Por que bocejamos ao rezar

Por que bocejamos ao rezar

  • adivinhação
  • Conspirações
  • Interpretação dos sonhos
  • feitiços de amor

casa » adivinhação » Se você bocejar durante a oração. Por que você boceja quando lê uma oração - mau-olhado ou fadiga? (5 fotos). Lágrimas: por que as pessoas choram durante as práticas espirituais

Totalmente focado no endereçamento .

Durante a oração, a mente não deve ser dispersa, vagar, ser submetida a sonhos. A atenção deve ser direcionada para Aquele a quem a oração é dirigida, para o significado interno das palavras que estão sendo lidas (pronunciadas, ditas "para si mesmo"). Durante a oração, uma pessoa pode ser testada - a luta contra as tentações de fora, "natureza humana caída", que excita todos os tipos de pensamentos pecaminosos, pecaminosos.

O mais alto grau de atenção espiritual é um estado de atenção espiritual ininterrupta, através do qual se pode, apesar da agitação do mundo exterior, ouvir a voz de Deus.

A Necessidade de Atenção na Oração

A distração na oração testemunha muito claramente a nossa separação de Deus. Podemos imaginar a distração em uma reunião com o chefe de Estado, um patriarca, uma pessoa famosa?

A oração é um apelo pessoal, não uma leitura de um texto. Deus conhecia este texto mesmo antes de nascermos.

Se não ouvimos a nós mesmos, durante a oração, pensando em coisas vãs, então por que esperamos que Deus nos ouça? A oração desatenta é hipocrisia diante de Deus: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim” ().

Razões para a distração na oração

1. Descuido na oração. Focamos no que é importante para nós. O que pensamos na oração é um ídolo que obscurece Deus.

2. Incompreensibilidade do texto. Vem da incompreensibilidade Igreja eslava e da incompreensibilidade das imagens usadas nas orações.

5. Se durante a leitura das orações surgiram pensamentos estranhos, então é possível: - pare e volte a ler a oração, já com a devida atenção (esta regra não deve ser abusada para não sobrecarregar);

- verifique a hora no despertador e não preste atenção ao número de orações.

Deve ser lembrado que as razões mais piedosas para se distrair são do maligno. Os pensamentos devem ser afastados como mosquitos voadores, sem dúvida. A oração é um momento de intensa luta espiritual.

Depois de perder a atenção, você pode clamar a Deus: “Senhor, ensina-me a orar com atenção”.

6. Uma regra omitida não deve ser lida de volta depois., por humildade é mais útil arrepender-se disso. Tal conselho é dado pelo Rev. .

7. Pronúncia de orações. É necessário pronunciar clara e lentamente as palavras em sua totalidade, sem engolir as terminações; não tagarela; pausa entre as frases e entre as orações. Ajuda muito ler orações em uma voz cantante. É desejável e correto orar em voz alta e não em silêncio. Quando uma oração é feita em voz alta, envolve não apenas nossos receptores de fala, mas também nossa audição. É mais difícil se distrair de tal oração.

Para aumentar a atenção, é útil dizer algumas frases ou palavras de orações duas ou até várias vezes.

8. arcos terrestres- oração do corpo- Devem ser feitas com a maior frequência possível. Faremos 10 prostrações durante a regra e ficamos surpresos que nossa oração seja desatenta. Se fizermos 100, a atenção melhorará visivelmente. Esta é uma boa maneira de treinar a atenção, lembrar orações (memória corporal) e cuidar da saúde do corpo. Pensamento - faça uma reverência. Os ascetas na velhice até amarravam uma corda ao chão para que pudessem se levantar com a força de suas mãos.

O treinamento da atenção geralmente começa a dar frutos depois de alguns meses.

Meu pai espiritual me aconselhou a ler as orações da manhã ou da noite assim: Fiquei em pé, fiquei em silêncio, fiquei diante de Deus, persignei-me: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, não em seu próprio nome e não por sua própria causa, mas em nome de Deus e por causa dele. Em seguida, leia a primeira frase da oração, fique em silêncio por um momento, curve-se ao chão e repita-a, fique em silêncio por um momento e repita-a novamente; então vá para a próxima frase. Isso significa que as orações da manhã ou da noite (com reverências) levam aproximadamente duas horas e meia, mas chegam. Eles alcançam porque você ouvirá as mesmas palavras três vezes e fará seu corpo se curvar e se levantar. Claro, eles vão chegar, na medida do possível, dentro dos limites de sua profundidade.

Ore para que seu coração as responda, e se não responder, pare, diga: Senhor, me perdoe! Eu disse palavras sagradas, mas elas não me alcançaram ... - e pense no porquê. Se lhe parece que sabe o motivo, diga: Senhor, não posso dizer “perdoe minhas dívidas como faço”, porque tenho amargura, raiva, ódio, falta de perdão em minha alma. Sinto muito!... Eu quero perdoar - não posso; ajuda minha enfermidade!

“Como você sentirá a oração quando, pouco antes disso, você se sentou na TV por várias horas, absorvendo várias informações e desligando a TV, imediatamente começou a orar? Seria bom não assistir TV, mas se você assistir, desligue-o, primeiro aqueça seu coração, leia um capítulo das Sagradas Escrituras ou da criação dos pais para gradualmente se encontrar em um lugar de oração (pronto para a oração). Só então você sentirá a oração. Carregado de problemas, com o coração gelado, você não poderá falar com o Senhor: as impressões do dia irão interferir em você.

