Por que santanas e comparado a um dragao

Temas Abordados:

1 – O Que é a Serpente de Gênesis? / 2 – O Que Representa Uma Serpente? / 3 – Interpretações, Análises e Observações / 4 – A Estrutura da Serpente Foi Modificada? / 5 – A Serpente Ainda Fala!

1 – O que é a Serpente de Gênesis?

(Satanás no Éden – A serpente no Éden)

Durante nossa caminhada é comum o crente em Deus se deparar com perguntas do tipo: “Como pode uma cobra falar? E você realmente acredita que uma cobra falou?

Um dos temas que despertam interesse e estudo na Bíblia é a respeito da serpente que no terceiro capítulo de Gênesis, tentou Eva e fez com que, assim, a humanidade fosse corrompida. Como era essa serpente? Ela falou por si só ou algum “espírito” a manipulou? A partir de agora faremos uma análise muito cuidadosa acerca dessas questões.

Mas, antes de “dissecarmos a serpente do Éden”, é bom deixar claro de que esse estudo parte do pressuposto de que a narrativa de Gênesis não é alegórica, mas sim um relato. É claro que existem as interpretações alegóricas da narrativa de Gênesis… Mas, aqui estamos tratando do assunto dentro da visão judaico-cristã, que aliás é a visão desse blog.

A primeira observação que já ressalto é que a Bíblia não deve ser lida de forma literal (Literal significa: Que reproduz exatamente, palavra por palavra do determinado texto ou trecho de um texto), ou seja é preciso entender ao seu sentido, se está no figurado, simbolico ou no seu sentido real;

Por isso é preciso Ler todo o texto para entender seu sentido!

É sempre preciso entender o quanto é absurdo “DESCONTEXTUALIZAR” algo só para defender a ignorância.

Não se deve fazer descontextualizações de textos para defender o ego de quem usa de pretextos para excluir contextos.

A Bíblia é um LIVRO e todo livro tem Começo, Meio e Fim. A Bíblia não é feita de versículos Isolados!

TEXTO fora de CONTEXTO vira PRETEXTO para HERESIAS!

De inicio vamos aos textos que nos dá a origem desta dúvida, para depois fazer uma (Explicação Detalhada)

“Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’? “Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’ “. Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também” (Gênesis 3:1,6)

“E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? “Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez? ” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi” (Gênesis 3:11,13)

A Pergunta é: Foi Satanás a serpente em Gênesis no capítulo 3?

Resposta: Sim, a serpente em Gênesis capítulo 3 era Satanás “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra” (Apocalipse 12:9)

Satanás ou estava aparecendo como uma serpente, ou possuindo o corpo da serpente, ou enganando Adão e Eva ao levá-los a acreditar que era a serpente que estava falando com eles.

Existem algumas observações para este assunto mas, duas são as principais interpretações para esta passagem, porém mesmo tendo interpretações que partem de observações diferentes – ambas concordam que quem conversou com Eva foi Satanás!

2 – O QUE REPRESENTA UMA SERPENTE?

Vamos aqui raciocinar a respeito do que representa uma serpente? Qual é o seu significado dentro de várias culturas e religiões?

A serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal, à morte e escuridão, por ser considerado um animal misterioso, traiçoeiro e venenoso.

A cobra é uma criatura perspicaz e misteriosa e, desde, a antiguidade, por suas características, sua representação é utilizada como símbolo de religiões e culturas, tanto no Oriente, como no Ocidente, possuindo vários significados e aparecendo em diversas simbologias.

E vemos também ela sendo usada como símbolo que representa o rejuvenescimento, a renovação, a vida, a eternidade e a sabedoria.

O símbolo da Serpente/Cobra está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo está relacionada com traição e falsidade.

A Bíblia também se refere a ela como sendo o mais sábio entre a criação de Deus “Ora, a serpente era o mais astuto (sábio) de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’?” (Gênesis 3:1)

Na Bíblia não foi diferente: Na Bíblia, a Serpente representa a mente, a dualidade do bem e mal, a corrupção, e a tentação.

A Bíblia mostra essa dualidade também – (Dualidade significa: Duplo em natureza, de um caráter duplo, ou que contém em si duas naturezas, duas substâncias ou dois princípios). Assim é a Serpente (Satanás/Lucífer), que um dia foi “anjo” e hoje é um “demônio”

“Como você caiu dos céus, ó estrela da manhã, filho da alvorada! Como foi atirado à terra, você, que derrubava as nações!” (Isaias 12)

Lúcifer – Aquele que Brilha – A Bíblia diz que Deus criou um espírito poderoso, inteligente e bonito que era o líder entre todos os anjos. Ele foi chamado Lúcifer (que significa ‘Aquele que Brilha’) – Mas Lúcifer invejou Deus e quis tomar Seu lugar.

Rei da Babilônia, brilhante estrela da manhã, você caiu lá do céu! Você, que dominava as nações, foi derrubado no chão!

Antigamente você pensava assim: “Subirei até o céu e me sentarei no meu trono, acima das estrelas de Deus. Reinarei lá longe, no Norte, no monte onde os deuses se reúnem.

Subirei acima das nuvens mais altas e serei como o Deus Altíssimo.” (Isaías 14:12,14)

Lúcifer, assim como Adão, decidiu ser “deus de si mesmo”. Ele poderia aceitar Deus, mas preferiu criar uma rebelião e ter seu próprio governo. E ele se rebelou contra Deus.

