O que é tv por fibra

Solução de fibra ó​p​tica na operação de TV é capaz de transportar grandes quantidades de informação a bilhões de bits por segundo

Os investimentos em TV a cabo e fibra óptica caminham juntos”, aposta Leila Loria, diretora-executiva de Relações Institucionais e Regulamentação da Telefônica em reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Conforme endossa a especialista e demonstra o mercado de telecomunicações, o avanço da fibra óptica na operação de TV garante cada vez mais qualidade de ​transmissão​ aos consumidores e assertividade na entrega do serviço aos ​clientes. No post de hoje, queremos explicar de que maneira isso acontece e, principalmente, diminui a desvantagem competitiva entre as operadoras.

A fibra óptica permite altas taxas de transmissão – medidas em Gbps (bilhões de bits por segundo). Em um sistema IPTV, a velocidade pode ser observada na troca de canais: sem fibra óptica na operação de TV, equipamentos das pontas e modo de transmissão adequados, há uma tela preta a cada vez que se muda a sintonia. Quando há a tecnologia para operação da TV, a troca de canais leva menos tempo e não mostra o fundo preto na mudança, pois há suporte de canais com maior taxa de bits (alta definição) sem a necessidade de comprimir os sinais de TV – o que geralmente é feito em operações de satélite para sistemas IPTV com mídias de baixa capacidade. O serviço de vídeo on demand também é adicionado à TV via fibra óptica.

A tecnologia é capaz de transportar grandes quantidades de informação. Ainda é válido destacar que as fibras recebem duas classificações: multimodo e monomodo. Essas categorias definem a forma como a luz se propaga no interior do núcleo. Veja:

Fibras multimodo: Possuem o diâmetro do núcleo maior, de modo que a luz assuma vários modos de propagação. Nesse modelo, a luz percorre o interior da fibra óptica por diversos caminhos. Esse tipo de fibra é utilizado normalmente em curtas distâncias e ​dentro dos data centers e ​oferece uma largura de banda inferior a fibra monomodo.

Fibras monomodo: São adequadas para aplicações que envolvam grandes distâncias, embora requeiram conectores de maior precisão e dispositivos de alto custo. Nas fibras monomodo, a luz possui apenas um modo de propagação e percorre interior do núcleo por apenas um caminho. É utilizada para atingir maiores distâncias e oferece uma largura de banda superior a fibra multimodo por ter menor dispersão do sinal. É utilizada para criação de redes externas de transmissão, distribuição e ​também ​de acesso​.​ ​

Para que haja o tráfego de dados e a taxa de transmissão no meio físico de fibra ó​pt​ica são necessário equipamentos denominados conversores de mídias. A estabilidade proveniente da fibra óptica na operação de TV acontece graças à imunidade da solução às interferências eletromagnéticas e a menor atenuação do sinal com a distância.​

No Brasil, os provedores começaram a oferecer fibra óptica na operação de TV com a aprovação do Projeto de Lei da Câmera 116, de 2010, que abriu o mercado de TV a cabo às operadoras de telefonia fixa e pôs fim à restrição ao capital estrangeiro. Em 2013, a Vivo TV Fibra foi um dos primeiros modelos ​oferecidos aos consumidores brasileiros, de acordo ​com o que ​destacou a revista Exame. Na proposta, os conversores de mídia​ são conectados à rede de fibra óptica que passa pelos domicílios (mais de 500 mil em São Paulo, por exemplo). O ​conversor é conectado ao set-top-box por cabo Ethernet ou coaxial. O resultado é o recebimento de sinal em HD com alta velocidade, de aproximadamente 1 Gbps para canais de TV.

No sistema TV-na-FIBRA você de fato vai investir no que seus clientes assistem, os canais PAGOS estão cada vez mais virando concorrentes de quem implanta TV PAGA com suas operações de Stream. Cada vez mais investir apenas nos ABERTOS é a MELHOR OPÇÃO !! 

E sempre lembrando que este sistema É SEU , você não vai ganhar um SÓCIO ! , e este sistema NÃO USA um BIT sequer de seu link de DADOS e nem um BIT sequer da internet do seu CLIENTE !

