Como fazer um projeto de mestrado em literatura comparada

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    ..............7 Área: ESTUDOS DE LITERATURA .....................................................................................................8 Especialidade: LITERATURA BRASILEIRA.....................................................................................8 Especialidade: LITERATURAS PORTUGUESA E LUSO-AFRICANAS...........................................9 Especialidade: LITERATURA COMPARADA.................................................................................10 Especialidade: LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS................................................... 11 Av. Bento Gonçalves, 9500 - Campus do Vale Caixa Postal 15002 - 91501-970 - POA -RS e-mail: - Fone 0 xx 51 3308-6699 / FAX 0xx51 3308-6712 Home Page: http://www.ufrgs.br/ppgletras 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Letras Programa de Pós-Graduação em Letras Área: ESTUDOS DA LINGUAGEM Especialidade: LINGUÍSTICA APLICADA I. BIBLIOGRAFIA: recomenda-se a consulta e a leitura da produção dos docentes da Especialidade (ver currículos na Plataforma Lattes do CNPq). II. PROJETO DE DISSERTAÇÃO: pleiteando a orientação de um dos docentes da Especialidade (sugestão de roteiro disponível no item Atendimento ao Discente na página do PPG/Letras). O projeto deve estar diretamente relacionado com as linhas de pesquisa da Especialidade e com os projetos de pesquisa do orientador pleiteado. A entrega do Projeto deve ser feita em duas…

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    UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI DEPARTAMENTO DE LETRAS PROJETO DE MONOGRAFIA Marcelo Baldin Nodari Betânia Rosa Barros Imperatriz 2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE IMPERATRIZ – CESI DEPARTAMENTO DE LETRAS PROJETO DE MONOGRAFIA Marcelo Baldin Nodari Betânia Rosa Barros Projeto de…

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    PROJETO E MONOGRAFIA Não há um modelo único para elaboração de um projeto de Pesquisa, porém deverá conter: introdução (o que é, como e por quê); desenvolvimento (solução do problema por meio de referencial teórico-metodologo) e conclusão (resultado da aplicação do método e da técnica). Franz Victor Rudio em Introdução ao projeto de pesquisa sugere que sejam respondidas as seguintes indagações: 1. O QUE FAZER? (natureza e formulação do problema da pesquisa e do…

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    divergências entre a minissérie global Capitu e a obra machadiana. INTRODUÇÃO Muito se tem discutido, recentemente, acerca de Machado de Assis e de suas importantes contribuições para a literatura brasileira. Machado de Assis é um dos precursores do Realismo. Ele contribuiu com a ruptura da tradição. O seu papel foi de fundamental importância, sendo considerado um dos maiores críticos da nossa história. Alguns críticos afirmam que Machado não precisou sair do Brasil para adquirir tais…

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    UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS COORDENAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS Samuel de Andrade e Silva A identidade “queer” no romance de Manuel Puig, O beijo da mulher-aranha, e no filme homônimo de Hector Babenco. UFPI 2010 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS COORDENAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM LETRAS Samuel de Andrade e Silva …

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    COMO FAZER SUA MONOGRAFIA - 26/07/2010 Fazer um trabalho acadêmico exige muito de qualquer pesquisador ou estudante. Além de todo esforço em torno do tema do trabalho, é fundamental ainda, adequá-lo às normas de apresentação. Afinal, de nada vai adiantar você empenhar todos os seus esforços no desenvolvimento do tema se na hora de apresentá-lo ele não estiver dentro dos padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Esses padrões foram criados por…

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    PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PUC - MINAS/BETIM METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO – MONOGRAFIA I PROFESSOR: GILBERTO J. B. DAMASCENO PROJETO DE MONOGRAFIA TÍTULO: PALAVRAS-CHAVE (citar três): ÁREA TEMÁTICA: TEMA ESPECIFICADO PROBLEMA: NOME DO PESQUISADOR: NOME DO ORIENTADOR: UNIDADE: _________________________________________________ TURMA: ________________________ TURNO:__________________ DATA: …

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    Metodologia Científica Como elaborar um projeto de pesquisa Prof.: Cristina Mariano Ruas Brandão E-mail: Agosto de 2014 Objetivos • Idéia geral sobre: Diferentes tipos de Conhecimento; Ciência; Discussão sobre conhecimento Científico; Método Cientifico; Objetivos • Auxiliar na elaboração da pergunta do trabalho; • Descrever a importância e a necessidade do referencial teórico; • Descrever a estrutura e importância do…

