O que fazer quando uma pessoa é picada por escorpião

O que fazer quando uma pessoa é picada por escorpião

Recentemente, foram publicadas na mídia diversas notícias sobre picadas de escorpião no estado de São Paulo, em alguns casos levando à morte. Quanto menor a criança, os efeitos tendem a ser mais graves, por causa da relação de seu peso com o veneno inoculado. Como este tema assusta os pais, consultamos nossos especialistas para esclarecer algumas dúvidas.

O soro antiescorpiônico é eficaz e pode ser usado em crianças pequenas?

O soro funciona e pode ser usado em todas as idades, inclusive abaixo de 7 anos. A gravidade dos acidentes escorpiônicos e, consequentemente, o risco de morte, é muito maior entre as crianças do que entre os adultos. Habitualmente, quanto menor a criança, maior a gravidade do acidente devido à relação entre o veneno inoculado e o peso da criança.

Sempre que houver picada de escorpião, o soro antiescorpiônico é recomendado?

Os acidentes escorpiônicos são classificados em leves, moderados e graves, de acordo com os sintomas. Nos acidentes moderados e graves e em todas as crianças menores de 3 anos existe indicação do uso de soro antiescorpiônico.

Quais são os sintomas após a picada?

Além de dor no local, que acontece em todos os casos, pode haver náuseas, taquicardia, agitação, sonolência, sudorese, vômito, hipertensão, entre outros.

Crianças correm mais risco de morte?

Sim. Quanto menor a criança, maior a gravidade. Os principais fatores que influenciam o risco de morte são o tipo do escorpião e a idade (o risco de morte é maior em pacientes menores de 14 anos).

Outro fator que influencia o risco de morte é o tempo decorrido entre a picada e a administração do soro, sendo muito mais elevado entre os pacientes atendidos após 6 horas, do que entre aqueles que recebem soro até uma hora após o acidente.

Portanto, em caso de picada por escorpião ou outro animal peçonhento, quanto mais rápido o paciente for levado ao serviço de saúde, maior a chance de sucesso no tratamento.

O que fazer em caso de picada de escorpião?

O paciente deve ser levado rapidamente a um serviço de saúde. Até chegar, podem ser administrados analgésicos para alívio da dor.

Algumas dicas:

  • Não utilizar garrotes ou torniquetes;
  • Não fazer incisões no local da picada;
  • Não aplicar querosene, amoníaco, e outras substâncias no local da picada;
  • Não administrar bebidas alcoólicas;
  • Manter o paciente em repouso, evitando caminhar;
  • Manter o paciente hidratado.

O Hospital Infantil Sabará tem soro?

Não.

Onde encontro soro?

Em São Paulo, o soro é fornecido pelo Hospital Vital Brazil, que funciona dentro do Instituto Butantan e é referência para acidentes com animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões). Funciona todos os dias, 24 horas.

Como evitar uma picada de escorpião?

  1. Usar calçados e luvas nas atividades rurais e de jardinagem.
  2. Examinar calçados e roupas pessoais, de cama e banho, antes de usá-los.
  3. Não acumular lixo orgânico, entulhos e materiais de construção.
  4. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés.
  5. Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.
  6. Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros.
  7. Combater a proliferação de insetos, principalmente baratas e cupins.
  8. Preservar predadores naturais, como seriemas, corujas, sapos, lagartixas e galinhas.
  9. Limpar terrenos baldios pelo menos na faixa de um a dois metros junto ao muro ou à cerca.

Saiba mais aqui.

Tags: picada, escorpião, soro, veneno

Na edição desta sexta-feira (14) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou o que fazer após uma picada de escorpião. Em Franca, no interior de São Paulo, uma menina de três anos foi picada pelo animal. Ela está internada na Santa Casa do município sem previsão de alta, mas não corre risco de morrer.

Gomes detalhou o que acontece no corpo logo após uma pessoa ser picada por escorpião. “A picada é caracterizada por uma dor muito intensa, tem inflamação no local e o veneno do escorpião acomete o sistema nervoso autônomo.”

Leia mais

“Por isso, algumas alterações no corpo podem aparecer: náuseas, vômitos, dificuldade para respirar. A pressão arterial pode cair, sensação de mal-estar intensa pode surgir. Não é uma picada qualquer, precisa ficar atento para reconhecer o que está acontecendo e buscar tratamento imediato”, alertou o médico.

Os primeiros-socorros para a picada de escorpião incluem lavar a região com água e sabão, fazer compressa morna no local e buscar atendimento médico o quanto antes e, se possível, levar o animal. “Não adianta chupar o veneno ou fazer torniquete, não é para fazer isso. Existe um soro antiescorpiônico para neutralizar o veneno. Então, levando o animal, fica mais fácil para identificar qual o escorpião que picou.”

O que fazer quando uma pessoa é picada por escorpião
No quadro Correspondente Médico, dr. Fernando Gomes explica o que fazer em casos de picada de escorpiãoFoto: Reprodução/CNN Brasil (14.mai.2021)

A chegada do Verão, com calor e chuvas, podem fazer com que os acidentes com animais peçonhentos aumentem até 30%, segundo estimativa do Instituto Butantan. Os escorpiões são os animais que mais estão envolvidos nesses acidentes, seguidos das serpentes e das aranhas.

O órgão informa que as picadas do escorpião causam muita dor no local e, geralmente, apresentam boa evolução na maioria dos casos. Entretanto, alguns pacientes, principalmente crianças, podem apresentar manifestações graves, incluindo alterações respiratórias e nos batimentos cardíacos, necessitando de tratamento especializado.

