O que significa invocai enquanto está perto

A declaração “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” significa que o tempo da salvação é hoje. A graça de Deus está disponível e o chamado do Evangelho se estende a todos, mas isso não será sempre assim. Daí vem o convite: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”(Isaías 55:6).

Buscai ao Senhor

O convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” foi feito através do ministério do profeta Isaías. Esse convite faz parte de uma seção do livro de Isaías que fala do plano de Deus para restauração e salvação do seu povo. Além disso, é nessa seção que está registrada a referência mais clara do livro ao ministério do Messias. O capítulo 53, por exemplo, traz uma exposição profunda acerca da obra de Cristo como o Servo sofredor.

Por causa da misericórdia e graça de Deus, através da obra redentora do Messias, todos são convidados a vir buscar a Deus. Esse convite é feito a todos que tem sede e fome das coisas espirituais (cf. Isaías 55:1).

Todas essas pessoas são convidadas a virem às águas e a comprarem alimento sem dinheiro. A frase “vinde e comprai sem dinheiro” é um paradoxo claro (Isaías 55:1). Isso significa que a possibilidade dessa busca não está na capacidade humana em buscar e encontrar a Deus, mas na graça divina onde Deus se permite ser encontrado por aqueles que o buscam. A salvação é um dom gratuito que não se fundamenta nos méritos humanos (Mateus 11:28; Romanos 10:13; Tito 3:5). Saiba o que é a salvação pela graça.

Enquanto se pode achar

O convite “buscai ao Senhor” está aberto, mas definitivamente demorar a buscá-lo não é uma opção prudente. Por isso há o consequente alerta: “enquanto se pode achar”. Isso significa que estamos diante de uma verdade que é ao mesmo tempo reconfortante, “buscai ao Senhor”, e também aterrorizante, “enquanto se pode achar”.

Sim, chegará o momento em que esse convite será retirado; que a porta será fechada; que o Senhor não mais poderá ser encontrado. Durante seu ministério Jesus falou claramente sobre isso. Na Parábola das Dez Virgens a porta foi fechada para as virgens que não estavam prontas para a chegada do noivo (Mateus 25:1-13). Na Parábola das Bodas o rei destruiu aqueles que rejeitaram o convite para sua festa (Mateus 22:1-14).

Realmente não haverá uma segunda chance quando terminar o tempo do convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”. Daí o conselho do apóstolo Paulo é tão apropriado: “Eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).

O que implica o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”?

Esse convite certamente envolve a fé e o arrependimento verdadeiro. No processo da salvação fé e arrependimento andam juntos. É impossível haver genuína fé sem arrependimento, e arrependimento sincero sem fé verdadeira.

Aquele que busca ao Senhor através da fé, necessariamente deverá reconhecer sua pecaminosidade diante do Deus que é santo. Isso porque não há como buscar o santíssimo e justo Deus sem um abandono dos pensamentos maus e dos caminhos pecaminosos.

É por isso que imediatamente após o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” segue a indispensável exortação: “Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar”(Isaías 55:7).

Aquele que escuta verdadeiramente o convite “buscai ao Senhor enquanto se pode achar”, ao crer em Deus tão logo ele reconhece suas falhas e iniquidades. Ele entende que é incapaz de agradar ao Senhor por suas próprias forças, e que não pode resolver o problema dos seus próprios pecados. Então, com fé e arrependimento, ele suplica pelo perdão de Deus e repousa na promessa de sua misericórdia que o perdoa abundantemente.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar! Qual tem sido sua postura diante desse convite? Não demore em perceber como é incalculavelmente preciosa a disponibilidade da graça no dia de hoje.

Paz do Senhor!!! Deus abençoe

Ministério Profético!

O apelo para "buscar ao Senhor enquanto se pode achar" significa que nosso tempo é limitado. Chega uma hora em que todos nós temos de enfrentar a justiça de Deus. Por isso, devemos procurar o perdão e a graça de Deus enquanto ainda temos oportunidade.

"Buscai ao Senhor..."

Isaías 55:6-7 explica que devemos procurar nos aproximar de Deus enquanto ainda podemos. Deus gosta de perdoar e restaurar. Não é Seu prazer nos castigar. Ele quer nos abençoar, apagando nossos pecados mas Ele só faz isso quando nos arrependemos.

Arrependimento é rejeitar e abandonar a vida de pecado, nos voltando para Deus (Tiago 4:8-10). Quando fazemos isso, Deus nos perdoa e não nos condena mais por nossos pecados. Ele muda a situação, nos transformando.

Veja aqui mais: o que é arrependimento?