(Para Entender Melhor a Respeito Desse Assunto é preciso saber a respeito da presença duas árvores no Éden, para ler – CLICA AQUI)

A escolha (e tentação) foi que Adão e Eva poderiam ‘ser como Deus’. Até esse ponto eles haviam confiado em Deus para tudo, mas agora eles tinham a escolha de se tornar ‘como Deus’, para confiar em si mesmos e se tornar seus próprios deuses.

(Para entender Melhor a Respeito Dessa Escolha e Suas Consequências – CLICA AQUI)

Serpente é o termo usado para traduzir uma variedade de palavras na Bíblia Hebraica, a mais comum delas é a raiz hebraica: נחש. A palavra “serpente” vem do termo Hebreu “Nahash”, que significa “Falsidade, diabo, dragão ou adivinhador, praticar adivinhação, vaticinar (vaticinar significa: Predizer o futuro, fazer adivinhação), da qual provém a palavra ֹ֙ נָּחָשׁ֙ 1 (nachash) nome próprio masculino, serpente, dragão, cobra, áspide.

Vejam quem em Apocalipse Nahash, também aparece como um “dragão” o que nos remete a racíocinar que “dragão tem pernas”

“Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos” (Apocalipse 20:2)

Satanás significa: Aquele que se opõe, quer dizer aquele que se coloca contra a vontade de Deus e o diabo também é opositor, portanto também é atribuído este nome a ele.

Assim quando se entende todo contexto com sua traduções e significados também deixa de ser um analfabeto funcional (São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples)

 3 – INTERPRETAÇÕES, ANÁLISES E OBSERVAÇÕES 

1 – A primeira interpretação e a mais comentada é a que: No corpo da serpente era Satanás (ele entrou/possuiu o corpo dela – ele manifestou no corpo de uma cobra) ali no Jardim do Éden era ele quem falava por meio da serpente, não a serpente falando por conta própria. Assim, o relato de Gênesis 3 não está sugerindo que as serpentes eram de um intelecto que lhes permitia falar coerentemente.

Sempre se entendeu que a serpente é Satanás – um espírito inimigo de Deus. Na Bíblia, Satanás comumente fala através de alguém. Neste caso ele falou através de uma serpente!

A serpente não falou sozinha, o diabo é quem usou a serpente como “fantoche” como “médium” e tentou Eva dessa maneira.

Satanás foi quem falou por meio da serpente, que foi o primeiro “médium” de Satanás para propagar astutamente suas mentiras. No entanto que ele é o pai da mentira “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)

“O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que ENGANA o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra” (Apocalipse 12:9)

A serpente era a mais “astuta/sábia” (inteligente) de todas as Alimárias que Deus havia criado. (Alimária significa: Animal irracional; ou animal de carga. E no seu sentido [Figurado] quer dizer pessoa rude, grosseira, estúpida; bruto, animal)

Cientificamente falando, a possibilidade de uma serpente falar sozinha é zero. Isso porque as serpentes são surdas (Logo não podia ouvir o que Eva disse) tbm são mudas (não possuem cordas vocais) e tem a língua bifurcada, e isso as impossibilitaria de falarem por si só, não podemos atribuir a uma cobra a capacidade de oratória. A única chance de uma serpente ter falado algum dia seria a do caso se tratar de algo sobrenatural. É aí que entra Satanás.

Não foi com um animal (cobra réptil) que Eva conversou, mas com Satanás, Em Apocalipse deixa claro com quem Eva conversava ali no Éden: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos” (Apocalipse 20:2). Logo, não resta dúvidas: A serpente não falou por si só; De acordo com a Bíblia, Satanás a induziu.

O Antigo Testamento não costuma “fazer animais falarem”. As únicas exceções são a serpente do Éden e a jumenta de Balaão, mas esta fala por milagre de Deus, o que não é o caso da serpente do jardim do Éden, que obviamente não foi usada por Deus. No entanto a Bíblia evidencia que, realmente, quem fez o “milagre” da serpente falar foi Satanás, pois em Apocalipse, Satanás é chamado de “A antiga serpente”

Lembre-se que Satanás foi expulso do céu, mas ele não perdeu seus poderes. Ele conviveu com Deus, Ele conhece o trabalhar de Deus e sabe como Deus nos formou, ele conhece a biologia.

E a Bíblia nos mostra que espíritos podem entrar em animais. Temos o exemplo disso quando espíritos entraram na manada de porcos.

Não se sabe até onde os demônios se envolvem com os animais, mas é interessante observar que Cristo permitiu que espíritos entrassem em uma manada de porcos “Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos” (Marcos 5:11,13)

O fato é que a Bíblia mostra que espíritos/demônios também entram em corpos de animais. Então, isso não é impossível de acontecer!

Então, a interpretação é de que Nachash (o termo em hebraico para a serpente do Éden) era Lúcifer, o líder dos anjos caídos, que possuiu uma serpente para “arruinar a Criação até então perfeita de Deus”

Portanto, não podemos nos basear na passagem do Éden para dizer que animais tenham tido a capacidade de se comunicar com humanos no passado. A única outra passagem na Bíblia que mostra alguém aparentemente conversando com um animal está em (Números 22:27,31)

“Quando a jumenta viu o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com a sua vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes? “Balaão respondeu à jumenta: “Você me fez de tolo! Quem dera eu tivesse uma espada na mão; eu a mataria agora mesmo”. Mas a jumenta disse a Balaão: “Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você? ” “Não”, disse ele. Então o Senhor abriu os olhos de Balaão, e ele viu o anjo do Senhor parado no caminho, empunhando a sua espada. Então Balaão inclinou-se e prostrou-se, rosto em terra” (Números 22:27,31)

A semelhança de Eva, Balaão também não parece surpreso ao ouvir sua jumenta falar, mas até conversa com o animal. Talvez por ser alguém habituado a invocar demônios (lembre-se de que o midianita Balaão era um adivinhador), Balaão imaginou que houvesse uma entidade espiritual por detrás daquele animal falante. Mas a passagem fala claramente que não era uma habilidade natural da jumenta, mas era Deus usando o animal para se comunicar com Balaão.