“O mérito da oração consiste unicamente na qualidade e não na quantidade. Então a quantidade é louvável quando leva à qualidade... A qualidade da verdadeira oração é que a mente durante a oração está em atenção, e o coração simpatiza com a mente. Deve-se lembrar que a essência do feito da oração não está no número de orações lidas, mas no fato de que o que é lido é lido com atenção, com simpatia do coração. A oração precisa de co-presença constante e assistência de atenção. Com atenção, a oração é propriedade inalienável de quem reza; na ausência de atenção, é alheia a quem reza. “É necessário, durante a oração, encerrar a mente nas palavras da oração, rejeitando indiscriminadamente todo pensamento – obviamente pecaminoso e justo na aparência.

Pronunciando lentamente as palavras da oração, não deixe a mente vagar por toda parte, mas feche-a nas palavras da oração.”

“Você precisa orar de tal maneira que a mente esteja completamente concentrada e tensa. E se você mesmo não ouve sua oração (por distração), como você quer que Deus a ouça? Durante a oração, podemos manter nossa atenção se nos lembrarmos com quem estamos falando, se imaginarmos que estamos oferecendo um sacrifício espiritual.

De acordo com o ensinamento dos Padres, a atenção da mente durante a oração não deve ser direcionada para imaginar (sonhar, imaginar) o mundo Divino por algum tipo de esforço. Será um esforço da imaginação, contrário à atenção, e impertinência, inaceitável na oração.
“Saiba que como Deus existe fora de todos os sentidos e de tudo o que é sensual, fora de qualquer forma, cor, medida e lugar, ele é completamente feio e sem forma, e embora esteja em toda parte, está acima de tudo; então Ele também está além de qualquer imaginação... Daqui segue-se por si mesma que a imaginação é tal poder da alma, que por sua natureza não tem a capacidade de permanecer na área da união com Deus.”

Após a queda, experimentamos um desmembramento e desintegração das forças da alma; somente a graça de Deus pode uni-los. Portanto, a atenção na oração depende em grande parte de toda a nossa vida – o quanto nos esforçamos para adquirir graça; e a oração a este respeito é um reflexo da nossa condição espiritual.

O primeiro dom do Senhor na oração é a atenção, ou seja, quando a mente pode se apegar às palavras da oração sem se distrair com os pensamentos. Mas com uma oração tão atenta e não divertida, o coração ainda está em silêncio. Este é o ponto principal, que nossos sentimentos e pensamentos estão separados, não há acordo neles. Assim, a primeira oração, o primeiro dom, é uma oração não divertida. A segunda oração, o segundo dom, é a oração interior, ou seja, quando pensamentos e sentimentos são direcionados para Deus em harmonia.
É possível orar pela concessão de oração atenta, mas orar pela concessão de altos estados de oração, creio eu, é pecaminoso. Isso deve ser apresentado inteiramente a Deus.

“Cumprindo sua regra, tenha em mente não apenas subtrair tudo o que for necessário, mas despertar e fortalecer o movimento da oração em sua alma; - para fazer funcionar 1) nunca leia com pressa, mas leia como se estivesse cantando, perto disso. Nos tempos antigos, todas as orações lidas foram tiradas dos salmos. Mas em nenhum lugar encontro a palavra: leia, mas em todos os lugares cante. 2) Mergulhe em cada palavra e não apenas reproduza o pensamento do que você lê em sua mente, mas também desperte um sentimento correspondente. 3) A fim de cortar o desejo de leitura apressada, não subtraia isso e aquilo, mas fique na oração de leitura por um quarto de hora, meia hora, uma hora, enquanto você costuma ficar de pé, e depois faça não se preocupe com quantas orações você lê - mas quando chegar a hora, se não estiver procurando ficar mais longe, pare de ler. 4) Tendo colocado isso no relógio, porém, não olhe, mas fique assim para ficar parado indefinidamente: o pensamento não irá adiante. 5) Para promover o movimento dos sentimentos orantes, em seu tempo livre, releia e repense todas as orações que estão incluídas em sua regra - e volte a senti-las, para que quando você começar a lê-las na regra, você saiba de antemão que sentimento deve ser despertado em seu coração. 6) Nunca leia orações sem interrupção, mas sempre interrompa-as com sua própria oração com reverências, seja no meio das orações que você tem que fazer isso, ou no final. Assim que algo cair em seu coração, pare imediatamente de ler e curve-se. Esta última regra é a mais necessária e necessária para cultivar o espírito de oração. Se às vezes um sentimento leva muito, você e estar com ele e se curvar, e parar de ler, então até o final do tempo previsto. Faça orações não apenas de manhã e à noite, mas também à tarde, muitas vezes faça várias prostrações sem definir horas para isso.

Faça o que é indicado nos parágrafos 5 e 6 com antecedência para uma manhã e uma noite de orações. Talvez mais deles e não será necessário ler outra coisa.

Quando oramos, tentamos nos concentrar, e essa tarefa é psicologicamente muito difícil. Muitos costumam reclamar que durante a oração, os pensamentos se dispersam, é difícil manter a atenção no assunto da oração - literalmente, depois de algumas palavras, a atenção começa a se distrair com outros objetos. De fato, a oração é a habilidade psicológica mais difícil. Esta é uma palavra interior, que tem um caráter muito próximo em seu processo do processo de pensar. Mas a palavra interior é diferente. Difere principalmente por ser muito mais fugaz do que a palavra externa, a palavra fonética, a fala sonora. E, portanto, uma das tarefas do trabalho espiritual, a oração, é dominar sua palavra interior. Sem isso, talvez seja impossível aprender a orar até que dominemos nossa palavra interior com nossa fala interior.