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    Tema objeto de estudo Conhecimento disponível Qual é o problema? O que se sabe sobre o problema? O que não se sabe sobre o problema? O que é controverso sobre o problema? Qual a hipótese para o problema? Qual o objetivo do projeto de pesquisa? Quais os resultados esperados? O desenvolvimento do projeto de pesquisa vai permitir avanços e beneficiar setores, indivíduos, processos. O projeto de pesquisa e exequível no período proposto. Partes que compõem o projeto de pesquisa 1.…

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    Como fazer a metodologia do TCC O trabalho de conclusão de curso, também conhecido como TCC, é realizado por alunos como trabalho final dos cursos universitários. O aluno deve elaborar uma monografia que exiba de forma objetiva e metódica os resultados de sua pesquisa. Uma monografia contem seis fases iniciais, são elas: escolha do tema, pesquisa, esboço da monografia, análise de conteúdo, organização do texto, redação final. A metodologia faz parte do projeto, aparecendo no próprio…

LINHAS DE PESQUISAS E PROJETOS VINCULADOS

CRÍTICA E HISTÓRIA LITERÁRIA

Descrição: Ao focalizar a dinâmica da literatura nos sistemas nacionais, procura a especificidade dos gêneros, das técnicas de expressão e das marcas estilísticas em articulação com o processo histórico-cultural; para fundamentar criticamente a avaliação estética.

Projeto vinculado:

PERSPECTIVAS DA LITERATURA BRASILEIRA OITOCENTISTA

Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo de estudar autores e obras do século XIX a partir da consideração do intenso debate literário travado no período, quando diferentes concepções estéticas colocaram em questão a natureza e a função dos diversos gêneros que estavam sendo produzidos. Para atingir esse objetivo, o projeto pretende contemplar duas frentes de estudos. Em primeiro lugar, busca-se analisar a reflexão crítica oitocentista, procurando delinear o universo teórico e conceitual dos seus autores. Inserem-se aqui, não apenas o estudo da crítica e das polêmicas que marcaram o século XIX, mas também de paratextos inseridos pelos escritores em suas obras e de manuais escolares de poética e de retórica. Em segundo lugar, o projeto pretende analisar a produção literária oitocentista, inserindo-a no contexto cultural da sua produção. Nos dois casos, serão privilegiados o trabalho com fontes primárias e o estudo de temas e/ou de obras pouco exploradas pela tradição crítica brasileira.

Equipe:

Prof. Dr. Eduardo Vieira Martins (responsável)

Michele Carina de Oliveira

Natalia Gonçalves de Souza Santos

Karina Freitas de Lima

ESTUDOS COMPARATIVISTAS DA LITERATURA

Descrição: Em sendo a Literatura Comparada um espaço inter-relacional por excelência, abrange-se amplo escopo de estudos, baseados em teorias clássicas e atuais, no diálogo com a crítica, as teorias literárias e outros ramos do saber.

Projetos vinculados:

A LITERATURA COMPARADA NO BRASIL NOS ANOS 80 E 90

Descrição: Tem o objetivo de desenvolver e aprofundar a “(Visão Panorâmica do comparatismo Brasileiro nos anos 80 e 90)", a partir de meus estudos anteriores.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini

ESTUDO SOBRE FAUSTO

Descrição: O projeto de pesquisa concerne em primeiro lugar à tragédia elaborada por Goethe (1749-1832) ao longo de 60 anos (o chamado "Urfaust", iniciado por volta de 1772; "Fausto. Primeira Parte", publicado em 1808; "Fausto. Segunta Parte", publicado em 1833). O estudo da estrutura literária dessa obra máxima da literatura alemã, também de suas fontes literárias, filosóficas, históricas, científicas etc., assim como a história de sua recepção, constituem os principais escopos da pesquisa. Em etapas posteriores, a pesquisa buscará estender-se, sob o aspecto da tematização literária do pacto demoníaco, aos romances fáusticos de Thomas Mann, "Doutor Fausto" (1947), e de João Guimarães Rosa, "Grande Sertão: Veredas" (1956).