E claro que sua dúvida também está no fato de Eva não ter se surpreendido ao encontrar uma serpente falante no jardim do Éden. Fica difícil saber a reação de Eva, já que aparentemente não se passou muito tempo entre sua criação e a conversa que ela teve com a serpente, portanto tudo ainda era muito novo para ela.

Outra observação é que Eva estava no Paraíso (um lugar de Paz), Eva não tinha malícia e nem conhecia o mal, Eva estava ao lado de Deus (Quem está com Deus não tem o que temer), logo por todos esses motivos Eva não tinha com o que se espantar, afinal o mesmo que a criou com a capacidade de falar, também poderia ter em sua criação outras espécies falantes.

É preciso entender que Eva não estranhou porque ela estava com o Pai e quem tem o Pai por perto não tem o que temer. No Éden não existia medo…o medo só veio depois que eles pecaram “Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? “E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gênesis 3:9,10) – ali não era a questão do medo que devia ser observada e sim a questão da obediência.

Não existe qualquer outra passagem que mostre animais com capacidade de linguagem como têm os seres humanos. Apesar de animais poderem se comunicar entre si de formas até complexas, como as baleias com suas conversas ultrassônicas ou as formigas com suas mensagens químicas, não se crê que sejam capazes de articular pensamentos na forma de palavras como fazem os seres humanos, pois para tanto precisariam de capacidade de pensamento conceitual e abstrato, algo que parece nos distinguir. Para todos os efeitos, a Bíblia chama de “mudos” os animais:

“mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo, que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta” (2 Pe 2:16)

A Palavra de Deus também fala que os animais não têm a mesma inteligência dos seres humanos (entenda que é o instinto, e não a inteligência, que leva o pássaro a fazer seu ninho ou encontrar seu caminho migratório)

“Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem” (Salmos 32:9)

A Bíblia também mostra que capacidade de falar também distingue homens de animais na passagem de Tiago:

“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!” (Tiago 3:7,10)

Primeiro que animal não tem um raciocínio igual do homem. O homem sabe claramente discernir o certo do errado. O homem é racional (Sabe fazer escolhas), para poder compreender a causa, o efeito, e as consequências do que escolhe fazer, já o animal não.

O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

Por mais que pesquisas recentes comprovem que os animais não são irracionais, como até pouco tempo o homem achava, ainda assim sabemos que eles não podem expressar palavras e que não tem a mesma capacidade de raciocinar como o homem, eles tem as limitações deles.

Que me perdoem aqueles que se acham capazes de levar um papo com o papagaio ou conversar mentalmente com um gato de estimação, como fazia o jornalista britânico Cyril Hoskins que achava que era o monge tibetano Lobsang Rampa e escreveu um livro ditado por seu gato, mas contínuo acreditando que o homem é a coroa da criação, um ser inigualável, criado à imagem e semelhança de Deus. E quando se fala que fomos feitos a imagem e semelhança é no sentido de raciocinar, pensar, falar.

2 – A segunda interpretação é a de que a Bíblia não diz que houve ali no Éden a primeira possessão maligna, num corpo de uma serpente. Não há indicação no Livro do Gênesis que a serpente seja uma divindade.

Como substantivo, nachash ou naḥash (em hebraico, נחש) é o termo hebraico mais utilizado para se referir a “serpente”. Portanto, quando se fala em serpente não é no sentido normal da palavra. Lembrando que a Bíblia não é literal.

Observam que a Bíblia em sua maior parte – para quem crê nela assim, obviamente – narra fatos envolvendo pessoas reais, mas com um contexto cheio de simbolismo. Comparações, analogias, metáforas, são uma constantes na Bíblia. Porque em Gênesis seria diferente?

A Bíblia faz muito o uso de linguagem de metáfora e vemos isso várias vezes no decorrer da Bíblia e para a interpretação de muitos, em relação a serpente (cobra falante), foi a mesma coisa.

Para muitos estudiosos, não existiu cobra falante, este texto se trata de uma metáfora (Metáfora significa: Figura de linguagem em que há uma transferência do significado de uma palavra para outra, por meio de uma comparação não explícita). E traz a interpretação de que a serpente do Éden não foi “possuída” e sim que o próprio Satanás ou é comparado a uma serpente (Por ser traiçoeiro) ou ele é na forma” de uma serpente!

Vou detalhar: Jesus usou por várias vezes linguagens figurativa – (Figurativas/Metáforas: Ex: Esse moço é um “GATO!” – Bom é apenas um moço “BONITO”, não necessariamente ele é um animal felino)

Assim Jesus também disse “Eu sou a porta”, “Eu sou a videira verdadeira”, e nem por isso compreendemos que Ele seja como uma porta de madeira, ou como uma árvore. Outra expressão figurada usou Jesus na instituição da Santa Ceia, Ele disse, referindo-se ao pão: “(…) Tomai, comei, isto é o meu corpo”. E, referindo-se ao vinho disse: “(…) Isto é o meu sangue” (Mt 26:26,28). Jesus segundo seu costume usou uma linguagem simbólica, que queria dizer: “Este pão que parto representa o meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa o meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados”

“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Ao dizer que o ser humano não viverá apenas do alimento físico (pão), mas também do alimento espiritual (de toda palavra que procede da boca de Deus), Cristo afirma que temos que alimentar nosso espírito com seus ensinamentos.

