Como comparar selic ibovespa e um investimento

Como comparar selic ibovespa e um investimento
Para gestor, o Brasil e os países emergentes, de modo geral, se beneficiam do aumento da taxa de juros nos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

O Banco Central confirmou as expectativas e elevou a alta dos juros em 1 ponto percentual, a 12,75%.

A alta, em tese, deve forçar os investidores a deixarem a renda variável, como o Ibovespa, em busca de investimentos mais atrativos na renda fixa.

No entanto, o diretor de investimentos da WIT Asset, Felipe Reymond Simões, afirma que a alta dos juros nos Estados Unidos pode empurrar mais investidores estrangeiros para cá (e fazer com que a bolsa observe nova altas).

Reymond  lembra que o Banco Central já vem aumentando os juros no Brasil desde março do ano passado e que este ajuste do Fed pode contribuir positivamente para a bolsa de valores brasileira.

Para ele, o Brasil e os países emergentes, de modo geral, se beneficiam do aumento da taxa de juros nos Estados Unidos.

“A lógica é a seguinte: historicamente existe uma relação inversamente proporcional entre a bolsa de valores e as taxas de juros de um mesmo país. Dessa forma, a alta na taxa de juros americana pressiona a bolsa dos EUA. Muito provavelmente, em algum momento vamos ter um fluxo de saída mais forte da bolsa americana. Boa parte desse fluxo estrangeiro é de investidores grandes e institucionais, que precisam entregar uma taxa mínima de rentabilidade para os seus cotistas”, argumenta.

Segundo o diretor da WIT Asset, historicamente, todas as últimas vezes que os Estados Unidos elevaram a taxa de juros de forma relevante, houve uma alta bastante expressiva na bolsa brasileira dolarizada.

“Por consequência, o Brasil e outros emergentes poderão ser os principais beneficiados deste movimento. A compra de ações do setor de commodities por parte de estrangeiros após a invasão da Ucrânia impulsionou o Ibovespa recentemente”, afirma.

No primeiro trimestre, o  fluxo de investimento estrangeiro na B3 somou R$ 68,3 bilhões, o que ajudou a empurrar o Ibovespa para uma alta de 14,48% no período.

Cautela 

Apesar disso, Reymond  diz que o momento é de cautela, pois não se sabe ainda exatamente quais serão as implicações dessa alta de juros na inflação elevada para a bolsa americana, que vem de um longo ciclo de alta desde a crise de 2008.

A probabilidade é de que o ano de 2022 se encerre com os juros americanos no patamar de 2,5% a.a. e para 2023 espera-se uma continuidade desse movimento de alta e deve atingir um patamar acima de 3% a.a., algo em torno de 3,25% a.a, coloca.

“A bolsa dos EUA seguiu basicamente em linha reta para cima, não de maneira ininterrupta, porque tivemos a crise do novo coronavírus. Mas esta foi muito rapidamente recuperada. Esse movimento mais adverso pode trazer uma pressão para uma correção mais relevante na bolsa americana”, diz.

Como comparar selic ibovespa e um investimento
Ele diz que vê uma forte recuperação da bolsa brasileira, com um ciclo de alta após o mercado ter sido penalizado nos últimos meses

O gatilho que precisa?

Reymond considera que os investidores com foco no médio prazo (5 anos) também deveriam ter uma parcela aplicada na bolsa, além da renda fixa.

“E as oportunidades estão justamente na bolsa brasileira e em algumas outras bolsas de outros países emergentes, mas principalmente o Brasil deve ser um dos principais destinos, com valores de ações atraentes. Atualmente, negociamos em um nível de preços muito baixo, comparado com o nível histórico, então existem muitas oportunidades na bolsa brasileira”, argumenta.

Ele diz que vê uma forte recuperação da bolsa brasileira, com um ciclo de alta após o mercado ter sido penalizado nos últimos meses, e aposta em ações voltadas ao setor interno da economia.