Jesus veio para morrer em nosso lugar. O castigo por nossos pecados já foi pago! Quem aceita esse sacrifício de Jesus pela fé não precisa mais pagar o preço (João 3:16-18). Jesus muda a vida, mesmo do pior pecador. Em Jesus, todos temos esperança.

Quando buscamos a Deus, encontramos salvação.

"… enquanto se pode achar"

Mas Deus também é justo. Ele não tolera nem se acomoda com o pecado. Aqueles que não reconhecem que são pecadores nem querem mudar de vida serão castigados. Deus quer perdoar mas Ele não vai perdoar quem não se arrepende (Lucas 13:3).

Há um tempo limitado para o arrependimento. Deus não vai esperar para sempre. Mais cedo ou mais tarde, vamos ter de prestar contas a Deus. Para os salvos, esse será um dia de grande alegria, porque em vez de condenação, receberemos a vida eterna! Mas para quem não se arrependeu, será um dia de castigo (Hebreus 9:27-28).

Veja também: o que é o Juízo Final?

Para cada um de nós, chegará um dia quando não teremos mais chance de buscar a Deus. O tempo terá esgotado. Deus fará justiça. Não sabemos quando esse dia chegará em nossas vidas, por isso, precisamos buscar a Deus agora, enquanto podemos. Deus oferece o perdão agora; devemos aproveitar.

Atenção: arrependimento não significa que nunca mais vamos pecar. Enquanto ainda estamos aqui na terra, somos falhos e tomamos decisões erradas. Mas a diferença é que agora lutamos contra o pecado, reconhecemos que é errado e procuramos fazer melhor, com a ajuda de Jesus.

O que significa invocai enquanto está perto

ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi. Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos. Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

(Is 55.1-6)

Esta semana eu assisti um destes filmes pós-apocalípticos “O livro de Eli”, estrelado por Denzel Washington. Conta a história de um homem que deve atravessar o país com a última bíblia. Eu não vou contar o filme para os que querem assisti-lo. Como entretimento, um bom filme, teologicamente,(...) é um filme de Hollywood, portanto o que vale é o entretimento mesmo. Ainda assim, este me fez pensar: O que aconteceria se a palavra de Deus, ou se a possibilidade de Deus fosse tirada de nós?

Eu lembrei, então do texto de Is 55, principalmente o versículo 6. Isaias estava preocupado com a possibilidade de o povo de Israel, no exílio, se esquecer de Deus. O contato com um povo diferente, com outras tradições, com outros costumes e, até, com outra ética, poderia fazer o povo se esquecer de Deus. O que era pior não era a possibilidade de acabar o culto ao Deus Javé, mas que a identidade de povo estava intrinsecamente ligado ao andar com Deus, com Seus estatutos e Sua vontade. Deixar Deus de lado, então, era deixar de lado o que fazia deles um povo. Isaias vai mais longe até, deixar Deus de lado era, até, deixar de lado o que fazia deles gente. Por isso era muito importante que as pessoas, no exílio da Babilônia, se mantivessem fiéis, continuassem seguindo a lei, prestando culto, se mantendo dentro da promessa.

E hoje? Será que a mensagem de Isaias ainda vale para nós hoje? Já se vão 2600 anos desde que Isaias escreveu estes versículos. Ainda assim estes versículos ecoam até nós, ainda hoje. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Não vivemos em situação de exílio, o exercício da fé, em nosso país é livre, garantido pela constituição, ainda assim, Isaias continua atual e importante para todos os cristãos.
Também hoje corremos o perigo de esquecer Deus. Vivemos numa sociedade em que quase não há lugar para Deus. Uma sociedade individualista, onde o indivíduo por si só basta. Ninguém precisa de ninguém, ninguém se importa com ninguém. Cada vez mais a humanidade se afasta de Deus. Cada vez mais a humanidade sente que precisa menos de Deus.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Este é o chamado do Profeta pra que busquemos Deus, pois se continuarmos no caminho em que estamos, chegará um dia em que não se saberá mais como achar Deus. Alguns pastores acham que as novas (velhas) religiões são o perigo para o cristianismo. Hoje o ateísmo e o agnosticismo são o verdadeiro perigo. Pois as religiões ainda colocam aos seus seguidores uma ética. A partir de nossa fé construímos a nossa humanidade. Sem Deus deixamos de ser humanos. Na Europa e EEUU já há 30% de ateus. No Brasil virão as estatísticas depois do censo, mas se calcula que hoje este número também já esteja em torno de 10%. Os pais não cumprem o compromisso assumido por seus filhos em seu batismo. Pais já não ensinam mais os caminhos da fé aos seus filhos. Com isto estamos tendo cada vez mais uma sociedade que não sabe mais o que é ser humana, sem ética e sem destino.

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.   Amanhã pode ser tarde.


 

Mais Informações