O que é venda por consignação

Quem está iniciando o próprio negócio deve considerar o método de consignação. A venda consignada é uma estratégia de comercialização na qual o fornecedor deixa seus produtos com uma pessoa para que ela realize a venda, sem ter a responsabilidade de pagar pelos itens que não foram vendidos. 

A consignação é uma prática muito comum em pequenos negócios, como é o caso de mercadinho de bairro, padaria, loja de roupas e lanchonete. Através desse processo, você pode vender desde bolsas e semijoias até doces.

O que é venda consignada?

A venda consignada é uma parceria comercial no qual o fabricante deixa sua mercadoria com um vendedor, que se compromete a comercializar os itens para o consumidor final. E tudo o que não for vendido dentro de um determinado prazo é devolvido ao fabricante.

Os fornecedores que trabalham com consignação não deixam produtos obsoletos no mercado. Eles retiram os itens antigos que não foram vendidos e fazem a substituição por novos produtos.

Cada empresa que disponibiliza seus produtos por consignação tem uma política de comissionamento – que varia de 10% a 100%.

No varejo, as lojas geralmente trabalham com venda consignada, ou seja, não produzem os seus próprios produtos e sim repassam os itens de outras marcas. Para obter sucesso com as vendas, é fundamental elaborar um bom plano de marketing e entender as necessidades e desejos do público-alvo.

Para realizar a venda consignada, o empreendedor deve ter o nome limpo. Além disso, também precisa fornecer todos os dados e documentos exigidos, como RG, CPF, comprovante de residência e número de telefone. Em geral, os fornecedores exigem a assinatura de um contrato para documentar a parceria.  

Para entender melhor o processo de venda consignada, considere o exemplo a seguir:

Zilda é costureira e tem uma grife de roupas para cães. Ela costuma visitar os pet shops da cidade para apresentar o seu portfólio e deixar a mercadoria consignada. Do outro lado da relação está Carlos, dono de um pet shop da Zona Sul de São Paulo. Das 30 peças deixadas por Zilda, ele conseguiu vender 20. Na próxima visita de Zilda ao seu estabelecimento, ele terá que devolver os 10 itens que não foram comercializados e receberá a comissão pelas 20 peças vendidas. 

Vantagens 

A consignação tem pontos positivos para o vendedor. São eles:

  • Não requer um grande investimento inicial para comprar mercadorias;
  • Seu negócio sempre terá novidades para comercializar para o consumidor final;
  • Obtém-se um estoque maior com investimento pequeno;
  • Possibilita testar novos nichos de produtos;

Já para o fornecedor, as vantagens são:

  • Alcance de um maior número de clientes;
  • Não precisa investir além do que está relacionado à produção. 

Desvantagens

Para o vendedor de produtos consignados, os pontos negativos são:

  • O lucro da venda é menor e pago na forma de comissão;
  • Os produtos consignados custam mais caro do que os de mercado;
  • Na consignação, as empresas trabalham com kits fechados;
  • Depende de produtos alheios para efetuar vendas;
  • As empresas fabricantes não costumam treinar os seus vendedores. 

Já para os fornecedores, as desvantagens são:

  • No caso de produtos com data de validade, o prazo pode vencer sem que a venda seja consolidada. Portanto, existe um risco de perder mercadoria. 
  • O vendedor pode não ser tão dedicado, pois não pagou pelo produto.

Por que adotar venda consignada no seu negócio?

Considere uma empresa que produz todos os seus produtos e também comercializa para o consumidor final. Em todas as etapas, ela terá que pagar impostos, seja para adquirir matéria-prima ou para manter os funcionários. Quando existe uma estratégia de venda consignada, esses custos que envolvem o pagamento de tributos são divididos.

O fornecedor não tem o trabalho de fazer esforços de marketing para chegar ao consumidor final. Já o vendedor não precisa se preocupar com as etapas iniciais, que envolvem o desenvolvimento dos produtos. Nesta relação, os trabalhos são complementares. 

Para o vendedor

O vendedor se preocupa apenas em alcançar os consumidores finais, aplicando estratégias de vendas na sua loja física ou e-commerce. Não é sua responsabilidade pagar matéria-prima e mão de obra para a fabricação dos produtos. 

Quem efetua a venda não precisa se preocupar com espaço para armazenamento de grande quantidade de produtos. Além disso, não é prejudicado diretamente se o item não for comercializado. 

