Quando a bola e considerada fora de jogo no basquete

A bola é considerada fora de jogo quando ultrapassa uma das linhas laterais, ou de fundo, ou quando o jogo for interrompido pelo árbitro. A bola está em jogo em todo outro momento, inclusive quando ela voltar e rebater em uma das balizas do gol ou um dos mastros das bandeiras de canto.

Quando a bola está fora de jogo no basquete?

A bola está fora da quadra quando ela tocar: · Um jogador ou qualquer outro objeto que esteja fora da quadra. · O piso ou qualquer objeto na linha limítrofe ou fora de seus limites. · Os suportes da tabela, a parte de trás das tabelas ou qualquer objeto acima da quadra de jogo.

O que significa bola dentro no futebol?

Expressão que denota satisfação com alguém. O mesmo que dizer que alguém acertou, o mesmo que parabenizar alguém por algo. “Cara, muito da hora que você fez! moh bola dentro!”

Quanto tempo dura uma partida de futsal somente o tempo de bola rolando?

As partidas (categoria masculina e feminina) terão duração de 40 minutos corridos (2 tempos de 20 minutos) com intervalo de 5 minutos – e o último minuto de cada tempo será cronometrado.

Quando é considerado bola dentro?

A bola está fora de jogo no momento da falta, que é apitada por um dos árbitros; na ausência da uma falta, no momento do apito. A bola é considerada “dentro” quando toca o piso da quadra, incluindo as linhas de delimitação.

Qual a função de um cronometrista?

O CRONOMETRISTA planeja, controla, programa e faz apontamento do tempo da produção. Planeja a manutenção de máquinas e equipamentos. Trata informações em registros de cadastros e relatórios e na redação de instruções de trabalho.

Quais são as linhas da quadra de basquete e quando há bola está fora dentro?

As 2 linhas de 0,15 m de comprimento serão marcadas fora da quadra de jogo, no lado oposto da mesa de controle, com a borda externa das linhas a 8,325 m da margem interna da linha final mais próxima.

O que é a regra de 8 e 24 segundos?

– Regra dos 8 segundos: um time que estiver com a posse de bola em sua metade defensiva da quadra tem 8 segundos para avançar até a metade ofensiva; – Regra dos 24 segundos: um time que estiver em posse de bola tem até 24 segundos para arremessar a bola em direção à cesta.

Quando um jogador é expulso no basquete?

Durante a partida, cada jogador possui um limite de 5 faltas pessoais. Após o cometimento da quinta falta, o jogador deve ser excluído da partida. Cada equipe também possui um limite de 5 faltas (faltas coletivas/faltas de equipe) por quarto de jogo.

O que significa a expressão uma bola?

Pessoa que dá sinais de interesse para outra, permite olhares insinuações, flerte.

O que significa colocar a bola no chão?

A bola ao chão é uma forma de reiniciar o jogo depois de uma interrupção temporária. Para realizar o bola ao chão, o árbitro deixará cair a bola no local onde o jogo foi paralisado.

Quando o goleiro não pode pegar a bola com a mão?

Aos árbitros cabem interpretar se houve um recuo INTENCIONAL ou ACIDENTAL. Quando o recuo for INTENCIONAL, deverá ser marcada a infração, caso o goleiro toque a bola com as mãos. Quando o recuo for ACIDENTAL, não haverá infração se o goleiro pegar a bola com as mãos dentro da sua área.

O que é bola fora no vôlei?

A bola é considerada “fora” quando: a) Atinge o solo completamente fora das linhas de marcação da quadra b) Toca um objeto fora da quadra, o teto ou uma pessoa fora do jogo; c) Toca as antenas, postes ou a própria rede, fora do limite das faixas laterais ou das antenas.

Quando é realizado o levantamento?

O levantamento é a ação realizada após uma recepção e tem como objetivo fazer com que a bola ganhe altura para facilitar o ataque. Quando o levantador, em função das rotações, está ocupando uma das posições de defesa, é feita uma infiltração, que é a entrada do levantador entre dois jogadores de ataque.

Pode pegar com o pé no vôlei?

