e caducifólia, adaptada ao clima semiárido, às limitações do solo e à pouca quantidade de água; nela desenvolvem-se formações rasteiras, arbustos espinhosos e principalmente os cactáceos, sendo uma vegetação muito comum no sertão nordestino.( ) A área do Sertão dos Confins, com a produção literária de Mário Palmério (Vila dos Confins e Chapadão do Bugre), está localizada no Leste do Estado de Minas Gerais. A Zona do Cacau e o Sertão do Cariri localizam-se dentro da região conhecida como Norte do País; elas abrangem os Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará.

( ) No mapa, não se encontra qualquer manifestação literária  nas regiões Sudeste e Norte do País, pois elas localizam-se mais no Nordeste, Sul e Centro-Oeste. Embora localizado no mapa como Sertão de Goiás com a obra de Bernardo Élis, a área refere-se ao bioma do cerrado.

Estude também sobre:  Exercícios de Geografia sobre o Comércio Multilateral

Assim, de acordo com as alternativas acima, a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:a) V – V – V – F – F.b) V – F – V – F – V.c) V – V – F – F – V.d) F – F – V – V – V.

e) V – F – V – F – F.

05. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (CFT-MG) A questão refere-se à correlação entre a figura e o mapa a seguir.

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

MICHALANY, Douglas et all. História e Geografia do Brasil. São Paulo: Michalany, p. 434.

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

Aziz Ab’Sáber

Com base na análise das imagens, pode-se concluir, corretamente, que o tipo de vegetação representado caracteriza o domínio morfoclimático de número:a) 1.b) 2.c) 4.

d) 5.

06. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unesp) Observe o mapa.
Domínio Morfoclimáticos e Províncias Fitogeográficas do Brasil

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

ADAS, Melhem. Panorama geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 1998.

Assinale a alternativa que contém os domínios morfoclimáticos intertropicais.a) I, II, III e IV.b) I, II, IV e V.c) I, II, IV e VI.d) I, II, V e VI.

e) III, IV. V e VI.

07. (Mackenzie-SP) Até meados do século XX, a mais importante atividade econômica era a pecuária extensiva tradicional, implantada desde o século XVIII. Embora a atividade ainda não seja prejudicial ao equilíbrio ecológico, a introdução do gado nelore permitiu um aumento da produção, exigindo obras para o escoamento de carne e leite. A agricultura também tem-se expandido e é praticada de forma inadequada, com o emprego indiscriminado de agrotóxicos. Outra ameaça é a exploração de minérios.
Igor Moreira

Identifique o ecossistema a que se refere o texto.a) Amazônia.b) Caatinga.c) Pantanal.d) Campos e mata de Araucária.

e) Mata Atlântica.

08. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Fuvest-SP) Observe o mapa do Brasil sobre os domínios morfoclimáticos.

Questões do Enem sobre domínios morfoclimáticos

AB’SABER, 1969.

a) Identifique o domínio morfoclimático apontado no mapa.
b) Apresente duas de suas características que, associadas à ocupação no estado de São Paulo, desencadearam degradação ambiental. Explique.

09. (Unicamp-SP) O Brasil é um país de grande extensão territorial, marcado por uma diversidade de paisagens naturais que configuram diferentes domínios morfoclimáticos.a) O que são domínios morfoclimáticos?b) O que é uma faixa de transição morfoclimática?

c) Cite três domínio morfoclimáticos existentes no Brasil.

10. Domínios Morfoclimáticos Brasileiros: (Unicamp-SP)No Brasil, a mata dos Pinhais cobria originalmente uma área superior a 100 mil km2 ou 100 milhões de hectares. Atualmente, calcula-se que sobraram apenas cerca de 300 km2 ou 300 mil hectares desse domínio vegetal, ou seja, apenas 0,3% da cobertura original.

ADAS, Melhem. Panorama Geográfco do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 1998. Adaptado.

a) Qual é a área de ocorrência original desse domínio vegetal?b) Cite pelo menos duas características do domínio morfoclimático onde ocorre esse tipo de cobertura vegetal.

c) Quais as atividades econômicas que têm sido responsáveis pela devastação da mata dos Pinhais?

🔵 >>> Confira todos os nossos simulados com exercícios sobre a Geografia do Brasil.

Gabarito com as resposta dos Exercícios de geografia sobre os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros:

Gabarito do exercício 01. e;
Gabarito do exercício 02. d;
Gabarito do exercício 03. b;
Gabarito do exercício 04. a;
Gabarito do exercício 05. c;

Gabarito do exercício 06. a;
Gabarito do exercício 07. c;

Gabarito do exercício 08. a) O domínio apontado no mapa é denominado mares de morros ou mar de morros (áreas mamelonares tropicais atlânticas florestadas).

b) O relevo íngreme representado pelos mares de morros foi ocupado de maneira desordenada pela população da baixa renda, provocando o desmatamento das encostas, que se tornaram mais suscetíveis nos períodos chuvosos aos escorregamentos (deslizamentos) ou movimentos de massa que geram grandes danos materiais e mortes.

Gabarito do exercício 09. a) Os domínios morfoclimáticos correspondem a interação entre os elementos naturais (relevo, clima, vegetação, hidrografia e solos), em uma determinada área que pode ser denominada área core ou nuclear.

b) Uma faixa de transição morfoclimática corresponde a uma mescla de elementos naturais de mais de um domínio morfoclimático.

c) Os domínios morfoclimáticos são: amazônico, cerrados, mares de morros, caatingas, araucárias e pradarias.

Gabarito do exercício 10. a) A área de ocorrência original da mata das araucárias é o planalto subtropical úmido na região sul do Brasil.

b) A área core desse domínio possui o clima subtropical úmido, o relevo corresponde aos planaltos e chapadas da bacia do Paraná e abrange parte das bacias hidrográficas do Paraná e Uruguai.

c) A devastação da mata dos Pinhais ou das Araucárias pode ser associada à extração da madeira, a expansão urbana e a expansão agropecuária.
Observação: A mata dos Pinhais juntamente com a mata Atlântica é considerada um *hotspot (área biodiversa muito devastada). *O cerrado também é considerado um hotspot.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos: