Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Treine seus conhecimentos através destes exercícios sobre propriedades dos compostos iônicos. Vamos lá!

Questão 1

(UFMG) Um material sólido tem as seguintes características:- não apresenta brilho metálico;

- é solúvel em água;

- não se funde quando aquecido a 500 ºC;

- não conduz corrente elétrica no estado sólido;

- conduz corrente elétrica em solução aquosa.

Com base nos modelos de ligação química, pode-se concluir que, provavelmente, trata-se de um sólido

a) iônico.

b) covalente.

c) molecular.

d) metálico.

e) nda.

Questão 2

Tanto o ferro quanto o cloreto de sódio (NaCl) conduzem corrente elétrica quando fundidos. O que há no ferro e no sal fundido que possa explicar tal comportamento?

Questão 3

Qual é o número de íons cloreto necessário para interagir com um íon sódio para formar um cristal de cloreto de sódio?

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Estrutura do cloreto de sódio

a) 8

b) 6

c) 4

d) 3

e) 2

Questão 4

(UFMG) Existem algumas propriedades que são adequadas para caracterizar os sólidos iônicos, uma vez que a grande maioria desses sólidos apresenta essas propriedades. Outras propriedades não são adequadas para esse fim, pois podem existir sólidos iônicos que não apresentam essas outras propriedades. Considere o conjunto dos sólidos iônicos. Entre as propriedades relacionadas, indique a que NÃO será exibida por um grande número de sólidos.

a) Apresentar altas temperaturas de fusão.

b) Conduzir corrente elétrica quando fundido.

c) Ser isolante térmico e elétrico em estado sólido.

d) Ser solúvel em água.

e) Apresentar altas temperaturas de ebulição.

Resposta - Questão 1

Resposta - Questão 2

O ferro é um metal e por isso apresenta elétrons livres, justificando a condução de corrente elétrica. Já no caso do cloreto de sódio, quando fundido ele sofre o fenômeno da dissociação, librando assim íons que justificam a condução da corrente elétrica.

Resposta - Questão 3

Alternativa B. Como o NaCl apresenta um cristal com formato de cubo de face centrada, temos o sódio ocupando o centro de um octaedro regular, estando os íons cloreto ocupando os vértices (6) dele.

Resposta - Questão 4

Alternativa D, pois o número de compostos iônicos que não é solúvel em água é grande.

Características e Propriedades dos Compostos Iônicos

Versão desktop

Copyright © 2022 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)

Os compostos iônicos são caracterizados pela união entre elementos metálicos e não metálicos, por meio de uma transferência de elétrons, resultando em íons. A diferença de eletronegatividade entre esses tipos de elementos é a responsável pelas características dos compostos formados e pela elevada força de atração entre eles.

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.
Os íons são o resultado da união entre elementos metálicos e não metálicos, ou seja, dos compostos iônicos.

Leia também: Entenda a a ionização dos ácidos

Definição de compostos iônicos

Compostos iônicos são formados por íons unidos por forças eletrostáticas, esse tipo de compostos, chamados de ligações iônicas, são ligações entre um metal e um ametal. O elemento metálico possui uma tendência a formar cátions, isto é, perde um elétron para o ametal, que o absorve, formando um ânion.

Para exemplificar, usaremos os átomos de sódio, Na (metal), e o cloro, Cl (ametal), que não são estáveis nos estados fundamentais. Para se tornar estável, é necessário que o átomo de sódio perca o único elétron de sua camada de valência e o cloro, com 7 elétrons na última camada, necessita de receber um elétron para adquirir a estabilidade (regra do octeto).

Com essa transferência de elétron de um átomo para outro, é gerada uma força de atração entre os átomos, formando, assim, a ligação iônica, considerada forte em relação aos outros tipos de ligação entre átomos.

Características dos compostos iônicos

Os compostos iônicos organizam-se na forma de retículos cristalinos, ou seja, um aglomerado de íons organizados forma a estrutura dos compostos iônicos. Seguindo o exemplo descrito anteriormente, o NaCl, pode ser representado da seguinte forma:

A forte atração entre os íons e a estrutura dos compostos iônicos explicam algumas propriedades apresentadas a seguir:

- Altas temperaturas de fusão e ebulição, pelo fato de a força de atração ser alta entre os átomos envolvidos, são necessárias altas temperaturas para que tenha o rompimento dessa força e a mudança de estado físico.

- Os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente, o que se justifica pela propriedade anterior.

- São duros e quebradiços. A estrutura dos retículos cristalinos (cátions e ânions intercalados) conferem um alto grau de dureza para esses compostos.

- São bons condutores de eletricidade quando no estado líquido e dissolvidos em água, mas não conduzem no estado sólido. Os íons que compõem a substância permitem a passagem de corrente elétrica quando estão livres, no estado líquido, ou dissolvidos na água, considerada um dos melhores solventes para os compostos iônicos (alguns compostos, como CaCO3 e AgCl, são considerados exceções e, apesar de polares, são insolúveis em água).