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Marcus Vinicius Mazzari

HISTÓRIA E ALEGORIA NO "FAUSTO" DE GOETHE

Descrição - Este projeto de pesquisa refere-se ao Fausto de Goethe, opus magnum da literatura alemã e também (em sua heterogeneidade “clássica”) uma obra das mais peculiares de toda a literatura mundial, uma vez que incorporou, ao longo das seis décadas de sua redação, traços pré-românticos do movimento “Tempestade e Ímpeto”, procedimentos simbólicos da estética classicista e, ainda, os recursos alegóricos do estilo de velhice. Pretende-se que dessa pesquisa resulte um estudo alicerçado nos mais proeminentes textos sobre a obra, que possa oferecer ao leitor brasileiro sínteses consistentes das principais posições teóricas na filologia fáustica, ressaltar os momentos de mudança de paradigma na fortuna crítica e construir também uma interpretação da tragédia (em particular do complexo dramático conhecido como “Tragédia da Colonização”) à luz de aspectos tomados ao processo colonizador brasileiro, o que pode significar uma contribuição até certo ponto inédita aos estudos goethianos.

A pesquisa está centrada em três grandes eixos temáticos. O primeiro diz respeito à tradição “fáustica” anterior a Goethe, que se inicia em 1587 com a publicação do livro popular Historia von  D. Johann Fausten. Sobre essa obra (de importância crucial para o Doutor Fausto, de Thomas Mann) há uma bibliografia imensa, a ser trabalhada de maneira seletiva, isto é, em consonância com os aspectos relevantes para o próprio Goethe. O segundo eixo da pesquisa está voltado prioritariamente ao substrato histórico da tragédia (camuflado com frequência sob a forma alegórica) e, por conseguinte, à sua surpreendente atualidade; abrir-se-á aqui amplo espaço ao papel desempenhado por Mefistófeles, certamente a figura demoníaca mais complexa, irreverente, “carnavalesca” (para usar esse termo central da teoria de Bakhtin) e, sobretudo, moderna de toda a literatura mundial. No terceiro bloco pretende-se contemplar as obras, na literatura posterior a Goethe, que desdobram motivos presentes no Fausto, avultando nomes como Dostoiévski, Fernando Pessoa, Paul Valéry, Mikhail Bulgákov, Thomas Mann ou ainda Guimarães Rosa.

Espera-se, com a pesquisa proposta, contribuir para uma compreensão mais aprofundada dessa obra central da modernidade, que reverbera em praticamente todas as literaturas do ocidente (que se pense ainda, em relação à nossa, num poema como “A máquina do mundo” ou num romance como S. Bernardo) e cuja atualidade é ressaltada pelo renomado economista suíço Biswanger (Geld und Magie, 2005) – para dar apenas esse exemplo – nos seguintes termos: “O Fausto de Goethe é de uma atualidade quase que inimaginável. De todos os dramas escritos até hoje é o mais moderno. Ele coloca em primeiro plano um tema que, mais do que qualquer outro, domina os tempos atuais: o fascínio que emana da economia. [...] Quem não entende a alquimia da economia, eis a mensagem do Fausto goethiano, não consegue captar a monstruosa dimensão da economia moderna”.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Marcus Vinicius Mazzari

Letícia Pereira Mei

Antonio Carlos Crepaldi Junior

Maria Cecilia Marks

Cláudia Gisele Gomes Toledo

Reinaldo Oliveira Hering

Débora Domke Ribeiro Lima

LITERATURA E PINTURA: DA RELAÇÃO EXPLÍCITA À ESCRITURA PICTURAL

Descrição: Apresentar um panorama histórico das relações entre a literatura e pintura e sistematizar, numa perspectiva teórica, procedimentos que viabilizam a presença ou traduzem ecos da pintura na literatura. Vários autores serão convocados para ilustrar as diferentes modalidades de relações entre essas linguagens.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini

LÍRICA E PROSA MODERNA E ALGUMAS ESPECIALIDADES DA RELAÇÃO ENTRE LITERATURA E PINTURA

Descrição: A pesquisa volta-se ao estudo da lírica e da prosa  modernas, vendo a forma do poema ou narrativa como precipitação de um conteúdo histórico.

Um dos pontos de interesse nesse âmbito são as relações entre literatura e pintura, em poetas como William Carlos Williams, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, João Cabral de Melo Neto, Valéry (entre outros), de modo a aclarar como o poema, ao reconfigurar em verso a forma (a estrutura) da tela, a interpreta. Se o poema é assim parte central I dessa pesquisa, importa igualmente o estudo da crítica levada a cabo por poetas ou prosadores, em sua especificidade. Ainda no campo da Literatura Comparada, relevante será a comparação entre dois poetas.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Betina Bischof