Assim, as palavras de Jesus Cristo sobre “comer sua carne” e “beber o seu sangue” são uma linguagem figurativa/metáfora, com o significado de que o que alimenta nosso espírito é nossa fé Nele. Quem tiver fé em Cristo, quem viver segundo seus ensinamentos, quem entregar sua vida a Ele, “(…) quem comer este pão viverá para sempre” (João 6:58)

A palavra “serpente” vem do termo Hebreu “Nahash”, que significa “Falsidade, diabo, dragão ou adivinhador.”

(Figurado) Pessoa pérfida e traiçoeira; víbora: “Esta mulher é uma serpente!” E nem por isso você entende e visualiza aquela pessoa no formato de uma cobra, né?

Coisa má ou que produz males: “A serpente do ódio”, “A serpente infernal ou maldita”, “O diabo!”, “Língua de serpente” (pessoa que fala mal dos outros)

Como o livro de Gênesis foi escrito por Moisés, que era Hebreu, ele utilizou o termo “Serpente” para referir-se a Lúcifer, o que significa que o próprio Satanás teve um diálogo com Eva (não uma possessão demoníaca no corpo de uma cobra), mas sim o próprio Satanás sendo a cobra/serpente.

A metáfora se trata do animal que hoje conhecemos por serpente e que teve a origem de seu nome baseada na cultura hebraica, pelo fato de rastejar sob o próprio corpo, após a punição por ter incentivado Eva a pecar.

“Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você (Satanás) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gênesis 3:14,15) NVI

Por isso também para muitos existe a associação em Apocalipse dele (Satanás) ser comparado ao “dragão”, pois dragão tem pernas. “O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra” (Apocalipse 12:9)

Dragão ou “Besta” em Apocalipse simboliza Satanás (Poder/Reino/Liderança) e mar significa (Povos/Nações/Tribos e Línguas). “Vi uma besta que saía do mar. Tinha dez chifres e sete cabeças, com dez coroas, uma sobre cada chifre, e em cada cabeça um nome de blasfêmia” (Apocalipse 13:1) – Resumindo é um animal (Líder) que saíra do mar de “gente” voltando a enganar as pessoas.

Deus confronta Satanás e o autor de Gênesis tentou expressar semelhanças para que as pessoas pudessem compreender os textos)

O substantivo parece derivar do verbo nachash (idêntica grafia, mas diferente pronúncia), que significa propriamente “sibilar”, “sussurrar” (caracteriza as serpentes pelo silvo de advertência que produzem quando se sentem ameaçadas) mas tomou também o significado de “adivinhar”, “vaticinar” (como uma pitonisa ou feiticeiro em transe, que fala em tom sussurrante), “encantar” ou “enfeitiçar” e, por uma extensão ainda maior, de “observar”, “aprender pela experiência”. A forma substantivada do verbo (uma terceira pronúncia, ainda com a mesma grafia) significa “augúrio” ou “encantamento”. Exatamente o que Satanás faz até hoje usando suas artimanhas, ou você também pensa que ele só é real se for vermelho, com rabo, chifres e segurando um tridente?

“Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”. À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida” (Gên 3:14:17) NVI

Resumindo o que diz essas passagens:

1. A serpente (Satanás) foi amaldiçoada por Deus.
2. A serpente passaria a ser inimiga da mulher.
3. A serpente feriria o calcanhar da semente (Filho) da mulher (Jesus).
4. A semente da mulher (Jesus) feriria a cabeça da serpente (na cruz).
5. Por ter ganho um inimigo de peso (a Serpente) Deus ordena que a mulher mantenha-se submissa (ajudadora) ao marido.
6. Por ter dado ouvidos à mulher em seu engano, o homem é sentenciado a sofrer para ganhar seu sustento (trabalho/suor do rosto)

Observe: Versão FA (Ferreira de Almeida)

“Porei (eu – Deus) inimizade entre você (Satanás) e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gênesis 3:15)

Você pode ver que isto é profético pelos verbos ‘porei’ e ‘ferirá’  que estão no tempo verbal futuro.

Mas, o que quer dizer que Satanás ferirá ‘seu calcanhar’? – Jesus destruiria Satanás, a serpente, mas ‘Ele’ seria morto no processo. Isto prefigura a vitória ganha através do sacrifício de Jesus.

“Porei inimizade entre ti e a mulher” – Nestas palavras Deus está afirmando que deverá de existir inimizade permanente entre satanás (“ti”) e a mulher (raça humana)

Estas palavras são uma repetição da afirmação anterior de Deus, ou seja, que a inimizade estará estabelecida entre todos os que estão sujeitos a satanás (“tua descendência”) e o descendente da mulher que, neste caso, é Cristo.

Porque afirmamos que o descendente da mulher, neste caso, é Cristo? Porque vários textos do Novo Testamento apontam para Cristo como o descendente da mulher “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei” (Gálatas 4:4). Além disso, na sequência de Gn 3:15, é dito que o descendente da mulher iria esmagar a cabeça da serpente. E isto, quem fez, foi Cristo. Cristo é quem derrotou Satanás quando ressuscitou dentre os mortos.

“Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte (morte espiritual)” (Hebreus 2:14,15)

“Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos” (Romanos 5:18,19)

“Este te ferirá a cabeça” – Estas palavras apontam para o descendente da mulher (este), que, como já vimos, é Jesus. Jesus ferirá, como de fato feriu, a cabeça da serpente (Satanás). Isto aconteceu quando Cristo completou a sua obra de redenção, salvando os pecadores e ressuscitando dentre os mortos. Os textos bíblicos acima indicados, mostram isso.“E tu lhe ferirás o calcanhar”

Aqui Deus conclui a sentença, dizendo que satanás (Tú), representado na serpente, iria ferir o calcanhar do descendente da mulher (Lhe), Jesus. Isto é uma referência à crucificação de Jesus.

Foi necessário que Jesus fosse crucificado, mas isto, comparado com a sua ressurreição, é apenas um ferimento no calcanhar.

Note bem a diferença: “Cabeça e Calcanhar” Um ferimento no calcanhar nunca tem as mesmas conseqüências que o que tem o ferimento na cabeça. Aliás, no calcanhar é um ferimento, mas na cabeça da serpente, é um “esmagar”, conforme registram os textos do Novo Testamento. “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém” (Romanos 16:20). E, cabeça, aqui, representa o poder. É o poder de Satanás que Cristo derrotou na Sua ressurreição.

E assim também passamos a compreender melhor o que diz em 1 Timóteo. Onde a única maneira de Deus trazer ao mundo o Salvador, aquele que esmagaria a cabeça da serpente, seria através de uma mulher que Geraria um filho (JESUS).

“Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso” (1 Timóteo 2:15)

E quanto a citação bíblica partindo de Deus direcionada a “Serpente/Satanás”, trata-se de uma profecia do futuro da humanidade, em que a Serpente rastejaria sobre o próprio corpo, teria inimizade com a semente da mulher e a mesma lhe esmagaria a cabeça (referindo-se à Jesus Cristo, que esmagaria a cabeça da “serpente/Satanás” e reestabeleceria novamente a ligação entre Deus e os homens).

A palavra “serpente” é uma representação simbólica de Satanás, porque foi o meio que escolheu para introduzir o pecado. É também “o grande dragão, a antiga serpente que se chama diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro” (Apocalipse 12:9)

“Houve, então, uma guerra nos céus. Miguel e seu exército de anjos lutaram contra o Dragão, ao que o Dragão com seus anjos revidaram. Contudo, estes não foram suficientemente poderosos e, dessa maneira, perderam seu lugar nos céus. Assim, o grande Dragão foi excluído para sempre. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro” (Isaías 14:12,20)

Satanás, que significa “o adversário” 

Existem sim outras buscas de possibilidades para a comunicação entre Eva e a Serpente, tais como:

A) Os Animais emitiam os mesmos sons que hoje são transmitidos por cada um deles e o casal compreendia;

“Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o quinto dia. E disse Deus: “Produza a terra seres vivos de acordo com as suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e os demais seres vivos da terra, cada um de acordo com a sua espécie”. E assim foi. Deus fez os animais selvagens de acordo com as suas espécies, os rebanhos domésticos de acordo com as suas espécies, e os demais seres vivos da terra de acordo com as suas espécies. E Deus viu que ficou bom. Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão” (Gênesis 1:23,26)

Nessa primeira Hipótese é defendida a ideia que Adão e Eva compreendiam os sons emitidos pelos animais, e essa capacidade foi praticamente perdida por causa do pecado. Calcula-se que não era possível o total e absoluto domínio sobre os animais, se o ser humano não compreendesse os animais de algum modo. Ou seja, o jovem casal compreendia o mugir do boi, o bramir do urso, o sibilar da cobra… Permitindo assim a comunicação e o domínio perfeito sobre eles.

E com isso argumentam que a serpente sibilou e Eva compreendeu perfeitamente o que ela queria dizer, e assim desenvolve-se o diálogo. Hoje os homens e os animais se comunicam com gestos e sons emitidos por ambos.

Para muitos os animais continuam falando só que com sotaque diferente, onde não conseguimos entender e quando Adão e Eva pecaram perderam 90% da capacidade de compreensão e nós não mais entendemos os animais e necessitamos agora dos dons dados a cada um conforme buscamos.

B) Os Animais falavam literalmente;

Quando a jumenta viu o anjo do Senhor, deitou-se debaixo de Balaão. Acendeu-se a ira de Balaão, que bateu nela com a sua vara. Então o Senhor abriu a boca da jumenta, e ela disse a Balaão: “Que foi que eu lhe fiz, para você bater em mim três vezes? “Balaão respondeu à jumenta: “Você me fez de tolo! Quem dera eu tivesse uma espada na mão; eu a mataria agora mesmo”. Mas a jumenta disse a Balaão: “Não sou sua jumenta, que você sempre montou até o dia de hoje? Tenho eu o costume de fazer isso com você? ” “Não”, disse ele” (Números 22:27,30)

Defende-se a ideia que os animais falavam literalmente, como o papagaio, e que se esse “dom” os animais perderam quando foram atingidos pelos efeitos do pecado por consequência da queda do Homem no Jardim do Éden.

“À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”. E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida” (Gênesis 3: 16,17)

C) O Diabo se manifestou pessoalmente no Éden.

É a tese de que Satanás não se manifestou em forma de serpente, mas agiu como tal.