Saiba mais: Descubra o que é radiação ionizante

Exercícios resolvidos

Vamos ver alguns exemplos de exercícios sobre compostos iônicos e ligações químicas:

Questão 01 - (Cefet-MG) Ao reagir um metal alcalino-terroso do terceiro período da Tabela Periódica dos Elementos com um halogênio do segundo período forma-se um composto _______________ de fórmula ____________.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente,

a)  iônico e MgF2.

b)  iônico e Na2O.

c)  molecular e Na2S.

d) molecular e MgCl2.

O metal alcalino terroso do 3º período é o Mg, magnésio, e o halogênio do 2º período, o F, flúor.  Por se tratar de uma ligação entre um metal e um ametal, estamos falando de uma ligação iônica, o que irá resultar em um composto iônico.

O Mg possui dois elétrons na última camada e para se tornar estável deve perder esses elétrons, tornando-se um cátion, Mg2+. O F, possui 7 elétrons na camada de valência e deve ganhar 1 elétron para se tornar estável, formando o ânion F-. Ao unir os dois íons, é necessário que se tenha dois F- para neutralizar a carga do Mg2+, o que irá resultar no composto MgF2.

Portanto, a resposta do exercício LETRA A.

Questão 02 - (EsPCEX) Compostos iônicos são aqueles que apresentam ligação iônica. A ligação iônica é a ligação entre íons positivos e negativos, unidos por forças de atração eletrostática. (Texto adaptado de: Usberco, João e Salvador, Edgard, Química: química geral, vol 1, pág 225, Saraiva, 2009).
Sobre as propriedades e características de compostos iônicos são feitas as seguintes afirmativas:

I. apresentam brilho metálico.

II. apresentam elevadas temperaturas de fusão e ebulição.

III. apresentam boa condutibilidade elétrica quando em solução aquosa.

IV. são sólidos nas condições ambiente (25 ºC e 1atm).

V. são pouco solúveis em solventes polares como a água.

Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas

a)  II, IV e V.

b)  II, III e IV.

c)  I, III e V.

d) I, IV e V.

e)  I, II e III.

Julgando os itens do exercício:

I – ERRADO, pois o brilho metálico é característica dos compostos formados por ligações metálicas.

II – CORRETO, pois, devido às altas forças de atração entre os íons, os compostos iônicos irão apresentar altas temperaturas de fusão e ebulição.

III- CORRETO, pois os íons dissolvidos na água permitem a passagem da corrente elétrica.

IV- CORRETO, pois os compostos iônicos são sólidos na temperatura ambiente devido às elevadas temperaturas de fusão e ebulição.

V- ERRADO, pois a água é considerada um dos melhores solventes para os compostos iônicos, mas há algumas exceções.

A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.

Segundo a teoria ou regra do octeto, os átomos dos elementos ficam estáveis quando atingem a configuração eletrônica de um gás nobre, ou seja, quando eles possuem oito elétrons em sua camada de valência (camada mais externa) ou dois elétrons — no caso de possuírem somente a camada eletrônica K.

Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade. Por exemplo, o hidrogênio no estado fundamental possui somente um elétron na sua camada eletrônica; assim, para ficar estável, ele precisar receber mais um elétron de outro átomo.

Se tivermos dois átomos de hidrogênio, ambos precisarão receber um elétron cada. Por isso, em vez de transferirem elétrons (como ocorre na ligação iônica), eles farão uma ligação covalente em que compartilharão um par de elétrons. Desse modo, ambos ficarão com dois elétrons, adquirindo a estabilidade:

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Ligação covalente de formação do gás hidrogênio

Essa forma de representar as ligações químicas, em que os elétrons da camada de valência são colocados ao redor do símbolo do elemento como “pontinhos”, é chamada de fórmula eletrônica de Lewis. Nela, cada par de elétrons compartilhado em uma ligação covalente é representado por um “enlaçamento” entre os dois pontinhos.

Existe outra forma de representar as ligações covalentes, que é por meio da fórmula estrutural. Nessa fórmula, cada par compartilhado é representado por um traço. Veja:

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Representação das ligações covalentes em fórmulas estruturais

Assim, a ligação que forma o gás hidrogênio é representada da seguinte forma: HH. E sua fórmula molecular é H2.

Visto que o hidrogênio é capaz de realizar somente uma ligação covalente, dizemos que ele é monovalente. Veja na tabela a seguir a quantidade de ligações covalentes que os principais ametais e semimetais podem realizar:

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Possibilidades de realização de ligação covalente dos ametais e semimetais principais da Tabela Periódica

Com base nisso, consideremos agora a molécula de dióxido de carbono (CO2). O carbono, que pertence à família 14, possui quatro elétrons na última camada, como mostrado na tabela, e precisa fazer quatro ligações covalentes para ficar estável. Já o oxigênio é da família 16, possui seis elétrons na camada de valência e precisa realizar duas ligações. Desse modo, o carbono compartilha dois pares de elétrons ou faz duas ligações duplas com cada átomo de oxigênio. Veja como ficam as fórmulas eletrônica e estrutural, respectivamente, do dióxido de carbono:

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Fórmula eletrônica e estrutural do dióxido de carbono

Veja mais exemplos a seguir:

Marque a alternativa que não corresponde às características dos compostos covalentes.

Exemplos de ligações covalentes (fórmulas eletrônicas)

Mas existe um tipo especial de ligação covalente. Estude sobre ela no texto Ligação Covalente Dativa.