Maira Carmo Marquez

Paula Alves Martins de Araújo

Bruna de Carvalho

Marcos Vinicius Ferrari

Ernesto José de Castro Candido Lopes

Gabriela Beatriz Moura Ferreo Bandeira de Souza

Nara Lasevicius Carreira

MITO E NARRATIVA

Descrição: Desde a nossa tradução do livro Da Magia à Ciência de Paolo Rossi,  que trata, em particular, das teorias dos mitos elaboradas por Francis Bacon a partir dos mitos universais idealizamos este projeto. Nele insere-se o trabalho em curso sobre os relatos de viagem do conde E. Stradelli , bem como dos contos e lendas indígenas do Amazonas por ele reunidos, com apoio teórico do livro de E.Meletínski et alii, Estrutura do Conto Maravilhoso.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Aurora Fornoni Bernardini

Ludmila Rodrigues Silva

Gabriela Canale Miola

Valteir Benedito Vaz

Maria Célia Martirani Bernardini Fantin

João Marcelo Amaral Reimão Monzani

Juliana Fragas Figueiredo

Mina Isotani

Patricia Pinheiro Cavalcanti Geampaulo

NARRATIVA LATINO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA (1990 - PRESENTE)

Descrição: O projeto busca estudar a produção literária latino-americana dos últimos 20 anos, além de sua fortuna crítica e de textos teóricos que contribuam para a reflexão sobre o período e suas práticas culturais.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Marcos Piason Natali

Carolina Correia dos Santos

Raquel Vieira Parrine Santana

Tiago Guilherme Pinheiro

Fabiana Carneiro da Silva

Geruza Zelnys de Almeida

Renato Brighenti Prelorentzou

Mariana Peceguini Ruggieri

Gabriel Bueno da Costa

Suzane de Araújo Vieira

Maria Carolina da Silva Rosa

POR UMA ÉTICA DAS FORMAS

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa o estudo de questões teóricas suscitadas pelos escritos do poeta francês Paul Valéry (1871-1945), especialmente as relacionadas à história e à criação poética, tendo como objetivo principal a pesquisa do desdobramento dessas questões na recepção de sua obra entre poetas brasileiros (desde Mário de Andrade e Manuel Bandeira, passando por Drummond e João Cabral até os poetas concretos e Waly Salomão), sem prescindir da análise da vasta recepção do poeta em seu próprio País e na literatura hispano-americana.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Roberto Zular

Lucius Provasse

Fabiano Antonio Calixto

José Ricardo Maciel Kobayaski

Anderson Mezzarono Lucaresi

Eduardo Francisco Junior

Fabio Roberto Lucas

Livia Cristina Gomes

Tazio Zambi de Albuquerque

ROMANTISMO: DIÁLOGOS

Descrição: Leitura de algumas obras do Romantismo alemão e do Romantismo francês. O caminho escolhido parte, em primeiro lugar, do próprio diálogo entre os escritores, e busca acompanhar pela análise crítica e comparativa das obras os percursos criativos e críticos por eles traçados a partir de obras de outros criadores. Aqui contemplamos tanto a recepção viva que resulta em criação, quanto a recepção crítica; assim como a maneira pela qual crítica e criação se encontram concretamente imbricadas nas obras dos autores estudados. O jogo entre reflexão, leitura crítica e criação é decerto uma das contantes do Romantismo: está presente em muitas formulações teóricas, mas também na prática de muitos criadores. Em nosso estudo, consideramos aquelas formulações, mas privilegiamos o caminho do diálogo que se realiza entre as próprias obras. Entende-se ainda que colocar as obras em diálogo e buscar sua iluminação recíproca é algo que pode permitir-nos compreender mais a fundo cada uma delas. Permite-nos também acompanhar temas e procedimentos retomados por alguns autores: certas constantes localizáveis no período romântico (e pós-romântico). O estudo do diálogo entre os criadores tem ainda no horizonte uma reflexão mais geral sobre a crítica literária e a literatura comparada que, ainda hoje, pode ser suscitada pensamento romântico e, sobretudo, pela prática crítica e comparativa encontrada nos autores estudados. O estudo centra-se em algumas questões e em alguns temas. Uma primeira dessas questões, mais geral, é a da relação entre diferentes literaturas que se estabelece de forma particularmente intensa no Romantismo. Centraremo-nos em alguns diálogos entre o Romantismo (e o pós-Romantismo) francês e o Romantismo alemão. A temática do artista (e do poeta) que se encontra em obras de autores como Novalis, E.T.A. Hoffmann, Gérard de Nerval, Charles Baudelaire e Honoré de Balzac é outro eixo da pesquisa e se liga à reflexão sobre o diálogo e a aproximação entre as artes.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Marta Kawano