O que receio, e quero evitar, é que assim como a serpente enganou Eva com astúcia, a mente de vocês seja corrompida e se desvie da sua sincera e pura devoção a Cristo” (2 Coríntios 11:3)

Ele desceu ao Éden, lugar que outrora habitava e governava “Filho do homem, erga um lamento a respeito do rei de Tiro e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e de perfeita beleza. Você estava no Éden, no jardim de Deus; todas as pedras preciosas o enfeitavam: sárdio, topázio e diamante, berilo, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Seus engastes e guarnições eram feitos de ouro; tudo foi preparado no dia em que você foi criado. Você foi ungido como um querubim guardião, pois para isso eu o determinei. Você estava no monte santo de Deus e caminhava entre as pedras fulgurantes. Você era inculpável em seus caminhos desde o dia em que foi criado até que se achou maldade em você” (Ezequiel 28:12,15)

E enganou Eva, quando a mesma estava distante de seu marido, Adão. E procurou persuadi-la ao erro, para que ela perdesse o seu lugar no Éden.

Mas, as mais citadas e defendidas são as que constam no inicio do texto, pois são as que mais estão de acordo com as referências das escrituras e até de estudos da cultura da época do autor de Gênesis (Moíses)

4 – A ESTRUTURA DA SERPENTE FOI MODIFICADA?

(E Por que Deus amaldiçoou a serpente se Satanás foi o anganador? A maldição modificou a sua estrutura?)

Após a confissão de Adão e Eva, Deus cita a punição da serpente (Satanás), por ser a causadora de todo este infortúnio (de influênciar Eva a pecar) – “Então o Senhor Deus declarou à serpente: “Já que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida” (Gênesis 3:14)

E assim como tem duas análises para a interpretação desse assunto…é claro que também observam de duas formas a “maldição” da serpente.

1 – Muitos cristãos afirmam, baseado no versículo acima, que antes a serpente não rastejava, que só começou a rastejar devido a maldição.

E a hipótese é a de que, antes da maldição, a serpente possuía pernas. As serpentes modernas possuem, realmente, “patas vestigiais”. E assim muitos criacionistas afirmam que isso é o que sobrou das pernas que, antes, a serpente possuía.

Um antepassado provável dos ofídios parecia realmente uma cobra com patas e seu nome científico era Tanystropheus.

Tanystropheus:

Por que santanas e comparado a um dragao

A classificação anteriormente dada a essa espécie era como pertencente ao grupo dos ofídios, porém estudos mais minuciosos provaram que a criatura era um Prolacertiforme, mas a posição genealógica da espécie não muda em muita coisa, pois os prolacertiformes foram, até onde as evidências mostram, antepassados diretos de cobras e lagartos.

Algumas cobras da Era dos Dinossauros possuíam diminutas patas, como o Pachyrhachis.

Pachyrhachis:

Por que santanas e comparado a um dragao

Embora a Bíblia não seja clara sobre se a serpente podia se levantar e caminhar antes da maldição, muitos entendem que é provável que, como outros répteis, provavelmente caminhava sobre quatro pernas.

E que a serpente foi amaldiçoada a rastejar sobre sua barriga e a comer o pó da terra para sempre é também uma maneira de indicar que a serpente seria sempre desprezada e enxergada como uma criatura vil e desprezível e um objeto de menosprezo e desdém.

Mas, porque Deus amaldiçoou a serpente quando sabia que era Satanás quem induziu Adão e Eva ao pecado?

A interpretação mais comum e popular entre judeus tradicionalistas e evangélicos fundamentalistas é que a serpente do Jardim do Éden um animal com pernas, mas estas lhe foram tiradas como punição por sua participação na Queda do homem.

A serpente teria sido reduzida à sua atual forma humilde como um juízo divino contra a espécie, por ter-se envolvido na queda do homem. Ela era a mais sábia de todas as espécies e devia ser mais prudente. Ela tinha inteligência!

“Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas” (Mateus 10:16)

A serpente era sábia e portanto tinha que vigiar para não ser apoderada por Satanás.

Por ser a serpente descrita como o mais sábio, astuto ou sagaz dentre os animais que Deus tinha feito, é provável que ela ocupasse o lugar de maior inteligência entre os animais, e por isso Satanás pode ter decidido usá-la. Como a condenação da serpente incluiu rastejar no pó, é provável que fosse diferente do que é hoje.

O texto dá a entender que essa serpente não era como as que conhecemos hoje. E com isso também surge para muitos a interpretação de que a serpente em seu estado primário realmente falavam.

Então, nesta interpretação a serpente foi amaldiçoada porque foi usada por satanás, foi um instrumento para fazer o homem cair, assim como a mulher também deixou ser usada por Satanás para levar o homem a queda.

Observação: A serpente não se deixou ser usada porque é um animal, diferente da mulher, mas ela foi um instrumento usado por Satanás na queda do homem. Quando Deus pronunciou a maldição sobre a mulher e a serpente, Ele colocou uma profecia que apontava para um grande conflito entre o bem e o mal. (Gênesis 3:15) “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” A inimizade aqui é entre Satanás e Cristo, o descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente e isso aconteceu na Cruz.

2 – Já a segunda interpretação trás uma observação diferente: Compreende-se que esse trecho não deve ser interpretado literalmente. Pois, muitos não nota motivos para a a serpente ter culpa nisso.

Citam que existem vários tipos de cobras, e por causa de uma Deus condenaria todas as espécies de cobras? E que porquê Deus amputaria as pernas das serpentes se foi com a boca que ela falou? E também Deus fez com que todos os outros animais parassem de falar se quem “errou” foi a serpente…

E com isso concluem que o que Deus falou foi direcionado a Satanás e não a serpente!

Quando Moíses falou serpente, ele estava se referindo a Satanás mas, como o mesmo usou a serpente assim ficou simbólico!

Para esta análise no que realmente a serpente foi afetada com a maldição? O que a Bíblia quer dizer em Gênesis 3?