Para o fornecedor

O fornecedor é responsável por todos os custos que envolvem a produção do produto, mas não precisa se preocupar com a tarefa de encontrar clientes, pois esse é o trabalho dos seus parceiros. Com a consignação, ele consegue atingir um número bem maior de pessoas e, portanto, têm mais oportunidades de venda. 

Quem fornece seus produtos por consignação não precisa ter lojas físicas ou comércio eletrônico para apresentar seus produtos.

Quais são os cuidados que o fornecedor deve ter na venda consignada?

Treinar dos vendedores

Os fabricantes devem realizar treinamento com os vendedores que estão na linha de frente, explicando as funcionalidades, composições e diferenciais das mercadorias. Esse cuidado evita mau uso das peças, transmite confiança para o consumidor final e previne reclamações. 

Verificar a reputação do vendedor

Antes de sair por aí fazendo negócios por consignação, o fornecedor deve verificar se o vendedor tem boa reputação no mercado e se o ambiente da loja se alinha à qualidade do produto. Uma escolha errada pode prejudicar a imagem da marca.

Cuidar da reposição

Sempre que possível, o fabricante deve comparecer ao seu parceiro comercial para substituir produtos antigos por novos. A atenção deve ser redobrada no caso de peças sazonais.

E quais são os cuidados que o vendedor deve tomar na consignação?

Conhecer as políticas de comissionamento

O vendedor, na hora de escolher os seus fornecedores, deve verificar se a marca transmite credibilidade e confiança. Antes de fechar negócio, vale a pena conhecer a fundo as políticas de comissionamento e tirar todas as dúvidas com o fabricante. A margem de lucro é favorável? O valor é rentável diante dos esforços de marketing? Essas informações são essenciais para saber se o processo vale a pena.

Experimentar os produtos antes de fechar negócio

Outra dica é a experimentação – antes de colocar um item na vitrine, o vendedor deve testar o produto e se colocar no lugar do cliente final. Ele mais do que ninguém sabe quais são as preferências do público-alvo.

Conferir a mercadoria

Quando as peças chegam à loja, o vendedor precisa verificar item por item para encontrar possíveis defeitos. A partir do momento em que o fornecedor deixa a mercadoria no estabelecimento, a responsabilidade é 100% do vendedor. Se houver algum problema com o produto, é ele que precisa arcar com o prejuízo.

Atenção à data de devolução

No processo de venda consignada, o vendedor também deve ficar atento às datas de devolução. Assim, ele estará preparado para receber o fornecedor em sua loja e devolver as mercadorias no dia e no horário marcados.

Não vender fiado

Na relação com o cliente final, o vendedor de produtos consignados jamais pode vender fiado. Quando ele realiza esse tipo de negociação, corre o risco de não receber o dinheiro, ficar sem a mercadoria e não ter uma devolutiva para o fornecedor.

O que é venda por consignação

Concurso

Inscrições até 19 de maio

O que é venda por consignação

Estágio e trainee

Todos os cursos superiores serão aceitos

O que é venda por consignação

Concurso

Inscrições até 10 de junho

O que é venda por consignação

Currículo

Um simples emoji ou ícone já sinaliza a diversidade no CV.

O que é venda por consignação

Evento online

Evento online também tem uma programação cultural.

O que é venda por consignação

Exame

Ainda dá tempo de se inscrever no 35º Exame de Ordem.

O que é venda por consignação

Estágio

75% das oportunidades serão preenchidas com LGBTIA+, pessoas com deficiência e pretos ou pardos.

O que é venda por consignação

Empreenda!

Saiba como planejar o negócio, definir objetivos e alcançar metas

O que é venda por consignação

estágio

Inscrições disponíveis até o dia 06 de maio

O que é venda por consignação

Benefícios

Modalidade protege o capital humanos de uma empresa.

O que é venda por consignação

estágio

Inscrições até 29 de abril

O que é venda por consignação

Concurso

Inscrições até 30 de maio

O que é venda por consignação

Cursos gratuitos

Cursos serão desenvolvidos nas modalidades online e presencial.

O que é venda por consignação

Pós-graduação

Prazo de inscrição se encerra no dia 25 de maio.

O que é venda por consignação

pratique!

Saiba como elaborar uma redação sobre este tema tão importante e inspire-se com nosso modelo pronto!

Ver mais