Ellen Elsie Silva Nascimento

Daniel Santos Garroux

Bruno Berlendis de Carvalho

SACRIFÍCIOS ESCRITOS: LITERATURA, ÉTICA, DIFERENÇA

Descrição: Se a questão do sacrifício atravessou bibliografias antropológicas, historiográficas e filosóficas no século XX, incluindo até um chamado ambíguo, por Jean-Luc Nancy, pelo sacrifício do sacrifício , este projeto de pesquisa pretende revisitar a discussão sobre o sacrifício, agora tendo em vista sua possível contribuição para uma reflexão sobre a literatura contemporânea. Tendo em mente o parecer de Jacques Rancière de que o sacrifício é o anúncio de uma escolha, a pesquisa utiliza a estrutura sacrificial para pensar a literatura, entendendo-a como sempre em disputa com demandas de outra ordem. Através da leitura de textos literários de Roberto Bolaño e José María Arguedas e de textos filosóficos de Jacques Derrida e Emmanuel Levinas, o projeto examina como a literatura, em comparação com a elegia, responde aos dilemas éticos presentes em todo texto fúnebre.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Marcos Piason Natali

VIAGEM E LITERATURA (DO TEMA AO GENERO NA OBRA DE OSMAN LINS)

Descrição: Trata-se de um campo importante da Literatura comparada, ainda pouco estudado no Brasil, sobretudo, a partir da perspectiva de livros escritos por autores brasileiros. O olhar sobre a obra de Osman Lins fundamenta-se no fato de que a viagem atravessa sua escrita, enquanto tema, enquanto elemento estrutural de suas narrativas e enquanto gênero literário, devendo ser estudada a fundo, para a melhor compreensão de sua produção.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini

FORMAS E GÊNEROS LITERÁRIOS

Descrição: Propõe-se a estudar a persistência teórica e as reformulações históricas dos gêneros literários enquanto categoria literária, com especial atenção às rupturas modernas e às formas híbridas contemporâneas.

Projetos vinculados:

A FORMA EM QUESTÃO: ASPECTOS DA NARRATIVA CONTEMPORÂNEA

Descrição: O objetivo desse projeto é aprofundar o estudo de tendências atuais de formalização da matéria e da experiência, a saber: a narrativa curta; o romance-arena; a forma híbrida; a narrativa auto-referencial ou autoficção, discutindo o próprio conceito de forma, de um lado, e sua relação com a problemática contemporânea (já investigada em alguns de meus projetos anteriores: urbanidade, marginalização, exclusão, relações centro/periferia), de outro.

Isso se dá por meio da análise de narrativas contemporâneas brasileiras e estrangeiras, a partir de reflexões teóricas e críticas proporcionadas, sobretudo pela ensaística de Doubrovsky, Eagleton, Jameson, Hutcheon, Piglia etc. e, no contexto brasileiro, por Roberto Schwarz, Rodrigo Naves, Beatriz Resende, Flora Süssekind, entre outros.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Andrea Saad Hossne

Regina Claudia Garcia Oliveira de Sousa

Patrícia Trindade Nakagome

Gisele Novaes Frighetto

CONTÍSTICA MODERNA DO SÉCULO XX: TRADIÇÃO E RUPTURA

Descrição: A pesquisa analisa os principais traços característicos da organização interna de contos de alguns dos mais relevantes contistas do século XX. Com base em tais dados analíticos, procura-se compreender como cada um desses contistas retoma a tradição do conto “clássico” do século XIX e como, a partir da retomada, constrói sua originalidade.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Regina Lucia Pontieri

Giselle Madureira Bueno

Constantino Luz de Medeiros

Eziel Belaparte Percino

Thiago Augusto Oliveira

DOS BASTIDORES DA CRIAÇÃO À POÉTICA DE OSMAN LINS

Descrição: Uma frente de pesquisa no terreno dos bastidores da criação literária de Osman deve ser  aprofundada e ampliada, porque existe denso e farto material que para isso se presta.O processo de criação, a busca do ato de escrever e o compromisso do escritor com seu tempo constituem temas freqüentes da ficção osmaniana. Existem muitos documentos, cadernetas de anotações e correspondência, ricos em informações sobre as preocupações do escritor em diferentes fases de sua vida com essas questões. Reunir, organizar, analisar e interpretar tais documentos, relacionando-os com a ficção de Osman Lins permitirá abrir caminhos para ampliar e aprofundar a compreensão de sua obra bem como para sistematizar  suas idéias sobre tais temas, além de   contextualizá-lo entre os criadores e pensadores de seu tempo, a partir de fontes reveladas, nas cadernetas de anotações e de diálogos explicitados na correspondência.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Sandra Margarida Nitrini