Para os ascetas que aprenderam a rezar, que dominaram aquela grande conquista do ascetismo ortodoxo, que é chamado de "fazer inteligente", o domínio da oração era, talvez, a virtude mais importante, o principal assunto de seus trabalhos ascéticos. E desta experiência nós temos, como o ensinamento sobre oração, nós temos muitos ensinamentos sobre como fazer a Oração de Jesus em sua mente. Inclusive em nosso habitual livro de orações há vestígios desta experiência ascética. Precisamente traços, porque estas são apenas algumas frases que, quem abriu regra da manhã oração russo Igreja Ortodoxa claro que ele sabe. Estas são as frases:

“Acordando do sono, antes de qualquer outro trabalho, levante-se com reverência, apresentando-se diante do Deus que tudo vê e fazendo o sinal da cruz, diga: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Um homem". Então espere um pouco até que todos os seus sentimentos se silenciem e seus pensamentos deixem tudo o que é terreno, e então faça as seguintes orações sem pressa e com atenção do coração.

Olha, são apenas duas frases. Mas quanta experiência eles têm que cada um de nós pode ter em mente e tentar apropriar-se dela.

Mas antes de tudo: o que é “tornar-se reverente”? É claro que não estamos falando apenas da postura corporal - afinal, você pode orar sentado, pode até orar deitado se sua saúde não permitir que você fique em pé. Mas, afinal, tanto uma pessoa sentada quanto uma deitada podem ficar de pé com reverência. Não no sentido de apenas se imaginar digno, mas vivenciar a experiência que uma pessoa que está de pé tem. E não apenas de pé, mas de pé, como é dito aqui, “diante do Deus que tudo vê”. O Deus que tudo vê vê a todos nós. E é Sua vontade nos ver a qualquer momento de nossas vidas. É Sua vontade estar diante de nós. E nossa vontade é estar diante Dele. Podemos não saber disso, mas Deus está perto. Mas na oração precisamos estar diante de Deus. Isso pode ser comparado a como um viajante, fazendo uma longa jornada, sobe ao topo de uma montanha, onde há um certo templo - um santuário para Deus. Aqui ele se levanta, ele vai, ele ainda está longe do lugar onde ficará diante do santo altar. Ele está longe, ele só tem que vir a este lugar.

Assim é uma pessoa que acorda do sono, acorda de manhã - parece estar escalando uma montanha. Essa subida é difícil. É muito difícil ficar sóbrio e acordar logo após o sono, como está implícito na regra ascética. É muito difícil coletar imediatamente sua visão, sua audição e sua fala, e torná-la tão concentrada, concentrada, precisa e objetiva depois do sono - o tempo deve passar. E a regra de oração implica que "antes de qualquer trabalho". Mas qual é o problema? Antes de fazer algum negócio, ligar, antes de ir ao computador e ver o que mudou nas notícias do mundo da noite para o dia, ou quais cartas foram escritas, ou quais linhas apareceram no Facebook da noite para o dia; antes de ir para o trabalho, antes de se sentar para lidar com livros, ou começar seu dia de trabalho, ou pegar uma vassoura, ou lavar a louça. Mas, sem dúvida, tais ações são permitidas aqui que contribuiriam para a sobriedade e a vigília.

Eu acho que é muito importante para uma pessoa moderna lavar o rosto, lavar as mãos, lavar os olhos e talvez até tomar um banho quente (talvez alguém esteja com frio) antes de se levantar para orar. E isso contribui para a vigília, e isso é necessário para a oração. Eu sei: existe uma prática de orar antes do banho matinal ou do banho. Mas alguém - que acha difícil acordar imediatamente e ficar tão alegre - alguém precisa desse banho de água. E então será bom - se você lavar o rosto e as mãos, e talvez tomar um banho quente.

Em outras palavras, uma pessoa já deve estar pronta para a oração - como o próprio viajante que sobe ao topo onde está o santuário, ele deve se levantar, deve chegar ao lugar onde ficará diante do próprio altar, diante de Deus - antes o Deus que tudo vê. Este é o nosso despertar matinal significa alcançar, estar diante do Deus que tudo vê. “Elevar-se interiormente” significa estar face a face, sentir-se diante de Deus. Como é “diante de Deus?” - Um a um. Sem intermediário. Não no templo – diante de Deus, a quem ninguém jamais viu. Eu acho que isso não é apenas um enigma - oração, este é o maior feito - oração. Eu acho que este também é um amor especial - estar diante de Deus. Não é fácil imaginar tal confronto. Eu acho que este é um dom especial, um dom abençoado de oração - estar diante de Deus

“E então espere um pouco”, diz o Livro de Orações, “até que todos os seus sentimentos silenciem”. O silêncio dos sentidos é uma condição indispensável. Mas se estamos constantemente em ansiedade, medo, paixões - podemos alcançar tal silêncio? Eu acho que não. E isso também é um mistério, porque, aparentemente, nossos pais são ascetas - eles souberam criar esse silêncio em si mesmos. Esse silêncio é criado, esse silêncio é como uma habilidade psicológica. Isso é atenção, isso é sobriedade. Essa é a capacidade - não de reprimir sentimentos, não - mas, ao mesmo tempo, esses sentimentos, como dizemos, sobrecarregam uma pessoa, ou seja, representam uma tempestade, ao mesmo tempo, em algum lugar dessa tempestade, encontre um canto onde há calma. Talvez um pequeno - um metro por metro, um canto de silêncio, um canto em seu próprio coração. Canto do silêncio. Neste canto, como se fosse congelar. De fato, a oração não está desaparecendo, a oração é uma atividade muito ativa e muito desperta. Um canto de silêncio - por um minuto, por cinco, por dez - esse silêncio.