O que é tv por fibra

Muitas cidades no Brasil, em especial longe dos grandes centros, não tem sinal de Tv aberta de qualidade, nem analógica e muito menos digital. Os provedores de Internet podem aproveitar essa lacuna para oferecer o serviço de televisão com qualidade digital em alta definição por meio de uma solução nacional, de baixo custo e fácil implantação.

Denominada “TV na Fibra”, a solução foi desenvolvida pela Zapi Service, de São Paulo, e em parceira com a empresa Mundo Sat que entra neste canal como consultor de vendas e instalação do produto. TV-na-Fibra consiste no envio de sinais e TV digital aberta (ISDB–Tb) sobre a fibra ótica. A empresa quer atingir principalmente os provedores menores, que atuam em municípios onde a transmissão de televisão deixa a desejar. “É uma alternativa muito mais econômica do que o IPTV, que exige altos investimentos no usuário final e muitas vezes acaba inviabilizando os serviços”, diz Luiz Roberto Ferreira, engenheiro da Zapi Service, departamento da Zapi responsável pelo desenvolvimento e comercialização do produto.

A “TV-na-Fibra” funciona da seguinte forma: no headend do provedor de internet, as antenas de recepção captam sinais de televisão igual digital aberta tanto em UHF como via satélite e fazem o processamento para o padrão brasileiro ISDB-T, posteriormente os sinais passam pelos equipamentos de equalização, conversor óptica, combinadoras e amplificadores para poder trafegar sobre a fibra do provedor. Já na casa do cliente, antes da ONU, componente simples de baixo custo, realiza a conversão do domínio óptico para RF. O dispositivo pode se conectar a qualquer televisor digital via cabo coaxial, dispensandoset top boxes. “Esse é um grande diferencial da nossa solução”, diz Ferreira.

Os conversores, fabricados pela Zatech, são fornecidos em dois modelos: o mais simples pode alimentar simultaneamente até 4 TVs no cliente, e mais sofisticado atende até 15 aparelhos. “Não são mais necessárias antenas de televisão na residência e a qualidade de transmissão é excelente”, diz. Os equipamentos que fazem parte do pacote são fornecidos pelos parceiros da Zapi-Service como Wisi e a Zatech. Todo suporte técnico, programação orientação tecnológica e assistência ficam a cargo da Zapi-Service.

Segundo o engenheiro, o sistema não interfere no tráfego de dados do cliente. “Não há complicações para sua operação e não coloca em risco a velocidade e qualidade da Internet, pois não consome absolutamente nem um bit do fluxo de dados de sua operação”, diz.

Ao melhorar a qualidade do sinal de TV aberta, o provedor pode agregar valor e fidelizar seu cliente, que muitas vezes precisa contratar serviços de TV por assinatura ou instalar antenas parabólicas para assistir a canais abertos.

Com o “TV-na-fibra”, diversos canais abertos podem ser captados pelas antenas do headend, incluindo os principais, como Globo, SBT, Record, Band e até canais internacionais.

O produto também está preparado para receber sistemas de transmissão paga, como IPTV e TV por assinatura via satélite. Basta Colocar um set top box utilizando o mesmo cabo coaxial dentro da casa do assinante. Um dos parceiros é a iON TV, da Unotel, que dispõe de pacotes de TV por assinatura com até 69 canais. A VB oferece a iON TV e também está testando a criação de canais próprios, voltados para os acontecimentos da cidade, que tem 9 mil habitantes, como rodeios e festas. “Vamos também colocar câmeras HD nas igrejas locais para a transmissão das missas e cultos”, diz Rodolfo Ferreira, também sócio da VB Telecom, que no momento está estruturando o modelo comercial do negocio de televisão usando “TV-na-Fibra”.

O executivo da Zapi-Service acredita em um grande potencial de mercado, pois enquanto a transmissão de TV é ainda sofrível nos locais mais remotos, a instalação de banda larga está crescendo rapidamente, com os provedores regionais chegando a um numero cada vez maior de residências. A empresa aposta na longevidade do padrão ISDB-Tb.

Quer conhecer mais, entre em contato conosco através de nossos telefones.(35) 3521-8208 - 3526-2184 | ou através do e-mail: .

wwwn.antenasmundosat.com.br