Maria Carolina Manzoli Turatti

Fábio Jose Santos de Oliveira

Márcio Miranda Alves

Darcy Attanasio Taboada Ramos

FORMAS DO ROMANCE MODERNO: IRONIA E DEMONIZAÇÃO

Descrição: Estudo, com grupo de alunos da graduação, da Teoria do romance de Georg Lukács e debate sobre seus conceitos centrais.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Ana Paula Sa Souza Pacheco

Daniela Gomes Uemura

Agnelo Bento Lino Filho

Carolina Serra Azul Guimarães

Tânia Cristina Souza Borges

Danilo Chiovatto Serpa

Vinícius Marques Pastorelli

Felipe Bier Nogueira

João Carlos Ribeiro Junior

Maria Luiza Rangel de Bonis

Thalita Serra de Castro

NARRATIVA, DRAMA E EXPERIÊNCIA MODERNA

Descrição: Estudos sobre formas experimentais da narrativa e do drama moderno e contemporâneo.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Fabio Rigatto de Souza Andrade

Lívia Bueloni Gonçalves

Jakeline Fernandes Cunha de Paula

Luiz Ernani Fritoli

Ligia Razera Gallo

Carlos Eduardo Alves Duarte Santos

Daniel Levy Candeias

Nathália Grossio de oliveira

Flora Cunha dos Santos Dagnat

Daniel Lago Monteiro

Julian Miguel Barbero Fuks

Talita Mochiute Cruz

Wilker Leite de Sousa

Henrique Provinzano Amaral

POÉTICAS DA MODERNIDADE

Descrição: Estudos sobre aspectos da produção lírica e da teoria da pética no período moderno, abrangendo a dialética entre a poesia e os demais gêneros literários e as continuidades e rupturas em relação à poética clássica.

Equipe:

Responsáveis: Professores Drs. Fabio de Souza Andrade e Viviana Bosi

Carlos Frederico Barrere Martin

Andrea Catropa da Silva

Fabricio Carlos Clemente

Ludmila Rodrigues Silva

Rafael da Cruz Ireno

Renan Nuernberger

André Barbugiani Goldfeder

Sérgio Guilherme Cabral Bento

REALISMO E GÊNEROS LITERÁRIOS EM GUSTAVE FLAUBERT

Descrição: A partir de sugestões teóricas e analíticas de Auerbach, Lukács e Bakhtin, a pesquisa quer analisar as relações entre a figuração realista e a dinâmica dos gêneros literários na ficção de Gustave Flaubert, com destaque para "A Educação Sentimental", os "Três Contos" e "Bouvard e Pécuchet". Com isso, procura-se sublinhar a modernidade da narrativa flaubertiana, tanto no plano da composição como no da relação com o leitor, desmentindo visões mais correntes, de inspiração estruturalista e pós-estruturalista, a respeito da suposta ingenuidade pré-reflexiva do realismo oitocentista.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Samuel Vasconcelos Titan Junior

Beatriz de Castro Reinach

Claudia Esteves de Oliveira

Marisa Yamashiro

Silvana da Silva Ribeiro

Marina Miguel Bedran

Tatiana Santos Barreto

TEORIA CRÍTICA E LITERATURA

Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar e interpretar, no âmbito da teoria literária e literatura comparada do século XX, a contribuição dos autores relacionados, direta ou indiretamente, à chamada "Teoria Crítica" (Georg Lukács, Walter Benjamin, Theodor Adorno, Leo Löwenthal, Herbert Marcuse, Eric Auerbach, Peter Szondi, Peter Bürger, Dolf Oehler, Fredric Jameson, entre outros) . No âmbito específico da crítica literária, a pesquisa pretende investigar o contexto de origem, o teor conceitural e as consequências críticas de temas e procedimentos como a "crítica imanente", a "primazia do objeto", a "crítica cultural dialética", o "ensaio como forma crítica que procede metodicamente sem método", a "mediação entre forma e processo social" e a "teoria crítica dos gêneros literários".

