Quando surgiu a dança contemporânea no Brasil

Quando surgiu a dança contemporânea no Brasil

A modalidade de dançaDança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.

Como e quando surgiu a dança contemporânea no Brasil?

No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss e Angel Vianna. Klauss (19) foi pioneiro na pesquisa e desenvolvimento da técnica somática, criada para acordar a consciência corporal dos bailarinos, trabalhando corpo e mente.

Quais as danças contemporâneas?

Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea: Brasileira; Americana; Canadense; E europeia. A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base.

Quando surgiu a dança contemporânea e qual foi o objetivo?

Quando surgiu? Iniciado na década de 50, o movimento da dança contemporânea possui o intuito de driblar os padrões das danças convencionais como o ballet clássico e a dança moderna. Em busca de inovações e influenciada por pensadores do corpo como Rudolf Laban, a dança não possui uma técnica única.

Quais são as origens da dança contemporânea?

A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. ... O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea estadunidense, canadense e européia.

Em qual período surgiu a dança?

É uma forma de expressar os sentimentos, emoções e alegrias, através de movimentos coordenados. Datam que a dança tenha surgido no século XVI, e no século XIX surgiram as danças mais sensuais. Segundo os pesquisadores, a dança começou apenas batendo os pés no chão.

Qual a forma de protesto caracterizada pela dança contemporânea?

A preocupação com os problemas sociais e da condição do espírito humano ainda está lá, mas questões são apresentadas com teatralidade. A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

Quem é o criador de dança contemporânea?

  • O criador/intérprete em dança contemporânea pode partir de técnicas sistematizadas como ballet clássico, contato-improvisação, tap, dança flamenca ou algumas técnicas de danças modernas como Lester Horton, José Limón ou Martha Graham, entretanto, o resultado da dança não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas.

Quando começou a dança contemporânea?

  • Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet,ao jazz e ao hip hop.

Quais são as distinções da dança contemporânea?

  • Distinções podem ser feitas entre as dança contemporâneas brasileira, americana, canadiana e europeia. A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base.

Qual a origem da dança moderna?

  • Na segunda metade do século XIX uma mulher novamente iria revolucionar toda a dança, era Isadora Duncan, provocando uma imensa renovação com uma dança mais livre, mais solta, mais ligada à vida real. Dança Moderna: a dança moderna é uma negação da formalidade do balé.

Quando surgiu a dança contemporânea no Brasil

Quando surgiu? Iniciado na década de 50, o movimento da dança contemporânea possui o intuito de driblar os padrões das danças convencionais como o ballet clássico e a dança moderna. Em busca de inovações e influenciada por pensadores do corpo como Rudolf Laban, a dança não possui uma técnica única.

Quando surgiu a dança contemporânea *?

A dança contemporânea se desenvolveu em meados do século XX (19), tornando-se popular na década de 1980.

Qual foi o principal objetivo da dança contemporânea?

A dança contemporânea desenvolve o corpo da criança como um todo, de modo a expandir amplamente seu repertório corporal com base no alinhamento ósseo, na conquista de habilidades motoras e no desenvolvimento do movimento consciente.

Quando começou a dança contemporânea no Brasil?

  • Dança Contemporânea no Brasil. No Brasil, a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss e Angel Vianna.

Quem são os nomes da dança contemporânea?

  • Entre os nomes que mais se destacam, estão: Renée Gumiel, Maria Duschenes, Luiz Arrieta e Nina Verchinina. A dança contemporânea surgiu na história da dança no Brasil em 1959, com a fundação do Balé Klauss Vianna, houve um certo rompimento com a estética que era adotada nas danças clássicas.

Qual o papel da dança contemporânea?

  • A dança contemporânea passou a trazer à discussão o papel de outras áreas artísticas na dança, como vídeo, música, fotografia, artes plásticas, performance, cultura digital e softwares específicos, que permitem alterações do que se entende como movimento, tornando movimentos reais em virtuais ou vice-versa.

Como foi introduzida a dança moderna no Brasil?

  • A dança moderna foi introduzida no Brasil por bailarinos de renome que fugiam da Segunda Guerra Mundial. Luiz Arrieta, Maria Duschenes, Marika Gidali, Nina Verchinina, Oscar Araiz, Renée Gumiel e Ruth Rachou são alguns desses bailarinos que trouxeram ao país novas ideias.