“Algumas companhias até chegaram a negociar abaixo do valor de caixa que elas têm atualmente na empresa. Nessa correção que temos na bolsa brasileira, abriram-se muitas oportunidades em empresas que negociam próximo ao seu valor patrimonial. Como o cenário que está sendo precificado para as empresas brasileiras é muito pessimista, qualquer surpresa positiva, ou mesmo apenas levemente negativa, em seus balanços financeiros pode ser motivo para a valorização dessas ações”, conclui.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Como comparar selic ibovespa e um investimento
Conversando com o Ricardo e o Conrado esses dias, foi comentado que muitos investidores têm dúvidas sobre o que é benchmark e já tendo percebido que o assunto não é claro também nos e-mails que recebo de clientes, vou aproveitar e tratar do tema neste texto de hoje.

Benchmark é uma referência de mercado para que o investidor possa acompanhar o desempenho do seu investimento. Funciona como uma régua, a partir da qual se avalia se o resultado da aplicação está conforme o esperado.

Por exemplo, a maioria dos CDBs, LCIs, fundos de investimento renda fixa e multimercado têm o CDI como seu benchmark. A propósito, em se tratando de fundos de investimento, devemos lembrar que existem os de gestão ativa e os de gestão passiva.

No primeiro tipo, o objetivo do gestor é superar um determinado benchmark, isto é, render mais do que o indicador. Já no segundo caso, o objetivo é apenas seguir sua variação.

No Brasil, os benchmarks mais utilizados são o CDI e o Ibovespa. O CDI é o indicador que melhor representa o mercado de renda fixa, pois sua variação é muito próxima da Selic, a nossa taxa básica de juro.

Quando o investidor tem uma carteira de investimentos diversificada, o resultado geral obtido também deve ser comparado ao CDI, pois este é tido como o custo de oportunidade do investimento.

Já o Ibovespa é o mais representativo do mercado de renda variável, portanto frequentemente usado para avaliar o desempenho de ações e fundos de ações. Um bom fundo de ações sobe mais do que o Ibovespa.

Apesar da popularidade deste benchmark, muitos investidores profissionais preferem utilizar outros índices do mercado de ações como referência, como, por exemplo, o IBR-X e o IVBX. Há também fundos de ações que utilizam o IPCA como benchmark e buscam entregar um ganho real ao investidor – como IPCA + 4%, por exemplo.

O Ibovespa é muito criticado, pois apresenta problemas em sua metodologia, mas recentemente foi divulgada uma “reforma” que vai alterar a forma de cálculo do Ibovespa.

É importante colocar que o mercado financeiro engloba vários mercados, de diversos países. Assim sendo, há outros benchmarks além do CDI e do Ibovespa. Como exemplo, o mais representativo no mercado acionário americano é o S&P 500; no mercado japonês, o Nikkei 225.

Como comparar selic ibovespa e um investimento

No caso de investimentos em renda fixa fora do país, é comumente utilizado como referência os juros dos títulos americanos de 10 anos (UST 10Y). Nos mercados de moedas e commodities, as referências são os preços dos ativos.

O investidor que aplica em fundo cambial que compra dólares, por exemplo, deve comparar o resultado obtido pelo fundo com a variação do preço da moeda americana, lembrando que fundos cambiais também podem ser de gestão ativa ou passiva.

Por fim, o investidor não deve deixar de avaliar a performance de seus investimentos. Contudo, deve estar atento para utilizar o benchmark correto, lembrando que cada investimento tem um índice de referência correspondente e por isso devemos ter cuidado para não compararmos laranjas com bananas.

Importante também não esquecer que é mais correto avaliar a carteira como um todo e definir um benchmark para ela, pois assim evita-se mudar de investimento quando ocorrem variações de curto prazo. Investimento não é conta remunerada e só ganha quem tem horizontes de investimentos mais longos.

Consegui esclarecer todas as dúvidas sobre benchmark? Se não, envie uma mensagem para mim através do canal “Fale com a Sandra”, no site da Órama. Até a próxima.

Foto business chart, Shutterstock.

Atenção: Os textos assinados e publicados no Dinheirama.com não representam necessariamente a opinião editorial do Blog. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste blog não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos e produtos financeiros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste blog têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.