Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si

Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.

Relações ecológicas interespecíficas e intraespecíficas

As relações ecológicas interespecíficas são interações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Já as relações intraespecíficas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. A relação conhecida como mutualismo é um exemplo de relação ecológica interespecífica, enquanto a sociedade é uma relação ecológica intraespecífica.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
As abelhas são animais que vivem em sociedade.

Relações harmônicas e desarmônicas

As relações ecológicas podem ser classificadas ainda em harmônicas, também chamadas de positivas, e desarmônicas, também chamadas de negativas. As relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
Quando um animal mata e alimenta-se do outro, ocorre uma relação interespecífica desarmônica.

As relações desarmônicas, por sua vez, são aquelas em que um dos envolvidos não é beneficiado com a interação, ou seja, um organismo é prejudicado. Um exemplo de relação desarmônica é o predatismo.

Leia também: População e comunidade, dois conceitos importantes da Ecologia

Exemplos de relações ecológicas

As relações ecológicas podem ser interespecíficas harmônicas, interespecíficas desarmônicas, intraespecíficas harmônicas e intraespecíficas desarmônicas.

Relações ecológicas intraespecíficas

Harmônicas:

- Sociedade: Indivíduos da mesma espécie cooperam entre si e estabelecem divisão de trabalho. Nessa relação ecológica, não há união física entre os indivíduos. Exemplo: sociedade das abelhas.

- Colônia: Os indivíduos estão anatomicamente unidos, podendo ocorrer ou não divisão do trabalho. Exemplo: Caravela-portuguesa.

Desarmônicas:

- Canibalismo: Um indivíduo mata e alimenta-se de outro da mesma espécie. Exemplo: A fêmea do louva-a-deus alimenta-se do macho após a cópula.

- Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.

Relações ecológicas interespecíficas

Harmônicas:

- Comensalismo: Indivíduos de espécies diferentes interagem e apenas um deles é beneficiado com a interação, mas sem causar prejuízo ao outro. Exemplo: O urubu alimenta-se dos restos de alimento jogados pelo homem em ambientes abertos.

- Mutualismo: Indivíduos de espécies diferentes interagem e ambos se beneficiam. O mutualismo pode ser facultativo ou obrigatório. No mutualismo facultativo, os participantes podem viver de maneira independente; no obrigatório, um dos envolvidos pode não sobreviver, caso a interação seja desfeita. Exemplos: Líquen (mutualismo obrigatório), caranguejo-eremita e anêmona-do-mar (mutualismo facultativo)

Leia também: Fauna e flora

Desarmônicas:

- Amensalismo: Um organismo libera compostos que impedem ou inibem o desenvolvimento de um organismo de outra espécie. Exemplo: Fungos liberam substâncias que causam a morte de certas bactérias.

- Parasitismo: Um organismo (parasita) retira de outro (hospedeiro) os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Exemplo: Piolho vivendo no homem.

- Predatismo: Um organismo mata e alimenta-se do outro de outra espécie. Exemplo: Leão quando se alimenta de uma zebra.

- Competição: Indivíduos de espécies diferentes brigam por recursos, como alimento e espaço. Exemplo: Vários herbívoros vivendo em uma mesma área.

Atenção: A protocooperação e o inquilinismo não foram apresentados porque muitos autores preferem considerar a protocooperação como mutualismo facultativo, assim como o inquilinismo é considerado um tipo de comensalismo.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
As bromélias podem ser encontradas vivendo sobre outra planta, um caso típico de inquilinismo.

Exercícios sobre relações ecológicas

Questão 1 - (Urca) Cupins são excepcionais devoradores de madeira e tornam-se pragas em meio urbano ameaçando obras sacras, prédios históricos, etc. Entretanto eles não conseguiriam esse poder destrutivo sem a presença de protozoários em seus intestinos capazes de digerir a celulose. Essa relação ecológica é um exemplo de:

a) Mutualismo.

b) Comensalismo.

c) Amensalismo.

d) Parasitismo.

e) Inquilinismo.

Resposta: Letra a. Como os protozoários e os cupins são beneficiados com a interação, podemos afirmar que se trata de um caso de mutualismo.

