O fato concreto que desencadeou a segunda guerra mundial foi origem: unitau-sp

O fato concreto que desencadeou a segunda guerra mundial foi origem: unitau-sp

1. (FMJ SP/2012) Leia os textos.

I. “Truman, Stalin e Churchill (substituído depois por Clement Attle) foram os principais líderes do encontro que, em julho de 1945, tratou da desmilitarização da Alemanha e ratificou a decisão anterior de dividi-la em quatro zonas de ocupação militar (britânica, francesa, norte-americana e soviética). Nesse encontro, diferentemente dos anteriores, predominaram as diferenças e hostilidades entre Estados Unidos e União Soviética.”

II. Terminado o conflito, (...) Estados Unidos, URSS, Reino Unido e França firmaram o acordo pelo qual se instituía um tribunal militar internacional para julgar os maiores criminosos de guerra. O processo teve início a 20 de novembro de 1945.

Os acusados eram 22 e estavam incluídos, à exceção de Hitler que se suicidara, todos os máximos dirigentes políticos e militares da Alemanha.

(Norberto Bobbio, Dicionário de política. Brasília: UnB, 1986. P. 302. Adaptado)

Os textos aludem, respectivamente,

a) à Conferência de Paris e ao Tribunal de Frankfurt.

b) ao Tratado de Versalhes e ao Tribunal de Rosenberg.

c) à Conferência de Munique e ao Tribunal Internacional de Haia.

d) ao Pacto de Varsóvia e aos Julgamentos de Auschwitz.

e) à Conferência de Potsdam e ao Tribunal de Nuremberg.

2. (UEPA/2013) “Seu nome é Paul Tibbets, 30 anos, veterano de batalhas aéreas, ele foi escolhido a dedo para liderar a missão cujo propósito exato não foi dito a nenhum de seus homens. Eles sabem apenas que irão pôr fim à guerra. O avião chamado Enola Gay leva a bomba atômica intitulada Little Boy para ser lançada em uma cidade japonesa. Após o seu lançamento, o impacto na cidade é imediato e catastrófico. Hiroshima havia desaparecido e cerca de 80 mil pessoas morreram nos primeiros segundos depois da explosão. Outros milhares irão morrer mais tarde, pelas queimaduras ou radiações. Um dos participantes do voo capta sete imagens da nuvem em forma de cogumelo: era a imagem da aniquilação”.

(Hiroshima. 2 º Guerra Mundial. Revista História. Ano 1. Edição n° 11, s/d, p.36)

O fato acima descrito representou historicamente:

a) o estabelecimento de uma ordem mundial unipolar liderada pelos EUA.

b) a rendição do Japão e o final da 2ª Guerra Mundial.

c) o banimento de armas nucleares dos arsenais bélicos mundiais.

d) um prolongado atraso econômico e tecnológico do Japão.

e) uma opção racista de aniquilamento do inimigo asiático em lugar do europeu.

3. (UFG GO/2013) Leia o fragmento a seguir.

Desde o primeiro conflito mundial, a “trégua dos padioleiros” se apaga e não reaparece mais, salvo de maneira excepcional; os feridos agonizam no local dos combates e, na maioria dos casos, o inimigo atira sobre os que lhes prestam socorro. Está livre o caminho para as atrocidades que têm o corpo como alvo.

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. Massacres: o corpo e a guerra. In: COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. História do corpo: as mutações do olhar. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009, p. 396. (Adaptado).

Ocorridas na primeira metade do século XX, as guerras mundiais causaram impacto na imagem civilizada que a Europa construíra de si. Esse impacto decorre de uma mudança na concepção de guerra, explorada no fragmento, que se associa

a) à precariedade técnica do trabalho médico nas ambiências de conflito, indicando as dificuldades de atendimento aos soldados.

b) à ampliação da ideia de inimigo, demarcando a proteção física como um problema para os beligerantes, em meio à escalada da violência.

c) à disseminação de imagens dos corpos dilacerados, traduzindo a morte como uma circunstância natural no cenário da guerra.

d) à disciplina militar exigida dos socorristas, resultando em cursos de treinamento sobre métodos de sobrevivência em campo de batalha.

e) ao desrespeito aos tratados assinados para a guerra, considerando a proibição de maus-tratos direcionados ao inimigo aprisionado.

