Por que é importante plantar

Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro é o que toda pessoa deve fazer antes de morrer para deixar o seu legado. Quem nunca ouviu isso antes? Escrever um livro e ter um filho já são coisas mais difíceis, porém, plantar uma árvore é bem fácil e você ainda ajuda a natureza.

O Brasil é conhecido mundialmente pela Floresta Amazônica e por ter um vasto território formado por matas. Enquanto vários outros países já desmataram suas florestas em nome do “crescimento econômico”, o nosso país é referência quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

Porém, o panorama das grandes cidades é bem diferente. A falta de árvores nesses locais aumenta a temperatura do ambiente. Por exemplo, a sombra das árvores consegue reduzir em até 2°C a temperatura do asfalto e até em 8°C no interior dos carros. Isso é claro sem falar na poluição e do excesso de gás carbônico em grandes centros.

Quer ajudar a melhorar o planeta e a sua cidade a reverter essa situação? Entenda um pouco mais sobre reflorestamento e como você pode plantar a sua própria árvore.

Poluição nas grandes cidades

Antes de mais nada vamos entender o problema. Dessa maneira, fica mais fácil compreender porque plantar muitas árvores pode ajudar a salvar o planeta.

A aglomeração de pessoas nas grandes cidades gera uma série de transtornos para o meio ambiente como o acúmulo de lixo, uso de muitos carros e, como consequência, muita poluição. E por falar no assunto, a poluição do ar nos centros urbanos tem se tornado um problema de saúde pública.

Duas horas em um trânsito intenso é o equivalente a fumar um cigarro. As substâncias tóxicas que são aspiradas durante a respiração causam uma série de estragos. Eles aumentam a pressão arterial e também causam maior inflamação nos vasos. A poluição do ar é o quarto principal motivo para diversas doenças.

Problemas respiratórios

Entre as doenças causadas por esse tipo de poluição, podemos destacar as doenças respiratórias. Na emergência do Hospital de São Paulo em apenas 3 anos, dos 177 mil pacientes atendidos, 77% foram buscar ajuda médica por causa de problemas do tipo, que são agravados pela poluição.

O ar tóxico que sai da descarga dos veículos e vai para o seu nariz contém diversas substâncias que são péssimas para o corpo de uma forma geral e especialmente para os pulmões. Entre elas, temos algumas principais como material particulado e monóxido de carbono. E nem estamos falando dos poluentes secundários que ocorre quando, por exemplo, um poluente primário como o monóxido de carbono reage com elementos próprios da natureza, até mesmo com a radiação solar.

E como conter todo esse problema? Entre as várias soluções, uma muito boa é plantar árvores. Elas conseguem absorver mais da metade da poluição do ar e você terá muito mais oxigênio limpo para respirar.

O que é reflorestamento?

Como o próprio nome já diz, reflorestamento é o mesmo que plantar novas árvores ou outros tipos de plantas. É uma ótima maneira de ajudar o meio ambiente de diversas formas. Mais árvores também significam mais casas para os animais, preservação dos lençóis freáticos, recuperação dos solos e assim por diante.

Como plantar árvores ajuda o planeta?

Já ouvimos falar sobre o aquecimento global e como ele afeta negativamente o nosso planeta. Pois bem, uma das formas de reverter esse processo é por meio do plantio de árvores. Aliás, segundo cientistas, plantar árvores pode salvar o mundo e estamos falando de uma área equivalente aos Estados Unidos. Dessa maneira, as árvores seriam capazes de eliminar da atmosfera ⅔ dos gases que promovem o efeito estufa.

A grande vantagem de plantar árvores é que basta querer. Você não depende de uma lei ou da decisão de um governo que concorda ou não com a medida. É possível fazer isso a qualquer momento e a qualquer hora e você ainda pode incentivar os seus amigos.

De acordo com esse mesmo estudo o Brasil é um dos países apontados como melhores áreas para o plantio. Os outros são Estados Unidos, Rússia, Canadá, Austrália e China, todos com vasta extensão de territórios.

