Como fazer a carteirinha de estudante em goiania

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
A ID Jovem é destinada às pessoas com idade entre 15 e 29 anos, pertencentes à família com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, com informações atualizadas há pelo menos 24 meses.

CONDIÇÕES

Ter entre 15 e 29 anosO benefício vale também para não estudantes.– Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal

Para incluir ou atualizar seus dados, procure a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), localizada na Rua 25-A, esquina com Avenida República do Líbano, no setor Aeroporto, das 8h as 18h, de segunda a sexta-feira ou nos Centros de Referência de Assistência Social ( CRAS), localizados em diversas regiões de Goiânia. Documentos necessários para se inscrever no CadÚnico: 

  • RG; 
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carteira de trabalho;
  • Documentação dos dependentes.

Após solicitar a inscrição nos postos da prefeitura, será necessário aguardar uma atualização que é feita na terceira semana de cada mês.– Estar com o Cadastro atualizado– Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.– Ter renda familiar de até dois salários mínimos– A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.– Saber o NIS– Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. 

BENEFÍCIOS

Cultura, lazer e esporteCom a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.TransporteSão reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​Depois de esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens. O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Gratuidade no EnemUm dos benefícios garantidos pela ID Jovem é a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Jovens de famílias carentes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo têm direito à isenção no Enem 2017 informando apenas o Número de Identificação Social (NIS) no momento de preencher a ficha de inscrição. Essa gratuidade também é estendida a todos os estudantes que estão concluindo o Ensino Médio em escolas da rede pública, desde que preencham a inscrição de maneira correta. 

COMO EMITIR O ID JOVEM

Emitir sua ID Jovem é fácil, rápido e seguro. O cartão é virtual e deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu smartphone ou impresso pela página da internet. Há duas formas:Pela InternetCom seu NIS (Número de Identificação Social), acesse o site da ID Jovem, preencha os dados que forem solicitados e gere seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.Pelo Aplicativo para smartphonesBasta fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

ATENÇÃO:

A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no App ou no site.

Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o documento gerado.

O programa Passe Livre Estudantil atende a cerca de 59 mil estudantes da Região Metropolitana da capital (Foto: Secom)

Estudantes da Região Metropolitana de Goiânia têm até a próxima terça-feira (22) para fazer o cadastramento ou recadastramento no programa Passe Livre Estudantil, gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds). O programa dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central desta terça-feira (15), o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Seds, Ricardo Costa, explicou o funcionamento do programa e a forma de realizar o cadastramento/recadastramento, pelo site www.juventude.go.gov.br

Segundo ele, o saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, o estudante que utilizar os créditos no mês só receberá no mês seguinte a diferença para completar as 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, conforme repassado pelas instituições de ensino. O programa Passe Livre Estudantil atende a cerca de 59 mil estudantes da Região Metropolitana da capital.     

Confira a matéria:

Multifuncional

IMPORTANTE: a entrega ocorrerá somente após o recadastramento, mesmo que o cartão já esteja em alguma unidade Vapt Vupt.

Taxa: Não há.

Prazo: Imediato.

Requisitos / Documentação necessária:

  • O estudante titular do cartão deve estar presente portando documento pessoal com foto;
  • Informar o telefone que consta no cadastro;
  • Quem poderá pegar o documento:
  • Se maior de idade, o próprio estudante, portando o original do documento de identificação com foto;
  • Se menor de idade, a entrega do cartão será feita somente para o responsável, mediante a apresentação do documento original com foto, do beneficiário e do responsável. Se o estudante, não possuir carteira de identidade, e estiver realizado o cadastramento utilizando certidão de nascimento, é dispensável a apresentação de documentação com foto do usuário beneficiário do programa, sendo exigível somente do responsável.
  • Se o responsável for o pai, a mãe ou avós maternos e paternos, não é necessária a presença da criança ou do adolescente.
  • Se o responsável for o tutor, e a criança ou o adolescente não estiver presente, deve ser apresentada a tutela original e um documento original com foto, do beneficiário e do tutelado.
  • Se o responsável for o tutor, e a criança ou o adolescente estiver presente, não é necessário apresentação de documento de tutela.
  • Se o responsável for outra pessoa (outro parentesco ou sem comprovação de vínculo), é necessária a presença da criança ou do adolescente.

Loading...

Aguarde, carregando...

Medida se deu em razão do calendário escolar atípico afetado pela pandemia da Covid-19, com instituições de ensino ainda sem iniciar o ano letivo de 2022

Como fazer a carteirinha de estudante em goiania


Foi prorrogado para 30 de junho o período para cadastramento e recadastramento no programa Passe Livre Estudantil (PLE) para o primeiro semestre de 2022. O prazo se encerraria nesta terça-feira (22/03). A extensão se deu em razão do momento atípico do calendário escolar, afetado pela pandemia da Covid-19, nos últimos dois anos.

Segundo o superintendente da Criança, Adolescente e Juventude da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Ricardo Gonçalves, a alteração atende às solicitações de várias instituições de ensino, cujo período das aulas não corresponde aos mesmos de anos anteriores. "A UFG, por exemplo, ainda não concluiu o ano letivo de 2021. A matrícula para 2022 só vai iniciar em abril". Ele alerta, porém, que os estudantes que já estão em atividade devem realizar o cadastramento ou renovação o quanto antes, para usufruírem do benefício.

Como fazer
Para alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br. Com a aprovação da solicitação, o cartão do novo beneficiário fica pronto em 15 dias e um e-mail de confirmação é enviado a ele. O estudante deve retirar o cartão na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição. A retirada depende de agendamento pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento. 

Em Anápolis, o estudante deverá procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela envie a solicitação à Urban. Para aqueles que ainda não integram o programa, o cadastro é presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre - Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes. É necessário levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3x4.

Benefício
O Passe Livre Estudantil dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês, para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Dessa forma, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês seguinte será creditado apenas o complemento das 48 viagens. O número creditado leva em consideração os dias letivos de cada mês, informados pelas instituições de ensino.

A cobertura de atendimento abrange Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.