Dança contemporânea é um gênero de dança teatral que se desenvolveu em meados do século XX e, desde então, tornou-se um dos gêneros mais conhecidos, especialmente no mundo ocidental. Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos. Entretanto, valores éticos e estéticos da dança contemporânea são encontrados desde o início do século XX, no pensamento de primeiros precursores da dança moderna como Isadora Duncan. No prefácio de "Poética da Dança Contemporânea", livro da autora francesa Laurence Louppe,[1] a autora Maria José Fazenda explica que "No que diz respeito ao quadro das diferentes poéticas instauradas pelos fundadores da dança contemporânea, de Isadora Duncan ao Judson Dance Theater, passando por Rudolf Laban, Mary Wigman, Martha Graham, Trisha Brown ou Merce Cunningham, entre outros, que Louppe destaca e sobre cujas repercussões na atualidade reflete, permitir-nos-íamos, aproveitando a abertura dada pela própria autora ao inserir a palavra 'talvez' junto do verbo com que delimita cronologicamente os últimos grandes fundadores - 'e cujos últimos representantes pertencem talvez à geração de 1960, nos Estados Unidos, no célebre contexto do Judson Dance Theater' (p.46) - alargar este período aos anos 1970, também nos Estados Unidos, para incluirmos o contact-improvisation, cuja invenção é atribuída a Steve Paxton, em 1972. Se é certo que a radicalidade do trabalho do Judson Dance Theater, no que diz respeito ao alargamento dos movimentos a designar por dança e à grande amplitude do treino necessário para definir um bailarino, se reflete diretamente na prática do contact-improvisation, é também um facto que este estilo de movimento se baseia na invenção de um novo corpo em dança que promove a individualidade da expressão, uma movimentação espacial a 360 graus, e cuja percepção se centra na sensação de tocar o corpo do outro durante um processo de improvisação contínua. O contact-improvisation é, ainda, no contexto da dança de tradição ocidental, a primeira técnica de movimento cuja aprendizagem não está dependente da existência de um corpo demonstrativo e do seu desenho visual" (FAZENDA in LOUPPE, 2012, p. 11 - 12).[2]

Quando surgiu a dança contemporânea no Brasil

Dançarino contemporâneo indiano no Festival de Folklorama 2018, Winnipeg

Em termos técnicos, a dança contemporânea tende a combinar diversas qualidades de movimento, uma vez que não se prende às estéticas pré-estabelecidas. Cada projeto coreográfico compreende um projeto técnico, elaborado durante o processo de composição. Maria José Fazenda, no prefácio do livro já citado,[3] diz que: "Quanto à obra coreográfica contemporânea, ela apresenta formas e conteúdos diferentes e formatos diversificados - na dimensão, no número de intérpretes, nos lugares de apresentação - e, nela, o movimento do corpo estabelece múltiplas relações com os elementos plásticos (objectos, cenários) e sonoros e com as imagens virtuais".

Pode observar-se, de forma diversa, por exemplo, o forte e controlado trabalho das pernas do balé com a ênfase sobre o torso, da dança moderna, além de empregar as técnicas de contract-release (contração e relaxamento), floor work (dança do solo e parede), fall-recovery (queda e recuperação) e improvisação características da dança moderna.[4][5] Imprevisíveis mudanças de ritmo, velocidade e direção também são usadas, assim como podem ser incorporados elementos de danças não ocidentais, tais como os joelhos semifletidos da dança africana ou os movimentos do Butoh.[6][7]

 

Dança contemporânea na África do Sul

Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser feitas entre as dança contemporâneas brasileira, americana, canadiana e europeia.

A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base. O criador/intérprete em dança contemporânea pode partir de técnicas sistematizadas como ballet clássico, contato-improvisação, tap, dança flamenca ou algumas técnicas de danças modernas como Lester Horton, José Limón ou Martha Graham, entretanto, o resultado da dança não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas. A pesquisa em dança contemporânea tem como premissa a busca de um movimento individualizado, de acordo com a autora Laurence Louppe, em seu livro "Poética da Dança Contemporânea" (Lisboa: Orfeu Negro, 2012).

Não se descarta as técnicas que o bailarino/intérprete conhece previamente, mas, em sua pesquisa, ele busca desenvolver uma movimentação que seja específica de seu corpo e, com a repetição, estabelecer critérios de execução que se tornem a própria técnica de seu trabalho individualizado: o que deve acontecer para cada projeto coreográfico.

A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, improvisação de contato, método Laban, técnica de release, Body Mind Centering (BMC),[8] Alwin Nikolais. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie as suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade de uma pesquisa teórica para complemento da prática.

O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander, Feldenkrais, eutonia, Klauss Vianna, entre outros.

  1. Louppe, Laurence (2012). Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro 
  2. Louppe, Laurence (2012). Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro. pp. 11, 12 
  3. Louppe, Laurence (2012). Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro. 14 páginas 
  4. Scheff, Helene; Marty Sprague; Susan McGreevy-Nichols (2010). Exploring dance forms and styles: a guide to concert, world, social, and historical dance. [S.l.]: Human Kinetics. p. 87. ISBN 0-7360-8023-6 
  5. McCutchen,. Brenda Pugh Teaching Dance as Art in Education, 2006, p. 139
  6. «Origins of Contemporary Dance». Consultado em 28 de fevereiro de 2012 
  7. «Contemporary Dance History». Consultado em 28 de fevereiro de 2012 
  8. «Body-Mind Centering®». Body-Mind Centering (em inglês). Consultado em 22 de março de 2021 

  •   Portal da dança

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