“E então diga as seguintes orações sem pressa e com atenção do coração.” Esta é a parte mais difícil. O que é "atenção sincera"? Coração significa que é com sentimentos. Trouxemos alguns sentimentos para o silêncio - sentimentos terrenos, sentimentos de medo, ansiedade, ansiedade - talvez pressa, alarido - afinal, você precisa se preparar para o trabalho, para o estudo. E outros sentimentos do coração podem ser levados até certo ponto à excitação - um sentimento de ternura, um sentimento de reverência, um sentimento de amor. Pelo menos por um minuto, por cinco, pelo menos por dez.

Não se pode dizer que o que está descrito aqui seja uma condição indispensável para a oração. A oração é diferente, a oração é diferente. Mas esta é a beleza especial da oração - na ternura, no consolo com a concentração do coração, com sentimentos sinceros de ternura e reverência. Fique diante de Deus com reverência, fique diante do trono do Altíssimo Rei, curve-se. E então, talvez, as palavras que você proferir - elas serão um presente sagrado. Palavras que lábios e língua pronunciarão com reverência, como se tocassem essas palavras e sons sagrados mais íntimos: “em nome do Pai, em nome do Filho, em nome do Espírito Santo”

Estes são exercícios psicológicos aparentemente simples, mas a oração começa com eles, e a oração é feita neles, porque a oração é um dom reverente de nossa língua - em silêncio, em reverência diante do Senhor.

Arcipreste Andrei Lorgus

Veja, BOW

Provavelmente, muitas pessoas se perguntam repetidamente por que você boceja quando lê uma oração. Há uma opinião de que isso acontece devido ao fato de que o diabo está no indivíduo e ele não permite que ele repita a doxologia sagrada. Mas isso é verdade, ou o bocejo durante a oração é provocado por simples fadiga?

As pessoas tendem a dar muita importância ao que está acontecendo, então tentam explicar muitas coisas que acontecem com a ajuda de sinais e feitiçaria. Não é de surpreender que haja uma superstição generalizada de que bocejar ao ler a doxologia é um mau sinal, é claro que um demônio está sentado no indivíduo e ele se opõe à repetição da doxologia.

Por que bocejamos ao rezar

Mas é realmente assim? Preste atenção em que hora do dia você ora. Se é de manhã cedo e você acabou de acordar, ou é tarde da noite e é hora de ir para a cama, bocejar é um processo normal comum que simplesmente indica que você quer dormir.

Além do mais, depende muito do quarto. onde você está. É possível que seja raramente ou mal ventilado. Bocejar também pode sinalizar um desequilíbrio no dióxido de carbono e oxigênio. Quando o sangue humano contém muito dióxido de carbono, o corpo tenta obter oxigênio suficiente, causando bocejos.

No final, preste atenção se isso acontece com você apenas se você ler uma oração, ou com muita frequência ao longo do dia. Se esta é uma ocorrência regular, então é bem possível que haja uma razão para consultar um médico. Como bocejar muito frequente pode indicar o aparecimento de certas doenças.

Além disso, o bocejo pode atuar como um sedativo. Muitas vezes acontece que quando uma pessoa está muito nervosa, ela começa a bocejar. Isso permite que você se anime, coloque o corpo em tom. Talvez você esteja muito animado com este momento, pense nas coisas que o preocupam, em vez de se concentrar na oração.

Outra razão pela qual uma pessoa pode bocejar é que ela está entediada. Acredita-se que quando uma pessoa está em um estado passivo, sua respiração diminui e as células nervosas funcionam pior. Quando você boceja, a falta de oxigênio será reabastecida e a circulação sanguínea melhorará.

A opinião de que o próprio processo permite reduzir o estresse mental é muito comum. É por isso que uma pessoa boceja se assiste a um filme chato, ouve uma palestra desinteressante ou está envolvida em um negócio que não gosta.

Bocejando com mau-olhado

Você pode falar por um longo tempo sobre se há danos e mau-olhado ou não, mas ainda assim muitas pessoas acreditam que bocejar regularmente durante a oração pode indicar a presença de um efeito negativo de feitiçaria. De fato, é.

Por que bocejamos ao rezar

Vamos relembrar os sinais de corrupção e as consequências para a vítima. Em primeiro lugar, uma pessoa cai em depressão, em apatia, não tem forças, não quer fazer nada - apenas deseja dormir e não fazer nada. Portanto, uma pessoa pode bocejar regularmente.

Além disso, esse fenômeno fala de um possível feitiço de amor, prisushka mágico, até mesmo uma briga. Absolutamente qualquer influência de feitiçaria(fraco, forte) pode ser expresso usando esse fenômeno, pois qualquer efeito de feitiçaria afeta negativamente o estado físico e mental da vítima.

Para se livrar do mau-olhado e de um fenômeno desagradável rapidamente, você pode usar vários métodos. Em primeiro lugar, use uma variedade de orações para remover o mau-olhado e, em segundo lugar, você pode usar uma das maneiras eficazes limpeza de informações negativas.

Existe um método muito comum e rápido. Prepare uma faca cega e desenhe uma cruz 33 vezes perto do peito de uma pessoa no ar. Todo esse tempo você precisa repetir:

Eu trago o mau-olhado, deixo ir para as nuvens, continuo a viver sem o mau-olhado. Eu mato com uma faca, eu furo com uma faca, eu conserto com uma cruz. Um homem.

Bocejar na igreja é um sinal de remoção da corrupção?

Acontece que bocejar pode indicar que qualquer programa mágico está sendo retirado do indivíduo (mau-olhado, briga, dano, feitiço de amor ou secagem). Um fenômeno semelhante ocorre quando um especialista começa a “castigar” uma pessoa com orações, remove o negativo.