4. (UFPA/2013) “Os judeus tinham que usar uma estrela amarela, [...] tinham que entregar as bicicletas, [...] não podiam andar de bonde, [...] ficavam proibidos de dirigir automóveis.[...] só podiam fazer compras das três às cinco horas e só em casas que tivessem placa dizendo ‘casa israelita’. Os judeus deviam recolher-se às suas casas às oito da noite [...]. Ficavam proibidos de ir a teatros, cinemas e outros lugares de diversão.”

FRANK, Anne. Diário de uma jovem. São Paulo: Editora Mérito S. A., 1958, p. 14, 3ª edição.

Esse trecho, que foi retirado do diário de uma adolescente judia prisioneira num campo de concentração, na Alemanha, onde morreu em 1945, revela

a) poucas e distorcidas informações para se compreender o que foi a 2ª Guerra Mundial.

b) detalhes das perseguições sofridas pelos judeus na Alemanha, durante a 1ª Guerra Mundial.

c) ideias falsas, pois os alemães não podiam abrir mão do dinheiro que os judeus gastavam em locais como cinemas e teatros.

d) aspectos importantes para nossa compreensão acerca das perseguições sofridas pelos judeus, desde a 2ª Guerra Mundial até os anos de 1960, com o fim do apartheid.

e) a importância desse diário como documento histórico que registrou, para a posteridade, a perseguição sofrida pelos judeus durante a 2ª Guerra Mundial.

5. (UFTM MG/2013) Os combates entre Estados Unidos e Japão, durante a Segunda Guerra Mundial,

a) eliminaram as influências chinesa e soviética sobre o centro da Ásia e o Norte do Pacífico.

b) derivaram, em grande medida, dos interesses políticos e estratégicos conflitantes dos dois países no sudeste asiático.

c) iniciaram-se com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e se encerraram com o ataque japonês a Pearl Harbor.

d) contribuíram, em grande medida, para a manutenção da hegemonia militar britânica e francesa no Sul do Pacífico Sul e no sudeste asiático.

e) incluíram amplas ações militares de aliados dos dois países e deslocaram o conflito, antes concentrado no Oceano Pacífico, para o continente europeu.

6. (IFPE/2014) “Hiroshima lembra os 68 anos da bomba atômica. Cerimônia na cidade japonesa tem minuto de silêncio para lembrar as vítimas do 1º ataque nuclear da história e pede o fim da proliferação das armas atômicas”

Disponível em: Acesso em: 28ago.2013

As guerras passam, mas as memórias de suas atrocidades e perdas têm que ser reativadas constantemente para que as novas gerações participem e tentem entender o que aconteceu. A II Guerra Mundial aconteceu entre 1939 e 1945. Sobre este fato histórico lembrado pelas vítimas de Hiroshima, leia as afirmativas abaixo e marque a opção que se apresenta correta.

a) Em agosto de 1941, diante do Parlamento, Winston Churchill proferiu sua famosa frase: “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior." Estava, com certeza, referindo-se à guerra civil espanhola causadora de muitos rancores entre os aliados.

b) Em 1945, recém-saídos da invasão da China ao seu território, os japoneses atacaram a base americana de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico, razão pela qual se justificou o lançamento das bombas atômicas em território japonês.

c) Em 1938, a Áustria foi anexada pelo 3º Reich, caracterizando o início da expansão imperialista alemã, o que causou uma reação de apaziguamento pelas demais potências ocidentais.

d) O acesso aos poços de petróleo explorados na Polônia levou os alemães a invadirem-na. Este fato, apesar de sério, não foi o que levou à declaração de guerra contra a Alemanha pelos aliados.

e) Em junho de 1944, uma força conjunta de norte-americanos, ingleses, franceses, italianos e japoneses estabeleceram um acordo de paz que acabou por isolar a Alemanha, favorecendo a vitória dos aliados.

7. (Mackenzie SP/2014) Com relação aos dois grandes conflitos mundiais, de 1914–1918 e de 1939–1945, considere as afirmativas.