Faz quase 20 anos que entrou em vigor a regra que permite o uso dos pés no vôlei. Nesse período, jogadores que têm essa habilidade passaram a fazer a diferença, nas quadras. Na final da Superliga Masculina, entre Rio de Janeiro e Cruzeiro, eles podem ser decisivos. Aquecimento com quadra, bola, rede e gol.

A tabela é muito importante na quadra de basquete. Afinal, ela serve de sustentação para o aro e, de quebra, auxilia na conversão das cestas. Portanto, é quem comum que a bola encoste nela de frente. Mas o que acontece se o arremesso bater nas laterais ou na parte de cima? É considerado fora de jogo ou não?

Se a bola bate na lateral, parte de cima ou parte de baixo da tabela, ela continua imediatamente em jogo. Porém, o que ocorre na sequência do lance é que determina se ela saiu de jogo ou não.

Situações em que a bola continua em jogo

– Bate em qualquer parte da tabela e volta para dentro da quadra;
– Bate e vai para uma área além das linhas da quadra, porém, antes que toque o chão, um jogador a pega no ar;
– Bate e cai dentro da cesta. Nesse caso, a equipe ganha normalmente os pontos e o adversário recebe a posse da bola.

Conheça as regras do basquete! Descubra as diferenças entre as regras estipuladas pela FIBA nas competições internacionais e pela NBA, a principal liga de basquete dos Estados Unidos!

DURAÇÃO DA PARTIDA E INTERVALOS

  • Quatro períodos de 10 minutos cada (12 minutos na NBA);
  • Intervalo de dois minutos entre 1º e 2º períodos;
  • Intervalo de 15 minutos entre 2º e 3º períodos;
  • Intervalo de dois minutos entre 3º e 4º períodos;
  • Em caso de empate após os quatro períodos, uma prorrogação de cinco minutos é disputada. Caso o jogo permaneça empatado, são disputados tantos tempos extras de cinco minutos quanto necessários para que haja o desempate e um time saia vitorioso;
  • Antes de cada tempo extra na prorrogação, há um intervalo de dois minutos;
  • O relógio para quando houver uma falta, a bola sair de quadra, um time fizer uma cesta ou um técnico solicitar um tempo (timeout), e só volta a correr quando a bola é recolocada em jogo.

OBJETIVO

O objetivo do basquete é marcar pontos através de cestas, isto é, arremessar a bola de forma que ela passe por dentro do aro. Ao final do período de jogo, o vencedor será o time que marcar mais pontos.

JOGADORES E SUBSTITUIÇÕES

  • Em quadra: 5 por equipe;
  • Reservas: 7 por equipe no banco;
  • Substituições: ilimitadas. Realizadas quando a bola está “morta” (dead ball), ou seja, quando o jogo é interrompido por falta, pela saída da bola da quadra ou por um tempo (timeout) solicitado pelo técnico.

QUADRA DE BASQUETE

Quando a bola e considerada fora de jogo no basquete

PEDIDOS DE TEMPO (TIMEOUT)

Pedidos de tempo são curtos intervalos que os técnicos podem solicitar durante os períodos, para que possam instruir suas equipes.

  • O time tem direito a dois pedidos de tempo na primeira metade do jogo (1º e 2º períodos) de 60 segundos cada;
  • O time tem direito a três pedidos de tempo na segunda metade do jogo (3º e 4º períodos) de 60 segundos cada;
  • A organização do torneio pode decidir se haverá o tempo de mídia (também conhecido como tempo de TV ou comercial), que deverá ter 60, 75, 90 ou 100 segundos de duração. O primeiro pedido de tempo feito no período, independente da equipe que o solicitou, será o tempo de mídia;
  • Caso nenhuma equipe faça um pedido de tempo antes que faltem cinco minutos para o período acabar, um tempo de mídia será colocado em prática na primeira oportunidade em que a bola for considerada morta. Nesse caso, nenhuma das equipes terá um pedido de tempo debitado;
  • Em caso de prorrogação, cada equipe tem direito a um pedido de tempo de 60 segundos por período.