Por que bocejamos ao rezar

O fenômeno pode se manifestar mesmo se uma pessoa acaba de chegar a um templo, uma igreja, qualquer lugar consagrado (e ninguém tira o negativo dele). Isso acontece se a bruxaria não for particularmente forte e você puder se livrar dela, mesmo visitando regularmente um lugar sagrado.

Limpa uma pessoa, carrega com boas energias e remove toda a “placa” de negatividade. A propósito, um efeito semelhante também pode ocorrer se você visitar qualquer "lugar de poder".

A próxima etapa na remoção do programa negativo é o aparecimento de lágrimas, tontura e congestão nasal. Se tudo acontece nesta ordem, então é definitivamente o corpo que está sendo limpo da influência mágica negativa.

Neste caso, resta apenas esperar até que esses fenômenos não particularmente agradáveis ​​desapareçam. Você não pode removê-los de nenhuma outra maneira.

Ações ao bocejar ao ler uma oração

Por que bocejamos ao rezar

Se você tem certeza de que bocejar é um indicador da presença de uma influência negativa, simplesmente não consegue descobrir o que provocou esse fenômeno, está preocupado que entidades de mundos paralelos, demônios que impedem você de orar, voltar-se para Deus, lembre-se deste rito.

Aguarde a lua minguante. À meia-noite, acenda uma vela azul, encha um recipiente grande com sal, insira uma vela nele, acenda-a, diga três vezes:

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Eu expulso de mim mesmo, do ambiente de demônios peludos, demônios negros, demônios malignos e todos os espíritos malignos do submundo. Eu os conjuro, impuros, de agora em diante não se aproximem de mim, não estraguem minha oração. Um homem.

É muito importante não bocejar durante a pronúncia da doxologia. Se o indivíduo não conseguir se conter nem uma vez, ele terá que repetir tudo novamente. Se o ataque de bocejo for muito forte e a conspiração não ajudar em nada, use a oração "Pai Nosso". Acenda uma vela e comece a ler esta doxologia.

Você pode repetir um número ilimitado de vezes até se sentir melhor. É aconselhável, depois de conseguir parar de bocejar, o mais rápido possível, realizar um rito de purificação de alta qualidade para se livrar de possíveis negatividades.

O bocejo pode ser provocado pela presença de danos, o mau-olhado, um feitiço de amor, o processo de remoção de um programa mágico negativo, a presença de espíritos malignos nas proximidades e muitos outros fatores "não mágicos". Portanto, antes de prosseguir com a eliminação do problema, determine o que o provocou.

Chega um período na vida de uma pessoa em que ela começa a se interessar intensamente por questões espirituais. O momento de seu início é individual, mas a maioria deles age de maneira semelhante - eles começam a ir à igreja, ler literatura especial e orar intensamente.

Muitas vezes, muitas pessoas se perguntam - por que você boceja quando lê uma oração? A maioria fica constrangida com esse fato e não sabe o que fazer. Vamos analisar essa questão em detalhes.

Cerimônias religiosas muitas vezes exigem grande esforço de força física e mental, concentração completa. No início, pode ser bastante difícil para as pessoas modernas mergulharem no que está acontecendo, especialmente para ler orações por conta própria com total dedicação. Portanto, muitos crentes acreditam que, se forem vencidos pelo bocejo, algo está "errado" com eles - alguns até começam a pensar que os demônios se instalaram em suas almas. Claro que não é verdade! Assim dizem os padres ortodoxos.

Embora bocejar não seja um sinal de possessão demoníaca, isso não exclui a possibilidade de que pessoas modernas espiritualmente fracos, e os impuros tentarão de todas as maneiras afastá-los do hábito de assistir aos cultos, ler Bíblia Sagrada. Mas uma pessoa não deve se envergonhar pelo fato de que às vezes os infortúnios o superam.

Apressamo-nos a tranquilizá-lo - não há nada de terrível e irreversível nisso. Existem razões bastante naturais pelas quais uma pessoa boceja durante a oração. O que é um bocejo? Este é um processo fisiológico normal. Depois disso, o corpo está saturado de oxigênio. Portanto, não se deve procurar causas místicas onde não existem. É provável que a sala onde você está seja apenas ar viciado.

  • Não é costume abrir as janelas durante um culto na igreja. Não há fundamento bíblico para esse costume - apenas neste caso, as velas que os crentes acendem na frente dos ícones começam a se apagar.
  • Para muitos, o fato de as velas se apagarem pode ser embaraçoso e até perturbador. Portanto, na maioria das vezes o reitor do templo decide manter as janelas trancadas.
  • As velas da igreja, acesas durante o culto, queimam uma grande quantidade de oxigênio. É por isso que o bocejo muitas vezes supera muitos na adoração.

O influxo simultâneo de oxigênio no corpo estimula o sistema nervoso, "desperta" as células cerebrais. Portanto, depois de uma noite de descanso, as pessoas costumam bocejar.

Causas de bocejo durante a oração em casa

No entanto, depois de sair do prédio da igreja, a pessoa volta para casa. Chega um momento em que é hora de pegar a Bíblia ou livro de orações. O crente se volta mentalmente para a imagem do santo amado, abre o acatista ... E então ele também começa a bocejar. De que?

  • Para a maioria das pessoas, ler orações na Igreja eslava leva muito tempo. Como regra, ocorre em uma posição estática, o que pode não ser muito conveniente - afinal, é costume ler em pé. Isso causa uma desaceleração na respiração, como resultado - falta de oxigênio, diminuição da velocidade de todos os sistemas do corpo.
  • Há tensão intelectual. A concentração mental requer concentração, concentração. Isso faz com que as células cerebrais trabalhem com total dedicação. Processos semelhantes ocorrem com um grande número Recursos.

