O que define a realização artística das outras realizações humanas

Arte: a pratica de criar formas perceptíveis expressivas do sentimento humano.

Pratica de criar - a arte é produto do fazer humano – combinação de habilidade e imaginação.

Formas perceptíveis – a arte caracteriza-se em formas capazes de ser percebidas por nossa mente.

- Formas estáticas;

- Formas dinâmicas.

Expressão do sentimento humano – a arte é sempre a expressão dos sentimentos humanos.

- Emoção (diante do que amamos);

- Revolta (Problemas da sociedade).

Fenômeno social – vinculação à terminada sociedade.

- O artista é ser social;

- A obra de arte é percebida socialmente pelo público;

Fenômeno universal – encontro do ser humano com a eternidade.

- a obra de arte tende a permanecer viva através dos tempos;

- a estabilidade de algo imortal feito por mãos mortais (Hannah Arendt).

Exercícios:

1. Comente esta afirmação de Lukács: “O artista vive em sociedade e – queira ou não – existe uma influência recíproca entre ele e a sociedade”.

2. Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade, modificando-se no tempo, o que faz com que ela seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos? O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?


Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade, modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos? o que distingue a realização artística das outras realizações humanas?

Embora seja condicionada por seu tempo, a arte caracteriza-se pela resolução artística que dá ao tema tratado. E é nessa criação estética que reside o valor essencial de toda obra de arte, o que a distingue de outras realizações humanas, porque nela ocorre uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade. É aí que a obra de arte se universaliza.

O que define a realização artística das outras realizações humanas

Italorodolfo1234567 @Italorodolfo1234567

December 2019 2 640 Report

Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade, modificando-se no tempo, o que faz com ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos? o que distingue a realização artística das outras realizações humanas?


O que define a realização artística das outras realizações humanas

(…) A arte é filha da liberdade e quer ser legislada pela liberdade do espirito, não pela carência da materia. Hoje, porém, a carência impera e curva em seu jugo titânico a humanidade caida. O proveito (a vantagem, o lucro) é o grade ídolo do tempo; Quer ser servido por todas as forças e cultuado por todos os talentos. Nesta balança grosseira o merito espiritual da arte não pesa, e ela, roubada de todo estímulo, desaparece no ruidoso mercado do século.” 

Friendrich Shiller. Sobre Educação Estetica, P. 35)

O pensador hungaro George Luckács (1885-1971) em seu artigo “Arte livre ou dirigida?”, na revista Civiliação Brasileira, nº 13, P. 176, afirma que a arte é um fenômeno social e que existe uma influência reciproca entre artísta e sociedade.

        No entanto, afirma que a arte enquanto fenômeno social não se reduz a mero produto de condicionamnetos ideológicos.

         Não há dúvidade que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artísta, porém na realização da obra de arte, todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artísticamente, isto é, traduziidos em termos de criação estetica. É nessa criação que reside o valor de toda grande obra de arte. Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade.

         Dessa forma, as circunstâncias particulares presentes na criação artística unem-se (ou fundem-se como nos diz Gadmer) harmoniosamente a elementos da universlidade, que penetram profundamente no espírito humano, havendo uma superação dos aspectos singulares (censo comum) nesse encontro, ou nesse lançar-se em-obra-da-verdade.

Questões:

1 - Se a arte mantém uma relação dinâmica com a sociedade modificando-se no tempo, o que faz com que ela não seja mero produto de condicionamentos históricos ou ideológicos?
2- O que distingue a realização artística das outras realizações humanas?
3- Qual a relação da citação de Shiller no inicio do texto com as posições de Theodor Adorno e Walter Benjamim vistos em sala de aula?

E. E. CONSELHEIRO CRISPINIANO - PROF. EDER – ARTE - ATIVIDADE 3ª S EM


Page 2