Na NBA, os pedidos de tempo funcionam de forma diferente:

  • Cada equipe tem direito a seis pedidos de tempo de 60 segundos válidos para a partida inteira;
  • Cada equipe tem direito a um pedido de tempo adicional de 20 segundos para cada metade do jogo (um para o 1º/2º período e um para o 3º/4º período);
  • No 4º período, só é permitido que cada equipe faça três pedidos de tempo, mesmo que ainda tenha direito a quatro ou mais;
  • Nos últimos dois minutos do 4º período, se a equipe ainda tiver dois pedidos de tempo de 60 segundos, um deles será convertido em um tempo adicional de 20 segundos e o outro continuará sendo um pedido de tempo de 60 segundos;
  • Em caso de prorrogação, cada equipe recebe dois pedidos de tempo de 60 segundos por período.

ÍNICIO DE JOGO

  • A partida de basquete é iniciada com a bola ao alto;
  • O árbitro fica no centro da quadra e lança a bola para o alto;
  • Um jogador de cada equipe é designado e se posiciona no círculo central para fazer a disputa, buscando dar um toque ou tapa na bola em qualquer direção, a fim de que ela caia em posse de um companheiro de time;
  • Se nenhum dos dois jogadores toca na bola e ela bate no chão ou em outro jogador, o procedimento de bola ao alto é repetido.

BOLA AO ALTO E POSSE ALTERNADA

  • Além do início do jogo, são consideradas situações de bola ao alto:

– Bola presa;

– A bola sai da quadra e os árbitros ficam em dúvida sobre qual equipe deu o último toque;

– A bola fica presa entre o aro e a tabela;

– Início de um período (2º, 3º ou 4º) e prorrogação;

– Duas equipes cometem faltas simultaneamente que se cancelam.

  • Nessas situações de bola ao alto, ao invés de ocorrer a disputa no centro da quadra, a posse de bola é alternada;
  • A equipe que não venceu a disputa no começo do jogo tem direito à próxima posse de bola na primeira situação de bola ao alto que ocorrer;
  • A partir de então, as equipes se alternam com o direito à posse de bola em cada situação de bola ao alto que ocorrer;
  • A equipe tem a posse de bola na linha e posição mais próxima onde ocorreu a bola ao alto;
  • Caso seja o início de um dos períodos, a posse de bola ocorre no encontro entre a linha lateral e a linha central.

Na NBA, o conceito de posse alternada ocorre apenas para o início dos períodos:

  • A equipe que não venceu a disputa de bola ao alto no 1º período começa com a posse no 2º período e no 4º período;
  • A equipe que venceu a disputa de bola ao alto no 1º período começa com a posse no 4º período;
  • A posse de bola para iniciar um período ocorre na linha de fundo defensiva de cada equipe;
  • Nas demais situações de bola ao alto, há realmente a disputa de bola ao alto entre um jogador de cada equipe no local mais próximo onde a situação foi sinalizada.

BOLA MORTA E REPOSIÇÃO

As situações a seguir são consideradas “bola morta” (fora de jogo):

  • A bola encosta o chão fora dos limites da quadra. A reposição é feita pela equipe que não tocou na bola por último, no local onde ela saiu da quadra;
  • Um jogador em posse da bola pisa fora dos limites da quadra. A reposição é feita pela equipe que não tocou na bola por último, no local onde ela saiu da quadra. No entanto, mesmo que a bola tenha ultrapassado a linha de fundo ou lateral de forma aérea, não será considerada fora de jogo se o jogador estiver com os dois pés dentro da quadra;
  • Quando um time faz uma cesta ou converte o último lance livre de uma sequência. A reposição é feita pela equipe adversária na linha de fundo, abaixo da cesta;
  • Quando uma falta ocorre. A reposição de bola é feita pela equipe que não cometeu a infração, na linha lateral mais próxima ou é cobrado um lance livre (mais detalhes adiante, em “Faltas”);
  • Quando dois adversários ficam simultaneamente com a posse de bola, ela é considerada “bola presa”. A reposição de bola é feita na linha lateral mais próxima pela equipe que tem direito à posse alternada;
  • Todas as reposições de bola devem ser feitas com o jogador que a colocará em jogo posicionado com o corpo inteiro do lado de fora da quadra.