Questão 2- (IFMG) Em comunidades biológicas, os seres vivos mantêm diversas relações entre si. Essas relações podem ser intraespecíficas, quando acontecem entre seres da mesma espécie, ou interespecíficas, quando acontecem entre seres de espécies diferentes. A seguir são feitas afirmações sobre as relações entre seres vivos. Todas estão corretas, exceto:

a) Mutualismo é um tipo de associação permanente entre seres vivos de duas espécies distintas, com benefício para ambos. Um exemplo de mutualismo é a associação entre algumas algas e fungos, formando líquens.

b) As abelhas vivem em grupos nos quais os trabalhos são divididos entre seus diferentes membros. Esse tipo de associação recebe o nome de protocooperação.

c) Competição é um tipo de relação ecológica em que os indivíduos disputam recursos do meio. Pode ocorrer entre organismos de mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes.

d) No parasitismo, um indivíduo, denominado parasita, associa-se a outro indivíduo, chamado hospedeiro. O parasita retira seu alimento do hospedeiro, causando-lhe prejuízos. Um exemplo de parasitismo é a associação entre lombrigas e seres humanos.

Resposta da questão 2: Letra B. As abelhas são animais que vivem em sociedade, sendo possível observar na colmeia a divisão de trabalho entre os indivíduos. Na colmeia, temos três castas: as operárias, a rainha e o zangão.

COLÉGIO ESTADUAL OLIVEIRA BRITTO ENSINO MÉDIO 1. Considere a informação dada pela tirinha. Podemos dizer que minhoca e gato: a) Participam de cadeias alimentares diferentes, porque gatos são carnívoros de outros tipos de animais. b) Fazem parte de uma mesma teia alimentar, porém gatos são consumidores e minhocas são produtores. c) Fazem parte de uma mesma cadeia alimentar, porque são animais carnívoros. d) Fazem parte de uma mesma teia alimentar, porém gatos são decompositores e minhocas são produtores. 2. (FATEC) Relacione as duas colunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. (a.1) Comunidade. (a.2) População. (a.3) Ecossistema ( ) Conjunto de seres vivos e o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si e com o meio. ( ) Conjunto de seres vivos de espécies diferentes que vivem num determinado espaço, mantendo relacionamento. ( ) Conjunto de seres vivos da mesma espécie que vivem em determinado espaço. a) 1, 2, 3 b) 1, 3, 2 c) 3, 1, 2 d) 2, 1, 3. e) 3, 2, 1 3. Durante a aula de campo, a professora chamou a atenção para o fato de que, naquela área, havia inúmeros formigueiros, cada um deles de uma diferente espécie de formiga e todos eles interagindo pelos recursos daquela área. Em ecologia, cada formigueiro em particular, e o conjunto de formigueiros naquela área, referem-se, respectivamente, a: a) Ecossistema e população. b) Comunidade e ecossistema. c) População e ecossistema. d) Comunidade e população. e) População e comunidade.

4. (Unifesp) Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d'água


Relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos. Elas podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre organismos de espécies diferentes. É denominada relação ecológica harmônica quando nenhum dos organismos envolvidos é prejudicado na interação, e desarmônica, quando há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos.

Leia também: Principais conceitos de ecologia

Resumo sobre relações ecológicas

  • Relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos.
  • Nas relações ecológicas harmônicas, nenhum dos indivíduos é prejudicado com a associação.
  • Nas relações ecológicas desarmônicas, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado.
  • As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie.
  • Sociedade, colônia, competição intraespecífica e canibalismo são exemplos de relações intraespecíficas.
  • As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
  • Mutualismo, comensalismo, predatismo, parasitismo, amensalismo e competição interespecíficas são exemplos de relações interespecíficas.

Videoaula sobre relações ecológicas

O que são relações ecológicas?

Em uma comunidade, os seres vivos estabelecem interações entre si. Essas interações são denominadas relações ecológicas e podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécie (intraespecíficas) ou entre indivíduos de espécies diferentes (interespecíficas).