A Bíblia não diz em específico que o animal usado para tentar Eva havia tido pernas e que depois as perdeu. Mesmo que as palavras de Gênesis 3:14 possam levar alguns a pensar que esse tenha sido o caso, não precisamos concluir que, antes dessa maldição, as serpentes eram diferentes das de hoje fisicamente. Por que não?

Em especial porque o verdadeiro alvo da condenação de Deus era Satanás — A Bíblia chama Satanás de “pai da mentira” e “a antiga serpente”, como já vimos.

“Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira” (João 8:44)

Não se pode culpar a serpente irracional que falou com Eva. Aquele animal não tinha condições de saber que Satanás o manipulava ou de entender o julgamento de Deus contra os desobedientes.

Então, por que Deus falou do rebaixamento físico da serpente? O comportamento típico da serpente no seu ambiente natural, rastejando em seu ventre, simbolizava muito bem a condição rebaixada de Satanás. Tendo antes usufruído uma posição elevada como um dos anjos de Deus, ele foi relegado a uma condição rebaixada (a Bíblia afirma ainda em 2 Pedro 2:4 que Satanás e os demais anjos caídos foram lançados no “tártaro”, ou inferno)

“Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo” (2 Pedro 2:4)

A questão da afirmação “pó comerás todos os dias da sua vida” exprime também a condição do Opressor.

Vejam bem: serpentes realmente rastejam, mas… elas não comem pó!

Agora observemos esta afirmação sob o prisma espiritual: Satanás é o pai da mentira (João 8:44) e tem o poder da morte “Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo” (Hebreus 2:14)

Podemos considerar que os pecadores e seus pecados são uma espécie de alimento para ele. Observe que, em muitas citações da Bíblia, o pó está relacionado á morte física (leia Eclesiastes 3:20 e Gênesis 3:17,19)

“Todos vão para o mesmo lugar; vieram todos do pó, e ao pó todos retornarão” (Eclesiastes 3:20)

Fazendo uma analogia, a serpente (Satanás) realmente passou a alimentar-se de “pó”!

Além disso, assim como uma serpente literal pode ferir o calcanhar de uma pessoa, Satanás, em seu estado rebaixado, “machucaria o calcanhar” do “descendente” de Deus (Gênesis 3:15)

Esse versículo às vezes é chamado de “O Primeiro Evangelho” porque prediz a vinda Daquele que nasceria da semente de mulher e “pisaria na cabeça” da semente da serpente, enquanto que a semente da serpente conseguiria apenas “ferir o calcanhar”. E temos aqui uma referência sobre a vinda do Messias, o prometido libertador (Jesus Cristo), que lutará com o diabo. Ele veio da semente da mulher. A semente do homem não é mencionada, somente a da mulher.

O diabo “feriu o calcanhar” de Jesus quando Jesus foi morto na cruz. Mas Jesus “feriu a cabeça” de Satanás, um golpe fatal, renascendo da morte, vencendo o pecado, a morte, o inferno e A sepultura!

Essa “maldição”, como podemos ver, trata-se de uma das primeiras profecias relatadas na Bíblia, Assim, ao citar o amaldiçoar daquela serpente (Satanás), Deus ilustrava apropriadamente o rebaixamento e, por fim, a destruição da “antiga serpente”: Satanás.

“Por meio dos seus muitos pecados e do seu comércio desonesto você profanou os seus santuários. Por isso fiz sair de você um fogo, que o consumiu, e eu reduzi você a cinzas no chão, à vista de todos os que estavam observando. Todas as nações que o conheciam ficaram chocadas ao vê-la; chegou o seu terrível fim, você não mais existirá’ ” (Ezequiel 28:18,19)

O destino da serpente é uma ilustração. A maldição da serpente será um dia o destino do próprio Satanás “O diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre” (Apocalipse 20:10)

FOI AMALDIÇOADO PORQUE ERA SATANÁS!

Compreenda que a descrição de Gênesis é simbólica, pois ninguém entenderia se fosse descrita na época de Moisés. Se muitos séculos atrás havia interpretação literal, hoje há um contexto no atual conhecimento. Nada impede que diferentes teorias se basem no relato bíblico, o que pode ser aceito, desde que não altere seu verdadeiro SENTIDO, desde que não altere o que o relato essencialmente contém.

5 – A SERPENTE AINDA FALA!

Contudo, é de extrema importância que venhamos nos lembrar de que, ainda hoje, Satanás/Serpente continua a enganar muitos na atualidade, por meio de falsos ensinos, por exemplo. Não é a toa que a Bíblia muitas vezes o chama de “Vil Tentador” ou “Enganador”.

o opositor das nossas almas não estagnou seu trabalho de destruição da raça humana. Ao contrário, está cada vez mais disposto a “engolir” e desviar o homem do grande propósito de salvação.

Cautelosamente, ele (o diabo) não deixa de apontar seus dardos para a ambição humana com a intenção de iludir o homem de que ele não é mera criatura, que não é um ser inferior e dependente.

A serpente fala na boca daqueles seus amigos que te chamam para praticar os prazeres da carne que corrompe sua moralidade. Satanás fala na boca da mulher que sabe que você é casado e dá em cima de você tentando te seduzir para que você caia na tentação e assom destruir seu lar e sia família. Ele fala também na boca do homem que dá em cima de você mesmo sabendo que você é crente e comprometida…O objetivo dele é plantar ódio, mágoa, rancor, separação, desunião, tristeza, choro, dor, mentiras…

Ele fala na boca dos seus “parça” que te chamam para usar drogas e encher a “cara” até da “pt”

É ele falando na boca daquele que te chama “pra fazer uns corre” (Roubar/Assaltar/Assassinar/Estuprar/Espancar/Brigar…)

Ele fala na tua mente pra você trair sua esposa(o), é ele quando coloca em você o desejo da prostituição/fornicação sem você ser casado com a pessoa no qual está se relacionando intimamente.