Para lidar com a situação, basta respirar profundamente algumas vezes.

Razões psicológicas

Por que bocejamos ao rezar
Entrando em território desconhecido além da cerca da igreja, o crente pode se empolgar demais, começar a procurar misticismo onde ele não existe. Isso leva ao fato de que um reflexo condicionado pode se desenvolver.

Tendo bocejado algumas vezes durante o culto, uma pessoa começa a se preocupar com isso. E agora, como resultado, ele já faz isso involuntariamente, assim que abre o livro de orações, entra no templo ou venera a cruz.

É necessário olhar a situação de uma nova maneira, tentar tratá-la com ironia. Antes de iniciar a cerimônia, ventile bem o ambiente. Se isto não ajudar, deve contactar um psicólogo ou o reitor da sua paróquia.

Influência da feitiçaria?

Hoje, os programas de TV sobre magia são muito populares, eles até tentam convencer as pessoas de que isso é bom. De fato, a comunicação com outro mundo"pois o feiticeiro só pode terminar em um colapso espiritual completo, o que foi comprovado mais de uma vez na história sagrada.

Mas as conjecturas ociosas inventam coisas diferentes:

  • Bocejar no templo, de acordo com "especialistas", geralmente significa exatamente as coisas opostas - tanto a presença do mau-olhado quanto sua remoção com a ajuda da mesma magia.
  • Recomenda-se remover "danos" lendo orações. Tudo ficaria bem, mas somente neste caso os pensamentos não serão sobre Deus, mas sobre uma má influência. Assim, a desconfiança do Criador se manifesta, e isso já é um pecado.

Por si só, bocejar ao ler as Sagradas Escrituras tem razões bastante compreensíveis. Mesmo se você bocejar ao orar, não há pecado nisso. Não deve ser dado significado sobrenatural. É melhor se recompor, respirar fundo e continuar a regra da oração. O Senhor dará forças para vencer este obstáculo.

O primeiro e mais sério erro no negócio da oração é a falta de oração. Isso acontece porque uma pessoa nunca orou e não sabe como iniciá-la (e muitas vezes - e por quê? ..), ou porque os “cuidados deste mundo” enfraqueceram tanto uma pessoa que não há mais espaço para Deus na vida dele. Em ambos os casos, uma pessoa não aspira a Deus, e esse estado desastroso é chamado de morte espiritual. Nossos antepassados ​​morreram assim no paraíso depois de comer fruto proibido, como Deus os advertiu: "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, não comais dela; porque no dia em que dela comeres, morrerás de morte" (Gn 2, 17). Não, formalmente eles permaneceram vivos e ativos, só o homem, em decorrência da queda, não queria Deus, não queria se comunicar com Ele, passou a se esconder Dele entre as árvores do paraíso, evitando agora conversas “desnecessárias”. E, se o próprio Deus não tivesse se voltado para ele, não teria mais palavras para conversar. Mas mesmo aqueles que foram encontrados como resultado estão exaustos e respiram autojustificação e desejo de se livrar de uma situação embaraçosa o mais rápido possível. Em geral, uma pessoa, por assim dizer, responde a Deus: “Afasta-te de mim, agora eu mesmo sou “como deuses, conhecendo o bem e o mal” (Gn 3, 5), ou seja, sei o que é bom para mim (leia - o que eu quero), e o que é ruim (o que eu não quero), sou auto-suficiente!" E enquanto estamos no estado do velho Adão, não renovado pela graça de Cristo, esta atitude é natural para nós. Portanto, não queremos orar, nem ir ao templo de Deus, nem ler as Sagradas Escrituras - em uma palavra, viver uma vida espiritual. Não precisamos de Deus!

É terrível, mas é verdade. saia disso doença mortal uma é não fazer o que você quer, mas o que você precisa. E a primeira dessas ações é impelir-se à oração (isto é, à comunhão com Deus) e obrigar-se a este trabalho árduo de oração. E com essa compulsão, isto é, a luta conosco mesmos, obstáculos adicionais nos esperam, colocados por espíritos caídos para nos arrancar da comunhão com Deus. Portanto, os santos, que experimentaram essas tentações, nos deixaram instruções sobre o trabalho orante para nos ajudar, para que não nos envergonhemos, mas saibamos o que nos espera. E a primeira dessas instruções-admoestações - "a oração requer uma luta até o último suspiro". Por isso, queridos, não desanimemos por descuido, mas lutemos, sabendo que nosso trabalho não é em vão, especialmente porque o próprio Senhor olha constantemente para o trabalhador corajoso e o ajuda invisível.

Para os iniciantes, que somos em grande maioria, a Igreja indica o caminho viável do trabalho de oração - uma regra diária de oração, que consiste na leitura da manhã e orações da noite de acordo com o livro de orações, ou, se for difícil, pelo menos uma parte viável deles. Aqui é apropriado relembrar três propriedades importantes oração certa(ensinando sobre a oração por Santo Inácio Brianchaninov): 1. atenção ao significado da oração; 2. reverência, exigindo lentidão;

3. arrependimento.

Assim, encontramos os três primeiros erros na oração. A oração desatenta ou formal, que na verdade não é uma oração, é uma leitura vazia da regra de oração. Isso geralmente acontece quando o livro de orações já se tornou um livro familiar e muitas vezes as "regras" já foram aprendidas de cor. A alma está procurando um caminho fácil e amplo - não orar. Uma observação deve ser feita aqui: se a luta é pela própria oração, ou seja, a questão fica assim - ler ou não ler (“omitir a regra da oração” - e soa tão piedoso e até bonito, especialmente para um “relato” na confissão), ou Se você lê-lo na íntegra ou encurtá-lo, a resposta é clara - você deve lê-lo, pelo menos de alguma forma, pelo menos um pouco, mas leia. Esta é a última fronteira, apenas desertores fogem dela.