As relações ecológicas podem beneficiar todos os envolvidos, beneficiar apenas um dos envolvidos e não causar nenhum benefício ou prejuízo para o outro, ou, ainda, beneficiar apenas um dos envolvidos e prejudicar o outro. Quando uma relação não provoca prejuízo para nenhum dos envolvidos, ela é chamada de harmônica. Já as relações em que, pelo menos, um dos envolvidos sofre alguma desvantagem são chamadas de desarmônicas.

Mapa Mental: Relações Ecológicas

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Relações ecológicas intraespecíficas

As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem entre organismos de uma mesma espécie. Elas podem ser harmônicas, como a sociedade e a colônica, ou desarmônicas, como a competição intraespecífica e o canibalismo.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
As abelhas vivem em sociedade.
  • Sociedade: é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie vivem em grupos caracterizados pela divisão de trabalho. Na sociedade não há união física entre os organismos, e os indivíduos trabalham de modo cooperativo. As abelhas são animais que vivem em sociedades.

Nas colmeias é possível verificar três castas, as quais realizam tarefas bem definidas. A rainha é a única fêmea que se reproduz na colmeia. As operárias são fêmeas que realizam diferentes atividades, como produção de cera, coleta de néctar e pólen e alimentação dos indivíduos em fase larval. Por fim, temos o zangão, que atua garantindo a fecundação da rainha.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
As caravelas-portuguesas são um exemplo de colônia.
  • Colônia: é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão associados anatomicamente. Nessa relação pode ou não ocorrer divisão de tarefas. As caravelas, por exemplo, são um exemplo de colônia em que há a divisão de trabalho entre os indivíduos envolvidos. Nesse grupo, há um indivíduo adaptado para a flutuação e outros especializados na reprodução, defesa e alimentação. Existem colônias móveis, como as caravelas, e fixas, como as esponjas.
  • Competição intraespecífica: ocorre quando organismos da mesma espécie disputam entre si por algum recurso, como alimento, acesso à luz ou água. A competição pode ocorrer também por território e direito de acasalar. Esse tipo de competição é responsável por controlar o tamanho de determinada população.
Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
A fêmea do louva-deus se alimenta do macho durante a cópula.
  • Canibalismo: ocorre quando um indivíduo mata e se alimenta de outro da mesma espécie. Um exemplo de canibalismo pode ser observado entre os louva-deuses. Nessa espécie, a fêmea se alimenta do macho durante a cópula.

Relações ecológicas interespecíficas

As relações interespecíficas ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Mutualismo e comensalismo são exemplos de relações interespecíficas harmônicas, enquanto predação, parasitismo, amensalismo e competição interespecífica exemplificam relações desarmônicas.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
Abelhas e plantas angiospermas estabelecem uma relação de mutualismo, em que a abelha é beneficiada com néctar e a planta garante sua reprodução.
  • Mutualismo: caracteriza-se pelo fato de que os dois organismos envolvidos se beneficiam da interação. O mutualismo pode ser classificado em obrigatório e facultativo.