I. O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens dos dois conflitos mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as tensões mundiais devido à disputa por áreas de influência e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.

II. As duas guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus, desenvolveram a consciência nacional deles, influenciando decisivamente no processo de descolonização afro-asiática.

III. O questionamento dos postulados liberais do capitalismo foi intensificado a partir dos dois conflitos, o que criou as condições favoráveis para a expansão dos ideais anarquistas em todo o mundo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa I está correta.

b) Somente a afirmativa II está correta.

c) Somente a afirmativa III está correta.

d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.

8. (UDESC SC/2014) Analise as proposições que se referem ao período entre a I e a II Guerra Mundial na Europa, e marque (V) para verdadeira e (F) para falsa.

(__) As condições do tratado de paz que encerrou a I Guerra Mundial e obrigou a Alemanha a pagar pesadas indenizações de guerra foi um dos fatores que contribuiu para a ascensão do partido de Adolf Hitler ao poder.

(__) Com a necessidade dos homens irem para o front de guerra, as mulheres foram convocadas a trabalhar em postos de trabalhos, normalmente ocupados pelos homens, como por exemplo, nas indústrias metalúrgicas e de armamentos.

(__) O período do entre guerras foi marcado por revoltas e greves dos trabalhadores em muitos países europeus, devido às condições de trabalho e à carestia. Em muitos países este foi um fator que levou governos autoritários e nacionalistas ao poder.

(__) Este período foi marcado pelo surgimento da televisão, meio de comunicação que foi muito utilizado pelos governantes para fazer propaganda de suas políticas sociais durante a II Guerra Mundial.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

a) F – V – V – V

b) V – V – V – F

c) V – V – F – V

d) V – V – V – V

e) V – F – V – V

9. (Fuvest/2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.

Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.

I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas.

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.


10. (IFPE/2014) Em 24 de abril de 1945, as tropas soviéticas cercaram Berlim. Hitler, que se refugiava numa fortaleza – o bunker – cometeu suicídio no dia 30 de abril. Em 2 de maio, Berlim capitulou e as tropas alemães renderam-se aos aliados.

O texto acima retrata o final da Segunda Guerra Mundial, um trágico acontecimento que marcou profundamente a história dos povos no século XX. Sobre a Segunda Guerra Mundial e suas consequências, assinale a alternativa correta.

a) O conflito teve início em 1º de setembro de 1939, quando as tropas nazistas invadiram a Inglaterra.

b) A Segunda Guerra Mundial foi a expressão da luta entre as democracias ocidentais e o socialismo soviético.

c) Após a Guerra, em 1945, foi criada a ONU, organismo voltado para promover a paz mundial.

d) A Alemanha derrotada teve seu território dividido entre norte-americanos e franceses, situação que perdura até os dias atuais.

e) Entre as consequências imediatas da Guerra está a derrocada da hegemonia econômica e bélica dos Estados Unidos.

11. (UERN/2013) Tratado de Versalhes

Os governos aliados e associados declaram e a Alemanha reconhece que a Alemanha e seus aliados são responsáveis por tê-los causado, por todas as perdas e danos sofridos pelos governos aliados e associados e pelos seus nacionais em consequência da Guerra, que lhes foi imposta por agressão da Alemanha e de seus aliados. (...) (Apud. Kátia Mattoso. Op. Cit.. O Tratado de Versalhes, art. 231. p. 166-169.)

O Tratado de Versalhes é um marco importante no final da Primeira Guerra Mundial. Tanto a Primeira Guerra quanto a Segunda marcaram de forma indelével a história da humanidade. Sobre as duas grandes guerras mundiais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) As perdas humanas e materiais foram desastrosas, tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra, porém consideradas justificadas diante dos avanços político-territoriais e econômicos alcançados no continente Europeu.

(__) Na Primeira Guerra, ao contrário do que ocorreu na Segunda, o conflito é denominado “mundial”, pois incorporou todos os países europeus e asiáticos, com exceção da URSS, já envolvida no processo de implantação do socialismo.

