Considerando que o texto foi publicado em uma revista de circulação nacional é com leitores

Como você já deve ter tido contato com revistas, jornais, sites, etc., certamente notou que a maioria desses meios de comunicação possui uma seção destinada à expressão das opiniões de seus leitores, não é mesmo? Os editores utilizam esse espaço para estabelecer um diálogo com o público ao qual destina suas produções e, entre outras coisas, avaliar a qualidade do próprio trabalho. No entanto, para que o leitor se adeque ao meio formal de comunicação, é necessário conhecer a estrutura da Carta de leitor. Para tanto, observe um exemplo desse tipo de texto:
 

Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.

Caro editor,

gostaria de parabenizar os responsáveis pela reportagem sobre a região Centro Oeste, especialmente o destaque feito a Goiânia, capital onde nasci e vivo até hoje. Os aspectos sociais e culturais presentes na cidade foram brilhantemente descritos no texto e muito bem representados por meio das imagens que representam tão bem o nosso povo.

Atenciosamente,

J.S.

É possível notar que, nesse caso, o leitor vê-se representado na reportagem realizada pelo meio de comunicação e identifica-se diretamente com as informações passadas pelo texto. Por essa razão, ele parabeniza a equipe responsável e expressa sua opinião de contentamento. Todavia, existem cartas desse tipo que também podem expressar uma opinião contrária a que está sendo defendida pelo meio de comunicação. Veja:

Goiânia, 08 de fevereiro de 2018.

Caro editor,

impressionante como foi infeliz a abordagem feita na reportagem da edição anterior sobre o estado de Goiás, especialmente sobre a capital, Goiânia. O texto mostra a completa falta de conhecimento dos autores, que expressam opiniões estereotipadas sobre o povo que aqui habita. Lamentável que um texto de péssima qualidade tenha sido publicado em uma revista como esta.

Atenciosamente,

J.S.


Dessa forma, observamos que esse gênero textual possui um aspecto argumentativo, pois tem como objetivo expressar opiniões que confrontam ou confirmam algo anteriormente apresentado.

Estrutura da carta de leitor

Como podemos perceber, apesar dos diferentes posicionamentos expressos nos textos acima, eles apresentam uma estrutura textual semelhante, não é mesmo? Os elementos que o compõem são:

  • Local e data;

  • Cumprimento formal (vocativo, com formas de tratamento adequadas);

  • Introdução com menção à matéria (texto, reportagem etc.) publicada com o objetivo de contextualizar até mesmo quem não tenha tido contato com o texto ao qual nos referimos, dando importância à crítica que fazemos;

  • Desenvolvimento com fundamentação da opinião por meio do uso de dados e informações apresentados no texto ao qual se refere;

  • Conclusão retomando a opinião expressa e expressão cortês de despedida;

  • Uso de linguagem formal.

Assim, nota-se a importância da observação da estrutura textual desse tipo de texto, uma vez que ele será veiculado em um contexto formal de comunicação, que exige a adequação no que diz respeito a sua função expositiva e argumentativa.

Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.

Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).

O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto

  1. faz uma síntese do que foi abordado na reportagem.

  2. discute problemas conjugais que conduzem à separação.

  3. aborda a importância dos advogados em processos de separação.

  4. oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação.

  5. rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

A intenção da seção de carta ao leitor é promover um debate acerca de uma determinada reportagem. Isso permite que ocorra uma série de indagações sobre o enfoque da reportagem. Simultaneamente, o leitor-redator toma a liberdade de argumentar favoravelmente a outras ideias ou lançar novas ideias que podem interessar ao leitor. Tal concepção está expressa na opção E.

rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

Considerando que o texto foi publicado em uma revista de circulação nacional é com leitores
O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto

    A) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem.

    B) discute problemas conjugais que conduzem à separação.

    C) aborda a importância dos advogados em processos de separação.

    D) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação.

    E) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Que pena, não temos nenhum comentário ainda para a questão. Que tal inaugurar este espaço?