O obrigatório ocorre quando a interação é obrigatória para a sobrevivência de, pelo menos, um dos envolvidos. Esse é o caso dos líquens, uma associação entre fungos e algas ou entre fungos e cianobactérias. No facultativo, os organismos se beneficiam da interação, mas podem viver de maneira independente. Nesse último caso, podemos citar as plantas com flores e os insetos polinizadores.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
Os abutres se alimentam dos restos do alimento do leão sem lhe causar prejuízo.
  • Comensalismo: indivíduos de espécies diferentes se associam de modo que uma espécie é beneficiada e a outra não sofre prejuízo ou benefício com essa associação. Esse é o caso dos abutres, que se alimentam dos restos deixados pelo leão. O inquilinismo é considerado um tipo de comensalismo, uma vez que, nessa interação, uma espécie vive sobre ou no interior de outra sem lhe causar prejuízo. O epifitismo é um tipo de inquilinismo.
Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
No predatismo, um animal se alimenta de outro de uma espécie diferente.
  • Predatismo: acontece quando um indivíduo de uma espécie (predador) mata um indivíduo de uma outra espécie (presa) para se alimentar. Quando um organismo mata e se alimenta de um vegetal, dizemos que a relação em questão é a herbivoria.
Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
A relação entre o piolho e os seres humanos é um caso de parasitismo.
  • Parasitismo: é uma relação ecológica em que um organismo (parasita) retira os nutrientes de que precisa para a sua sobrevivência do corpo de um indivíduo de outra espécie (hospedeiro). Geralmente, o parasita é muito menor que o hospedeiro, e, diferentemente do predatismo, o parasita raramente mata seu hospedeiro. O parasita pode viver sobre o corpo do hospedeiro (ectoparasita) ou em seu interior (endoparasita). O piolho é um exemplo de ectoparasita, enquanto a lombriga é um endoparasita.
  •  
Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
Alguns fungos liberam substâncias que impedem o crescimento bacteriano.
  • Amensalismo: é uma relação ecológica em que uma espécie impede o desenvolvimento de outra.  Esse é o caso de alguns fungos que secretam antibióticos, que inibem o crescimento de bactérias.
Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si
Uma grande quantidade de espécies herbívoras em uma região pode levar à competição por alimento.
  • Competição interespecífica: ocorre quando indivíduos de espécies diferentes disputam por recursos, como alimento e água. Essa competição, quando muito severa, pode fazer com que uma das espécies envolvidas busque outros lugares para se desenvolver ou até mesmo entre em extinção.

Exercício sobre relações ecológicas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as relações ecológicas, responda a questão abaixo:

(UFRR) Na natureza, os seres vivos estabelecem diferentes tipos de relações interespecíficas, isto é, relações ecológicas entre membros de espécies distintas, tais como:

I. Determinados tipos de fungos e de algas se associam (formando os líquens), de modo que os primeiros fornecem às algas água e nutrientes minerais extraídos do substrato. Por sua vez, as algas fornecem compostos orgânicos ao fungo, obtidos por meio da fotossíntese.

II. Muitas espécies de orquídeas e de bromélias crescem sobre o tronco e galhos de árvores, obtendo abrigo e melhor acesso à luz solar em um ambiente de floresta sem, contudo, produzir danos ou benefícios às árvores hospedeiras.

III. O cipó chumbo (Cuscuta racemosa) é uma planta que não possui clorofila. Para sobreviver, ela cresce sobre outras plantas de onde extrai a seiva elaborada, necessária à sua sobrevivência e crescimento, por meio de raízes especializadas que penetram no interior dos vasos condutores da espécie hospedeira.

Os exemplos descritos anteriormente são qualificados, respectivamente, como:

a) Inquilinismo, protocooperação e parasitismo.

b) Mutualismo, inquilinismo e parasitismo.

c) Inquilinismo, mutualismo e parasitismo.

d) Parasitismo, mutualismo e inquilinismo.

e) Mutualismo, parasitismo e inquilinismo.

Resolução: letra b. A afirmativa I fala dos líquens, os quais são formados por uma associação mutualística entre fungos e algas ou fungos e cianobactérias. A afirmativa II, por sua vez, fala do inquilinismo (mais precisamente, o epifitismo), em que um organismo se associa a outro, sem prejudicá-lo, com a finalidade de conseguir abrigo. A afirmativa III, por sua vez, trata de um caso de parasitismo, pois um organismo retira do corpo de outro os nutrientes de que precisa para a sobrevivência.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si

O parasitismo é uma relação interespecífica desarmônica. Um exemplo é o carrapato e o cachorro, aquele (parasita) retira nutrientes deste (hospedeiro) para sobreviver.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si

O peixe-piloto tem uma relação interespecífica harmônica com o tubarão, conhecida por comensalismo. Nessa relação, o peixe-piloto prende-se ao tubarão para alimentar-se dos seus restos de comida.

Conjunto de seres vivos é o meio onde vivem, com todas as interações que esses seres mantêm entre si

A protocooperação também é classificada como uma relação interespecífica harmônica e é o que ocorre entre o peixe-palhaço e a anêmona-do-mar. Nesse caso, o peixe-palhaço ganha proteção e a anêmona fica com seus restos de alimento.