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Jorge Mattos Brito de Almeida

Carlos Eduardo de Barros Moreira Pires

Bruno Gambaroto

Isaias Batista de Carvalho Júnior

Daniel Hideki Moriwaki

Jéssica Aracelli Rocha

Vinícius Marques Pastorelli

Flávio Ricardo Vassoler do Canto

Ligia Maria Camargo Silva Cortez

Priscila Casagrande Salomão

Lucas Paolo Sanches Vilata

Gabriela Braga de Jesus Santos

LITERATURA E  PSICANÁLISE

Descrição: Tal vertente desenvolve pesquisas cujo intento está em estabelecer confluências entre a teoria psicanalítica e a leitura da obra literária, visando sublinhar ângulos pouco iluminados por outras correntes críticas.

Projetos vinculados:

FREUD E O CIRCUITO LITERÁRIO

Descrição: Relações entre a psicanálise e a literatura, tomando por base a literatura brasileira desde Machado de Assis.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Cleusa Rios Pinheiro Passos

INTERSECÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E CRÍTICA LITERÁRIA

Descrição: Busca de relações em aspectos teóricos da psicanálise e textos literários, enfatizando os ligados à literatura brasileira.

Equipe:

Responsáveis: Professoras Doutoras Cleusa Rios Pinheiro Passos e Adélia Toledo Bezerra de Meneses

Silvia de Ambrosis Pinheiro Machado

Cristina Araujo Nogueira do Vale

Daniel Cavalcanti Atroch

Márlio Barcellos Pereira da Silva

Wellington Furtado Ramos

Giulia Manera

LITERATURA E SOCIEDADE

Descrição: Busca-se reconhecer e interpretar, no material de que se compõe o texto literário, a configuração mediada de elementos histórico-culturais, sedimentados na forma que os expressa, portanto passíveis de serem estudados a partir de crítica imanente.

Projetos vinculados:

A POESIA EM MOVIMENTO: A RETRADICIONALIZAÇÃO AINDA E SUAS DISSIDÊNCIAS

Descrição: Estudo crítico do regime novo em que entrou a criação poética no Brasil, depois da desagregação do movimento moderno, tendo em vista as principais linhas de força que, a partir dos anos 80, movimentaram a poesia contemporânea brasileira rumo a variadas formas de retradicionalização, até alcançar manifestações mais recentes de insatisfação  com o paradigma vigente, o que repõe na pauta a discussão das relações da poesia com a circunstância histórica imediata, pela volta à referência e inclusão da matéria social.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Iumna Maria Simon

CONTRASTES DA MODERNIDADE: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA

Descrição: Estudo da dinâmica histórica da formação, estabilização e desagregação do projeto moderno no Brasil, considerando os diferentes momentos desse processo, bem como as obras literárias mais significativas.

Equipe:

Responsáveis: Professores. Drs. Iumna Maria Simon, Ana Paula Sá Souza Pacheco e Marcelo Pen Parreira

Fabio Weintraub

Vinícius de Melo Justo

Vinícius de Melo Justo

Vanessa Moro Kukul

Anderson Vitorino Pinheiro

Daniel Levy Candeias

Marcelo Freitas Ferreira de Oliveira

LITERATURA BRASILEIRA DOS ANOS 1930 AOS ANOS 1970 E AS LEITURAS DO BRASIL

Descrição: Este projeto objetiva investigar as maneiras pelas quais as interpretações a respeito do Brasil estão representadas e formalizadas nas obras de Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski e Elizabeth Bishop. Pretende também investigar o grau de tensões e contradições de tais interpretações, à luz, também, de estudos já tradicionais sobre a dinâmica da modernização no país, bem como sobre os estudos que efetivam a crítica desses clássicos.

Por um lado, a leitura das tensões entre campo e cidade, entre a estrutura da família patriarcal e os dilemas do sujeito moderno (em Carlos Drummond de Andrade), ao longo dos anos 1930, 1940 e 1950, e seu confronto com o olhar da estrangeira Elisabeth Bishop (que morou no Brasil nos anos 1950 e parte dos anos 1960) para quem tais contradições surgem como elementos pitorescos, permitem contribuir para compreender questões centrais àqueles anos decisivos, seja no processo de atualização da consciência estética, seja no empenho em "(re)descobrir e (re)interpretar" o país, que realizava novo salto modernizador, sem, não obstante, superar as estruturas tradicionais que detinham o poder.

Por outro lado, na interpretação de Paulo Leminski, o Brasil surge representado na tensão entre civilização (e domínio do "esclarecimento") e "barbárie" (na natureza - ambiental e humana - indomável e avessa à "domesticação" esclarecida), cujo resultado seria a impossibilidade de qualquer projeto de racionalização. No final dos anos 1950, e ao longo dos anos 1960 e 1970, não será esta a única obra a propor a impossibilidade do "milagre", que interromperia, assim, a ideologia sobre o país como uma "procissão de milagres", nas palavras de Sérgio Buarque.