Diversos países assinaram o Desafio de Bonn em 2011 na Alemanha. Nele, se comprometeram a restaurar 350 bilhões de hectares em terras degradadas até 2030.

Aquecimento global

O aquecimento global é um tema bastante debatido e há teorias contra e a favor à existência desse fenômeno. Ele se tornou ainda mais discutido quando Donald Trump se tornou presidente dos Estados Unidos. É um fenômeno causado pelo excesso de gases poluentes na atmosfera e a maior consequência, além do desequilíbrio climático é o degelo das áreas polares. Aliás alguns filmes do cinema já levaram para as telas o assunto, é o caso, por exemplo de O Dia Depois de Amanhã. Já assistiu? É bem legal!

Só para se ter uma ideia, a camada de gelo no Ártico está 40% mais fina e houve uma redução de 15% na área. Já a Antártida perdeu cerca de 3 mil m² de extensão por conta do derretimento do gelo. Isso, por consequência, eleva o nível dos mares o que, por sua vez, “empurra” a população para o interior, reduzindo o território em diversas regiões.

Queimadas no Brasil

A queimada aqui no Brasil é outro problema. A quantidade de queimadas no país aumentou consideravelmente e não podemos deixar de comentar o último acontecimento que foi notícia em diversas partes do mundo. Em todo o país, só em 2019, foram mais de 100 mil focos de queimadas, o maior número em 7 anos.

Plantar árvores ajuda a recuperar o solo, desgastado pelas queimadas e “empobrecido”. Todas as áreas de queimadas poderiam ser reflorestadas. É claro que para uma área tão grande seria necessário o apoio de uma grande quantidade de pessoas, inclusive do governo.

Como plantar uma árvore?

Bom, é claro que você não precisa ir para uma área de queimada para plantar árvores e ajudar a salvar o nosso planeta. Isso pode ser feito aí mesmo na sua cidade. Pode ser no quintal de casa, em pátios e jardins de locais privados ou então em um terreno próximo. Plantar uma árvore em espaços urbanos exige alguns cuidados quanto à escolha da espécie.

Escolha raízes pequenas, pois as muito grandes podem danificar a estrutura da casa e causar problemas sérios. Além disso, pode destruir tubulações, entre outros prejuízos.

Para plantar é bem simples. Escolha uma muda e o local para plantar. Cave um buraco com o dobro do tamanho do caule e plante. Regue bem e se puder adubar a terra, melhor ainda. Você pode usar as cascas de frutas e legumes para isso.

Além de plantar árvores, existem outras coisas que você pode fazer para preservar o meio ambiente. Confira quais são elas!

Por que é importante plantar

O plantio de árvores é uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. O retorno desta atividade é sentido rapidamente e o investimento é muito pequeno.

Confira cinco motivos para aderir ao plantio de árvores.

1. PROTEÇÃO NATURAL
As árvores reduzem a velocidade dos ventos, a poluição sonora e visual, além de fornecer abrigo e alimentar a fauna. Quem planta uma árvore atrai os animais para mais perto.

2. ESTABILIDADE DO SOLO
Protegem o solo, evitando desgaste, erosão e deslizamento de terra.

3. CONFORTO TÉRMICO
Nada melhor que descansar sob a sombra de uma árvore, não é mesmo? As árvores promovem sombreamento, contribuem para regular temperatura e umidade do nosso planeta.

4. REDUÇÃO DA POLUIÇÃO
O plantio de árvores é uma das principais recomendações de especialistas para combater o aquecimento global. Elas absorvem gás carbônico e liberam oxigênio, melhorando a qualidade do ar.  Por isso, em áreas arborizadas temos a sensação de respirar melhor.

5. PRESERVAÇÃO DOS CURSOS D'ÁGUA
Regiões desmatadas não conseguem absorver nem 10% da água da chuva, enquanto uma árvore adulta pode absorver até 250 litros de água, evitando que enchentes ocorram. Imagine um futuro sem árvores?