Em caso de acidente, o Instituto Butantan recomenda fazer compressas mornas e utilizar analgésicos para aliviar a dor até a chegada a um serviço de saúde e avaliação da necessidade ou não do uso do soro nem todos os casos são indicados para a aplicação do medicamento. Além disso, é preciso manter a vítima deitada e calma, lavar o local da picada com água e sabão, e manter o local elevado.

No Brasil, os soros antipeçonhentos são produzidos pelo Instituto Butantan (São Paulo), Fundação Ezequiel Dias (Minas Gerais) e Instituto Vital Brazil (Rio de Janeiro). Toda a produção é comprada pelo Ministério da Saúde, que distribui para todo o país por meio das Secretarias de Estado de Saúde. Assim, o soro está disponível em serviços de saúde e é oferecido gratuitamente aos acidentados.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, e o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, são unidades de referência para atendimento de acidentes com animais peçonhentos.

Confira mais algumas recomendações do que fazer e o que não fazer em caso de picadas de escorpião:

O QUE FAZER EM CASO DE PICADAS DE ESCORPIÃO

  • Limpar o local com água e sabão
  • Aplicar compressa morna no local
  • Procurar orientação imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente
  • Atualizar-se regularmente junto à secretaria estadual de saúde para saber quais os pontos de tratamento com o soro específico em sua região
  • Se for possível, capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde

O QUE NÃO FAZER EM CASO DE PICADAS DE ESCORPIÃO

  • Não amarrar ou fazer torniquete
  • Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada (álcool, querosene, fumo, ervas, urina), nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções
  • Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada
  • Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, ou outros líquidos como álcool, gasolina ou querosene, pois não têm efeito contra o veneno e podem agravar o quadro

Uma picada de escorpião provoca dor intensa mas, na maior parte dos casos, não leva a óbito. Crianças, porém, têm maior risco de sofrer quadros graves. Saiba o que fazer em caso de acidentes.

Os escorpiões são animais invertebrados que apresentam corpo, quatro pares de pernas e cauda, na ponta da qual há bolsas de veneno e um ferrão. Embora existam inúmeras espécies desses animais, nem todas possuem um veneno tóxico o bastante para causar acidentes graves com sua picada.

Escorpiões podem ser encontrados em todas as regiões do território brasileiro, tanto na área urbana quanto na zona rural. São animais de hábitos noturnos que, em regra, se escondem abrigados da luz, escondidos sob pedras, entulhos, lenha, material de construção, encanamentos, dentro de calçados e roupas, no interior das casas e em seus arredores. São carnívoros. Alimentam-se de insetos, como cupins, grilos e baratas (especialmente), mas podem sobreviver longos períodos sem comida e sem água.

Baixe aqui o aplicativo Dr. Drauzio Varella de Primeiros Socorros, para Android e iOS

No Brasil, a maior parte dos acidentes com animais peçonhentos é provocada pela picada dos escorpiões e ocorrem dentro das casas. Em geral, os ataques ocorrem quando, de alguma forma, eles se sentem ameaçados com a proximidade de uma pessoa. É o caso, por exemplo, ao calçar um sapato sem verificar se há um escorpião dentro.

Crianças, donas de casa e pessoas que trabalham em construção civil e com manipulação de produtos hortifrutigranjeiros fazem parte do grupo de maior risco. No Brasil, o Nordeste é a região com maior ocorrência de acidentes, seguida do Sudeste e Centro-Oeste.

Leia também: Entrevista sobre doenças tropicais

Sintomas

Dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas, inflamação no local são os sintomas mais comuns de picadas de escorpião, mas há casos em que a dor é discreta.

Quadros moderados podem acarretar náusea, vômito, aumento da frequência cardíaca, sudorese, enjoos, dificuldade para respirar e queda de pressão.

Nos casos graves, mais frequentes em crianças, o vômito pode ser abundante, assim como o suor. Outros sintomas incluem agitação, apresentar movimentos descoordenados, dificuldade para caminhar, sonolência, confusão mental, tremores e espasmos.

Tratamento

São medidas importantes aplicar compressa morna no local, tomar analgésicos comuns para alívio da dor, permanecer em repouso e procurar assistência médica, levando consigo, sempre que possível, o animal que a atacou. Se não for possível capturá-lo com segurança, tire fotografias. Isso ajuda a identificar com mais rapidez o antídoto que deve ser administrado, se for o caso.

Na maior parte das vezes, medidas simples para amenizar a dor de picadas de escorpião são suficientes. Contudo, alguns escorpiões, como o amarelo (espécie Tityus serrulatus, da imagem acima), possuem um veneno muito tóxico. Se o quadro não regredir e a pessoa (especialmente se for criança) apresentar sintomas típicos de um caso grave, os profissionais irão tomar medidas adicionais. Lembre-se que é importante procurar ajuda o quanto antes.

Recomendações

  • Mantenha sua casa, o quintal, o jardim sempre limpos, sem acúmulo de lixo ou de objetos que possam servir de esconderijo para escorpiões;
  • Instale telas nas portas e janelas. Vede as frestas;
  • Examine roupas e calçados antes de usá-los;
  • Use botas de cano longo, mangas compridas e luvas quando manipular objetos em locais que possam servir de abrigo para escorpiões;
  • Não hesite. Procure imediatamente atendimento médico se suspeitar que uma pessoa foi  picada por um escorpião. Caberá ao médico avaliar a gravidade e as consequências do ferimento.