DRIBLAR (DRIBBLING)

  • No basquete, a forma do jogador conduzir a bola recebe o nome de drible;
  • Um drible é um movimento em que o jogador, após receber a posse de bola, quica, rola, lança ou tapeia a bola contra o chão com uma das mãos por vez;
  • Enquanto dribla, o jogador que estiver com a posse de bola pode dar quantos passos quiser;
  • O drible é considerado encerrado quando o jogador encosta na bola com as duas mãos simultaneamente ou permite que ela pare em uma de suas mãos;
  • Uma vez que um jogador que estava em posse de bola encerra seu drible, ele só poderá voltar a driblar novamente se uma das seguintes situações ocorrer:

– Ele tenta um arremesso para a cesta e fica com seu próprio rebote;

– Um adversário toca na bola, porém ele volta a ter sua posse;

– Faz um passe, a bola toca em outro jogador (de qualquer equipe) e ele recupera a posse.

PONTUAÇÃO DO BASQUETE

No basquete, nem sempre quem faz mais cestas vence o jogo, já que algumas jogadas atribuem mais pontos que outras. Basicamente, existem três tipos de pontuação:

  • Lance livre: fruto de uma falta cometida pelos adversários, um lance livre é como um pênalti no futebol. A equipe que sofreu a falta realiza um arremesso sem interferência dos oponentes. O arremessador deve, obrigatoriamente, ser o mesmo jogador que sofreu a falta. O lance livre deve ser realizado atrás de uma linha, chamada de “foul line” ou “linha de lance livre”, que fica a uma distância de 5,8 metros da linha de fundo e 4,6 metros da tabela. Se o último lance livre de uma sequência não for convertido, jogadores de ambos os times podem disputar o rebote pela posse de bola. Cada lance livre convertido equivale a um ponto para a equipe.
  • Cesta de dois pontos: com a partida em andamento, qualquer arremesso que seja realizado com o jogador posicionado no interior da área dividida pela “linha de três pontos” e se torne uma cesta equivale a dois pontos para a equipe.
  • Cesta de três pontos: com a partida em andamento, qualquer arremesso que seja realizado com o jogador posicionado atrás da “linha de três pontos” e se torne uma cesta equivale a três pontos para a equipe.

VIOLAÇÕES

Movimentações ou ações que infrinjam as regras são consideradas violações no basquete. Quando um jogador ou equipe comete uma violação, a posse de bola é cedida ao adversário e a reposição ocorre na área exterior da quadra mais próxima do local onde a infração foi cometida. São consideradas violações:

– O jogador pisa sobre a linha ou está com os pés completamente fora da quadra e toca na bola;

– O jogador encosta na bola e ela quica ou rola até o lado de fora da quadra, encostando no piso fora de seus limites.

– Após receber um passe, o jogador segura a bola com as duas mãos, começa a driblar e a segura com uma ou duas mãos ou encosta nela com as duas mãos simultaneamente. Em seguida, volta a driblar e conduzir a bola sem que outro jogador tenha encostado nela;

– O jogador dá dois tapas ou toques na bola enquanto dribla antes que ela encoste uma vez no chão.

– O jogador, após fixar os dois pés no chão, dá mais de dois passos, tirando ambos os pés da posição em que estavam fixados originalmente (pivô), enquanto segura a bola em suas mãos;

– O jogador com a posse da bola salta com os dois pés, não faz o arremesso ou passe, e toca novamente o chão estando em contato com a bola;

– O jogador, ao cair no chão, tenta rolar com a bola ou se levantar enquanto a segura.

  • Retorno para quadra defensiva:

– O jogador de uma equipe está em posse da bola em sua quadra ofensiva;

– Ele faz com que a bola retorne até a quadra defensiva de sua equipe, por meio de um passe ou simplesmente por encostar na bola;

– Um companheiro de equipe ou o próprio jogador é o primeiro a tocar na bola com seu corpo estando dentro ou pisando em qualquer área da quadra defensiva.

  • Bloqueio descendente (goaltending):

– Um jogador faz um arremesso em direção à cesta e a bola, em seu movimento descendente ou após tocar na tabela, é tocada por um jogador;

– Caso um jogador da defesa encoste na bola nessas condições, será considerada uma cesta automática e o time que estava atacando receberá os pontos correspondentes ao arremesso (dois ou três, dependendo do local onde ele foi realizado);

– Caso um jogador do ataque encoste na bola nessas condições, sua equipe não receberá nenhum ponto na jogada e o adversário receberá a posse de bola na linha lateral da quadra;

– Se a bola toca no aro e um jogador qualquer encosta nela na sequência, mesmo que esteja em movimento descendente, não haverá bloqueio descendente.