A segunda tentação é a leitura apressada e irreverente das orações, pois geralmente, com o hábito, não sobra tempo para elas "por algum motivo". Você deve procurar algum tempo na rotina diária para rezar com calma, talvez abrindo mão de algo familiar, por exemplo, TV à noite, ou, se nós mesmos não conseguirmos descobrir, consultar o confessor - como ser. É altamente indesejável, mas, como exceção, é possível reduzir a regra da oração. Tais decisões são mais bem tomadas com a bênção do confessor. Observemos também aqui que a leitura da oração pode ser bastante rápida (é melhor dizer - alegre), mas, neste caso, deve ser atenta.

A terceira tentação é a ausência de um humor arrependido. Via de regra, esta é uma oração entusiástica, mais precisamente, uma oração que vem de uma dispensação espiritual incorreta. Este é o caminho para a ilusão, ou seja, auto-engano, auto-engrandecimento, o desejo de alturas espirituais, revelações, visões, milagres e outras confirmações sobrenaturais óbvias da própria santidade. Este é o mais perigoso de todos os tipos de tentações, porque destrói o principal - o resultado do trabalho de oração, humildade, ternura e lágrimas de arrependimento nascidos dele. Este é também um dos critérios para a oração correta. Se, no entanto, sentimos em nossos corações alguma vaidade sutil após a oração, ou exaltação orgulhosa, ou nossa própria "exaltação espiritual", então estamos errados. Essa tentação costuma ser característica daqueles que já “conseguiram alguma coisa”, aqueles que, além das orações comuns, lêem cânones, acatistas, vão para peregrinações- em geral, é extremamente ativo vida ortodoxa. Claro, isso não significa que você não deve ler nada além do habitual regras de oração ou peregrinar a lugares santos, mas você deve sempre lembrar de si mesmo que "você é infeliz, miserável, pobre, cego e nu" (Ap 3, 17), e, mais ainda, proteger seus sucessos, se apenas eles não imaginários, temor de Deus e humildade.

Os erros e tentações listados acima podem ser chamados de naturais, pois suas causas estão enraizadas em nossa natureza decaída. Na verdade, as tentações durante a oração são ações de espíritos caídos que impedem a oração ou a pervertem. Tal tentação, antes de tudo, são os pensamentos - isto é, os pensamentos que chegam a quem está orando e o distraem da oração, de modo que ele continua a orar com a boca, enquanto a mente e o coração permanecem distantes. E assim você pode passar o tempo todo oração particular, tudo "necessário ler", ou ficar no templo para adoração do começo ao fim, sem orar. Portanto, na invasão de pensamentos, muitas vezes, aliás, muito piedosos ou mesmo vitais, mas relacionados a objetos estranhos, podemos entender a malícia do inimigo, que quer apenas uma coisa para nós - a morte eterna. Há apenas uma maneira de sair dessa tentação - parar "conversas estranhas", ou seja, "não aceite", não dê atenção a elas, mas preste atenção oração recitada, "colocar a mente em suas palavras." Notemos aqui que nós mesmos não podemos nos livrar dos pensamentos, ou seja, dos pensamentos que chegam, somente a graça de Deus pode nos dar esse tão almejado silêncio e libertação deles. Se eles vão, não importa de que conteúdo estejam cobertos - piedosos na aparência ou blasfemos, informes ou representando algum tipo de mente, pródigo e obsceno, desbocado ou sem sentido, vazio - não prestemos atenção neles, pois para destruir nosso apelo a Deus, e não nos envergonhemos. Os Santos Padres nos oferecem a seguinte experiência - uma imagem da luta com os pensamentos - a mente, guardando o coração, atinge o pensamento que se aproxima com o nome de Jesus (na Oração de Jesus), não permite que ele entre no coração. É esta imagem que explica as palavras do Salmo 136 do profeta Davi: "Bem-aventurado aquele que tem e quebrará seus bebês em uma pedra" (Sl. 136, 9). Os bebês não são fortes no coração, mas apenas pensamentos que vêm de fora, enquanto a pedra é Cristo. É necessário distinguir os pensamentos do inimigo da resposta cheia de graça à oração sincera e sincera. O pensamento do inimigo sempre traz confusão ou vazio à alma e tem um gosto de astúcia; o espírito de uma pessoa neste caso é sempre, por assim dizer, inquieto. Pelo contrário, a graça sempre torna a mente clarividente da verdade, o coração manso e calmo, "e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus" (Filipenses 4:7). Há também um sinal externo para distinguir os pensamentos: Deus, antes de tudo, mostra a uma pessoa seu pecado, mas ao mesmo tempo, a alma não sente desespero, mas a alegria do arrependimento e o desejo de se livrar dele no mesmo espírito pacífico. O inimigo, por outro lado, procura, com o mesmo pensamento externo, inspirar desespero e falta de esperança na misericórdia de Deus.