(__) Na Segunda Guerra, apesar da existência da “guerra de movimento” e da “guerra de trincheiras”, como na Primeira Guerra, a predominância das batalhas foi no meio marítimo devido à concentração dos conflitos no Mar Mediterrâneo.

(__) Os tratados de paz, assinados em ambas as guerras, foram seguidos criteriosamente pelos países- membros, com a orientação e a direção da ONU, organização que se incumbiu de exigir o cumprimento dos mesmos.

A sequência está correta em

a) F, F, F, F

b) V, V, F, F

c) V, F, V, V

d) V, V, V, V

12. (ENEM/2009) O objetivo de tomar Paris marchando em direção ao Oeste era, para Hitler, uma forma de consolidar sua liderança no continente. Com esse intuito, entre abril e junho de 1940, ele invadiu a Dinamarca, a Noruega, a Bélgica e a Holanda. As tropas francesas se posicionaram na Linha Maginot, uma linha de defesa com trincheiras, na tentativa de conter a invasão alemã.

Para a Alemanha, o resultado dessa invasão foi

a) a ocupação de todo o território francês, usando–o como base para a conquista da Suíça e da Espanha durante a segunda fase da guerra.

b) a tomada do território francês, que foi então usado como base para a ocupação nazista da África do norte, durante a guerra de trincheiras.

c) a posse de apenas parte do território, devido á resistência armada do exército francês na Linha Maginot.

d) a vitória parcial, já que, após o avanço inicial, teve de recuar, devido á resistência dos blindados do general De Gaulle, em 1940.

e) a vitória militar, com ocupação de parte da França, enquanto outra parte ficou sob controle do governo colaboracionista francês.

13. (ENEM/2009) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “doutrina Monroe Japonesa”.

A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer a tutela sobre a Coréia. Definida sua área de projeção o Japão passou a ter atritos constantes com a china e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a china, em 1937.

REIS FILHO, D.A. (org). o século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Sobre a expansão japonesa, infere-se que

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.

b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coréia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.

c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia.

d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.

e) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, originando a guerra entre os dois países.

14. (IFPE/2015) Um dos aspectos mais bárbaros da Segunda Guerra Mundial foi o holocausto, que se constituiu

a) na migração forçada de alemães para países aliados.

b) na execução em massa de judeus.

c) na ascensão de Hitler ao poder.

d) no lançamento das bombas atômicas no Japão.

e) na censura aos meios de comunicação.

15. (IFPE/2015) Analise as proposições abaixo sobre a Segunda Guerra Mundial.

I. Os países que compunham o Eixo, contra o qual foi declarada a guerra, foram Alemanha, Itália e Japão.

II. O início desta guerra se deu com o lançamento, pelos Estados Unidos, das bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.

III. Um dos fatos determinantes para a entrada dos Estados Unidos no conflito foram os ataques à base militar estadunidense de Pearl Harbor.

IV. A mulheres participaram de diversas formas da II Guerra Mundial, como, por exemplo, enfermeiras nos fronts ou fabricando armas e munições.

V. Antes alinhado com os Estados Unidos, o Brasil, governado por Getúlio Vargas, sofreu pressão italiana e entrou no conflito para lutar ao lado dos países do Eixo.

Estão corretas, apenas:

a) I, III e IV

b) I, III e V

c) II e III

d) III, IV e V

e) III e IV

16. (UEG GO/2015) “Os olhos do mundo estão sobre vocês” (Dwight Eisenhower)

A frase acima foi dita pelo comandante das tropas aliadas durante o chamado “Dia D”. No dia 6 de junho de 2014, comemoraram-se os 70 anos do Desembarque da Normandia, um dos episódios mais conhecidos da II Guerra Mundial. A importância desse acontecimento se deve ao fato de que ele

a) possibilitou que os exércitos britânico e americano apressadamente evitassem a conquista da Europa Ocidental pelo exército soviético.

b) permitiu a abertura de uma nova frente de batalha pelo exército Aliado e iniciou a libertação da Europa do jugo nazista.

c) demonstrou a superioridade técnica do exército nazista, que, liderado por Romell, antecipou o local do desembarque e infligiu pesadas baixas aos aliados.

d) viabilizou a libertação de Paris pelo exército da resistência francesa, liderado pelo experiente herói de guerra, Charles de Gaule.