INFRAÇÕES DO RELÓGIO

Para garantir maior dinamismo às partidas, algumas regras do basquete que envolvem tempo de posse de bola são aplicadas:

  • Regra dos 3 segundos: um jogador não pode ficar mais de três segundos na área restrita do garrafão adversário enquanto sua equipe ataca se ele estiver sem a posse de bola;
  • Regra dos 5 segundos: um jogador em posse de bola que esteja sendo marcado de perto por um adversário (distância inferior a um metro) não pode segurar a bola por mais de cinco segundos consecutivos sem tentar realizar um drible, passar a bola ou fazer um arremesso;
  • Regra dos 8 segundos: um time que estiver com a posse de bola em sua metade defensiva da quadra tem oito segundos para avançá-la até a metade ofensiva;
  • Regra dos 24 segundos: um time que estiver em posse de bola tem até 24 segundos para arremessar a bola em direção à cesta. Se o cronômetro zerar enquanto a bola estiver no ar, a jogada permanece válida. Se o ataque ficar com o rebote ofensivo, a equipe volta a ter 24 segundos para construir outra jogada, desde que a bola tenha tocado no aro na tentativa anterior de arremesso. Sempre que um time assume uma nova posse de bola, o cronômetro dos 24 segundos deve ser reiniciado.

Em todos os casos, se o jogador/equipe ultrapassar o limite máximo de segundos estabelecidos pelas regras, perderá a posse de bola e o adversário ganhará a reposição na linha lateral mais próxima.

FALTAS DO BASQUETE

Assim como em outros esportes coletivos, existem regras do basquete que conferem faltas durante o andamento da partida. Elas podem receber diferentes classificações, sendo geralmente relacionadas a contatos ilegais com adversários ou comportamento antidesportivo.

FALTA PESSOAL

É o tipo de falta ocasionado, tanto ofensiva quanto defensivamente, por um contato físico irregular. São exemplos de falta pessoal:

  • Carga: estando em posse da bola, o jogador empurra o adversário ou se move contra o tronco dele;
  • Bloqueio ilegal: fazer uma ação com a intenção de impedir a movimentação livre de um adversário que esteja com ou sem a bola;
  • Defesa ilegal por trás: o jogador faz um contato com um adversário que esteja com a bola por trás;
  • Segurar: agarrar um jogador ou puxar seu uniforme, impedindo seu movimento;
  • Simulação: ação em que o jogador finge ou exagera ter sofrido um contato ilegal para enganar a arbitragem e obter uma vantagem ao seu favor;
  • Uso ilegal das mãos ou braços: usar as mãos para tirar o equilíbrio do adversário, encostando nas mãos ou braços do adversário para tentar tirar a bola de sua posse.

Quando um adversário faz o movimento do arremesso em direção à cesta, seu braço não pode ser tocado. Se o jogador da defesa tocá-lo, será considerada falta em forma de lances livres, com valor equivalente aos pontos envolvidos na jogada. Ou seja, se o jogador tentou um arremesso de dois pontos e sofreu a falta, ele receberá dois lances livres. Se tentou um arremesso de três pontos, receberá três lances livres.


Caso o jogador, mesmo sofrendo a falta, acerte a cesta, seu time receberá os pontos correspondentes e ainda terá um lance livre como “bônus”. Assim, se ele tenta um arremesso de três pontos, sofre a falta durante o movimento, mas ainda assim acerta a cesta e converte o lance livre adicional, sua equipe fará quatro pontos numa única jogada.

FALTA TÉCNICA

  • Uma falta técnica é atribuída quando o jogador apresenta infrações comportamentais e não físicas, como xingamentos, provocações, ignorar a arbitragem, ofender os torcedores, retardar o jogo deliberadamente ou se pendurar no aro sem motivo;
  • Pode ser creditada contra um jogador em quadra, reservas e até comissão técnica. Existem variações nas ligas, porém a FIBA sugere que o acúmulo de duas faltas técnicas no mesmo jogo resulte na exclusão do jogador/técnico que causá-la;
  • Quando uma falta técnica ocorre, o time adversário recebe automaticamente o direito a um lance livre, podendo escolher o jogador responsável pelo arremesso. O jogo é reiniciado com a equipe que tinha a posse de bola no momento em que a arbitragem sinalizou a falta técnica.