É assim que o projeto pretende - no recorte aqui proposto - realizar a crítica dessas figurações literárias e das concepções que ali ficam formalizadas.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Ivone Daré Rabello

Fabio Cesar Alves

Tatiana Albergaria Aranha Ricardo

MEMORIALISMO E OUTRAS ESCRITAS DO EU

Descrição: O presente projeto evolui do anterior, denominado "Aspectos do memorialismo brasileiro", abrindo-se para a possibilidade de investigação das "escritas do eu", como propõe Georges Gusdorf, ou seja, memórias, autobiografias e diários, bem como a ficção, a poesia e o ensaio de corte autobiográfico.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Joaquim Alves de Aguiar

Meire de Oliveira Silva

Bruno Gonçalves Zeni

Bianca Ribeiro Manfrini

Paulo Victor Pivaro Monteiro

PROSA LITERÁRIA E MODERNIZAÇÃO NO BRASIL: FORMAS E PROBLEMAS

Descrição: O projeto busca investigar formas diversas da prosa literária brasileira (romance, conto, crônica), tendo em vista suas articulações com momentos específicos da modernização social tal como se efetuou no país. A pesquisa das ramificações da prosa e suas manifestações em diferentes momentos históricos, com primazia do estudo das configurações formais, pretende apreender algumas particularidades do processo de modernização periférica, inscritas na matéria social elaborada nas obras.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Edu Teruki Otsuka

César Takemoto Quitério

Gabriel de Oliveira Ribeiro do Valle Corrêa

Daniel Gomes da Fonseca

Claudio Roberto Duarte

Jorge Luis Teixeira

José Virginio Marques Filho

Juliana Silva Cunha de Mendonça

QUESTÕES SOBRE POESIA E CULTURA NOS ANOS 70

Descrição: Depois de haver escrito ensaios sobre alguns poetas (Ana Cristina Cesar, Francisco Alvim, Armando Freitas Filho, Rubens Rodrigues Torres Neto, Sebastião Uchoa Leite e José Paulo Paes), na primeira fase da pesquisa, agora intentamos aprofundar temas e problemas comuns a estes e outros poetas, tais como a ironia, a discussão sobre os limites da arte, a dessublimação, o tipo de subjetividade e de agrupamento coletivo caracteróstico, o tipo de linguagem, e outros - em relação com um quadro maior da cultura da época.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Viviana Bosi

Carlos Frederico Barrere Martin

Andrea Catropa da Silva

Sofia Scarini Nestrovski

TEORIA DA NARRATIVA: PROSA BRASILEIRA MODERNA

Descrição: A pesquisa busca analisar e interpretar obras e autores posteriores a 1930, especialmente aqueles que não têm recebido muita atenção da crítica universitária, seja no romance, conto, diário, crônica etc. São considerados aspectos de gênero, tema e contexto histórico-literário.

Equipe:

Responsável: Prof. Dr. Ariovaldo Jose Vidal

Lucilene Soares da Costa

VERTENTES CRÍTICAS E VERBETES: LITERATURA, CULTURA E SOCIEDADE DE ANTONIO CANDIDO

Descrição: O projeto tem por objetivo o estudo de algumas vertentes da obra crítica de Antonio Candido, consideradas a partir de dois ângulos diversos, embora complementares, num percurso que se estende dos anos de 1940 a 2007, sem descartar ensaios que o Autor venha a publicar enquanto a pesquisa estiver em andamento. Na primeira parte os verbetes serão reunidos em blocos temáticos, hierarquizados com base numa seqüência temporal, de modo a observar usos dos conceitos em perspectiva histórica. Serão ainda  privilegiadas as relações entre textos e formas variantes. Os verbetes serão acompanhados de bibliografia, contendo indicações sobre textos que guardam proximidade com o verbete de base, seguidos de comentários. A segunda parte será dedicada ao estudo analítico dos ensaios que servem apoio ao projeto.

Equipe:

Responsável: Profa. Dra. Maria Augusta Bernardes Fonseca Weber Abramo

Rafael Vogt Maia Rosa

Ana Beatriz Sampaio Soares de Azevedo

Daniel Glaydson Ribeiro

Odorico Leal de Carvalho Junior

Rosana Fumie Tokimatsu