17. (UNIMONTES MG/2015) Nos primeiros anos, logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão, derrotado, teve que aceitar a imposição de severas medidas. Entre essas medidas, é INCORRETO elencar:

a) A ocupação norte-americana e a dissolução dos Zaibatsu (fortes conglomerados econômicos).

b) A divisão do país em áreas de influência e a perda de vinte por cento do seu território.

c) A imposição de uma Constituição Parlamentar que limitou os poderes do imperador Hiroito.

d) A desmilitarização, por meio, principalmente, da dissolução da maioria de suas indústrias bélicas.

18. (Fundação Lusíadas – SP) Realizar o “Anchluss” era um velho sonho dos nazistas. E isso começou a ser conseguido por Hitler em março de 1938. A expressão entre aspas e a data são suficientes para elucidar o sonho nazista de:

a) ocupação da região do Reno, desmilitarizada pelo Tratado de Versalhes.

b) anexação do corredor polonês, restabelecendo a relação com a Prússia.

c) repúdio total às imposições do Tratado de Versalhes.

d) ascensão de Hitler ao poder.

e) marchar sobre a Áustria, a sua anexação e a concretização da ideia do pangermanismo (reunificação das etnias alemãs).

19. (Fac. Med. Ribeirão Preto-SP) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), a partir de 7 de dezembro de 1941, adquire um caráter mundial quando os:

a) russos tomam a iniciativa de anexar o território dos Estados bálticos.

b) alemães invadem a região mediterrânica da Ásia.

c) japoneses atacam a base americana de Pearl Habor.

d) franceses, por determinação de Petain, ocupam o sudeste da Ásia.

e) chineses cedem a maior parte do seu território às tropas do Eixo.

20. (Fuvest) “Esta guerra, de fato, é uma continuação da anterior.”

(Winston Churchill, em discurso feito no Parlamento em 21 de agosto de 1941).

A afirmativa acima confirma a continuidade latente de problemas não solucionados na Primeira Guerra Mundial, que contribuíram para alimentar antagonismos e levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Entre esses problemas, identificamos:

a) o crescente nacionalismo econômico e o aumento da disputa por mercados consumidores e por áreas de investimentos.

b) o desenvolvimento do imperialismo chinês da Ásia, com abertura para o Ocidente.

c) os antagonismos austro-ingleses em torno da questão da Alsácia-Lorena.

d) a oposição ideológica que fragilizou os vínculos entre os países, enfraquecendo todo tipo de nacionalismo.

e) a divisão da Alemanha, que a levou a uma política agressiva de expansão marítima.

21. (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.

b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.

d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.

e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.

22. (UFRGS/2015) Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que

a) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira.

b) a tomada de Monte Castelo, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB.

c) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território.

d) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937.

e) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

23. (UFPR/2015) Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”.

Fonte: CPDOC. "Fatos & Imagens > 1944: O Brasil vai à guerra com a FEB".

Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.

b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas.

c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo.

d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas.

e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas.

24. (Fuvest/2009) As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas.

Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo.

I. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial.

II. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano, que causam doenças como o câncer ou são transmitidas para a geração seguinte, caso tenham ocorrido nas células germinativas. 

III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias nações desenvolveram armas atômicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, têm-se China, Estados Unidos, França, Índia, Israel, Paquistão, Reino Unido e Rússia.

Está correto o que se afirma em

a) I, somente.

b) II, somente.

c) I e II, somente.

d) II e III, somente.

e) I, II e III.


25. (UNITAU) O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi:

a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia;

b) a tomada do “Corredor Polonês” que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos;

c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich;

d) a efetivação do “Anschluss”, que desmembrou a Áustria da Alemanha;

e) a invasão da Polônia por tropas alemãs, quebrando o Pacto Germano-Soviético.

GABARITO

O fato concreto que desencadeou a segunda guerra mundial foi origem: unitau-sp

O fato concreto que desencadeou a segunda guerra mundial foi origem: unitau-sp