FALTA ANTIDESPORTIVA

  • Uma falta antidesportiva é sinalizada pelos árbitros quando um jogador realiza contato excessivo, desnecessário ou que seja feito lateralmente ou por trás de um adversário para impedir um contra-ataque eminente.
  • Uma falta antidesportiva que não ocorra durante um arremesso dá ao adversário que a sofreu o direito de realizar dois lances livres;
  • Se a falta antidesportiva é feita durante o movimento de arremesso do adversário, ele terá direito a dois ou três lances livres, de acordo com o número de pontos que a jogada valia;
  • Se, mesmo sofrendo uma falta antidesportiva, o adversário consegue a cesta, os pontos são válidos e ele recebe o direito a um lance livre adicional.
  • Após os lances livres serem realizados, a equipe que sofreu a falta antidesportiva continua com a posse de bola, fazendo a reposição na quadra de ataque.

FALTA FLAGRANTE (DESQUALIFICANTE)

  • Uma falta flagrante é uma variação da falta antidesportiva, atribuída quando ocorre violência excessiva, que coloque em risco a integridade física do atleta agredido ou dos demais envolvidos no jogo, incluindo a comissão de arbitragem. A falta também pode ser sinalizada caso os árbitros constatem abuso ou dano repetido em equipamentos do ginásio;
  • Um jogador ou integrante da comissão técnica que cometer uma falta flagrante será excluído do jogo e deverá se retirar da quadra;
  • Em caso de falta flagrante sem contato físico, a equipe adversária terá direito a dois lances livres, a serem cobrados por um jogador qualquer de sua escolha;
  • Em caso de falta flagrante física contra um jogador em quadra que não está em movimento de arremesso, ele terá direito a dois lances livres.
  • Se o jogador que sofre a falta estiver em movimento de arremesso, ele terá direito a dois ou três lances livres, dependendo do local onde estava na quadra e de quantos pontos a cesta valeria;
  • Se mesmo sofrendo uma falta flagrante em movimento de arremesso o jogador consegue fazer a cesta, sua equipe receberá os respectivos pontos de acordo com o local onde o arremesso foi realizado (dois ou três) e o jogador terá direito a um lance livre.
  • Em caso de falta flagrante cometida pelo técnico, a equipe adversária terá direito a dois lances livres, a serem cobrados por um jogador qualquer de sua escolha;
  • Em todos os casos, após a cobrança dos lances livres, a posse de bola permanece com a equipe que sofreu a falta e a reposição será feita em sua quadra de ataque.

FALTAS DE EQUIPE

  • Todas as faltas pessoais, técnicas, antidesportivas e flagrantes também são consideradas como faltas de equipe;
  • As faltas de equipe são acumuladas dentro do período em que ocorrem. Se uma falta ocorre durante o intervalo, ela será contabilizada dentro do período seguinte;
  • A partir da quinta falta de equipe acumulada dentro do mesmo período, o time adversário receberá automaticamente o direito a dois lances livres a cada nova falta recebida (exceto se esta for uma falta pessoal cometida pelo ataque), ao invés de uma reposição de bola pelas laterais ou fundo da quadra;
  • Quando um novo período é iniciado, as contagens de faltas das equipes são zeradas (com exceções de eventuais faltas cometidas durante o intervalo que precede o período);
  • Se o segundo lance livre for convertido, a posse de bola será da equipe que sofreu o ponto;
  • Se o segundo lance livre for desperdiçado, a bola será considerada viva e os jogadores poderão disputar seu rebote;
  • Na NBA, durante os dois últimos minutos de cada período, toda falta (com exceção de faltas pessoais no ataque) resulta em dois lances livres para o adversário, independentemente da contagem de faltas da equipe infratora.

EXCLUSÃO

Existem algumas situações em que o jogador de basquete é expulso e excluído completamente do restante do jogo. São elas:

  • O jogador comete cinco faltas pessoais (na NBA, o jogador é expulso na 6ª falta pessoal cometida);
  • O jogador comete duas faltas técnicas;
  • O jogador comete duas faltas antidesportivas;
  • O jogador comete uma falta técnica e uma falta antidesportiva;
  • O jogador comete uma falta flagrante.