ONDE PLANTAR?
Escolha um local adequado ao plantio da muda, possibilitando o seu pleno crescimento, de maneira que também ofereça segurança ao entorno, tendo em vista o porte que a árvore pode atingir. Não plante no passeio ou áreas públicas sem antes consultar a equipe técnica da Prefeitura.

COMO PLANTAR? - Faça um buraco com dimensões adequadas para o bom desenvolvimento das raízes da muda. Recomenda-se que a profundidade e largura sejam, no mínimo, de 50cm; - Misture um pouco de adubo, preferencialmente orgânico, na terra retirada do buraco; - Plante, a muda com o seu torrão, após retirar o plástico, deposite a mistura terra/adubo de volta ao local, recobrindo o buraco até o nível do solo;

- Plante, se possível, a muda com tutor (estaca) para um crescimento bem direcionado.

Por que é importante plantar
Foto: tangysd

As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Quando uma área é desmatada pela atividade agrícola, por exemplo, o solo fica exposto às chuvas e faz com que as erosões e deslizamentos ocorram com maior frequência. Para evitar estes problemas, o plantio de árvores é necessário, pois os arbustos conseguem armazenar boa parte da demanda pluvial. Além disso, as árvores servem para sugar esta quantidade de água e abastecer os lençóis freáticos – camada subterrânea abaixo do solo.

Projeto Distribuição de Mudas Permanentes

Para que cada vez mais árvores sejam preservadas, várias cidades brasileiras possuem uma política ambiental específica para revitalizar espaços públicos. Na capital paulista, o projeto “Distribuição de Mudas Permanentes”, organizado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente, atua em todas as regiões da grande São Paulo.

Os parques da zona leste, oeste, norte e sul da capital distribuem, diariamente, mudas de árvores e outras plantas herbáceas. Cada cidadão tem o direito a 10 mudas de árvore e cinco plantas por ano. Para adquirir uma delas é preciso se dirigir aos parques com documento de identificação e comprovante de endereço.

A Secretaria alerta que antes da retirada, técnicos realizam uma pesquisa para saber se o morador terá condições e espaço para cultivar a árvore. O objetivo é que as pessoas cuidem bem das árvores, plantado apenas aquelas as quais têm condição de cuidar.

Programa Piracicaba Mais Verde

Por que é importante plantar
Foto: sedema.piracicaba

A cidade de Piracicaba, no interior do estado, possui um projeto de revitalização através do Programa Piracicaba Mais Verde, liderado pela SEDEMA (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), atuante desde 2008, executa plantios em diversas áreas do município.

O Programa ainda trabalha com a distribuição gratuita de plantas e árvores, com limite de até 20 mudas por cidadão. Para conseguir uma delas é preciso entrar em contato com a SIP (Serviço de Informação à População) e solicitar as mudas via telefone (19 -156).

Doação de mudas em São José dos Campos

Em São José dos Campos, um projeto semelhante existe desde 2010 e já entregou aos moradores 2.500 mudas de espécies nativas de jatobá, jequitibá, pitangueira, goiabeira, aroeira, cássia, que foram produzidas no viveiro da cidade. O programa dispõe até 10 mudas por ano e por endereço. Para retirar a sua, você deve se dirigir até a Secretaria do Meio Ambiente da cidade levando os documentos pessoais (RG e comprovante de endereço) e os técnicos vão indicar a planta mais adequada para cada área particular. Mais informações acesse a página da prefeitura da cidade.

Plantar árvores é uma tarefa fácil, ainda mais com o auxílio de projetos gratuitos de distribuição de mudas. Esta é uma das alternativas de contribuir para o aumento do número de árvores no mundo, começando pelas cidades.

Confira no infográfico abaixo mais alguns benefícios proporcionados pelo plantio de árvores nas cidades e plante a sua!

Por que é importante plantar