O próximo tipo de tentação são as visões demoníacas. Eles podem ser tanto olhos corporais visíveis quanto aparecer na mente na forma de imagens visuais. Eles podem ser na forma de luz ou anjos, ou santos, ou mesmo o próprio Cristo - naturalmente, falsamente. A exigência categórica dos santos padres em seus ensinamentos sobre a oração é a rejeição de quaisquer visões. Somos pecadores e não somos dignos de ver nem os santos, nem a luz de Deus (isto é, o Tabor!) e, além disso, o Salvador do Senhor. Precisamos da única coisa de que precisamos - arrependimento, que não nos tirará, mas nos manterá na graça da verdadeira comunhão orante com Deus. Se uma pessoa começa a confiar nessas visões e, pior ainda, a procurá-las e esperar por elas, ela cai no encanto demoníaco e, no final, perece, enlouquecendo. Eles perguntarão - não há realmente uma aparição real de santos ou anjos ou do próprio Senhor? Existem! - responderemos aos curiosos, mas não a nós. O critério de constrangimento da paz cheia de graça na alma também se aplica aqui, mas é prudência rejeitar a visão para nós como indigna, da qual o Senhor se gaba. Em todo caso, é preciso cautela extrema e seguir, mesmo em fenômenos milagrosos sensuais aparentemente cheios de graça, o conselho dos santos padres - "não aceite e não blasfeme".

Adjacente a esta tentação está outro erro na oração, que muitas vezes dá origem à própria tentação - quem reza "liga" a sua imaginação e começa a imaginar sensualmente, como que aparentemente, a quem se dirige a sua oração - Cristo, a Mãe de Deus, da Santíssima Trindade, santos, anjos e etc. De acordo com os ensinamentos dos santos padres, a oração deve ser "sem forma", a imaginação deve ser silenciosa, apenas a mente é investida nas palavras da oração, o resto é uma questão de graça. Infelizmente, esta forma incorreta de oração é aceita como a principal no catolicismo e deu origem a muitos pseudo-santos enganados.

Para concluir, gostaria de citar as palavras de S. Barsanuphius de Optina: "O diabo pode dar a uma pessoa tudo - sacerdócio, monasticismo, arquimandrito, episcopado, patriarcado, mas ele não pode dar a Oração de Jesus." E, embora isso seja dito em um apelo aos monásticos, sua essência é clara também para os leigos: a verdadeira oração é um dom de Deus. Sigamos este dom, trabalhemos para retornar à comunhão abençoada com Deus, e o tempo de oração se tornará para nós o tempo mais desejável da verdadeira vida.

E, finalmente, acontece que a oração "não vai" tanto com diligência quanto com correção externa. Olhemos então para nossas vidas e o estado de nossas almas, eles correspondem aos mandamentos do Evangelho? Pois as palavras do apóstolo maior também nos são dirigidas em uma generalização: “Vós também, maridos, comportai-vos com sabedoria para com as vossas mulheres... honrando-as como co-herdeiras da graça da vida, para que as vossas orações não sejam impedido” (1 Pe 3, 7). Pois se o ditado é verdadeiro: "Como um homem reza, então ele vive", então o oposto não é menos importante: "Como um homem vive, ele reza".


A reimpressão na Internet só é permitida se houver um link ativo para o site "".
A reimpressão de materiais do site em publicações impressas (livros, imprensa) só é permitida se a fonte e o autor da publicação forem indicados.

Há uma opinião - se você boceja quando faz uma oração - isso diabrura não permite repetir a doxologia sagrada. Isso é verdade ou é apenas cansaço?

No artigo:

Por que você boceja quando faz uma oração

As pessoas tendem a dar muita importância ao que está acontecendo, então tentam explicar muitas coisas com a ajuda de sinais e feitiçaria. Portanto, a superstição é tão difundida que bocejar durante os louvores é um mau sinal, um demônio senta-se no indivíduo e se opõe à repetição do texto sagrado.

Por que bocejamos ao rezar
Mas é? Preste atenção em que hora do dia você ora. Se é de manhã cedo e você acabou de acordar ou é tarde da noite e é hora de ir para a cama, o bocejo é um processo normal que indica o desejo de dormir.

Depende muito da sala.. É possível que seja raramente ou mal ventilado. Bocejar também pode sinalizar um desequilíbrio no dióxido de carbono e oxigênio. Quando o sangue humano contém muito dióxido de carbono, o corpo tenta obter oxigênio suficiente, causando bocejos.

Se esta é uma ocorrência regular, pode haver uma razão para consultar um médico. Bocejar muito frequente pode indicar o aparecimento de doenças.

Bocejar pode agir como um sedativo quando uma pessoa está muito nervosa. Isso permite que você se anime, coloque o corpo em tom. Talvez você esteja agitado no momento, pensando em problemas e não se concentrando na oração.

Outra razão para o fenômeno é o tédio. Acredita-se que quando uma pessoa está em um estado passivo, sua respiração diminui e as células nervosas funcionam pior. Quando você boceja, a falta de oxigênio será reabastecida e a circulação sanguínea melhorará.

A opinião de que o próprio processo permite reduzir o estresse mental é muito comum. É por isso que uma pessoa boceja se assiste a um filme chato, ouve uma palestra desinteressante ou está envolvida em um negócio que não gosta.

Bocejando com mau-olhado

Você pode falar por um longo tempo sobre se há danos e mau-olhado ou não, mas ainda assim muitas pessoas acreditam que bocejar regularmente durante a oração indica a presença de um efeito negativo de feitiçaria. De fato, é.

Por que bocejamos ao rezar
Recordemos também as consequências para a vítima. Uma pessoa cai em depressão, não tem forças, não quer fazer nada, seu único desejo é dormir. Portanto, ele pode bocejar regularmente.

Você pode repeti-lo um número ilimitado de vezes até que fique mais fácil. Depois de suprimir um bocejo, realize uma cerimônia de limpeza de qualidade o mais rápido possível para se livrar de possíveis negatividades.

O desejo de bocejar pode provocar danos, o mau-olhado, um feitiço de amor, o processo de remoção de um programa mágico negativo, a presença de espíritos malignos nas proximidades e muitos outros fatores "não mágicos". Portanto, antes de prosseguir com a eliminação do problema, determine sua causa.

Carregando. Espere, por favor...