Quanto um jogador é expulso, sua equipe pode substituí-lo por um dos jogadores que estiverem no banco de reservas.

POSIÇÕES DOS JOGADORES

  • Armador ou Point Guard (1): responsável por organizar as jogadas no ataque. São jogadores ágeis e que buscam ler a defesa adversária, com o objetivo de encontrar um companheiro de equipe em boa condição para realizar o arremesso. Muitas vezes são os atletas de menor estatura do time.
  • Ala-armador ou Shooting Guard (2): geralmente são os jogadores que mais marcam pontos em suas equipes (“cestinhas”). Atuam ao redor da linha dos três pontos, por isso devem ser bons arremessadores de longa distância. Além da responsabilidade de marcar pontos, auxilia o armador na construção das jogadas.
  • Ala ou Small Forward (3): responsável por marcar pontos dentro da área demarcada pela linha de três pontos. São também jogadores que reúnem força e agilidade, que buscam infiltrações na defesa em direção à cesta.
    Da mesma forma, por serem bastante atléticos, são importantes na formação defensiva de suas equipes.
  • Ala-pivô ou Power Forward (4): atua infiltrado, próximo à cesta ou ao redor do garrafão. Em geral, são bons nos arremessos de média distância. Jogadores altos, responsáveis também por rebotes, tanto ofensivos quanto defensivos.
  • Pivô ou Center (5): costuma ser o jogador mais alto da equipe. Utiliza sua altura para buscar rebotes ofensivos e defensivos. Sempre fica perto da cesta, muitas vezes de costas, para fazer uma “parede” para que seus companheiros consigam fazer a infiltração. Costumam pontuar em arremessos de curta distância, já que as dimensões do corpo podem dificultar o equilíbrio em lançamentos de longa distância.

GLOSSÁRIO

  • Assistência: um jogador é creditado com uma assistência quando faz um passe para um companheiro de equipe e este converte uma cesta.
  • Rebote: quando um arremesso é mal sucedido e não se torna uma cesta, os jogadores podem pular para disputar a bola. O atleta que ficar com a posse é creditado com um rebote.
  • Roubo de bola: quando um adversário tenta fazer um drible e o jogador da defesa consegue tirar a bola de sua posse sem cometer uma falta, diz-se que ele conseguiu roubar a bola.
  • Turnover: quando um time está com a posse de bola e sofre um roubo, ou comete uma infração do relógio, ou permite que ela saia da quadra, diz-se que ele sofreu um turnover. A posse fica com a equipe adversária.
  • Bandeja (Layup): jogada em que o jogador no ataque faz salta próximo à tabela, “soltando” a bola com apenas uma das mãos para fazer a cesta.
  • Enterrada (Slam dunk): jogada em que o jogador no ataque “crava” a bola na cesta.
  • Ponte aérea (Alley-oop): jogada em que um jogador faz um passe alto e seu companheiro, saltando e com a bola ainda no ar, faz a cesta, geralmente com uma enterrada.
  • Toco (Block): jogada defensiva em que um jogador, no momento em que o adversário tenta um arremesso, bloqueia sua tentativa (sem que a bola esteja na descendente).
  • Cestinha: jogador que mais pontuou em uma partida.
  • Duplo-duplo (Double-Double): quando, numa mesma partida, um jogador consegue mais de dois dígitos (ou seja, mais de 10), em duas das cinco categorias (pontos, tocos, assistências, roubos de bola e rebotes), dizemos que ele fez um duplo-duplo. Por exemplo, se ele fez 20 pontos e conseguiu 11 rebotes na partida.
  • Triplo-duplo (Triple-Double): segue a mesma lógica do duplo-duplo, porém ocorre quando o jogador alcança dois dígitos em três categorias. Por exemplo, se ele faz 20 pontos, consegue 12 roubos e 10 assistências.

REFERÊNCIAS

Este artigo foi criado com base nas informações publicadas pela Confederação Brasileira de Basketball – CBB, pela International Basketball Federation – FIBA (conteúdo em inglês) e pela National Basketball Association – NBA (conteúdo em inglês).