Satanás te apresenta o fruto, mas ele não te obriga a comer do fruto – a decisão é sempre sua!

Despertemos! Satanás ainda tem usado da mesma arma e muitos caem.

Narcisismo: Veneramos mais o “EU” distorcendo a imagem ao qual fomos criados. A fala da serpente no Jardim do Éden continua a ecoar em nossos dias: “Tu serás como Deus”. O homem dá ouvidos a essa insinuação ilusória da serpente por não aceitar ser criatura. O ser humano é a única criatura a recusar a ser o que é. Adão só desejou ser igual a Deus por que recusou ser quem realmente era: Criatura, Insuficiênte, Impotente. Essa é a condição do homem miserável em pecado, pobre espiritualmente, cego pois só vê conforme a carne e nú. Mortos que pensam que são “deuses” soberbos, arrogantes e egocêntricos.

As palavras que Satanás escolheu também revelam muito. Ele semeou dúvidas na mente de Eva, dando a entender que Deus estava retendo dela algo de bom e restringindo desnecessariamente a sua liberdade (É assim até hoje quando ele fala na mente e o homem diz que a Bíblia é um livro cheio de regras que te impedem de ser feliz e fazer o que quiser e que não haverá julgamento)

Ele continua fazendo muitos caírem em tentação. Tristemente, sua boca não é a da serpente, mas de pessoas descompromissadas com o evangelho, são corações distantes de Deus, amantes dos prazeres da carne, com suas paixões infames (alegando que é amor), caminhando segundo a imoralidade.

Vemos muitos distorcendo a Palavra de Deus, postando versículos isolados, descontextualizando seus textos só para satifazer seus egos e desviar a muitos de viver a vida dentro de uma conduta moral em uma vida sem pecados.

Satanás só veio para Destruir, ele destrói famílias, casamentos, lares com seus vicios e drogas ilícitas, com brigas, violências e abusos – hoje o que vemos são choros, lágrimas, mentiras, mágoas e ódio. Quantos estão morrendo fisicamente e espiritualmente?

Adão Fracassou no paraíso e Jesus venceu no deserto! Observe que o problema não está no lugar, mas sim nas escolhas, nas atitudes, nos desejos, nas palavras e nas ações.

A própria palavra “Serpente” é diretamente ligada a “Sedução” é comum “Serpente” significar “aquele que seduz?”. E foi isso que Satanás fez, ele seduziu Eva com suas tão “doces e contraditórias” palavras!

A sagacidade da serpente que enganou a Eva ainda continua seduzindo e corrompendo as mentes humanas a se afastarem da simplicidade de Cristo.

Precisamos ficar sempre atento contra a sagacidade do peçonhento “Satanás”, a serpente que ainda está viva e vive atormentando pessoas, casais, famílias e ministérios no único intuito de seduzir para poder destruir.

Eva tinha todo o Éden, mas Satanás desviou a atenção dela para o que lhe era proibido (E você onde está tua atenção agora?)

VIGIEMOS e estejamos surdos à voz da serpente!

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41)

Pecado não é ser tentado, pecado é ceder e praticar o pecado. Satanás te oferece o “Fruto Proibido – Pecado”, mas ele não te obriga a “Comer, Pegar e Praticar” o erro. A decisão é sua!

Satanás ainda circula livremente entre o céu e a terra – vemos isso no Éden, na história de Jó e na tentação de Jesus… cair não significa sair…ser expulso não significa ser anulado…

A serpente é venenosa, ela ainda ataca e sua picada tem veneno e é um veneno que mata, assim como matou o casal do Éden. Satanás é a Enfermidade e a morte. Mas, você tem o antídoto e chama-se Jesus, Ele é a cura, Ele é a vida!

O que nos foi ocultado é que não nos tem utilidade para a salvação, ou seja, não tem importância para nossa alma, pois para herdar a vida eterna não depende desses detalhes. O ideal é parar de agir com irresponsabilidade inventando “argumentos e desculpas” para não querer um compromisso sério com Deus. A criação ainda traí a Deus!

Cuidado, a serpente ainda fala!

(Para Entender Melhor Sobre Esse Assunto da Serpente que Ainda Fala  – CLICA AQUI)

A verdade é que não adianta discutir se Eva mordeu maçã ou pera, se Satanás é em forma de serpente ou se ele entrou no corpo da serpente em uma possessão demoníaca fazendo ela de médium..este não é o foco. Agora a busca do ser humano é voltar pra casa e para isso é preciso largar do fruto proibido (pecado) e deixar de dar atenção as conversar de Satanás!

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei” (Deuteronômio 29:29)

Deus abençoe á todos!

TEXTOS QUE VOCÊ POSSA SE INTERESSAR TAMBÉM:

  • CLIQUE AQUI E ESCOLHA UM OUTRO TEMA PARA LER;

– Se você gostou, ajude a divulgar nossa página Curtindo e compartilhando no Facebook: Metamorfose Cristã

VOCÊ DESEJA LER E ENTENDER A BÍBLIA, PORÉM TEM DIFICULDADES PARA COMPREENDER OS TEXTOS? AGORA VOCÊ JÁ PODE INICIAR SUA LEITURA BÍBLICA DE FORMA FÁCIL E SIMPLES 😉 É DE GRAÇA 😄 PARA INICIAR BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO👇

CLIQUE AQUI E BOA LEITURA 😍